SEGUNDA-FEIRA, 22/12/2025
Publicidade

Em destaque

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste

Por VITOR ABDALA* - ENVIADO ESPECIAL - 20

Publicado em 

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Peças-chave no processo de inovação na economia brasileira, os parques tecnológicos reúnem universidades e empresas com apoio de governos para transformar ideias em produtos e serviços inovadores para o mercado. Neste mês, completam-se quatro décadas de criação dos dois parques mais antigos ainda em operação: de São Carlos, em São Paulo, e de Campina Grande, na Paraíba.

Passados 40 anos, esse ambiente de conexão entre pesquisa, inovação e mundo empresarial se expandiu no país. Dados da plataforma InovaData, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mostram que existem no país 64 parques tecnológicos em operação.

Além deles, há 29 em processo de implantação e oito sendo planejados. Para a diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI, Sheila Pires, esses parques são importantes para estratégias de desenvolvimento do país nas áreas de ciência e tecnologia, transição energética e bioeconomia, por exemplo.

“Há um espaço muito propício para que esses ambientes de inovação sejam mais do que parceiros. Mas que eles sejam protagonistas para que a gente possa alcançar o que essas políticas estão buscando, que é maior sustentabilidade, desenvolvimento e inclusão. Enfim, tornar o Brasil reconhecido pelo seu talento, pela sua inovação, pela sua tecnologia e um país que tenha uma indústria competitiva, de ponta”, afirmou Sheila.

O Parque de Inovação Tecnológica (PIT), complexo de inovação e empreendedorismo que abriga diversas empresas de alta tecnologia, é a sede da Conferência Anprotec 2024. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo ela, o Brasil tem uma história muito bem-sucedida em termos de parques tecnológicos, mas ainda há muito espaço para crescer, principalmente em termos de ampliar a interiorização e criar mais polos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A gente tem quase uma centena de parques [contando com aqueles em projeto], mas a maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. E ainda assim, nas regiões Sul e Sudeste, muitos deles estão nas regiões metropolitanas. A gente precisa interiorizar mais isso. E tem muito espaço para crescer nas outras regiões. Na região Norte, por exemplo, só tem um parque tecnológico, no Pará, que é o PCT-Guamá. A gente tem notícias de outras duas iniciativas que estão sendo desenhadas. Mas são nove estados na região Norte, então tem muito espaço para crescer”.

A presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Adriana Ferreira de Faria, destaca que as cerca de 3 mil empresas abrigadas pelos parques tecnológicos têm um impacto importante localmente e também no cenário nacional.

“Essas empresas fecharam o ano passado, por exemplo, com faturamento da ordem de R$ 15 bilhões e geraram mais de 75 mil empregos. Se a gente pegar toda a política pública no Brasil de apoio a esses ambientes nos últimos 30 anos, talvez estejamos falando de investimentos públicos da ordem de R$ 7 bilhões. Então o resultado dessas empresas demonstra a importância desses ambientes para o desenvolvimento”.

Segundo Adriana, que também é diretora-executiva do TecnoParq, o parque tecnológico de Viçosa (MG), a perspectiva para o setor no país é boa, uma vez que grande parte dos parques ainda é jovem. “Quando esses parques atingirem a maturidade, que normalmente ocorre com 20, 25 anos, esses números serão infinitamente melhores”.

História

O ano era 1984 e o país se preparava para encerrar uma ditadura que já se arrastava por 20 anos. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na época, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, percebeu a importância de conectar centros de pesquisa com o meio empresarial, de modo a estimular a inovação na economia.

O movimento de criação desses locais de conexão entre os dois mundos, acadêmico e corporativo, os parques tecnológicos, começou na década de 50 nos Estados Unidos, ganhando força nos anos 70, com sua expansão na Europa e na Ásia. O Brasil estava ficando para trás.

“[Lá fora] estava sendo feito um esforço de governos para criar pontos de ligação entre as universidades, os centros de pesquisa, e o mercado, para fazer um sistema de transferência de tecnologia, de conhecimento, via apoio às startups, as empresas de base tecnológica. O Lynaldo compreendeu a importância disso, que o Brasil não podia ficar de fora desse esforço”, explica o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sylvio Goulart Rosa Júnior.

Em 84, portanto, Lynaldo Albuquerque decidiu criar um programa nacional de parques tecnológicos, que daria origem aos primeiros espaços desse tipo no país. Entre os pioneiros, estariam dois parques que até hoje estão em funcionamento: o de Campina Grande, na Paraíba, e o de São Carlos, em São Paulo.

Pioneirismo

O professor Sylvio Goulart participou do processo de criação do Parque de São Carlos, cidade localizada a 230 quilômetros da capital paulista, em 16 de dezembro de 1984. Foi o presidente do centro, por vários anos, e hoje é diretor técnico.

“No comecinho de 85, a gente conseguiu incubar a primeira empresa, a Opto Eletrônica, em 2 de janeiro. Fomos a primeira incubadora da América Latina”, revela Goulart. “Essa empresa nasceu dentro da oficina de ótica de precisão do Instituto de Física [da USP, em São Carlos] e está lá até hoje”.

A primeira empresa incubada por um parque tecnológico do país também foi a primeira do hemisfério sul a produzir laser e a primeira do país a fabricar um leitor de código de barras para uso em supermercados. Posteriormente começou a produzir equipamentos de uso médico.

Segundo Sylvio Goulart, o parque tecnológico, que surgiu a partir da junção de universidades como a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de instituições de pesquisa como a Embrapa, revolucionou a cidade.

“São Carlos é uma cidade pequena, com 250 mil habitantes, e para cada 100 habitantes, a gente tem uma pessoa com doutorado. Na nossa incubadora, tem hoje 30 empresas e praticamente todos os donos têm doutorado. Em alguns grupos de pesquisa [das universidades], a pesquisa dá o título [acadêmico], dá a patente e, algumas vezes, dá a empresa. O cara sai com uma empresa da universidade e a gente incuba”, conta.

O professor conta que as empresas incubadas pelo parque tecnológico geram riqueza, através do pagamento de tributos e do consequente investimento desses tributos na cidade.

“Então a cidade é pequena, no interior do estado, e tem uma qualidade de vida relativamente boa, com problemas de infraestrutura mais ou menos resolvidos, bons hospitais e boas escolas”.

São José dos Campos

Apesar dos parques tecnológicos só terem surgido como instituições oficialmente estabelecidas na década de 80, o município de São José dos Campos, também em São Paulo, considera-se sede do primeiro polo de tecnologia no país, já que é sede da gigante na fabricação de aviões Embraer, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), criados entre as décadas de 1940 e 60.

O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) só seria criado em 2006. Atualmente reúne sede ou escritórios de quase 400 empresas, principalmente voltadas para a área aeroespacial, mas também atrai outros setores tecnológicos e prestadores de serviços para as indústrias e para os funcionários do próprio parque.

Uma dessas empresas é a Tria Software, criada cinco anos atrás com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para outras empresas. “Para nós, é muito estratégico ter uma sala no PIT porque nos possibilita uma troca com outras grandes empresas de tecnologia, um ambiente de muita inovação e muita colaboração. E a gente sabe que isso é essencial para impulsionar nosso desenvolvimento”, afirma a gerente de marketing da empresa, Angela Moura.

No PIT, também podem ser encontrados polos universitários e escritórios de órgãos governamentais, como a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Esses ambientes de inovação são espaços apropriados para que a gente possa gerar inovação, entendendo que essa inovação vem, muitas vezes, de uma pesquisa científica. Ela surge lá numa bancada [de um laboratório universitário] e passa a ter uma aplicação direto no mercado”, afirma Sheila Pires, do MCTI. “Os parques tecnológicos ajudam a gerar novas empresas, fazem a articulação com grandes empresas, atraem investidores e trazem profissionais de ciência e de tecnologia”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Educação de trânsito é reforçada em Porto Velho

Educação de trânsito é reforçada em Porto Velho

Ações orientam condutores sobre faixas de pedestres e vagas reservadas.
L
Rondônia completa 44 anos e reforça protagonismo nacional

Rondônia completa 44 anos e reforça protagonismo nacional

Estado jovem celebra desenvolvimento econômico, social e ambiental.
L
Cras Elizabeth Paranhos encerra oficinas do PAIF com ação solidária

Cras Elizabeth Paranhos encerra oficinas do PAIF com ação solidária

Parceria com consórcio leva doações e reforça vínculos familiares.
L
Adolescentes da Casa da Juventude participam de passeio no Rio Madeira

Adolescentes da Casa da Juventude participam de passeio no Rio Madeira

Atividade cultural promove lazer, autoestima e conexão com a história local.
L
MPRO e Rede Lilás dialogam com imprensa sobre cobertura de violência contra mulher

MPRO e Rede Lilás dialogam com imprensa sobre cobertura de violência contra mulher

Encontro debate revitimização e impactos jurídicos das notícias.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar Municipal 2026 começam em janeiro

Inscrições da Chamada Escolar Municipal 2026 começam em janeiro

Cadastro para vagas na rede municipal ocorre entre 8 e 15.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Valor médio do benefício chega a R$ 691,37 em dezembro com a inclusão de adicionais para gestantes, crianças e nutrizes em todo o país.
L
Flávio Dino suspende trecho de projeto que libera orçamento secreto

Flávio Dino suspende trecho de projeto que libera orçamento secreto

Ministro do Supremo Tribunal Federal barra revalidação de R$ 3 bilhões em emendas parlamentares alegando incompatibilidade com a responsabilidade fiscal.
L
Domingão da CDL encerra 2025 com sucesso na 7 de Setembro

Domingão da CDL encerra 2025 com sucesso na 7 de Setembro

Evento consolida ações que fortaleceram o comércio local.
L

Sorteio do Dezembro Especial já aconteceu e distribuiu prêmios; veja quem faturou

A edição premiou com o valor principal de R$ 104 mil, além de quatro prêmios de R$ 4 mil e 40 Giros da Sorte de R$ 500, garantindo muita comemoração entre os participantes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa alerta sobre impacto das BETs em Rondônia

Samuel Costa alerta sobre impacto das BETs em Rondônia

Pré-candidato aponta endividamento e defende ampliação dos CAPS.
L

Maduro chama forças dos EUA de “corsários” após apreensão de terceiro petroleiro no Caribe

Em meio a uma escalada militar sem precedentes, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu ao cerco naval dos Estados Unidos classificando as ações como “terrorismo psicológico”.
L

Brasil e Uruguai não assinam comunicado da Argentina sobre crise na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não assinar o documento liderado por Javier Milei durante a cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu.
L

OPINIÃO DE PRIMEIRA: STF Ignora Emenda á Constituição Pelo Marco Temporal e Mais Uma Vez Decide a Favor Do Governo

Ocorreu mais uma vez, quando o STF formou maioria (todos os votos foram de ministros ou indicados ou aliados ao atual governo socialista) para considerar inconstitucional o Marco Temporal, aquele em que as áreas indígenas só podem assim ser consideradas se pertencentes aos índios antes de 1988.
L
STF anula parte da investigação contra governador do Acre

STF anula parte da investigação contra governador do Acre

Decisão reconhece irregularidades em apuração da Polícia Federal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Corpo em decomposição é encontrado no rio Machado com sinais de violência

Corpo em decomposição é encontrado no rio Machado com sinais de violência

Cadáver apresentava crânio esmagado e perfurações no tórax; vítima possui tatuagem com o nome Fernanda e foi localizada em Presidente Médici.
18
Polícia Militar presta socorro a mulher intoxicada em comércio

Polícia Militar presta socorro a mulher intoxicada em comércio

Atuação rápida de guarnição garantiu atendimento médico urgente após vítima apresentar quadro grave por possível ingestão de produto de limpeza.
12
Acidente na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa condutor ferido

Acidente na zona rural de Governador Jorge Teixeira deixa condutor ferido

Polícia Militar constata embriaguez e falta de habilitação em motorista localizado inconsciente na Linha 623 após perda de controle em curva.
14
Ação conjunta da PM e PRF apreende mais de 338 kg de drogas

Ação conjunta da PM e PRF apreende mais de 338 kg de drogas

Policiais localizaram veículo abandonado em travessão com carregamento de cocaína e skunk; suspeitos fugiram para área de mata fechada em Rondônia.
10
Mãe e dois filhos morrem em acidente na rodovia MT 243

Mãe e dois filhos morrem em acidente na rodovia MT 243

Família em caminhonete Ford Ranger colidiu contra a traseira de um caminhão bitrem parado; pai e um dos filhos sobreviveram ao impacto.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil recaptura foragido de facção em operação entre Rondônia e Mato Grosso

Mulheres são esfaqueadas durante briga em residência

Confronto com facas entre Jociane Almeida e Daiany Carla deixou ambas gravemente feridas no bairro Boa Esperança; polícia investiga o caso.
16
Apenado é encontrado morto em presídio na capital

Apenado é encontrado morto em presídio na capital

Detento Wellington Mendes de Sousa foi localizado sem vida por outros internos na zona rural de Porto Velho; perícia técnica investiga a causa da morte.
18
Acidente entre moto e camioneta deixa homem ferido em RO

Acidente entre moto e camioneta deixa homem ferido em RO

Colisão transversal ocorreu no bairro Planalto após conversão de veículo. Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura.
12
Polícia Militar prende faccionada com drogas em blitz

Polícia Militar prende faccionada com drogas em blitz

Abordagem ocorreu durante Operação Lei Seca na avenida Aracaju e resultou na apreensão de quase 500 gramas de crack e outras substâncias.
10
Três detentos fogem de Presídio após contagem noturna

Três detentos fogem de Presídio após contagem noturna

Forças de segurança realizam buscas na região para recapturar Kelson Lucas, Magno Pereira e Bruno Maurício, que escaparam da unidade.
14
Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Ação de humanização leva crianças ao Parque da Cidade.
L
Suspeito de furtos recorrentes é detido por comerciante no Cristo Rei

Suspeito de furtos recorrentes é detido por comerciante no Cristo Rei

Homem de 35 anos que acumula passagens pela polícia foi obrigado a devolver material de construção furtado na avenida Melvin Jones.
14
Turismo de Rondônia cresce em 2025 com foco sustentável

Turismo de Rondônia cresce em 2025 com foco sustentável

Ecoturismo e presença internacional impulsionam setor no estado.
L
Operação recupera maquinário de R$ 2 milhões furtado

Operação recupera maquinário de R$ 2 milhões furtado

Ação conjunta entre polícias de Rondônia e agentes federais localiza equipamentos de terraplanagem em três cidades do estado.
12
Mulher morre esmagada por carreta na BR 435 em RO

Mulher morre esmagada por carreta na BR 435 em RO

Vítima de 42 anos residia em Ariquemes e estava no distrito de Nova Conquista para passar o Natal com a família quando ocorreu o acidente.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.