SEXTA-FEIRA, 13/03/2026

Em destaque

Teste é capaz de prever risco de queda de idosos 6 meses antes

Meta é fazer exame de equilíbrio e mobilidade em consulta, diz estudo

Por ELAINE PATRICIA CRUZ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Teste é capaz de prever risco de queda de idosos 6 meses antes
MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

Cair de escadas ou de telhados, tropeçar nas ruas ou cair da própria altura. As quedas entre idosos são comuns e uma das principais causas de morte dessa faixa etária. Elas são um grave problema de saúde pública, podendo levar a ferimentos e fraturas sem maiores consequências e, em alguns casos, podendo reduzir a mobilidade ou até provocar a morte.

Para evitar essas quedas, recomenda-se que os idosos realizem anualmente testes de equilíbrio e de mobilidade em suas consultas de rotina. Em geral, esses testes consistem em que a pessoa idosa permaneça por 10 segundos em ao menos uma dessas posições: com os pés paralelos (bipodal), com os pés ligeiramente à frente do outro (semi-tandem), com um pé na frente do outro (tandem) ou equilibrado em um pé só (unipodal).

No entanto, um estudo realizado pelo Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio (L.A.R.E.) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de são Paulo (FMRP-USP) e publicado recentemente na revista BMC Geriatrics, apontou que ficar 10 segundos em uma dessas posturas é um tempo muito pequeno para identificar problemas de equilíbrio ou de mobilidade.

“A eficácia desse teste para identificar problemas iniciais de equilíbrio e prever quedas futuras ainda era incerta, principalmente porque 10 segundos podem ser insuficientes para uma avaliação completa”, disse Daniela Cristina Carvalho de Abreu, coordenadora do Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Equilíbrio (L.A.R.E.) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e do Ambulatório Assistencial de Distúrbios do Equilíbrio do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMRP-USP, em entrevista à Agência Brasil.

O estudo realizado entre 2015 e 2019 e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi realizado com 153 pessoas entre 60 e 89 anos, residentes nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo e região. Ele apontou que o teste pode ser mais efetivo quando o indivíduo consegue ficar em apenas duas das posições mais desafiadoras (tandem ou unipodal) e por 30 segundos em cada uma delas.

O estudo

Os voluntários foram avaliados por um período de seis meses, fazendo tanto testes convencionais quanto os com o tempo ampliado. Quando essa amostra foi dividida entre os que caíram e os que não caíram seis meses após os testes, os pesquisadores observaram que o grupo que sofreu queda foi capaz de permanecer na posição unipodal por um tempo médio de 10,4 segundos e, na segunda posição tandem por 17,5 segundos, tempo superior aos 10 segundos com que ele é feito atualmente. Isso indicaria, segundo os pesquisadores, que os testes atuais são insuficientes para prever quedas futuras.

Já os voluntários que não caíram conseguiram se manter na posição unipodal por 17,2 segundos e na tandem por 24,8 segundos.

“O estudo demonstrou que o Teste de Equilíbrio [que estamos propondo] é eficaz na previsão de quedas nos próximos seis meses, sendo uma ferramenta valiosa para o rastreio do risco de quedas em idosos. Sua inclusão anual na Atenção Básica é recomendada, pois permite identificar idosos em risco, o que é fundamental para a escolha e o manejo das intervenções adequadas”, falou a coordenadora.

Segundo ela, os resultados do estudo indicaram que esse teste pode ser realizado em apenas duas posições (tandem e unipodal), com tempo de 30 segundos para cada uma. “Recomendamos que cada posição seja repetida pelo menos uma vez, para que o idoso se familiarize com o teste. Essa redução no tempo de execução permite incluir outros testes, como o de velocidade de marcha, o que fortaleceria a predição do risco de quedas futuras”, disse a coordenadora.

Como esse teste é simples e de baixo custo, ele poderia facilmente ser incluído na Atenção Básica e em consultas com especialistas ajudando a prever e prevenir quedas futuras, defendeu a pesquisadora.

“O teste de equilíbrio proposto é simples e pode ser realizado em apenas duas posições, em espaços pequenos e sem a necessidade de equipamentos especializados. Ele requer apenas uma capacitação básica da equipe de saúde, podendo ser executado por qualquer profissional. Dessa forma, a implementação do teste na Atenção Básica e em outros serviços de saúde voltados para a população idosa não apresenta grandes barreiras, bastando incluí-lo no rastreio anual obrigatório para idosos. A partir desse rastreio, a estratificação do risco de quedas (baixo, moderado e alto) pode ser feita, permitindo a adoção de medidas preventivas que evitem as quedas, promovam o envelhecimento saudável e reduzam os custos com o tratamento das lesões decorrentes das quedas”, disse ela.

É importante ressaltar que estes testes de equilíbrio, tanto o que funciona atualmente quanto o que está sendo proposto pelos pesquisadores, são apenas uma triagem. O estudo destaca que, além deles, seria ainda preciso fazer avaliações mais detalhadas para entender se o desequilíbrio está associado a fraqueza muscular, comprometimento sensorial ou problemas articulares, entre outros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

A obra tem cerca de 10 minutos de duração e apresenta o carismático personagem Vô Titão, interpretado pelo contador de histórias Rosivaldo Colares, que conduz o público por narrativas tradicionais da cultura brasileira.
L
Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) são acusados de invadir domicílios e obstruir câmeras corporais durante a incursão mais letal da história do Rio.
L
Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6x1

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6×1

Levantamento da Nexus aponta que o desejo pela mudança é majoritário entre jovens; na média geral da população, aprovação atinge 63%.
L
Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

A comitiva foi liderada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, além de Alfredo Pretto, da Câmara de Comércio Italiana, e do vice-cônsul italiano em Porto Velho, Cláudio Guastella.
L
Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

A alteração tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, melhorar a organização viária e proporcionar mais fluidez à circulação de veículos na região central da cidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast : Wevi Silva e Samuel Silva falam sobre fé, música e juventude cristã

Outro convidado do programa é Samuel Silva, jovem de apenas 17 anos que também cresceu em um lar cristão e tem dedicado sua vida ao ministério.
L

Agenda News: Haianne Ventura apresenta a Casa Rosa Beleza & Bem-estar

Empreendedora Haianne Ventura participa do Agenda News para falar sobre a Casa Rosa, espaço dedicado ao cuidado feminino e à valorização da autoestima em Porto Velho.
L

Agenda News: Fim de semana de rock e St. Patrick’s Day no Grego Pub

E já na próxima semana, o humorista Danilo Gentili sobe ao palco com seu stand-up no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Nas redes sociais, alguns usuários fizeram críticas ao estilo da procuradora, mencionando tatuagens visíveis, cabelo colorido e vestimenta considerada mais informal, o que provocou debates sobre padrões de aparência em cargos públicos.
L

Giro News: Dr. Roger Orlandi Folkis e Márcia Sales são os convidados desta quinta-feira

Giro News recebe Dr. Roger Orlandi Folkis, sócio proprietário do Peixinho Feliz, e Márcia Sales, coordenadora pedagógica, para falar sobre educação e desenvolvimento infantil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cleitinho Transforma Senado em Happy Hour Anti-STF: Whisky na Mão e Impeachment na Boca!

“Enquanto o povo conta moedas, ministros brindam com Macallan de luxo – hora de abrir o bar e fechar as contas!”
L
Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Emenda parlamentar amplia estrutura da Santa Casa e beneficia moradores dos municípios da região central de Rondônia.
L
CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

Colegiado quer investigar elo entre Banco Master e descontos indevidos em aposentadorias; convocação de Laila Pereira é remarcada pela terceira vez.
L
Itamaraty vê "ingerência indevida" em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Itamaraty vê “ingerência indevida” em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Ministro Mauro Vieira alerta STF que encontro de funcionário dos EUA com ex-presidente preso pode interferir em assuntos internos em ano eleitoral.
L
PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

Ações voltaram a tramitar após cassação de mandato; ex-diretor da Abin e ex-deputado federal permanece foragido nos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Operação da DEPCA ocorreu no distrito de São Carlos, em Porto Velho; dispositivos eletrônicos foram apreendidos para perícia.
14
Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

As primeiras informações dão conta que testemunhas contaram ter visto a casa ser demolida, em seguida, a vítima acabou ficando embaixo dos escombros.
16
PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

Entorpecente estava oculto em cadeiras de madeira.
10
Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Suspeito foi localizado no bairro Ulisses Guimarães; veículo era utilizado para a prática de assaltos na região.
12
Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Entorpecentes foram detectados pelo scanner corporal durante revista para visita ao filho na Penitenciária 603.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Autorização Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Autorização Ambiental Nº 013.000005/2026-35/COLMAM/SEDAM
L

Recebimento da Licença Ambiental (LI): CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Instalação Nº 007.000027/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab entrega 98 equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura indígena em Mato Grosso

Ação beneficia povos Bakairi e Xavante com kits de mecanização e mini colheitadeiras; evento também marca doação de alimentos para Cozinhas Solidárias.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Conab divulga nesta sexta-feira levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Apresentação ao vivo trará dados atualizados sobre produção e produtividade em meio a expectativas de novo recorde histórico para o campo brasileiro.
L
Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Após 1.280 dias de paralisação, funcionários aceitam plano de quitação de R$ 230 milhões em dívidas; fábrica de Jacareí retoma operações em abril.
L
Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Estudo inédito revela que solo de veredas guarda “bombas de carbono” acumuladas há mais de 20 mil anos; degradação do bioma ameaça clima global.
L

Gazin Porto Velho perde para o Atlético-GO e se despede da Copa do Brasil diante de estádio lotado

Com mais de 4 mil torcedores no Aluízio Ferreira, Gazin Porto Velho é derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil, em noite histórica para o futebol rondoniense.
L
Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Campanha Março Azul orienta população sobre diagnóstico precoce do câncer colorretal e a importância de exames na rede pública estadual
L