QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

O 1º ANO de governo do PRESIDENTE MILEI na Argentina

O lema de que era preciso o Estado diminuir para a sociedade crescer, passado um ano de sua eleição, começa a dar seus frutos.

Por Gabriela Romão | News Rondônia | ƒ

Publicado em 

Foto: Tomas F. Cuesta/Bloomberg

O presidente Javier Milei comemora um ano de governo e recoloca a Argentina no caminho do desenvolvimento, atraindo investimentos, reduzindo drasticamente a inflação, tornando a sociedade mais importante que a burocracia e o povo mais relevante que o governo.

No mundo inteiro, elogia-se a coragem que teve de adotar uma economia de choque para sacudir as esclerosadas estruturas de um país que afundava no concerto internacional, naufragava numa inflação incontrolável e numa nação cada vez menos disposta ao empreendedorismo e cada vez mais tendente a depender, quando no serviço público, das benesses, não sendo o servir o público, mas o servir-se do público sua preocupação maior.

Milei despertou a criatividade da Argentina, exigindo do povo, nos seus primeiros e difíceis meses, um grande sacrifício, considerando que, para reverter um círculo vicioso de descontrole monetário, inflação e não atração de investimentos e tornar o país atraente, com moeda estável e estabilidade fiscal, era fundamental gerar um círculo virtuoso com medidas que teriam que ser, como foram, duras, principalmente para desfazer os pontos de estrangulamento na máquina burocrática.

O lema de que era preciso o Estado diminuir para a sociedade crescer, passado um ano de sua eleição, começa a dar seus frutos.

O mais importante, todavia, é que sua firme deliberação de tornar a Argentina de novo um país de oportunidades, forte e reconhecido no cenário internacional, parece influenciar outras nações que não se afogam como infelizmente ocorre com o Brasil, num inchaço da máquina administrativa, com falta de controle fiscal, preocupante aumento do endividamento público, dominância fiscal em que nem o aumento de juros controla a inflação, prejuízo crescente nas estatais forradas por amigos do rei e a falta de perspectiva de que este cenário possa mudar.

Com efeito, no Brasil, no governo anterior, a dívida pública caiu 2%, neste já aumentou 4%. O governo passado deixou um superavit primário de 54 bilhões de reais. O atual governo teve no primeiro ano um déficit primário de mais de 200 bilhões de reais e deverá, quando apresentar os dados de 2024, ter encerrado o ano com um outro expressivo déficit primário.

O certo é que até 2022, o Brasil era um exemplo de controle de inflação e crescimento, apesar do COVID e todos os problemas gerados num ano no qual houve real estagnação econômica para controlar a expansão da moléstia. A Argentina era, ao contrário, um país à deriva.

Agora, a Argentina é que atrai investimentos e parece rumar para o desenvolvimento econômico e superação de seus problemas anteriores, enquanto o Brasil, se o presidente Lula não controlar sua fantástica vocação para gastar dinheiro emprestado que não tem, não querendo cortar despesas, poderá seguir o caminho da Argentina no passado e a Argentina o caminho do Brasil à época em que conseguiu controlar a inflação.

Minha avaliação, portanto, é de que a Argentina, neste primeiro ano, demonstrou que está no caminho certo.

Ives Gandra da Silva Martins – Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO, UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e RS, e Catedrático da Universidade do Minho (Po rtugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCI O – SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras-APL e do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tombamento do Quilombo Tia Eva marca nova era de proteção para comunidades tradicionais

Tombamento do Quilombo Tia Eva marca nova era de proteção para comunidades tradicionais

Pela primeira vez, o Iphan utiliza o dispositivo constitucional para proteger um território quilombola; governo foca na participação popular e educação patrimonial.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de quinta-feira (19): decisões e mais clareza nos caminhos

Previsões do horóscopo para 19 de março de 2026 indicam um dia favorável para decisões importantes, planejamento e equilíbrio emocional.
L
Prêmio Finep de Inovação destaca regionalização e projetos de soberania nacional

Prêmio Finep de Inovação destaca regionalização e projetos de soberania nacional

Após uma década de interrupção, a premiação celebra projetos inovadores distribuídos pelas cinco regiões do país, com foco em sustentabilidade, saúde e defesa.
L

Educação infantil: Peixinho Feliz vira referência em Porto Velho

No Giro News, Dr. Roger Orlandi Folkis e Márcia Sales destacam o crescimento da escola Peixinho Feliz, metodologia baseada no brincar e o impacto na formação das crianças na capital.
L

Justiça e equidade: Guilherme Alexandre debate pesquisa social

No Prosa & Pesquisa, Guilherme Alexandre Monteiro da Silva explica como a pesquisa jurídica ajuda a compreender desigualdades, orientar políticas públicas e aproximar o direito da realidade amazônica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Essa é para Restaurantes: conheçam o PAT e vendam muito mais

Programa de Alimentação do Trabalhador abre novas oportunidades para restaurantes, padarias e lanchonetes ampliarem vendas no setor corporativo com vantagens fiscais e recorrência de contratos.
L

Governo define novos membros de câmaras setoriais da carne, mel, peixe e cacau de Rondônia

Novas diretorias das câmaras setoriais da carne, mel, piscicultura e cacau reforçam a governança do agro em Rondônia e ampliam a articulação entre governo e setor produtivo.
L

Justiça eleitoral e voto consciente em foco no Única Talks

Juízes do TJRO, Dr. Arlen Souza e Dr. Sérgio Willian debateram fake news, ficha limpa, urnas eletrônicas e os desafios das eleições.
L
Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Evento da Ucaver qualifica parlamentares de Rondônia entre os dias 24 e 27 de março com palestras de Randerson Cirqueira e especialistas
L
Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Os outros três suspeitos envolvidos na transação estavam em um segundo veículo no momento da abordagem.
14
Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Elinete Maria Pontes Sobrinho

Nota de pesar: Elinete Maria Pontes Sobrinho

Familiares e amigos prestam últimas homenagens em Porto Velho após falecimento ocorrido no dia 16 de março.
L

Turismo sustentável: EcoLazer transforma experiência no rio em Porto Velho

No Bora Ali, Alcilene Bezerra apresenta o EcoLazer Resort Flutuante, um espaço que une lazer, gastronomia regional e educação ambiental em plena Amazônia.
L

Pais que querem filhos fortes, mas não deixam os filhos enfrentarem nada | Parents who want strong children but do not let their children face anything

Caso de violência extrema envolvendo criança reacende debate sobre limites, educação emocional e o papel da família na formação de jovens mais conscientes e equilibrados. | Case of extreme violence involving a child reignites the debate on boundaries, emotional education, and the role of the family in raising more aware and balanced young people.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente instalam centro de inteligência no Prédio do Relógio para monitorar desmatamento e eventos climáticos
L
Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L