SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

OAB Rondônia atua como mediadora em entregas de foragidos em Porto Velho

Preservação da vida e pacificação social são os principais objetivos da ação.

Por News Rondônia - 20

Publicado em 

Foto - OAB-RO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da sua Comissão de Direitos Humanos, está desempenhando um papel crucial em uma ação de intermediação para a entrega de foragidos que temem por suas vidas. Vanessa Esber, vice-presidente e atualmente presidente em exercício da OAB/RO, destacou a importância da iniciativa como um esforço para garantir a integridade física de indivíduos que se dispõem a se entregar à Justiça e cumprir suas penas.

Por que a OAB foi acionada?

Segundo Vanessa Esber, a OAB foi acionada por meio da Associação de Familiares de Presos de Rondônia. A associação informou à Comissão de Direitos Humanos que há pessoas fora do sistema prisional que desejam se entregar, mas estão receosas pela própria segurança. O apelo foi feito para que a OAB intermediasse esse processo, garantindo que os direitos fundamentais dos envolvidos fossem preservados.

“O nosso papel aqui é proteger vidas. Essas pessoas estão dispostas a cumprir suas penas, mas com a garantia de que terão suas integridades físicas preservadas”, explicou Esber, reforçando que a atuação da OAB não é para defender crimes, mas para garantir que os processos sejam conduzidos dentro da legalidade.

Como a ação está sendo conduzida?

Luís Teodoro, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RO, detalhou que a instituição foi contatada na noite anterior pela associação. A interlocução envolveu ainda a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que forneceu estrutura e apoio para viabilizar o processo de entrega.

“Eles não pediram nada além da garantia de vida. Não houve solicitações para interferência em operações policiais, e nós também não temos esse papel. Estamos aqui como intermediadores para promover a pacificação social e ajudar a restabelecer a ordem”, afirmou Teodoro.

A Comissão de Direitos Humanos está alinhada com as forças de segurança pública, reconhecendo os esforços das autoridades no combate à criminalidade e contribuindo para mitigar a crise que assola o estado.

Quem são essas pessoas?

De acordo com as informações recebidas, os indivíduos que buscam se entregar não se identificaram como líderes de facções, mas expressaram medo de represálias que possam colocar suas vidas em risco.

“Nos foi relatado que essas pessoas estão receosas de circular livremente e, por isso, procuram a mediação para garantir sua segurança no momento da entrega”, explicou Luís Teodoro.

O número exato de pessoas envolvidas ainda não foi confirmado, mas há indicação de que outras possam seguir o mesmo caminho, dependendo do resultado da primeira entrega.

Próximos passos

A OAB/RO reforçou que o trabalho da Comissão de Direitos Humanos é garantir que os direitos fundamentais sejam respeitados, mesmo diante de situações delicadas como essa. A expectativa é de que a primeira entrega ocorra em breve, incentivando outras pessoas em situação semelhante a também se apresentarem às autoridades.

“Nosso papel aqui é contribuir para a pacificação social e auxiliar as instituições competentes nesse momento de crise. A sociedade está tolhida do direito de ir e vir, e ações como esta visam contribuir para a restauração da segurança de todos”, concluiu Vanessa Esber.

A OAB/RO segue comprometida com o seu papel institucional e social, reafirmando sua missão de zelar pelos direitos humanos e pela justiça em momentos de complexidade e tensão social.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Obras no cruzamento das avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis integram projeto de modernização que contempla todos os setores da cidade e o distrito de Tarilândia
L
Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública de prestação de contas na próxima sexta-feira

Evento vai avaliar cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2025 e é aberto à participação da população.
L
Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

Presidente da Bolívia destaca encontro com Lula e convite oficial ao Brasil

As imagens do encontro reforçaram a cordialidade entre Brasil e Bolívia.
L
Prefeitura acompanha homem em situação de rua no viaduto da Campos Sales

Prefeitura acompanha homem em situação de rua no viaduto da Campos Sales

Ação da assistência social em Porto Velho segue a lei, respeita a autonomia do cidadão e articula saúde e garantia de direitos básicos
L
Prefeitura define últimos detalhes para desfiles dos blocos de rua

Prefeitura define últimos detalhes para desfiles dos blocos de rua

Semtran e Funcultural alinham ações para garantir organização, segurança e conforto durante o Carnaval de rua na capital
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

STF realiza sessão solene de abertura do Ano Judiciário 2026

A cerimônia contou com a presença dos chefes dos Três Poderes e marca o retorno das atividades da Corte, que terá pautas polêmicas sobre redes sociais e educação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

O presidente afirmou que o país superou previsões negativas, alcançando a menor taxa de desemprego da história e retirando o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez.
L
Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Ayel Muniz: “Marcos Rogério é o socialista que virou liberal só depois de chegar ao poder”

Artigo critica trajetória política do senador, aponta contradições ideológicas e questiona ausência de projeto estruturado para Rondônia, além de citar episódio envolvendo indicação familiar.
L
Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

Cármen Lúcia assume relatoria do novo Código de Ética do STF

O presidente da Corte, Edson Fachin, indicou a ministra para conduzir a proposta de autorregulação, buscando restaurar a legitimidade do tribunal após crises recentes.
L
Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

Polícia Militar prende homem por disparos no bairro São Francisco

A equipe do 5º BPM localizou uma pistola com numeração raspada após denúncia anônima; o suspeito confessou ter efetuado os tiros para testar o armamento ilegal.
14
Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

Forças de segurança recuperam veículos da Sedam em Costa Marques

A ação integrada entre as polícias Civil e Militar localizou duas caminhonetes oficiais furtadas em Cacoal, além de apreender um fuzil e munições na região de fronteira.
10

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Michael, cinebiografia do astro pop, ganha novo trailer

Longa promete revelar detalhes da vida e carreira de Michael Jackson dentro e fora dos palcos
L
Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Conab e BNDES lançam edital do Amazônia Viva em cerimônia on-line

Projeto vai destinar R$ 80 milhões para comunidades tradicionais da Amazônia
L
Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Canais digitais da Energisa Rondônia superam 95% de preferência dos clientes em 2025

Aplicativo Energisa On lidera atendimentos e reforça transformação digital no estado
L
Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Reforma Tributária: Sebrae realiza palestras sobre Simples Nacional e MEI em Rondônia

Iniciativa esclarece impactos da nova legislação para micro e pequenos empresários e orienta adaptação ao novo modelo de tributação.
L
CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

CAIXA inicia financiamentos para construção de imóveis acima de R$ 2,25 milhões com critérios sustentáveis

Nova linha “Construção Sustentável” exige eficiência energética, tecnologias limpas e redução de impactos ambientais, atendendo pessoas físicas no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
L
Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Saque-Aniversário do FGTS: CAIXA inicia segunda etapa de liberação de valores

Trabalhadores com contratos suspensos ou extintos entre 2020 e 2025 poderão sacar o saldo remanescente da modalidade Saque-Aniversário, sem necessidade de solicitação.
L
UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

UNIR abre inscrições para ingresso com notas do Ensino Médio no PS UNIR 2026

Seleção gratuita oferece 174 vagas remanescentes em cursos presenciais e a distância, com inscrições abertas até 9 de fevereiro pela internet.
L
Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Matrículas para projetos esportivos começam nesta terça-feira (3)

Inscrições seguem até 20 de fevereiro e atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos em projetos gratuitos da Prefeitura
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.