QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça

Por ELAINE PATRICIA CRUZ* – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar
ALILE DARA ONAWALE/SONY PICUTRES

As três indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar – melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz – foram muito celebradas no Brasil. De atrizes consagradas a críticos de cinema, de famosos a anônimos, não faltou quem ficasse feliz com o grande feito deste filme brasileiro, dirigido por Walter Salles.

Uma delas foi a atriz Fernanda Montenegro, que já foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999, por Central do Brasil, filme que também teve direção de Salles. Desta vez, ela tem uma razão ainda mais especial para celebrar: a indicada ao Oscar de melhor atriz neste ano de 2025 foi sua filha Fernanda Torres, que interpretou a protagonista Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui.

“Eu, Fernanda Montenegro e Fernando Torres – onde quer que ele esteja – estamos felizes e realizados, em estado de aleluia, pelas indicações de Fernanda Torres e Walter Salles ao importante prêmio do Oscar. Um ganho cultural para o Brasil. Meu coração de mãe em estado de graça”, escreveu nas redes sociais.

Feito inédito

Em entrevista à Agência Brasil, o crítico de cinema Chico Fireman, sócio na distribuidora Michiko Filmes, responsável pelo lançamento no Brasil do filme Sol de Inverno, destacou o fato de Ainda Estou Aqui ter conquistado um feito inédito: foi a primeira vez que um filme brasileiro conquistou indicação na categoria de melhor filme, em 97 anos do prêmio.

“É imenso para o Brasil e para o cinema brasileiro. Joga os holofotes para nossa arte como nunca aconteceu. Estamos falando de visibilidade e não de importância em si. O cinema brasileiro não precisa do aval internacional, mas quando ele vem ajuda e muito. As pessoas vão se interessar mais pelo filme, pelo diretor, pela atriz e pelos filmes brasileiros como um todo. Coloca a gente no mapa de uma outra forma, com uma outra projeção”, defende.

O crítico ressaltou que a conquista se torna ainda mais impactante porque o enredo ajuda a trazer reflexões sobre as violências provocadas pela ditadura militar brasileira. “As indicações, de uma certa maneira, também são por causa disso. O tema político, tão universal neste momento da história do mundo, tem tocado muito as pessoas, inclusive fora do país”.

Para Fireman, também foi muito simbólica a indicação de Fernanda Torres ao Oscar de melhor atriz, feito que já havia sido conquistado por sua mãe. “É um ciclo completo fechado”.

Um marco

Já para Sérgio Machado, diretor e roteirista de filmes como Cidade Baixa e Abril Despedaçado, o filme representa um marco para a cultura brasileira.

“Vi o Ainda Estou Aqui nascer. É um marco no cinema e na cultura brasileira. Não apenas pelas indicações, que são importantíssimas, nem pelos prêmios que estão vindo e virão muito mais. Mas porque marca um reencontro dos brasileiros com os nossos filmes. E que lindo ver isso acontecer com uma obra que trata de assuntos tão fundamentais e que revisita o nosso passado sombrio. Ver o Waltinho, a Nanda e a equipe maravilhosa que fez o filme – amigos tão queridos – tendo o reconhecimento que merecem me traz uma felicidade que não consigo nem descrever”, comemora.

“Essas indicações e a marca histórica de o Brasil integrar a categoria de melhor filme no Oscar são de mérito da obra e atuação de Walter Salles e Fernanda Torres, grandes representantes da riqueza cultural do Brasil na cinematografia mundial e devem ser celebrados por toda a indústria audiovisual brasileira. É um marco de valorização da nossa indústria e reconhecimento da qualidade de nosso cinema. Viva Ainda Estou Aqui e viva o cinema brasileiro!”, celebra Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, responsáveis por filmes como Monica e Sequestro do Voo 375.

Copa do Mundo

Em entrevista à Agência Brasil, Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, lembrou que a primeira apresentação do filme no Brasil aconteceu dentro do festival, ocorrido em outubro do ano passado.

“Isso [a indicação ao Oscar] é uma maravilha não só para o filme, mas para todo o cinema brasileiro, até para o cinema latino-americano. Quando eu vi o filme, achei que ele ia fazer história mesmo. Conversei com o Walter e falei a ele sobre a complexidade dos personagens. São muitos personagens e esse não é um filme simples de se fazer. A gente está fazendo história e ele ter escolhido a Mostra para a estreia do filme foi muito bacana. A gente ficou muito emocionada. Era um filme que precisava ser feito”, destaca.

“Além da excelência do filme – porque o Walter é um diretor que busca sempre a excelência e que é perfeccionista – tem esse fato que é histórico: um filme que traz temas que ainda são muito sobre o passado, mas que são temas que são também sobre o nosso presente e o nosso futuro”, acrescentou.

Para a diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme também teve o poder de resgatar o orgulho brasileiro e aquele clima de torcida, com as pessoas comemorando como se fosse uma vitória da seleção brasileira em Copa do Mundo.

“Essas indicações provocaram essa emoção toda e a gente vê a cultura e o cinema nesse lugar do esporte, que tem muito esse lugar da torcida. O filme conquistou esse lugar de orgulho, ainda mais por tudo o que o Brasil passou recentemente, com as perseguições contra o cinema e a cultura brasileira. Agora vemos o cinema sair desse lugar e ir para um lugar onde as pessoas têm orgulho. É muito bonito a gente colocar a nossa cultura, o nosso cinema, nesse lugar também”.

Indicado

Ainda Estou Aqui é um filme baseado em uma autobiografia, de mesmo nome, escrita por Marcelo Rubens Paiva. A trama retrata o desaparecimento do político Rubens Paiva, pai de Marcelo Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira.

O foco da trama é Eunice Paiva. Casada com Rubens Paiva e mãe de cinco filhos, ela passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso, torturado e assassinado por agentes da ditadura.

Na manhã desta quinta-feira (23), o filme recebeu três indicações. A primeira delas foi ao Oscar de melhor filme estrangeiro, repetindo o feito de O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O que é Isso, Companheiro? (1998) e Central do Brasil (1999). Neste ano, o filme concorre com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

Na indicação de melhor atriz, Fernanda Torres concorre com Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Já na categoria de melhor filme, os concorrentes são Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.

“Agora, tudo é batalha. Em filme internacional, Emilia Pérez é o franco favorito. Teve 13 indicações, quase um recorde geral – e um recorde para filmes estrangeiros. Então é meio complicado enfrentar esse favoritismo. Tem uma reação contrária a este filme pela comunidade LGBT e dos mexicanos, o que pode nos favorecer se o negócio ficar muito grande. Mas é difícil mensurar isso”, explicou o crítico Chico Fireman.

“Em melhor atriz, a Demi Moore tem uma narrativa de comeback muito forte e o filme é popular mas, ao mesmo tempo, estar num body horror (A Substância) não deixa o caminho tão fácil assim. Nisso, a Fernanda, uma interpretação mais clássica, sóbria, unanimemente elogiada, pode surpreender. Mas é raríssimo acontecer um prêmio para uma estrangeira nesta categoria. Foram apenas duas em 97 anos de Oscar. Em melhor filme, a indicação acho que já é um grande prêmio. Mas, enfim, agora é uma nova votação. As coisas ficam meio zeradas”, acrescentou.

Para Renata de Almeida, o filme tem chances de conquistar o primeiro Oscar brasileiro.

“Se está aí concorrendo é porque tem chance. Acho que tem chance como filme estrangeiro. Na categoria de melhor filme, acho que é mais difícil. Mas a Fernanda também tem chance. Ela está fantástica no filme, e além disso, ela tem esse carisma todo. E eles estão se dedicando muito, muito, para a promoção do filme [no exterior]. Mas eu acho que a gente já tem que comemorar desde hoje porque eles fizeram um filme lindo”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Equipe técnica constata falhas graves em obra no Parque Amazônia

Equipe técnica constata falhas graves em obra no Parque Amazônia

Vistoria da Prefeitura de Porto Velho aponta paralisação, valas abertas e falta de sinalização em obra
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
INSS mantém prazo de ressarcimento para aposentados até fevereiro

INSS mantém prazo de ressarcimento para aposentados até fevereiro

Mais de R$ 2,8 bilhões já foram devolvidos a aposentados e pensionistas; prazo para contestar descontos indevidos no INSS segue aberto até 14 de fevereiro.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Imposto de Renda 2026: novas faixas ampliam isenção e reduzem cobrança

Imposto de Renda 2026: novas faixas ampliam isenção e reduzem cobrança

A nova tabela do Imposto de Renda 2026 amplia a isenção para salários de até R$ 5 mil e cria redutores até R$ 7.350, com impacto direto no bolso de milhões de brasileiros a partir de fevereiro.
L
Horóscopo de quarta-feira (7/1): equilíbrio e decisões conscientes

Horóscopo de quarta-feira (7/1): equilíbrio e decisões conscientes

Previsões para quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, indicam um dia propício a ajustes na rotina, diálogos importantes e escolhas mais racionais.
L
Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre motos deixa pilotos com fraturas no centro de Porto Velho

Acidente entre motos deixa pilotos com fraturas no centro de Porto Velho

Um dos motociclistas chegou a ficar desacordado e sofreu fratura no braço.
16
FICCO/RO: grupo infiltrado na Caixa é desarticulado

FICCO/RO: grupo infiltrado na Caixa é desarticulado

Operação Iscariotes cumpre mandados em Porto Velho e Buritis e investiga furto qualificado em agência da Caixa com participação de funcionário da instituição.
16
MPRO denuncia 63 investigados das operações Audácia I e VIII

MPRO denuncia 63 investigados das operações Audácia I e VIII

Ministério Público de Rondônia formaliza denúncia contra integrantes de facção criminosa armada, incluindo lideranças regionais, após operações de combate ao crime organizado.
16
VÍDEO: Carro de aplicativo capota e deixa três feridos em Porto Velho

VÍDEO: Carro de aplicativo capota e deixa três feridos em Porto Velho

Acidente na zona sul envolveu um HB20 que perdeu a preferencial, capotou e atingiu muro de residência; vítimas tiveram apenas escoriações leves.
14
Homem é preso com moto adulterada após acidente em Porto Velho

Homem é preso com moto adulterada após acidente em Porto Velho

Acidente no bairro Orgulho do Madeira deixa dois feridos; polícia flagrou um dos condutores com veículo adulterado e sem CNH, caracterizando crime.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Período foi marcado por modernização tecnológica, fortalecimento da governança climática e ampliação das ações de fiscalização ambiental no estado.
L

Planejamento financeiro: o primeiro passo para conquistar a casa própria

Organizar as finanças é essencial para quem vai comprar o primeiro imóvel em Rondônia.
L

Vistoria do imóvel: por que essa etapa não pode ser ignorada

A vistoria ajuda a identificar problemas e evita gastos inesperados após a compra.
L

Imóvel novo ou usado: o que avaliar na primeira compra

Cada tipo de imóvel tem vantagens e cuidados que precisam ser analisados antes da decisão final.
L

Salário mínimo e IR: R$ 110 bi devem aquecer economia

Valorização do salário mínimo e isenção do IR até R$ 5 mil, segundo Luiz Marinho, devem impulsionar renda, consumo e emprego, com impacto direto no bolso dos trabalhadores
L
Anvisa determina recolhimento de panetones com fungos

Anvisa determina recolhimento de panetones com fungos

Medida atinge quatro lotes da marca D’Viez após identificação de contaminação na superfície dos produtos.
L
Lei sancionada proíbe descontos em benefícios do INSS

Lei sancionada proíbe descontos em benefícios do INSS

Nova legislação determina busca ativa de beneficiários lesados e obriga ressarcimento por descontos indevidos em até 30 dias.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.