SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

Sustentabilidade e influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram entre os assuntos; evento segue nesta sexta-feira (6).

Por Jaqueline Malta

Publicado em 

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

A programação do IV Fórum de Inovação, idealizado pela Prefeitura e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), deu continuidade à programação na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Assuntos voltados à sustentabilidade e a influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram em evidência, durante as rodadas de conversa, que contaram com a participação de representantes de órgãos públicos e privados.

O primeiro debate trouxe como tema “Porto Velho no contexto das cidades inteligentes e criativas”. O propósito foi justamente debater o futuro de um município, por meio da Inovação, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento, por meio da atuação de suas respectivas secretarias. É o que vem acontecendo, por exemplo, nas secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Licitação e de Planejamento.

A roda de conversa, dentro desse contexto, contou com a participação do secretário-adjunto municipal de Licitações (SML), César Augusto Wanderley Oliveira, do secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, da subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raísa Thomaz, tendo como mediador, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill. Na oportunidade, Raísa Thomaz destacou a importância da inovação no processo de compra por meio de licitação.

“A Sempog tem aplicado a inovação, desde meados de 2023, no fluxo de processos para as compras. De maneira muito prática, é feito plano de gastos, de forma informatizada, elencando todas as aquisições que deseja no ano seguinte. E isso é uma melhoria no fluxo processual, tornando-o mais claro. Tendo uma maior interação interna dentro da unidade e a mesma aponta o que deseja investir para o outro ano e, quando é feita a nova aquisição, a compra se torna mais assertiva. Ou seja, essa gestão tem sido inovadora desde a melhoria do fluxo procedimental a essas contrações, de forma mais integrada entre todas as unidades da Prefeitura. Assim como a Sempog, a SML e a Sema, também, apresentaram essas grandes inovações dentro de suas esferas”, detalhou Raísa.

Na sequência, a segunda rodada de conversa teve como tema, “GovTech, a transformação digital nos serviços da Prefeitura”. O debate contou com a participação do gestor nacional do CatalisaGov pelo Sebrae Nacional, Dario Jofily, do representante do Instituto Jataí, Eduardo Spanó, do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Piana e mediada pelo Head da Inovação do Sebrae, Rangel Miranda.

É a primeira vez que Dario Jofily vem a Rondônia e traz novidades para a capital. Ele explica sobre os marcos legais de startups de grande abrangência no cenário nacional, que traz outras oportunidades de compra pública. Isto é, outras formas, pelas quais, seja em nível municipal, estadual ou federal, pode contratar uma solução inovadora, um startup para solucionar um desafio público.

“Já existem no mercado, startups que conseguem escalar suas soluções através da tecnologia, que são focadas em atender o governo, o cidadão. Por meio desse segmento de empresas, que o poder público pode estar contratando-as para que possam solucionar problemas. Celebramos aqui, entre Sebrae Rondônia e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, essa parceria, em torno do CatalisaGov, que é um programa nacional que aplica uma metodologia de inovação aberta, em torno da compra pública de inovação”, explicou.

Outro tema relevante durante os debates foi “O papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico municipal”, mediado pelo professor Dr. Carlos André. Participaram desse debate o economista-chefe da Câmara de Comércio Brasil África em Rondônia e CEO da Coill Earth, Valdemar Camata, a professora-adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ladyslene de Paula e o representante da ESA/RO a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de Rondônia – OAB, Thiago Pinheiro.

Na visão de Camata, todo processo de produção e geração de riqueza começa pelo município. Dessa forma, inovar, no ponto da tecnologia, agrega, consequentemente, valor, acelera processos e há redução de custo.

“Por isso é de suma importância compreender a visão de que, quanto mais estímulo a busca por inovação nos municípios, mais rapidamente, a gente gera essa diferença que vai aumentar cada vez mais os passos em direção ao processo máximo buscado por todos. E a realização desse fórum prova que Porto Velho não é mais da mesma forma. É só observarmos o ambiente de inovação, para o ambiente de startups, para a parceria do Sebrae, é percebemos a quanto de pessoas estavam ávidas em se envolver. E quanto tem de inovação sendo gerada nesta cidade e o quanto que isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A realização do fórum não mostra só que é sucesso, como também é só o começo”, declarou.

A última rodada de conversas trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade nos processos produtivos de base”. A discussão contou com a presença do Diogo Hungria, do startup “Meu Pé de Árvore” e da sócia da startup Amazônia Vida Verde, Yara Bressan, tendo como mediadora, a representante da Sema, Adirleide Dias.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS

O Fórum de Inovação, a cada edição, tem atraído a participação de startups de diversos segmentos. Quem participa, enxerga a realização do fórum como oportunidade de apresentar seu projeto e ampliar a networking. É o que fez Yara Bressan, CEO da startup Amazônia Vida Verde.

Essa é a primeira vez que participa do fórum. “Nosso propósito em estar aqui é mostrar nossa startup, obter mais conhecimento sobre esse universo, nos conectarmos com outras pessoas, saber como a nossa startup pode participar de alguns processos no âmbito público”, declarou. A Startup de Yara decolou em junho deste ano, mas o trabalho já vem sendo semeado desde de 2020. Os produtos fitoterápicos têm agregado com a melhoria da qualidade de vida de muitos clientes, conforme feedbacks obtidos.

Tudo partiu de uma circunstância no seio da família. A busca por meios naturais para melhorar o estado de saúde da avó, acabou gerando insights para algo ainda maior. “Meu pai é pesquisador e foi em busca, por meio da natureza, de produzir um produto com bioativo da floresta amazônica, e isso trouxe um resultado significativo. A princípio não pensamos em abrir um negócio. Mas, agora, temos o portfólio de quatro medicamentos fitoterápicos. E tudo isso feito com o suporte do Sebrae. E, por meio desse cenário de vivência, levamos esperança para outras pessoas, através de produtos bioativos da nossa região, além de transformar isso em um negócio lucrativo. E hoje estamos aqui, expondo nossa startup com o anseio de obtermos mais conhecimento e expandir ainda mais o negócio”, afirmou.

Orgulho também para Tonny Smaylon, CEO da Licita e Preço. “Um match perfeito entre o poder público e o empresário”, que teve a oportunidade de expor a solução de sua startup, no IV Fórum de Inovação.

“É a primeira vez que participo do fórum. A ideia da startup nasceu diante da dificuldade que identificamos que o governo tem nas compras públicas. Visando isso, pegamos a solução. Criamos uma plataforma, onde o governo irá entrar lá e terá todo tipo de cotação e orçamento que ele precisa para agilizar o processo licitatório. Essa dificuldade acabou trazendo essa solução. E por outro lado, o empresário não tem conhecimento de licitação pública. Então ele entra na plataforma, cadastra o produto e o seu serviço e lá dá aquele match perfeito”, explicou Smaylon, frisando que sua startup está em fase de elaboração de protótipo.

PROPÓSITO

A proposta do fórum é enfatizar a inovação no setor público, com foco na criação de novas políticas públicas de inovação, mediante a apresentação de painéis, palestras e exposição de startups, entre outras ações de alto nível.

O evento reúne gestores e servidores públicos do município, investidores, empresários, representantes de associações ou cooperativas voltadas aos diversos setores produtivos, pesquisadores, professores, instituições de ensino superior, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral.

A programação encerra nesta sexta-feira (6), pelo período da tarde e pode ser acompanhada por transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Velho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Integração: MP reúne adolescentes e familiares

Ministério Público de Rondônia promove encontro entre adolescentes da unidade socioeducativa feminina, familiares e equipe técnica para fortalecer vínculos e acompanhamento institucional.
L
Ouvidoria do Detran-RO conquista 7º lugar em ranking nacional com o projeto “Sua Voz, Nossa Força”

Ouvidoria do Detran-RO conquista 7º lugar em ranking nacional com o projeto “Sua Voz, Nossa Força”

Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia é o único representante da região Norte premiado pela CGU em concurso de boas práticas.
L
Cooperação técnica com o Senai busca modernizar planejamento de obras

Cooperação técnica com o Senai busca modernizar planejamento de obras

Proposta prevê uso da metodologia BIM para aprimorar planejamento e gestão de obras em Porto Velho
L
Chuvas intensas avançam por Rondônia nesta segunda-feira

Chuvas intensas avançam por Rondônia nesta segunda-feira

Precipitações devem atingir o ápice a partir de terça-feira, quando todo o estado poderá registrar níveis 2 e 3 de chuva, principalmente nas áreas de fronteira com a Bolívia.
L
Homem envia telegrama para ex após ser bloqueado e caso viraliza nas redes sociais

Homem envia telegrama para ex após ser bloqueado e caso viraliza nas redes sociais

Mensagem irônica “Oi, você esqueceu de me bloquear nos Correios” surpreendeu internautas pelo uso de serviço tradicional para fins pessoais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Agenda entre Lula da Silva e Rodrigo Paz, da Bolívia, destaca construção da ponte binacional Guajará/Guayaramerín

Reunião no Palácio do Planalto reforça cooperação entre Brasil e Bolívia e inclui projeto de integração física entre as cidades de Guajará-Mirim e Guayaramerín.
L
Velocidade da internet: por que ela é essencial

Velocidade da internet: por que ela é essencial

Velocidade da internet influencia trabalho, estudos, streaming e uso simultâneo de dispositivos, tornando-se um fator essencial para produtividade e qualidade de conexão.
L

RondônCAP divulga ganhadores do sorteio deste domingo : prêmio de R$ 100 mil sai para Itapuã

Sorteio da 293ª edição do RondônCAP contemplou moradores de várias cidades de Rondônia, com destaque para o prêmio principal de R$ 100 mil entregue a Simone Y. R., de Itapuã.
L
Unidade de Saúde da Família fortalece atendimento no bairro Nacional

Unidade de Saúde da Família fortalece atendimento no bairro Nacional

Moradores destacam acolhimento e acompanhamento contínuo oferecido pela USF Ronaldo Aragão em Porto Velho.
L
Alckmin defende redução de R$ 0,64 no diesel e prioriza abastecimento

Alckmin defende redução de R$ 0,64 no diesel e prioriza abastecimento

Vice-presidente afirma que governo federal busca conter inflação e evitar desabastecimento em meio à alta do petróleo causada pela guerra no Oriente Médio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Bolsonaro apresenta melhora clínica em UTI, mas permanece sem previsão de alta

Ex-presidente trata broncopneumonia bacteriana no Hospital DF Star; boletim médico aponta resposta positiva aos antibióticos e recuperação da função renal.
L
Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nikolas Ferreira: narrativa sobre voo gera debate

Nelson Rodrigues, com sua verve irônica, já alertava: em política, até o mais doce dos políticos carece de senso moral. A frase, que soa como sentença definitiva, encontra eco em episódios recentes da cena nacional.
L
Lula parabeniza cinema brasileiro por cinco indicações ao Oscar 2026

Lula parabeniza cinema brasileiro por cinco indicações ao Oscar 2026

Presidente exalta talento de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura após participação histórica de “O Agente Secreto” e “Sonhos de Trem” na premiação.
L
II Diálogos Municipalistas destaca comunicação pública e relação com a imprensa em RO

II Diálogos Municipalistas destaca comunicação pública e relação com a imprensa em RO

Evento na Assembleia Legislativa reúne prefeitos e gestores para discutir estratégias de comunicação institucional, gestão pública e desenvolvimento regional.
L
Alexandre de Moraes autoriza transferência de condenados do caso Marielle para o RJ

Alexandre de Moraes autoriza transferência de condenados do caso Marielle para o RJ

Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa deixarão o sistema penitenciário federal para cumprir pena no complexo de Gericinó após decisão do STF.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Homem é preso em Candeias do Jamari por estupro e cárcere privado de mulher

Vítima de 28 anos foi mantida presa por dois dias sob agressões constantes; suspeito já possuía medida protetiva vigente e foi detido nesta segunda-feira.
16
Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Morador é detido após disparos de arma de fogo e descoberta de carne de capivara em RO

Polícia Militar apreendeu espingarda e munições escondidas sob cama; carne de animal silvestre no freezer reforça suspeita de caça ilegal na região do anel viário.
12
Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Homem agride companheira na frente de bebê e é preso com mandado de 30 anos em aberto

Suspeito tentou enganar a Força Tática fornecendo dados falsos após vizinhos denunciarem gritos em apartamento; vítima apresentava lesões graves no rosto.
16
Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Veículo furtado de residência é abandonado com danos após colisão em RO

Adolescentes invadiram quintal e levaram o carro enquanto morador tomava banho; proprietário localizou o automóvel batido em rua próxima.
10
Corpo de menina que desapareceu no Rio Jaru é encontrado após dias de buscas

Corpo de menina que desapareceu no Rio Jaru é encontrado após dias de buscas

A pequena Kiara, de 4 anos, estava desaparecida desde a última quinta-feira; corpo emergiu na manhã deste domingo (15) a cerca de 300 metros do local do acidente.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estação Soldado da Borracha: MP realiza visita

Estação Soldado da Borracha: MP realiza visita

GAEMA do Ministério Público de Rondônia realiza visita técnica à Estação Ecológica Soldado da Borracha para avaliar proteção ambiental e desafios da unidade.
L
Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

Estudante da Mediação Tecnológica conquista vaga em Medicina na Unir com apoio do MedTec-RO

O MedTec-RO continua a expandir sua atuação, provando ser uma ferramenta vital para que jovens do interior de Rondônia alcancem a formação acadêmica superior.
L
Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Além de suprir a demanda interna dos servidores, o edital busca fortalecer a identidade produtiva e a economia rural.
L

Recebimento da Licença Ambiental: TW PARTICIPACOES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAI)
L

Recebimento e Requerimento da Licença Ambiental: AUXILIADORA SALGADOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) SUL 188
L
Maternidade Mãe Esperança celebra 20 anos como referência em Porto Velho

Maternidade Mãe Esperança celebra 20 anos como referência em Porto Velho

Unidade municipal comemora duas décadas de fundação destacando o pioneirismo no atendimento humanizado e os avanços na saúde da mulher.
L
Samu agiliza atendimentos na Zona Leste com nova base estratégica em Porto Velho

Samu agiliza atendimentos na Zona Leste com nova base estratégica em Porto Velho

A estrutura junto à nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva e deve reduzir o tempo de resposta em atendimentos de emergência
L
Programa Centelha 3 oferece até R$ 80 mil para projetos inovadores em Rondônia

Programa Centelha 3 oferece até R$ 80 mil para projetos inovadores em Rondônia

O processo de seleção é realizado totalmente online e dividido em duas fases eliminatórias.
L

Requerimento de Autorização Ambiental Simplificada (AAS): MONTFARMA LTDA- ME

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL SIMPLIFICADA – AAS.
L