TERÇA-FEIRA, 18/11/2025

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Após período crítico de seca e fumaça no Norte do Brasil, UNICEF reforça cuidados com a saúde infantil e ações de prevenção para proteger as comunidades mais vulneráveis

Por João Vitor Zotini - 20

Publicado em 

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

Brasília, 22 de janeiro de 2025 – A seca prolongada e os incêndios na Amazônia em 2024 trouxeram impactos significativos para as populações ribeirinhas e indígenas, especialmente crianças e adolescentes. Doenças respiratórias e infecciosas, agravadas pela fumaça das queimadas e pela falta de água potável e alimentação adequada e nutritiva, seguem como principais ameaças à saúde dessas comunidades. Além disso, a seca também pode causar problemas como estresse, ansiedade e depressão, especialmente entre agricultores e comunidades rurais que dependem da agricultura e podem sofrer com grandes perdas financeiras. Apesar do retorno gradual das chuvas, o nível dos rios ainda não se normalizou, e a situação demanda atenção contínua.

A Oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF para o Território Amazônico, Lídia Pantoja, destaca que as condições de seca favorecem o aumento de doenças transmitidas pela água como hepatite e diarreias, além de problemas respiratórios decorrentes da má qualidade do ar. A escassez de água também impossibilita o acesso seguro para o consumo humano, preparação de alimentos e práticas adequadas de higiene, o que intensifica o risco de contaminações. Lídia ainda ressalta que o aquecimento global tem permitido a expansão de doenças como malária e dengue na região.

Cuidados com a saúde das crianças

O UNICEF recomenda medidas simples, mas essenciais, para proteger as crianças. É fundamental filtrar a água com um pano limpo ou coador de papel e tratá-la com hipoclorito de sódio a 2,5%, prioritariamente. Para cada litro de água, devem ser adicionadas duas gotas do produto, disponível em Unidades Básicas de Saúde. Caso o hipoclorito não esteja disponível, a água deve ser fervida por pelo menos três minutos para torná-la segura para o consumo.

Além disso, recipientes de armazenamento de água devem ser higienizados regularmente, e alimentos como frutas, verduras e legumes precisam ser lavados em água corrente e deixados de molho em solução de hipoclorito ou água sanitária por 10 minutos.

Evitar exposição das crianças à fumaça e manter os ambientes limpos ajuda a prevenir doenças respiratórias, enquanto práticas regulares de higiene, como banhos com sabonete e a lavagem das mãos, podem evitar problemas de pele e doenças causadas por microrganismos.

As doenças respiratórias, como pneumonia e bronquiolite, e as de origem hídrica, como diarreias graves, apresentam sinais de alerta que não devem ser ignorados, especialmente em crianças. Tosse persistente, dificuldade para respirar, febre alta, vômitos e sinais de desidratação, como boca seca e aumento da frequência de evacuações, presença de fezes líquidas ou pastosas, náuseas e vômitos, são sintomas que requerem atenção médica imediata. Diante de qualquer um desses sinais, é essencial que as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequado, reduzindo os riscos de complicações graves.

Ações do UNICEF no Território Amazônico

Em 2024, o UNICEF intensificou ações emergenciais para mitigar os efeitos da crise climática na Amazônia. Por meio do projeto “Respostas à Crise Climática na Amazônia”, coordenado pelo UNICEF em parceria com a ADRA, Caritas Suíça e SPM, foram beneficiadas mais de 64 mil pessoas em 196 comunidades indígenas e ribeirinhas. Entre as iniciativas, destacam-se a construção de três cisternas com capacidade de 60 mil litros cada, na região do Rio Solimões, melhorias na infraestrutura de água em 39 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e capacitação de 631 agentes comunitários em Água, Saneamento e Higiene (WASH).

“Garantir o acesso seguro a água potável, saneamento e práticas de higiene adequadas é fundamental para prevenir doenças e promover a saúde de crianças e adolescentes em situações de crise. Além das ações emergenciais, é essencial fortalecer as comunidades com soluções resilientes e sustentáveis, adaptadas a realidade local e às mudanças climáticas, protegendo, sobretudo, o bem-estar de crianças e adolescentes”, explicou Gabriel Maraslis, oficial de WASH do UNICEF.

No Pará, o projeto “Emergência Munduruku: Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde para Crianças e Adolescentes em situações de Vulnerabilidade da Terra Indígena Munduruku” atendeu povos indígenas do rio Tapajós, pressionados pela expansão do garimpo ilegal, com intervenções em saúde e WASH. Além disso, mais de 32 mil crianças foram indiretamente beneficiadas com capacitações voltadas para agentes indígenas de saúde em oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) prioritários nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Pará.

Em parceria com a Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos e com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, foram implementadas ações para mitigar os efeitos da estiagem, como atividades de atenção primária à saúde, nutrição, água, saneamento e higiene, que beneficiam diretamente cinco comunidades prioritárias da Terra Indígena.

Essas ações são parte de uma estratégia mais ampla do UNICEF para fortalecer comunidades e apoiar governos locais na adaptação às mudanças climáticas, assegurando os direitos de crianças e adolescentes mesmo em cenários de emergência. Lídia reforça que “as comunidades impactadas pela seca enfrentam desafios que vão além do acesso à água, incluindo o fortalecimento das capacidades locais para lidar com emergências climáticas e proteger a saúde infantil.”

Prevenção e compromisso

O UNICEF reitera a importância de um esforço coletivo para garantir o acesso a serviços básicos e prevenir doenças em tempos de crise. Investir na saúde, na educação, nos serviços de água e saneamento, e na proteção de crianças e adolescentes é essencial para mitigar os impactos das emergências climáticas, que afetam de forma desproporcional as populações mais vulneráveis. O UNICEF segue comprometido em garantir os direitos das crianças e adolescentes na região amazônica e em ampliar parcerias para promover soluções duradouras que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

Conheça os materiais disponíveis

Spots

O UNICEF preparou uma série de conteúdos em áudios de 1 minuto cada, com recomendações sobre os cuidados com a água, a saúde e as crianças durante os períodos de seca. O material pode ser utilizado gratuitamente por rádios, veículos de comunicação, prefeituras e estados, escolas e até mesmo para disseminação via aplicativos de mensagens.

Proteção contra fumaça no ar

Os períodos de estiagem propiciam também um aumento nas queimadas, o que pode diminuir a qualidade do ar que respiramos e ser prejudicial para a saúde, especialmente de crianças e adolescentes. O UNICEF preparou uma série de mensagens com recomendações que podem ser replicadas.

Confira e baixe aqui:

https://weshare.unicef.org/Share/268pj43m4o4xd853aoa83j78us3514o0

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dicas infalíveis de como comprar na Black Friday sem cair em armadilhas

A Black Friday reúne promoções atraentes, mas exige atenção redobrada para evitar armadilhas e garantir compras realmente vantajosas, seguras e econômicas.
L
Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

Biblioteca Nacional envia literatura brasileira traduzida para o árabe à Palestina

A Fundação Biblioteca Nacional do Brasil (FBN) assinou um acordo com a Biblioteca Nacional da Palestina para o envio mensal de livros de 21 autores brasileiros, traduzidos para o árabe, com o objetivo de promover a cultura de paz e solidariedade por meio da “diplomacia do livro”.
L
Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

Novo Guia de Classificação Indicativa inclui faixa de 6 anos e analisa interatividade de aplicativos

O (MJSP) lançou a quinta edição do Guia Prático de Classificação Indicativa, que expande a proteção de crianças e adolescentes ao introduzir a faixa etária de 6 anos e estender a análise para as funcionalidades e mecanismos interativos de produtos digitais, como aplicativos (apps) e inteligências artificiais (IAs).
L
TRT-14 participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação

TRT-14 reinaugura Fórum Regional de Rio Branco com estrutura modernizada e foco em atendimento humanizado

Reforma do prédio garante mais acessibilidade, segurança e conforto para magistrados, servidores e a população acreana.
L
Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

Ministra Sônia Guajajara anuncia dez novas portarias de demarcação de terras indígenas

O Ministério da Justiça publicará dez portarias declaratórias de demarcação de terras indígenas nos próximos dias, conforme anunciado pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante a COP30 em Belém.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Promoção Especial: Sorteio Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Atenção, Porto Velho! O Agenda News e oNews Rondônia, em parceria com a Depile-se, trazem uma oportunidade imperdível para quem deseja pele lisinha com cuidado e carinho.
L
Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

Lei de Linguagem Simples entra em vigor para tornar comunicação pública mais clara

A Política Nacional de Linguagem Simples (Lei nº 15.263/2025) entra em vigor nesta segunda-feira (17), determinando que os órgãos da União adotem padrões objetivos e acessíveis de comunicação para fortalecer o direito à informação e a participação social.
L

Ponto & Contraponto entrevista Marisa Lobo Martins nesta segunda-feira

Veterinária especializada em clínica, cirurgia e dermatologia de pequenos animais fala sobre saúde pet e desafios da área.
L

Giro News: entrevista com o Reitor do IFRO, Moisés José Rosa Souza

As perspectivas para o próximo ano e os desafios da instituição frente às demandas da educação profissional e tecnológica.
L
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Neve artificial, pista de patinação e passeio de trenzinho estão entre as atrações do Natal no Parque da Cidade, que terá acesso gratuito para toda a população
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L

POLÍTICA

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

Com recurso do senador Jaime Bagattoli, Ji-Paraná recebe asfaltamento da rua Tenente Antônio João

A obra ocorreu em parceria com o prefeito Affonso Cândido e os vereadores André da Royal e Weslei Brito. A pavimentação era uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.
L
COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

COP30 dedica dia à infância e crianças participam ativamente das negociações em Belém

Com um dia temático dedicado a elas, crianças e jovens ocuparam a COP30 em Belém, expressando a urgência das mudanças climáticas e a preocupação com o futuro; a participação infantil já influencia a inclusão de suas vozes nos textos de negociação.
L
Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Reconhecimento a integrantes do MPRO na Alero

Homenagem destacou o trabalho da Procuradora Andréa Engel e da Promotora Tânia Garcia em defesa da sociedade.
L
Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Marcha indígena na COP30 cobra punição por assassinato de Guarani Kaiowá

Lideranças indígenas aproveitaram a Marcha Global em Belém para pedir o fim da violência e exigir justiça pela morte de Vicente Fernandes Vilhalva Kaiowá, atingido a tiros durante um ataque em Mato Grosso do Sul.
L
Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à "síndrome de vira-lata"

Ministro do Turismo atribui críticas à organização da COP30 à “síndrome de vira-lata”

O ministro Celso Sabino defendeu a organização da COP30 em Belém e afirmou que as críticas sobre o evento refletem a crença de que “tudo o que presta tem que ser lá fora”; ele destacou que esta é a primeira COP realizada na porta de uma grande floresta tropical.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

Homem atacado a golpes de facão morre no Hospital João Paulo II

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava com amigos quando um homem que mora na mesma rua se aproximou e iniciou o ataque.
18
Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

Motociclista sofre queda e fratura clavícula após atropelar cachorro na Zona Leste

O acidente ocorreu na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, quando a motociclista perdeu o controle do veículo depois de atingir um cachorro que estava solto na via.
16
Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

Motoboy de 20 anos e mais dois são presos por tráfico de crack na Zona Sul de Porto Velho

A perseguição policial no bairro Aeroclube levou à prisão de um motoboy de 20 anos, seu passageiro e um homem de 52 anos, que aguardava a entrega da droga; conversas em celular revelaram o esquema de tráfico de drogas.
14
Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

Motociclista fratura a perna em acidente na rotatória da Marechal Rondon

O condutor de um carro utilitário não teria respeitado a preferência da rotatória, atingindo a motocicleta e arremessando a vítima ao solo.
14
Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

Acidente entre motocicletas deixa um condutor gravemente ferido em RO

A colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Marechal Rondon com a Rua Menezes Filho; a vítima foi socorrida pelo SAMU com forte trauma na cabeça.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Irene Bentes

Familiares e amigos se despedem de Raimunda Irene Bentes, mulher guerreira da zona rural de Porto Velho, lembrada pela fé, alegria simples e amor à família.
L

Nota de pesar: Maria Jose da Silva de Sousa

Familiares e amigos se despedem de Maria Jose da Silva de Sousa, mulher vaidosa, de presença forte e amor dedicado aos filhos e netos, que deixa lembranças marcantes e saudades profundas.
L
Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

Flor do Campo e Malhadinho encantam público no Duelo na Fronteira 2025, em Guajará-Mirim

As apresentações de Flor do Campo e Malhadinho emocionaram o público no Bumbódromo Márcio Paz Manacho neste domingo (16), reforçando a força cultural do Duelo na Fronteira 2025.
L
Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina para tratar diabetes tipo 2 pelo SUS

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu nesta segunda-feira (17) em Guarulhos (SP) o primeiro lote com mais de dois milhões de unidades de insulina glargina, que será incorporada ao tratamento de portadores de diabetes tipo 2 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
L
Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

Na COP30, Brasil lança iniciativa global para proteger 160 milhões de hectares de terras

O Brasil anunciou nesta segunda-feira (17) a criação da primeira iniciativa global dedicada a garantir os direitos territoriais de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, com apoio de 15 países.
L
Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

Inca inaugura no Rio de Janeiro primeiro centro de treinamento em cirurgia robótica do SUS

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) abriu nesta segunda-feira (17) o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio de Janeiro.
L

JOVEM NEWS: entrevista com Bruno Marques e Ícaro Andrade

Vamos aprofundar temas importantes como segurança, respeito, condições de trabalho e possíveis caminhos para melhorar a vida desses profissionais que sustentam boa parte da dinâmica urbana.
L
Estradas vicinais sobrecarregam municípios e ampliam desigualdade viária em Rondônia

Estradas vicinais sobrecarregam municípios e ampliam desigualdade viária em Rondônia

Municípios são responsáveis por 83% da malha viária, mas recebem poucos recursos para manutenção e enfrentam desafios climáticos.
L
Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Pedro Fernandes celebra sucesso do Rodeio Expocampo em Campo Novo

Deputado destaca impacto cultural e econômico do evento, que reuniu famílias e movimentou a cidade.
L

Requerimento da Outorga: BRUNO GOMES VICENTE

Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.