SÁBADO, 15/11/2025

Em destaque

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Após período crítico de seca e fumaça no Norte do Brasil, UNICEF reforça cuidados com a saúde infantil e ações de prevenção para proteger as comunidades mais vulneráveis

Por João Vitor Zotini - 20

Publicado em 

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

Brasília, 22 de janeiro de 2025 – A seca prolongada e os incêndios na Amazônia em 2024 trouxeram impactos significativos para as populações ribeirinhas e indígenas, especialmente crianças e adolescentes. Doenças respiratórias e infecciosas, agravadas pela fumaça das queimadas e pela falta de água potável e alimentação adequada e nutritiva, seguem como principais ameaças à saúde dessas comunidades. Além disso, a seca também pode causar problemas como estresse, ansiedade e depressão, especialmente entre agricultores e comunidades rurais que dependem da agricultura e podem sofrer com grandes perdas financeiras. Apesar do retorno gradual das chuvas, o nível dos rios ainda não se normalizou, e a situação demanda atenção contínua.

>>>CONTINUA APÓS A PUBLICIADE<<<

A Oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF para o Território Amazônico, Lídia Pantoja, destaca que as condições de seca favorecem o aumento de doenças transmitidas pela água como hepatite e diarreias, além de problemas respiratórios decorrentes da má qualidade do ar. A escassez de água também impossibilita o acesso seguro para o consumo humano, preparação de alimentos e práticas adequadas de higiene, o que intensifica o risco de contaminações. Lídia ainda ressalta que o aquecimento global tem permitido a expansão de doenças como malária e dengue na região.

Cuidados com a saúde das crianças

O UNICEF recomenda medidas simples, mas essenciais, para proteger as crianças. É fundamental filtrar a água com um pano limpo ou coador de papel e tratá-la com hipoclorito de sódio a 2,5%, prioritariamente. Para cada litro de água, devem ser adicionadas duas gotas do produto, disponível em Unidades Básicas de Saúde. Caso o hipoclorito não esteja disponível, a água deve ser fervida por pelo menos três minutos para torná-la segura para o consumo.

Além disso, recipientes de armazenamento de água devem ser higienizados regularmente, e alimentos como frutas, verduras e legumes precisam ser lavados em água corrente e deixados de molho em solução de hipoclorito ou água sanitária por 10 minutos.

Evitar exposição das crianças à fumaça e manter os ambientes limpos ajuda a prevenir doenças respiratórias, enquanto práticas regulares de higiene, como banhos com sabonete e a lavagem das mãos, podem evitar problemas de pele e doenças causadas por microrganismos.

As doenças respiratórias, como pneumonia e bronquiolite, e as de origem hídrica, como diarreias graves, apresentam sinais de alerta que não devem ser ignorados, especialmente em crianças. Tosse persistente, dificuldade para respirar, febre alta, vômitos e sinais de desidratação, como boca seca e aumento da frequência de evacuações, presença de fezes líquidas ou pastosas, náuseas e vômitos, são sintomas que requerem atenção médica imediata. Diante de qualquer um desses sinais, é essencial que as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequado, reduzindo os riscos de complicações graves.

Ações do UNICEF no Território Amazônico

Em 2024, o UNICEF intensificou ações emergenciais para mitigar os efeitos da crise climática na Amazônia. Por meio do projeto “Respostas à Crise Climática na Amazônia”, coordenado pelo UNICEF em parceria com a ADRA, Caritas Suíça e SPM, foram beneficiadas mais de 64 mil pessoas em 196 comunidades indígenas e ribeirinhas. Entre as iniciativas, destacam-se a construção de três cisternas com capacidade de 60 mil litros cada, na região do Rio Solimões, melhorias na infraestrutura de água em 39 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e capacitação de 631 agentes comunitários em Água, Saneamento e Higiene (WASH).

“Garantir o acesso seguro a água potável, saneamento e práticas de higiene adequadas é fundamental para prevenir doenças e promover a saúde de crianças e adolescentes em situações de crise. Além das ações emergenciais, é essencial fortalecer as comunidades com soluções resilientes e sustentáveis, adaptadas a realidade local e às mudanças climáticas, protegendo, sobretudo, o bem-estar de crianças e adolescentes”, explicou Gabriel Maraslis, oficial de WASH do UNICEF.

No Pará, o projeto “Emergência Munduruku: Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde para Crianças e Adolescentes em situações de Vulnerabilidade da Terra Indígena Munduruku” atendeu povos indígenas do rio Tapajós, pressionados pela expansão do garimpo ilegal, com intervenções em saúde e WASH. Além disso, mais de 32 mil crianças foram indiretamente beneficiadas com capacitações voltadas para agentes indígenas de saúde em oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) prioritários nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Pará.

Em parceria com a Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos e com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, foram implementadas ações para mitigar os efeitos da estiagem, como atividades de atenção primária à saúde, nutrição, água, saneamento e higiene, que beneficiam diretamente cinco comunidades prioritárias da Terra Indígena.

Essas ações são parte de uma estratégia mais ampla do UNICEF para fortalecer comunidades e apoiar governos locais na adaptação às mudanças climáticas, assegurando os direitos de crianças e adolescentes mesmo em cenários de emergência. Lídia reforça que “as comunidades impactadas pela seca enfrentam desafios que vão além do acesso à água, incluindo o fortalecimento das capacidades locais para lidar com emergências climáticas e proteger a saúde infantil.”

Prevenção e compromisso

O UNICEF reitera a importância de um esforço coletivo para garantir o acesso a serviços básicos e prevenir doenças em tempos de crise. Investir na saúde, na educação, nos serviços de água e saneamento, e na proteção de crianças e adolescentes é essencial para mitigar os impactos das emergências climáticas, que afetam de forma desproporcional as populações mais vulneráveis. O UNICEF segue comprometido em garantir os direitos das crianças e adolescentes na região amazônica e em ampliar parcerias para promover soluções duradouras que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

Conheça os materiais disponíveis

Spots

O UNICEF preparou uma série de conteúdos em áudios de 1 minuto cada, com recomendações sobre os cuidados com a água, a saúde e as crianças durante os períodos de seca. O material pode ser utilizado gratuitamente por rádios, veículos de comunicação, prefeituras e estados, escolas e até mesmo para disseminação via aplicativos de mensagens.

Proteção contra fumaça no ar

Os períodos de estiagem propiciam também um aumento nas queimadas, o que pode diminuir a qualidade do ar que respiramos e ser prejudicial para a saúde, especialmente de crianças e adolescentes. O UNICEF preparou uma série de mensagens com recomendações que podem ser replicadas.

Confira e baixe aqui:

https://weshare.unicef.org/Share/268pj43m4o4xd853aoa83j78us3514o0

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Almeida Casseb

ele falará sobre os desafios, conquistas e o potencial científico que Rondônia carrega para os próximos anos.
L

POVOADO NERD: Alan Franco e Elly Macedo falam sobre o sucesso da banda Forró Duz Boys

Com um repertório vibrante e letras que falam de amor, festa e cotidiano, o Forró Duz Boys vem lotando agendas e conquistando novos públicos. No estúdio, a conversa mistura humor, lembranças e aquele toque musical que só o Povoado Nerd sabe proporcionar.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Os destaques do governo incluem o início do Duelo na Fronteira 2025, lançamento do Plano Futura na COP30, serviços do Rondônia Cidadã, infraestrutura, segurança e tecnologia.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L

POLÍTICA

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

Haddad pede que Câmara aprove projeto sobre devedor contumaz

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para que a Câmara dos Deputados vote o projeto de lei que visa punir o devedor contumaz. Segundo o ministro, a medida é essencial para asfixiar financeiramente o crime organizado.
L
Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

Lindbergh Farias propõe nova regra para cassação de mandato por faltas

O líder do PT na Câmara protocolou um Projeto de Resolução (PRC) que busca a instauração imediata do procedimento de perda de mandato para deputados federais que acumularem faltas injustificadas.
L
Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Força Tática do 5º BPM estoura boca de fumo em residencial de Porto Velho

Durante a Operação Força Total, a Polícia Militar prendeu um jovem de 24 anos em um apartamento no Residencial Orgulho do Madeira, onde foram encontrados maconha, cocaína, MD (droga sintética) e balança de precisão.
12
Denarc fecha "boca do Polaco" e apreende drogas e munições em Porto Velho

Denarc fecha “boca do Polaco” e apreende drogas e munições em Porto Velho

Em atuação na Operação NARKE/MJ, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em imóvel ligado a traficante, resultando na prisão em flagrante da companheira dele.
10
Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

Onze pessoas são presas por furto de energia em Porto Velho

A Polícia Militar prendeu onze pessoas em um único dia, em duas operações distintas nos bairros Socialista e Embratel, em Porto Velho, em Rondônia, por realizarem ligações clandestinas de energia elétrica.
10
Polícia do RJ relata "cenário de guerra" em operação que resultou em 121 mortes

Polícia do RJ relata “cenário de guerra” em operação que resultou em 121 mortes

A Polícia Civil do Rio de Janeiro enviou um relatório circunstanciado à Justiça, no qual descreve a Operação Contenção como um “cenário de guerra” devido ao intenso tiroteio.
L
Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dunlop celebra legado e futuro em reencontro com apaixonados por carros

Marca aposta em inovação, sustentabilidade e performance para engajar público no Salão do Automóvel 2025
L
Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

Brasil avança às oitavas do Mundial Sub-17 após vitória dramática nos pênaltis

A Seleção Brasileira masculina Sub-17 garantiu sua vaga nas oitavas de final ao vencer o Paraguai por 5 a 4 na disputa de pênaltis. O goleiro João Pedro (Santos) foi o herói da partida, realizando três defesas nas penalidades.
L
Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

Quarto leilão do Eco Invest Brasil terá foco exclusivo em projetos na Amazônia

O programa de mobilização de capital privado para sustentabilidade lançou seu edital na COP30, em Belém, com o objetivo de levantar até US$ 4 bilhões e destinar recursos exclusivamente para a região amazônica, priorizando a bioeconomia e o turismo ecológico.
L
Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.