SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização

Maioria está em regiões metropolitanas do Sul e do Sudeste

Por VITOR ABDALA* - ENVIADO ESPECIAL - 20

Publicado em 

Com 64 parques tecnológicos, desafio do Brasil agora é interiorização
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Peças-chave no processo de inovação na economia brasileira, os parques tecnológicos reúnem universidades e empresas com apoio de governos para transformar ideias em produtos e serviços inovadores para o mercado. Neste mês, completam-se quatro décadas de criação dos dois parques mais antigos ainda em operação: de São Carlos, em São Paulo, e de Campina Grande, na Paraíba.

Passados 40 anos, esse ambiente de conexão entre pesquisa, inovação e mundo empresarial se expandiu no país. Dados da plataforma InovaData, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) mostram que existem no país 64 parques tecnológicos em operação.

Além deles, há 29 em processo de implantação e oito sendo planejados. Para a diretora de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI, Sheila Pires, esses parques são importantes para estratégias de desenvolvimento do país nas áreas de ciência e tecnologia, transição energética e bioeconomia, por exemplo.

“Há um espaço muito propício para que esses ambientes de inovação sejam mais do que parceiros. Mas que eles sejam protagonistas para que a gente possa alcançar o que essas políticas estão buscando, que é maior sustentabilidade, desenvolvimento e inclusão. Enfim, tornar o Brasil reconhecido pelo seu talento, pela sua inovação, pela sua tecnologia e um país que tenha uma indústria competitiva, de ponta”, afirmou Sheila.

O Parque de Inovação Tecnológica (PIT), complexo de inovação e empreendedorismo que abriga diversas empresas de alta tecnologia, é a sede da Conferência Anprotec 2024. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo ela, o Brasil tem uma história muito bem-sucedida em termos de parques tecnológicos, mas ainda há muito espaço para crescer, principalmente em termos de ampliar a interiorização e criar mais polos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A gente tem quase uma centena de parques [contando com aqueles em projeto], mas a maioria está concentrada nas regiões Sul e Sudeste. E ainda assim, nas regiões Sul e Sudeste, muitos deles estão nas regiões metropolitanas. A gente precisa interiorizar mais isso. E tem muito espaço para crescer nas outras regiões. Na região Norte, por exemplo, só tem um parque tecnológico, no Pará, que é o PCT-Guamá. A gente tem notícias de outras duas iniciativas que estão sendo desenhadas. Mas são nove estados na região Norte, então tem muito espaço para crescer”.

A presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Adriana Ferreira de Faria, destaca que as cerca de 3 mil empresas abrigadas pelos parques tecnológicos têm um impacto importante localmente e também no cenário nacional.

“Essas empresas fecharam o ano passado, por exemplo, com faturamento da ordem de R$ 15 bilhões e geraram mais de 75 mil empregos. Se a gente pegar toda a política pública no Brasil de apoio a esses ambientes nos últimos 30 anos, talvez estejamos falando de investimentos públicos da ordem de R$ 7 bilhões. Então o resultado dessas empresas demonstra a importância desses ambientes para o desenvolvimento”.

Segundo Adriana, que também é diretora-executiva do TecnoParq, o parque tecnológico de Viçosa (MG), a perspectiva para o setor no país é boa, uma vez que grande parte dos parques ainda é jovem. “Quando esses parques atingirem a maturidade, que normalmente ocorre com 20, 25 anos, esses números serão infinitamente melhores”.

História

O ano era 1984 e o país se preparava para encerrar uma ditadura que já se arrastava por 20 anos. O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na época, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, percebeu a importância de conectar centros de pesquisa com o meio empresarial, de modo a estimular a inovação na economia.

O movimento de criação desses locais de conexão entre os dois mundos, acadêmico e corporativo, os parques tecnológicos, começou na década de 50 nos Estados Unidos, ganhando força nos anos 70, com sua expansão na Europa e na Ásia. O Brasil estava ficando para trás.

“[Lá fora] estava sendo feito um esforço de governos para criar pontos de ligação entre as universidades, os centros de pesquisa, e o mercado, para fazer um sistema de transferência de tecnologia, de conhecimento, via apoio às startups, as empresas de base tecnológica. O Lynaldo compreendeu a importância disso, que o Brasil não podia ficar de fora desse esforço”, explica o professor da Universidade de São Paulo (USP) Sylvio Goulart Rosa Júnior.

Em 84, portanto, Lynaldo Albuquerque decidiu criar um programa nacional de parques tecnológicos, que daria origem aos primeiros espaços desse tipo no país. Entre os pioneiros, estariam dois parques que até hoje estão em funcionamento: o de Campina Grande, na Paraíba, e o de São Carlos, em São Paulo.

Pioneirismo

O professor Sylvio Goulart participou do processo de criação do Parque de São Carlos, cidade localizada a 230 quilômetros da capital paulista, em 16 de dezembro de 1984. Foi o presidente do centro, por vários anos, e hoje é diretor técnico.

“No comecinho de 85, a gente conseguiu incubar a primeira empresa, a Opto Eletrônica, em 2 de janeiro. Fomos a primeira incubadora da América Latina”, revela Goulart. “Essa empresa nasceu dentro da oficina de ótica de precisão do Instituto de Física [da USP, em São Carlos] e está lá até hoje”.

A primeira empresa incubada por um parque tecnológico do país também foi a primeira do hemisfério sul a produzir laser e a primeira do país a fabricar um leitor de código de barras para uso em supermercados. Posteriormente começou a produzir equipamentos de uso médico.

Segundo Sylvio Goulart, o parque tecnológico, que surgiu a partir da junção de universidades como a USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de instituições de pesquisa como a Embrapa, revolucionou a cidade.

“São Carlos é uma cidade pequena, com 250 mil habitantes, e para cada 100 habitantes, a gente tem uma pessoa com doutorado. Na nossa incubadora, tem hoje 30 empresas e praticamente todos os donos têm doutorado. Em alguns grupos de pesquisa [das universidades], a pesquisa dá o título [acadêmico], dá a patente e, algumas vezes, dá a empresa. O cara sai com uma empresa da universidade e a gente incuba”, conta.

O professor conta que as empresas incubadas pelo parque tecnológico geram riqueza, através do pagamento de tributos e do consequente investimento desses tributos na cidade.

“Então a cidade é pequena, no interior do estado, e tem uma qualidade de vida relativamente boa, com problemas de infraestrutura mais ou menos resolvidos, bons hospitais e boas escolas”.

São José dos Campos

Apesar dos parques tecnológicos só terem surgido como instituições oficialmente estabelecidas na década de 80, o município de São José dos Campos, também em São Paulo, considera-se sede do primeiro polo de tecnologia no país, já que é sede da gigante na fabricação de aviões Embraer, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), criados entre as décadas de 1940 e 60.

O Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT) só seria criado em 2006. Atualmente reúne sede ou escritórios de quase 400 empresas, principalmente voltadas para a área aeroespacial, mas também atrai outros setores tecnológicos e prestadores de serviços para as indústrias e para os funcionários do próprio parque.

Uma dessas empresas é a Tria Software, criada cinco anos atrás com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para outras empresas. “Para nós, é muito estratégico ter uma sala no PIT porque nos possibilita uma troca com outras grandes empresas de tecnologia, um ambiente de muita inovação e muita colaboração. E a gente sabe que isso é essencial para impulsionar nosso desenvolvimento”, afirma a gerente de marketing da empresa, Angela Moura.

No PIT, também podem ser encontrados polos universitários e escritórios de órgãos governamentais, como a sede do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

“Esses ambientes de inovação são espaços apropriados para que a gente possa gerar inovação, entendendo que essa inovação vem, muitas vezes, de uma pesquisa científica. Ela surge lá numa bancada [de um laboratório universitário] e passa a ter uma aplicação direto no mercado”, afirma Sheila Pires, do MCTI. “Os parques tecnológicos ajudam a gerar novas empresas, fazem a articulação com grandes empresas, atraem investidores e trazem profissionais de ciência e de tecnologia”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

Reunião com Detran, BPTran, Semtran e Hospital João Paulo II busca ampliar fiscalização da Lei Seca e evitar sobrecarga no SUS durante o período carnavalesco.
L
Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Programa coordenado pela Semad leva coleta de exames diretamente aos locais de trabalho, inclui aplicativo de acompanhamento e prioriza intervenções precoces para reduzir afastamentos.
L
Banqueiro do Master recusa acesso a celular em depoimento à PF

Banqueiro do Master recusa acesso a celular em depoimento à PF

Daniel Vorcaro alegou necessidade de proteger a vida privada ao se negar a fornecer senhas de aparelho apreendido em investigação sobre fraudes de R$ 17 bilhões.
L
Acareação revela versões opostas de banqueiro e ex-gestor do BRB

Acareação revela versões opostas de banqueiro e ex-gestor do BRB

Depoimentos realizados pela Polícia Federal expõem divergências sobre a origem de créditos bilionários em investigação que apura fraudes financeiras no Banco Master.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Prêmio principal do concurso 2.966 não teve ganhadores nesta quinta-feira, elevando o montante estimado para o próximo sorteio após onze rodadas consecutivas sem vencedores.
L
Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Beneficiários com NIS de final zero recebem o benefício nesta sexta-feira, consolidando o atendimento a mais de 18 milhões de famílias em todo o território nacional.
L

Pregão da Saúde em Rondônia levanta questionamentos sobre tributação e impacto aos municípios

Contratação de transporte inter-hospitalar é alvo de críticas por possível subtributação do ISS e prejuízo à arrecadação municipal
L
Pagamentos da malha fina de janeiro são liberados pelo Fisco

Pagamentos da malha fina de janeiro são liberados pelo Fisco

Mais de 182 mil contribuintes recebem cerca de R$ 403 milhões em restituições residuais após regularizarem pendências com a Receita Federal nesta sexta-feira.
L
Exército realiza seleção para alistamento de homens e mulheres

Exército realiza seleção para alistamento de homens e mulheres

Primeira etapa com participação feminina acontece na próxima quarta-feira em Brasília, marcando uma mudança histórica no processo de incorporação das Forças Armadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
STF levanta sigilo de oitivas sobre irregularidades no Banco Master

STF levanta sigilo de oitivas sobre irregularidades no Banco Master

Ministro Dias Toffoli autoriza acesso a depoimentos de banqueiro e ex-gestor do BRB em inquérito que apura rombo bilionário e tentativa de compra de ativos.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política, pedágio suspenso, obras e eleições acirram debate em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política, pedágio suspenso, obras e eleições acirram debate em Rondônia

Entre denúncias de corrupção nacional, liminar que interrompeu cobrança na BR-364, investimentos em rodovias e articulações partidárias, o cenário político e social segue em ebulição.
L
Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Câmara prioriza programa Gás do Povo no retorno legislativo

Governo Federal busca aprovar medida que oferece recarga gratuita de botijões para 15 milhões de famílias vulneráveis na volta dos trabalhos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida 25 de Agosto com a Rua H, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na noite desta quinta-feira.
10
Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Vítima foi encontrada decapitada e com orelha arrancada; seis adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no homicídio.
16
Polícia prende suspeitos e recupera veículo em operação na fronteira

Polícia prende suspeitos e recupera veículo em operação na fronteira

Ações do BPFRON em Guajará-Mirim resultaram na prisão de três pessoas por receptação e na recuperação de um Renault Duster furtado durante a Operação Protetor.
14
Moradora pioneira de Vilhena morre aos 69 anos após passar mal

Moradora pioneira de Vilhena morre aos 69 anos após passar mal

Cleusa Alves Reis residia no município há mais de quatro décadas e teve passagens profissionais marcantes em empresas locais e residências de autoridades.
18
Homem dispara dez vezes e mata cão em ponto de ônibus em São Paulo

Homem dispara dez vezes e mata cão em ponto de ônibus em São Paulo

Imagens de câmeras de segurança revelam crueldade em plena avenida na zona leste; crime ocorreu durante discussão e o agressor fugiu logo após os disparos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

Inscrições começaram nesta quinta-feira (29) para formações presenciais com início em março, voltadas a jovens de 14 a 23 anos e alinhadas às demandas do setor industrial.
L

Recebimento da Licença Ambiental: WALDEMIR IVAL LOTO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 015/2026/SEMMA/PMV
L
OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

Organização Mundial da Saúde confirma que monitoramento de contatos não detectou novos casos após infecções confirmadas, mantendo o alerta em nível reduzido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CERAMICA TRES IRMÃOS LTDA (CERAMICA VERA CRUZ)

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Operação Flégias desarticula ataque criminoso contra provedores de internet

Operação Flégias desarticula ataque criminoso contra provedores de internet

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de incendiar rede de transmissão em Porto Velho após tentativa de extorsão por facção criminosa contra empresas do setor.
10
Ministério da Fazenda nega alta de impostos sobre reciclagem

Ministério da Fazenda nega alta de impostos sobre reciclagem

Governo esclarece que reforma tributária garante isenção total para catadores e cooperativas, além de permitir o aproveitamento de créditos em toda a cadeia produtiva.
L
Mano Menezes é anunciado como novo técnico da seleção do Peru

Mano Menezes é anunciado como novo técnico da seleção do Peru

Treinador brasileiro assina contrato de quatro anos com a Federação Peruana de Futebol focando no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2030 na Europa e África.
L

Requerimento de Outorga: CERAMICA TRES IRMÃOS LTDA (CERAMICA VERA CRUZ)

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Brasil Antenado: antenas digitais grátis chegam a RO

Brasil Antenado: antenas digitais grátis chegam a RO

Programa começa em Rondônia e vai instalar parabólicas digitais sem custo para famílias do CadÚnico em quatro municípios, garantindo TV aberta com qualidade digital.
L
Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas termina nesta sexta

Prazo para pequenos negócios renegociarem dívidas termina nesta sexta

Microempreendedores e pequenas empresas podem obter descontos de até 100% em juros e multas sobre débitos inscritos na dívida ativa da União até o fim do dia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.