O anúncio do prefeito Léo Moraes (Podemos) é claro: “Todas as multas aplicadas a partir de 26 de dezembro de 2024 estão anuladas”. Para Moraes, as multas foram aplicadas ilegalmente pela gestão passada, de forma que deixaram de ter validade. Segundo o prefeito, elas infringem o Código de Trânsito Brasileiro. “Esses radares foram ativados às pressas pela gestão anterior, faltando apenas cinco dias para acabar o ano”, explica.
Diante da irregularidade, o chefe do Executivo pontua a falta de divulgação para os condutores acerca dos “redutores de velocidade”, que foram espalhados pela capital na gestão Hildon Chaves, com o propósito, segundo ele, de alimentar a chamada indústria da multa. Muitos motoristas acabaram recebendo autos de infração de má-fé por parte da prefeitura. “Não houve divulgação nem orientação, o que é ilegal e injusto”, alerta o prefeito.
No vídeo divulgado em sua rede social, Moraes declara que os radares estão suspensos até que ocorram ajustes técnicos. “Estamos revisando as velocidades para garantir mais fluidez no trânsito e reforçando a sinalização com mais placas e sinalizadores sonoros.”
Ver essa foto no Instagram