QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

TCE intensifica fiscalização para melhorar saúde pública de Rondônia

A equipe de auditoria avaliou a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais da área.

Por TCE-RO - 20

Publicado em 

TCE intensifica fiscalização para melhorar saúde pública de Rondônia

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (19/1), ações para aprimorar os serviços de saúde nas redes municipal e estadual. A equipe de auditoria avaliou a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais da área.

As ações envolveram fiscalizações nas UPAs da Zona Leste, Zona Sul e na Policlínica Ana Adelaide, todas gerenciadas pelo município.

Como aspectos positivos, o TCE-RO identificou ambientes mais limpos, escalas de profissionais adequadas, além de um melhor fluxo de atendimento.

Também foi constatado que a maioria dos apontamentos feitos, na última fiscalização, há uma semana, foi sanada.

Entretanto, outros pontos de melhoria foram identificados, como falta de exames, equipamentos inoperantes e falhas na segurança para usuários e profissionais.

MELHORIA DO ATENDIMENTO E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, explicou que as fiscalizações são permanentes e tem o objetivo de induzir melhorias contínuas na gestão dos recursos e nos serviços oferecidos, melhorando a qualidade de vida do cidadão.

As fiscalizações também têm a finalidade de garantir condições dignas de trabalho aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, odontólogos, fisioterapeutas e demais integrantes da rede de saúde pública.

“É impossível termos uma saúde pública de qualidade sem o devido reconhecimento, valorização e respeito pelos abnegados profissionais de saúde pública que se dedicam incansavelmente à assistência da população”, afirmou o presidente Wilber Coimbra.

POLICLÍNICA ANA ADELAIDE REGISTRA AUMENTO DE CASOS DE GRIPE

Na fiscalização realizada na Policlínica Ana Adelaide, os profissionais de saúde revelaram o aumento de casos relacionados às síndromes gripais. A situação levou à inclusão de um quinto médico, exclusivamente, para esse atendimento.

Havia paciente aguardando regulação (transferência para tratamento mais complexo em hospital). Nesse ponto, foi informado que o tempo médio de espera pela regulação está entre dois e três dias.

Foram constatados equipamentos danificados e outros com quantitativo insuficiente para atendimento. Também camas não adequadas para atendimento a pacientes graves.

O aparelho de exame bioquímico está em funcionamento e os servidores estão sendo treinados.

Ponto positivo também para a limpeza e higienização da unidade. Equipamentos de proteção também sendo usados corretamente pelos profissionais de saúde.

FALTA DE SEGURANÇA NA UPA ZONA LESTE

Uma questão apurada pelo TCE na UPA Zona Leste foi a falta de segurança. Profissionais e pacientes relembraram casos até de agressão física.

Foi verificada também dificuldade na execução de procedimentos no setor de odontologia, devido à falta de um auxiliar para o odontólogo.

No almoxarifado, detectou-se a necessidade de capacitação para o servidor que realiza o controle do estoque.

Os exames estavam sendo feitos, à exceção do raio-X, que ainda está parado.

Todos os profissionais escalados estavam presentes e o atendimento, normalizado.

UPA ZONA SUL SEM INSUMOS E MEDICAMENTOS

A equipe do TCE detectou, como ponto mais grave, na fiscalização realizada na UPA da Zona Sul, a falta de insumos, incluindo máscaras e medicamentos.

Outro ponto de melhoria: a questão da segurança tanto interna, quanto no estacionamento da unidade.

Um destaque positivo: todos os profissionais plantonistas estavam presentes e o atendimento sendo feito dentro da normalidade.

ELOGIOS À ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS

A melhoria dos serviços prestados, nas unidades de saúde, a partir da atuação efetiva e permanente do Tribunal de Contas, foi destacada por profissionais de saúde e pacientes ouvidos pela equipe de fiscalização.

Os servidores destacaram o retorno de exames médicos e laboratoriais para a população. Também citaram equipamentos parados que voltaram a funcionar.

Já os pacientes disseram, à equipe de auditoria do TCE, que as fiscalizações contribuíram para melhorar os serviços de saúde.

SESAU NOTIFICADA POR ALAGAMENTOS E GOTEIRAS NO JOÃO PAULO II

Ainda neste domingo (19/1), O Tribunal de Contas formalizou notificação, destinada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-RO). O motivo: a situação verificada no Hospital João Paulo II, em especial alagamentos e goteiras em suas dependências.

O quadro de precariedade foi constatado, em fiscalização do TCE, realizada no setor de Pronto-Socorro II e no laboratório.

Os Auditores identificaram incidência de água de chuva nesses ambientes internos, comprometendo a segurança dos servidores, o atendimento à população, além de prejudicar os equipamentos.

Na notificação, o TCE determina providências urgentes à gestão estadual, buscando solucionar as irregularidades constatadas durante a vistoria.

PARCERIA PARA BENEFICIAR O CIDADÃO

O TCE-RO acredita que a melhoria na saúde pública passa pela parceria com gestores públicos comprometidos, Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO), Sindicato dos Médicos de Rondônia (SIMERO) e todos os demais profissionais de saúde.

Com essa união estratégica é possível alinhar esforços para garantir que os cidadãos rondonienses tenham acesso a um sistema de saúde eficiente, humanizado e de qualidade.

PROCESSOS DE RESPONSABILIZAÇÃO

O presidente do TCE-RO, Wilber Coimbra, destacou que a abordagem das fiscalizações busca identificar as falhas e propor soluções com imediatas notificações aos gestores públicos responsáveis.

“E nos casos de não cumprimento e adoção de medidas efetivas para solucionar os problemas encontrados, no prazo e na forma fixados nas notificações, serão formuladas as respectivas representações ao Tribunal para instauração de processos de responsabilização, assegurado o devido processo legal, com direito ao contraditório e à ampla defesa”, disse.

Wilber Coimbra acrescentou: “O Tribunal de Contas irá imputar as sanções devidas quando da apuração dos fatos representados restarem caracterizadas as responsabilidades, por ação ou omissão, dos gestores responsáveis”.

A estratégia busca, não só, identificar falhas e propor correções, mas também contribuir, fortemente, para o fortalecimento e a efetividade das políticas públicas de saúde em Rondônia, promovendo uma gestão eficiente e, sobretudo, humanizada que atenda às demandas e expectativas da população.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Juiz Adolfo Theodoro Naujorks toma posse como desembargador do TJRO

Magistrado com mais de três décadas de atuação passa a integrar o segundo grau do Judiciário estadual.
L
Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

Grupo União dos Jornalistas entrega uma tonelada de alimentos ao NACC

A ação solidária é fruto da arrecadação realizada durante a confraternização da categoria e beneficia crianças em tratamento contra o câncer em Porto Velho.
L

Jaru homenageia profissionais com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer

Cerimônia reconheceu servidores da saúde pública de Jaru por serviços prestados à população com a Comenda Heróis da Saúde Renerci Baquer.
L
Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

Associação Amigos do Bairro Castanheira realiza evento Natal Cultural

A celebração contará com apresentações musicais e bingo gratuito com prêmios como moto elétrica e eletrodomésticos em três localidades.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Assembleia aprova anistia a PMs punidos por atos salariais

Anistia a PMs cancela punições e restabelece direitos funcionais.
L
Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

Povos indígenas protestam contra marco temporal em todo o país

As mobilizações ocorrem em diversas regiões para contestar a tese jurídica que restringe a demarcação de terras, enquanto o tema avança no Congresso e no STF.
L
Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Devido à final do Mundial, ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira

Ponto facultativo libera servidores municipais durante final do Mundial de Clubes.
L
STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

STF registra quatro votos contra tese do marco temporal

O placar atual no Supremo Tribunal Federal rejeita a restrição para demarcação de terras indígenas e o relator propõe prazo de dez anos para concluir processos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Assembleia aprova lei que autoriza spray de pimenta para mulheres

Spray de pimenta passa a ser permitido como defesa pessoal em Rondônia.
L
Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Governo Lula anuncia maternidade e R$ 157,5 milhões para saúde em Ji-Paraná

Maternidade em Ji-Paraná avança com investimentos do Novo PAC.
L

Reconhecimento consolida Nova Brasilândia d’Oeste como a Cidade do Café

Solenidade do Melhor Café de Nova Brasilândia d’Oeste contou com a presença do deputado Cássio Gois e celebrou a força da cafeicultura local.
L
Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Diga NÃO ao Projeto de Lei de revisão da dosimetria das penas

Revisão da dosimetria das penas é apontada como afronta ao STF.
L
PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

PF consulta STF sobre recebimento de encomendas por Bolsonaro

A corporação busca orientações do ministro Alexandre de Moraes para estabelecer um protocolo de inspeção e entrega de cartas e objetos destinados ao ex-presidente.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Família de Rondônia está entre as vítimas de grave acidente na BR-267, no Mato Grosso do Sul

Colisão frontal durante ultrapassagem irregular matou três pessoas e deixou feridos na manhã desta terça-feira.
16
Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

Polícia Militar prende integrantes de facção criminosa no residencial Santa Bárbara

A operação realizada na manhã desta quarta-feira resultou na apreensão de uma pistola, munições e entorpecentes na zona oeste de Porto Velho.
14
Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Empresário de Rondônia é condenado a quase nove anos por transporte ilegal de mais de 100 kg de ouro

Justiça Federal impõe regime fechado após maior apreensão de ouro já registrada no país.
14
Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

Tiroteio assusta moradores após motociclista furar blitz em RO

O incidente ocorreu nesta terça-feira durante uma perseguição policial iniciada na linha 85 e finalizada nas proximidades da prefeitura municipal.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: F C ONORIO MAFA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 156533
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO CALAMA – LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO)
L
Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Atividades extrativistas impulsionam desenvolvimento sustentável na Resex Rio Cautário

Coleta de borracha gera renda, preserva a floresta e fortalece comunidades tradicionais no Vale do Guaporé.
L
Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

Parlamento Europeu vota a favor de iniciativa para facilitar acesso ao aborto

O plano permite que cidadãs de países com leis restritivas realizem o procedimento em outros Estados membros da União Europeia com custos cobertos por um fundo comum.
L
Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Assembleia aprova lei que proíbe reconstituição de leite importado

Lei contra leite em pó importado fortalece produção local.
L
BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

BorgWarner encerra 2025 com crescimento em produção e vendas

Planta brasileira registra expansão em vendas e produção de turbocompressores e correntes de sincronismo
L

MPRO participa de cerimônia para aquisição do futuro Hospital Universitário Municipal

Assinatura do contrato ocorreu em Porto Velho e marca avanço para a implantação do Hospital Universitário Municipal com atendimento pelo SUS.
L
Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

Câmera flagra furto de bicicleta de vendedora ambulante em RO

O crime ocorreu em plena luz do dia no bairro Jardim Primavera e o suspeito fugiu levando os produtos de venda e documentos da vítima.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.