Com a chegada de dezembro, o tão esperado inverno amazônico começa a se instalar gradativamente, trazendo as características chuvas abundantes. O destaque desta sexta-feira (13), que deverá se estender para a próxima semana, é o excesso de precipitação em praticamente toda a Região Norte do Brasil.
Esse cenário, típico das torrentes que atingem os estados da Região Norte, traz alívio após uma crise climática marcada por uma estiagem sem precedentes na história da Amazônia. A Floresta Amazônica, bem como a população local, comemora a redução das temperaturas, das queimadas e dos incêndios criminosos.
Segundo informações da Metsul, a tendência é que as chuvas nesta parte do país aumentem gradativamente nas próximas semanas. Para os estados com os maiores acumulados previstos, Rondônia e Acre se destacam, com precipitações variando entre 100 e 150 milímetros.
Alerta no Acre
O estado do Acre exige atenção especial, já que alguns municípios deverão ser impactados por chuvas extremas ainda nesta sexta-feira. Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia receberão a maior carga dessas precipitações, previstas para ocorrer por volta das 13h. Esse clima, que se forma na Região Sul da Amazônia peruana, também deverá atingir a capital Rio Branco.