O período é de invernada, ou seja, um cenário de muita chuva que se estende de dezembro até meados de maio de 2025. Na Região Norte, a chuva tem ditado a regra a cada semana, assim como os acumulados que vêm aumentando no decorrer desta temporada.
Como acontece todas as semanas, o News Rondônia traz para você, internauta, um levantamento do tempo em todo o estado, com as ocorrências previstas para os próximos dez dias. Com base em dados da empresa MetSul e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “70% da chuva anual acontece, justamente, nesse período de inverno”.
Entre terça-feira (17) e o dia 26 de dezembro, as chuvas nesta parte do país deverão cair de forma intensa e com volumes elevadíssimos. No mapa das torrentes aparecem Rondônia, Acre, Amazonas, parte do Pará, Roraima, Amapá e Tocantins.
São estados que amargaram um período de secura extrema, inclusive com a baixa de seus principais rios. Muitos deles se tornaram alvos de ações criminosas, como incêndios florestais.
Nestes estados, os acumulados ficarão entre 150 e 200 milímetros. É muita chuva para cair. Além disso, a previsão pontua essas chuvas nessas áreas diante da ocorrência de ventos intensos e, inclusive, da presença de trovões e raios.