A semana começa revelando os estados onde mais choverá. De acordo com informações do MetSul e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas não darão trégua no Amazonas, Acre, metade do Pará e Tocantins.
Embora não se destaque como na semana anterior, o estado de Rondônia figura na lista com chuvas dentro de um padrão escalonado, mas sem a mesma intensidade registrada na última semana. Entre o Norte e Noroeste de Rondônia, os níveis se concentrarão entre 40 e 45 milímetros.
Do Sudoeste ao Sul, esses níveis já serão mais elevados. As localidades desta região deverão se preparar para chuvas com volumes entre 75 e 100 milímetros. Já em uma pequena faixa central do estado rondoniense, os níveis não ultrapassarão os 30 milímetros.
Para esta segunda-feira (16), o Inmet coloca todo o estado de Rondônia dentro da faixa de alerta para chuvas intensas com perigo potencial. As precipitações previstas variam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. O satélite GOES-16 mostra parte do Sul sendo atingida por fortes chuvas ainda hoje.