TERÇA-FEIRA, 03/03/2026
Publicidade

Em destaque

Estrutura da prefeitura leva a confinamento de pessoas na Cracolândia

Denúncia foi feita por coletivos que defendem moradores da área

Por CAMILA BOEHM – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Estrutura da prefeitura leva a confinamento de pessoas na Cracolândia
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Estrutura construída pela prefeitura de São Paulo, cercando trecho da Cracolândia, está levando ao confinamento a população em situação de vulnerabilidade que circula pelas ruas da região. A área, que forma um triângulo, é cercada por um muro de aproximadamente de 40 metros de extensão e gradis de metal.

O movimento Craco Resiste divulgou nesta quarta-feira (15) nota em que denuncia o estabelecimento de um “campo de tortura” no local. Segundo o coletivo, quando são feitas supostas operações pela Guarda Civil Metropolitana ou pela Polícia Civil, as pessoas são obrigadas a ficar sentadas no chão, imóveis por horas, sem abrigo contra sol ou chuva.

“Caso as pessoas não fiquem no espaço delimitado pelo muro e pelas grades, guardas usam spray de pimenta sem aviso prévio. Viaturas circulam pela região em busca de pessoas ou grupos que estejam em outros lugares para coagi-los a ir para o espaço cercado. Caso alguém se indigne com esse tratamento, é preso e acusado de forma irregular de desacato”, diz a denúncia do coletivo.

O muro fica na Rua General Couto Magalhães, no bairro Santa Ifigênia. Pelo outro lado, as pessoas são cercadas por gradis na Rua dos Protestantes – as estruturas vão até a Rua dos Gusmões. O muro foi construído de maio a junho do ano passado – antes tapumes de metal eram usados para o fechamento da área, mas, segundo a prefeitura, eram quebrados com frequência.

A advogada Lydia Gama, da organização Teto, Trampo e Tratamento (TTT), relatou que o muro, que tem 2,5 metros de altura, dificulta a defesa das pessoas que estão ali quando ocorrem casos de truculência do poder público.

“Quando havia as limpezas ou as operações [na época dos tapumes], ainda as pessoas que estavam ali conseguiam sair e se proteger da ação truculenta do Estado. Esse muro tem a finalidade de impedir que as pessoas se movimentem, já impede o direito constitucional de ir e vir, mas impede o direito de se defender. E impede também que as pessoas no entorno consigam ver o que está acontecendo ali e todas as violações de direitos humanos ali”, disse.

A Craco Resiste afirma que é possível, como foi feito em outras cidades, criar condições melhores de vida para toda a população, atendendo prioritariamente necessidades básicas, como acesso à moradia e saúde. “O policiamento e câmeras com inteligência artificial não substituem direitos básicos, apenas abastecem de dinheiro público empresas que conseguem abocanhar os generosos contratos envolvidos”, acrescenta.

Lydia Gama afirma que há um impedimento também de acesso da sociedade civil e dos movimentos que promovem assistência à área cercada pela prefeitura. Ela citou dificuldades para entrar com objetos e estrutura para promoção de serviços e eventos culturais, por exemplo, além da obrigatoriedade de revista vexatória para essas pessoas.

No fim do ano passado, em uma articulação que envolveu mais de 60 organizações, foi preparada uma ação de Natal para oferecer diversas atividades às pessoas da Cracolândia, com alimentação, jazz, capoeira, yoga, palhaçaria, oficina de dança, corte de cabelo, futebol, distribuição de camisetas e instalação de banheiros químicos. No entanto, a prefeitura impediu a montagem da infraestrutura e o desenvolvimento de atividades pelos militantes dentro do perímetro cercado.

Em nota, a prefeitura informou que o muro mencionado foi instalado em 2024, em área na qual já existiam tapumes de metal para fechamento de uma área pública. Segundo a prefeitura, a troca foi feita para “proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de moradores e pedestres, e não para ‘confinamento’”.

“Além da substituição dos tapumes pelo muro, a prefeitura também fez melhorias no piso da área ocupada para as pessoas em situação de vulnerabilidade. Portanto, não são verdadeiras as afirmações de que a administração municipal atuou na região com outros interesses que não sejam a assistência e acolhimento às pessoas em vulnerabilidade na Cena Aberta de Uso”, diz a nota.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura orienta sobre pagamentos e serviços do IPTU

Prefeitura orienta sobre pagamentos e serviços do IPTU

Ações da Secom utilizam múltiplos canais para garantir informação clara aos moradores de Porto Velho
L
Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Frentes de limpeza reforçam cuidado e estética urbana em Porto Velho

Operações da Prefeitura priorizam bem-estar da população com equipes mecanizadas e cronograma planejado em diversos bairros.
L
“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

“Cédula C” para Imposto de Renda já está disponível para servidores de Porto Velho

Mais de 10 mil servidores municipais podem emitir o documento pelo Portal do Servidor para evitar problemas com a Receita Federal.
L
Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade celebra construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Nova estrutura sobre o igarapé Bate-Estaca promete solucionar de forma definitiva o rompimento recorrente da pista em Porto Velho.
L

UNI-SOS se manifesta sobre suspensão de contrato com Sesau

Empresa afirma que cumpriu todas as etapas do processo licitatório, contesta decisão liminar e reforça compromisso com a legalidade, transparência e continuidade do atendimento em saúde em Rondônia. Veja na íntegra:
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria Neusa Silvino Rodrigues

Familiares e amigos se despedem de Maria Neusa Silvino Rodrigues, lembrada pelo amor à família, fé inabalável e dedicação ao lar.
L
Unir inicia Semana de Acolhimento e recebe calouros com programação especial

Unir inicia Semana de Acolhimento e recebe calouros com programação especial

Atividades incluem palestras, visitas guiadas, campanha contra violência à mulher e debates sobre desinformação e inteligência artificial.
L
Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Rodrygo sofre ruptura de ligamento e está fora da Copa do Mundo 2026

Atacante do Real Madrid teve lesão no joelho direito confirmada após partida contra o Getafe; tempo de recuperação estimado impede participação no mundial.
L
Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Câmara aprova instalação de farmácias em supermercados no Brasil

Projeto de lei segue para sanção presidencial e exige que estabelecimentos mantenham espaço físico isolado e presença obrigatória de farmacêutico habilitado.
L
Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Inscrições abertas para cursos de Segurança do Trabalho em Porto Velho até quinta-feira

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece capacitação em NR 1 e NR 35 com foco em alta empregabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Comissão sobre penduricalhos inicia trabalhos nesta quarta no STF

Grupo técnico liderado pelo ministro Edson Fachin define cronograma para debater regras de transição e respeito ao teto constitucional de R$ 43,6 mil.
L
Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Deputado Pedro Fernandes recebe Medalha do Mérito Marechal Rondon

Honraria concedida pelo Governo de Rondônia reconhece serviços prestados pelo parlamentar à população e ao desenvolvimento do estado.
L
“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

“Salário pago em Porto Velho deve ficar em Porto Velho”: Sofia Andrade propõe residência obrigatória para servidores

Projeto de lei apresentado pela vereadora exige que servidores municipais residam na capital, com exceções legais e prazo para regularização.
L
AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

AROM apresenta propostas técnicas para modernização da Lei do FITHA

Entidade defende divisão igualitária de recursos, critérios de repasse baseados na malha viária e maior representatividade municipal na governança do Fundo.
L
Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao deputado Cássio Gois

Deputado é reconhecido pelo trabalho em prol do desenvolvimento de Rondônia durante cerimônia no Palácio das Artes, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Colisão entre Astra e Onix deixa ferida no bairro Nossa Senhora das Graças

Acidente registrado na manhã desta terça-feira em cruzamento da região central de Porto Velho mobiliza Polícia Militar; vítima sofreu ferimentos leves na cabeça.
12
Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Pai torturou a filha até a morte por causa de mensagens no celular; diz investigação

Investigação revela que Marta Isabelle, de 16 anos, viveu dois meses em cárcere privado antes de morrer no Jardim Santana; pai, madrasta e avó estão presos.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Professor é afastado após denúncia de assédio contra aluna em RO

Uma instituição de educação proíbe entrada de servidor e instaura processo administrativo; Polícia Civil acompanha investigação para apurar o caso.
16
Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Motociclista fica ferida após colisão próximo à Unisp em RO

Acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira em cruzamento de grande fluxo mobiliza Corpo de Bombeiros; vítima sofreu escoriações e foi hospitalizada.
14
Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Homem tenta matar a irmã e incendeia motocicleta em distrito de Jaru

Conflito em Bom Jesus termina com agressão física, ameaça com faca e destruição de veículo; suspeito fugiu após populares intervirem na tentativa de homicídio.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tuberculose: Semusa inicia ações educativas para combater abandono de tratamento

Tuberculose: Semusa inicia ações educativas para combater abandono de tratamento

Prefeitura intensifica mobilização contra a tuberculose em março e alerta que interrupção do tratamento causa resistência bacteriana
L
CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

CDL Porto Velho promove café da manhã especial pelo Dia da Mulher

Evento “Mulheres que Transformam Negócios em Legado” reunirá palestras e networking no dia 5 de março, na capital.
L

Requerimento de Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO): FELIPE TEIXEIRA SAPIRAS

Outorga e Alteração de Titularidade da Licença Ambiental (LO).
L
Jaru realiza campanha de doação de sangue nos dias 20 e 21 de março

Jaru realiza campanha de doação de sangue nos dias 20 e 21 de março

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” acontece no Centro de Saúde Especializado da Mulher e visa reforçar os estoques de sangue.
L
Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Haddad afirma que conflito no Irã não deve impedir queda da Selic em março

Ministro da Fazenda acredita que o Brasil possui autonomia energética e reservas cambiais para suportar instabilidade no Oriente Médio e manter ciclo de cortes.
L
Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

Conflito entre Irã e Israel intensifica disputa pela causa palestina

EUA e Israel buscam desarticular o Eixo da Resistência em meio ao avanço da colonização na Cisjordânia e fragilidades políticas em Teerã.
L

Como a inteligência artificial está transformando o cotidiano

A revolução silenciosa promovida pela inteligência artificial redefine hábitos e cria novos padrões de comportamento.
L
Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Nota de pesar: Francisco Osmarino dos Santos

Vigilante e pai dedicado, Francisco será lembrado pelo caráter íntegro, honestidade e carinho com familiares e amigos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.