Oficialmente, o verão começou às 05h20 (horário de Rondônia) e segue até o dia 20 de março de 2025. O que muda com a chegada do fenômeno?
De acordo com o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação chega trazendo dias mais longos que as noites. Além disso, o clima será marcado por chuvas intensas, ventos fortes e temporais.
Outra condição atmosférica trazida pelo verão, segundo o Inmet, inclui a possibilidade de queda de granizo, ventos com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas, ou seja, mais raios atingindo a Terra.
Com esse cenário, as chuvas serão mais frequentes e praticamente em todo o Brasil. Os volumes, de acordo com o Inmet, podem superar os 400 milímetros.
Os menores volumes de chuva são esperados no extremo sul do Rio Grande do Sul, no nordeste de Roraima e no leste do Nordeste, onde geralmente os totais são inferiores a 400 mm.
Já na Região Norte e no Centro-Oeste, o órgão indica os maiores volumes de chuva, com precipitações entre 700 e 1100 milímetros.