SEGUNDA-FEIRA, 17/11/2025

Em destaque

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil

Após período crítico de seca e fumaça no Norte do Brasil, UNICEF reforça cuidados com a saúde infantil e ações de prevenção para proteger as comunidades mais vulneráveis

Por João Vitor Zotini - 20

Publicado em 

UNICEF alerta para cuidados com crianças após período de seca e fumaça no Norte do Brasil
UNICEF/BRZ/Bruno Kelly

Brasília, 22 de janeiro de 2025 – A seca prolongada e os incêndios na Amazônia em 2024 trouxeram impactos significativos para as populações ribeirinhas e indígenas, especialmente crianças e adolescentes. Doenças respiratórias e infecciosas, agravadas pela fumaça das queimadas e pela falta de água potável e alimentação adequada e nutritiva, seguem como principais ameaças à saúde dessas comunidades. Além disso, a seca também pode causar problemas como estresse, ansiedade e depressão, especialmente entre agricultores e comunidades rurais que dependem da agricultura e podem sofrer com grandes perdas financeiras. Apesar do retorno gradual das chuvas, o nível dos rios ainda não se normalizou, e a situação demanda atenção contínua.

A Oficial de Saúde e Nutrição do UNICEF para o Território Amazônico, Lídia Pantoja, destaca que as condições de seca favorecem o aumento de doenças transmitidas pela água como hepatite e diarreias, além de problemas respiratórios decorrentes da má qualidade do ar. A escassez de água também impossibilita o acesso seguro para o consumo humano, preparação de alimentos e práticas adequadas de higiene, o que intensifica o risco de contaminações. Lídia ainda ressalta que o aquecimento global tem permitido a expansão de doenças como malária e dengue na região.

Cuidados com a saúde das crianças

O UNICEF recomenda medidas simples, mas essenciais, para proteger as crianças. É fundamental filtrar a água com um pano limpo ou coador de papel e tratá-la com hipoclorito de sódio a 2,5%, prioritariamente. Para cada litro de água, devem ser adicionadas duas gotas do produto, disponível em Unidades Básicas de Saúde. Caso o hipoclorito não esteja disponível, a água deve ser fervida por pelo menos três minutos para torná-la segura para o consumo.

Além disso, recipientes de armazenamento de água devem ser higienizados regularmente, e alimentos como frutas, verduras e legumes precisam ser lavados em água corrente e deixados de molho em solução de hipoclorito ou água sanitária por 10 minutos.

Evitar exposição das crianças à fumaça e manter os ambientes limpos ajuda a prevenir doenças respiratórias, enquanto práticas regulares de higiene, como banhos com sabonete e a lavagem das mãos, podem evitar problemas de pele e doenças causadas por microrganismos.

As doenças respiratórias, como pneumonia e bronquiolite, e as de origem hídrica, como diarreias graves, apresentam sinais de alerta que não devem ser ignorados, especialmente em crianças. Tosse persistente, dificuldade para respirar, febre alta, vômitos e sinais de desidratação, como boca seca e aumento da frequência de evacuações, presença de fezes líquidas ou pastosas, náuseas e vômitos, são sintomas que requerem atenção médica imediata. Diante de qualquer um desses sinais, é essencial que as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequado, reduzindo os riscos de complicações graves.

Ações do UNICEF no Território Amazônico

Em 2024, o UNICEF intensificou ações emergenciais para mitigar os efeitos da crise climática na Amazônia. Por meio do projeto “Respostas à Crise Climática na Amazônia”, coordenado pelo UNICEF em parceria com a ADRA, Caritas Suíça e SPM, foram beneficiadas mais de 64 mil pessoas em 196 comunidades indígenas e ribeirinhas. Entre as iniciativas, destacam-se a construção de três cisternas com capacidade de 60 mil litros cada, na região do Rio Solimões, melhorias na infraestrutura de água em 39 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e capacitação de 631 agentes comunitários em Água, Saneamento e Higiene (WASH).

“Garantir o acesso seguro a água potável, saneamento e práticas de higiene adequadas é fundamental para prevenir doenças e promover a saúde de crianças e adolescentes em situações de crise. Além das ações emergenciais, é essencial fortalecer as comunidades com soluções resilientes e sustentáveis, adaptadas a realidade local e às mudanças climáticas, protegendo, sobretudo, o bem-estar de crianças e adolescentes”, explicou Gabriel Maraslis, oficial de WASH do UNICEF.

No Pará, o projeto “Emergência Munduruku: Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde para Crianças e Adolescentes em situações de Vulnerabilidade da Terra Indígena Munduruku” atendeu povos indígenas do rio Tapajós, pressionados pela expansão do garimpo ilegal, com intervenções em saúde e WASH. Além disso, mais de 32 mil crianças foram indiretamente beneficiadas com capacitações voltadas para agentes indígenas de saúde em oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) prioritários nos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Pará.

Em parceria com a Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos e com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima, foram implementadas ações para mitigar os efeitos da estiagem, como atividades de atenção primária à saúde, nutrição, água, saneamento e higiene, que beneficiam diretamente cinco comunidades prioritárias da Terra Indígena.

Essas ações são parte de uma estratégia mais ampla do UNICEF para fortalecer comunidades e apoiar governos locais na adaptação às mudanças climáticas, assegurando os direitos de crianças e adolescentes mesmo em cenários de emergência. Lídia reforça que “as comunidades impactadas pela seca enfrentam desafios que vão além do acesso à água, incluindo o fortalecimento das capacidades locais para lidar com emergências climáticas e proteger a saúde infantil.”

Prevenção e compromisso

O UNICEF reitera a importância de um esforço coletivo para garantir o acesso a serviços básicos e prevenir doenças em tempos de crise. Investir na saúde, na educação, nos serviços de água e saneamento, e na proteção de crianças e adolescentes é essencial para mitigar os impactos das emergências climáticas, que afetam de forma desproporcional as populações mais vulneráveis. O UNICEF segue comprometido em garantir os direitos das crianças e adolescentes na região amazônica e em ampliar parcerias para promover soluções duradouras que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

Conheça os materiais disponíveis

Spots

O UNICEF preparou uma série de conteúdos em áudios de 1 minuto cada, com recomendações sobre os cuidados com a água, a saúde e as crianças durante os períodos de seca. O material pode ser utilizado gratuitamente por rádios, veículos de comunicação, prefeituras e estados, escolas e até mesmo para disseminação via aplicativos de mensagens.

Proteção contra fumaça no ar

Os períodos de estiagem propiciam também um aumento nas queimadas, o que pode diminuir a qualidade do ar que respiramos e ser prejudicial para a saúde, especialmente de crianças e adolescentes. O UNICEF preparou uma série de mensagens com recomendações que podem ser replicadas.

Confira e baixe aqui:

https://weshare.unicef.org/Share/268pj43m4o4xd853aoa83j78us3514o0

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de relações diplomáticas com visita de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Maputo em 24 de novembro, após a cúpula do G20, para reforçar a cooperação em áreas como saúde, agricultura e educação. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os países somou US$ 40,5 milhões.
L
Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

Parque Nacional da Tijuca promove feira de ciências focada em peixes e riachos

O evento gratuito “Re-conhecendo nosso rio” ocorre neste sábado (15) em parceria com a UFRJ e o ICMBio. A iniciativa visa educar o público sobre a rica e desconhecida fauna de peixes e crustáceos dos rios que nascem na maior floresta urbana do mundo.
L
Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

Governo de RO defende Brasil digno no Dia da Proclamação da República

No Dia da Proclamação da República, o Governo de Rondônia reforça que responsabilidade fiscal, transparência e trabalho contínuo são essenciais para um Brasil mais digno.
L
ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

ARDPV percorre mais de 35 bairros e moradores relatam melhora na coleta de lixo

Fiscalização da ARDPV reforça monitoramento da coleta de lixo em Porto Velho e mostra avanço no serviço, após dias de atrasos na capital.
L

Direto da Marcha pelo Clima na COP 30, News Rondônia registra ato com povos tradicionais e autoridades

Durante a COP 30 em Belém, o correspondente Carlos Caldeira registrou a Marcha Global pelo Clima, que reuniu povos tradicionais, organizações sociais e autoridades como Marina Silva e Sonia Guajajara, reforçando debates sobre justiça climática e transição ambiental.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Samyya Tubarão entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e disputar o prêmio com coragem

Aos 33 anos, a participante de Porto Velho promete jogo limpo, autenticidade e avisa que, embora seja tranquila, vira uma leoa quando pisam no seu calo.
L

Tamara Show leva a força da cultura de Guajará-Mirim para o Rondônia Reality Show 2025

A carismática representante do Boi Bumbá e da dança folclórica entra no reality com emoção, orgulho da sua história e apoio da cultura do Elo da Fronteira.
L

Carlos Daniel, o Daniel Moraes, entra no Rondônia Reality Show 2025 para conquistar o público com autenticidade e jogo limpo

Influenciador de Porto Velho promete entretenimento, entrega total e busca reconhecimento dentro e fora da casa, reforçando que não será planta no reality.
L

João Vitor, influenciador de Pimenta Bueno entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar seu jeito autêntico

João Vitor busca crescer na internet, promete não ser planta e manter o equilíbrio no jogo, mas avisa que o público também pode conhecer seu lado mais firme dentro da casa.
L

Fique ligado! A partir deste domingo, o News Rondônia traz a você cobertura 24 horas do reality show “Casa de Vidro”, versão Porto Velho

O programa do influenciador Fabio Schinayder conquistou o público em Candeias do Jamary e já gera expectativa para superar a primeira versão de um reality show de confinamento da capital rondoniense.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

CNU2: Editais de convocação para próximas etapas são publicados no DOU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os editais de convocação para as próximas etapas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Os documentos, que incluem informações sobre a prova discursiva, avaliação de títulos e cotas, foram divulgados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L

POLÍTICA

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Lula afirma que mobilização da Cúpula dos Povos tornou COP30 possível 

Presidente destaca papel dos movimentos sociais na construção da agenda climática 
L
STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

STF mantém condenação de Bolsonaro e rejeita recursos no caso da trama golpista 

Primeira Turma confirma pena de 27 anos e abre caminho para execução definitiva 
L
Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Brasil e Moçambique celebram 50 anos de parceria e Lula prepara nova visita 

Relação bilateral inclui cooperação histórica e comércio de US$ 40,5 milhões 
L
Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Marcha pelo Clima reúne 70 mil pessoas e transforma Belém em palco da força amazônica 

Ato paralelo à COP30 pede decisões efetivas contra a crise climática 
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Governo negocia compra da Uniron por R$ 67 milhões e cenário político de Rondônia vive semana de tensões

Negociação do novo Heuro movimenta a palavra-chave “Governo de Rondônia” e marca início de uma semana decisiva no Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Foragido é preso ao pilotar moto roubada durante patrulhamento do BPTAR

Suspeito foi detido na Rua Ponta Negra; veículo tinha registro de roubo
14
Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Suspeito de ataque ao Rondoniaaovivo é preso após tentativa de homicídio na zona Leste

Evandro B. C. foi detido com pistola 9mm; vítima, de 45 anos, também tinha mandado em aberto.
16
Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

Funcionária da Caixa é suspeita de fraudes em contas de clientes

PF investiga prejuízo de R$ 500 mil causado por alterações irregulares em cadastros
12
Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Briga entre homens por causa de amiga termina com ferido e dupla detida em Porto Velho 

Confusão ocorreu em bar no bairro Socialista; um dos envolvidos precisou de atendimento médico 
12
Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Suspeito não aceita fim do relacionamento e é preso após agredir ex-mulher em Porto Velho 

Jovem de 25 anos foi detido após violência doméstica e ameaças de morte 
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dayane Beda retorna ao Rondônia Reality Show 2025 decidida a mostrar quem realmente é

Aos 39 anos, a pedreira promete atitude, autenticidade e zero tolerância para desaforos após uma participação anterior interrompida em poucos dias.
L

Skem Kika na Latinha promete dança, entretenimento e jogo limpo no Rondônia Reality Show 2025

Carismática e explosiva, a participante garante que não será planta, promete causar e lembra que já venceu até programa da Eliana.
L

Djheness entra no Rondônia Reality Show 2025 para jogar firme e realizar o sonho de expandir seu delivery de açaí

Aos 22 anos, o microempreendedor busca visibilidade, promete não ser planta e conta com a torcida do público para transformar seu negócio em um ponto físico.
L

Fernanda Mota entra no Rondônia Reality Show 2025 trazendo intensidade, garra e vontade de vencer

Aos 22 anos, a nail designer promete entrega total, diversão e um jogo marcado pela intensidade que considera sua maior marca.
L

Nathiane Santos, a caminhoneira de Campo Novo do Parecis, chega ao Rondônia Reality Show 2025 com garra e autenticidade

Aos 45 anos, Nathiane promete alegria, entrega total e a chance de mostrar sua verdadeira personalidade enquanto busca o prêmio máximo do reality.
L

Abnner Assunção entra no Rondônia Reality Show 2025 com foco total na vitória e sangue nos olhos

Empreendedor, coreógrafo e dançarino promete competitividade máxima na casa de vidro, determinado a conquistar o prêmio do reality.
L

Michele Gustavo entra no Rondônia Reality Show 2025 para mostrar sua verdadeira essência e conquistar o público

Cantora e estudante de enfermagem promete jogo limpo, entrega total e conexão com o público enquanto busca o prêmio dentro da casa.
L

Lylian Silva entra no Rondônia Reality Show 2025 decidida a causar e mostrar quem realmente é

A influenciadora promete jogar firme, evitar o papel de planta e revelar sua verdadeira personalidade dentro da casa, sem medo de confrontos.
L
Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Raoni encerra Cúpula dos Povos com apelo por continuidade da luta 

Líder indígena pede união contra destruição ambiental e conflitos 
L
Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Rayssa Leal vence etapa do Rio do STU Pro Tour pela quinta vez 

Skatista brasileira confirma favoritismo na Barra da Tijuca 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.