QUARTA-FEIRA, 28/01/2026

Em destaque

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

Sustentabilidade e influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram entre os assuntos; evento segue nesta sexta-feira (6).

Por Jaqueline Malta

Publicado em 

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

A programação do IV Fórum de Inovação, idealizado pela Prefeitura e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), deu continuidade à programação na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Assuntos voltados à sustentabilidade e a influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram em evidência, durante as rodadas de conversa, que contaram com a participação de representantes de órgãos públicos e privados.

O primeiro debate trouxe como tema “Porto Velho no contexto das cidades inteligentes e criativas”. O propósito foi justamente debater o futuro de um município, por meio da Inovação, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento, por meio da atuação de suas respectivas secretarias. É o que vem acontecendo, por exemplo, nas secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Licitação e de Planejamento.

A roda de conversa, dentro desse contexto, contou com a participação do secretário-adjunto municipal de Licitações (SML), César Augusto Wanderley Oliveira, do secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, da subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raísa Thomaz, tendo como mediador, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill. Na oportunidade, Raísa Thomaz destacou a importância da inovação no processo de compra por meio de licitação.

“A Sempog tem aplicado a inovação, desde meados de 2023, no fluxo de processos para as compras. De maneira muito prática, é feito plano de gastos, de forma informatizada, elencando todas as aquisições que deseja no ano seguinte. E isso é uma melhoria no fluxo processual, tornando-o mais claro. Tendo uma maior interação interna dentro da unidade e a mesma aponta o que deseja investir para o outro ano e, quando é feita a nova aquisição, a compra se torna mais assertiva. Ou seja, essa gestão tem sido inovadora desde a melhoria do fluxo procedimental a essas contrações, de forma mais integrada entre todas as unidades da Prefeitura. Assim como a Sempog, a SML e a Sema, também, apresentaram essas grandes inovações dentro de suas esferas”, detalhou Raísa.

Na sequência, a segunda rodada de conversa teve como tema, “GovTech, a transformação digital nos serviços da Prefeitura”. O debate contou com a participação do gestor nacional do CatalisaGov pelo Sebrae Nacional, Dario Jofily, do representante do Instituto Jataí, Eduardo Spanó, do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Piana e mediada pelo Head da Inovação do Sebrae, Rangel Miranda.

É a primeira vez que Dario Jofily vem a Rondônia e traz novidades para a capital. Ele explica sobre os marcos legais de startups de grande abrangência no cenário nacional, que traz outras oportunidades de compra pública. Isto é, outras formas, pelas quais, seja em nível municipal, estadual ou federal, pode contratar uma solução inovadora, um startup para solucionar um desafio público.

“Já existem no mercado, startups que conseguem escalar suas soluções através da tecnologia, que são focadas em atender o governo, o cidadão. Por meio desse segmento de empresas, que o poder público pode estar contratando-as para que possam solucionar problemas. Celebramos aqui, entre Sebrae Rondônia e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, essa parceria, em torno do CatalisaGov, que é um programa nacional que aplica uma metodologia de inovação aberta, em torno da compra pública de inovação”, explicou.

Outro tema relevante durante os debates foi “O papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico municipal”, mediado pelo professor Dr. Carlos André. Participaram desse debate o economista-chefe da Câmara de Comércio Brasil África em Rondônia e CEO da Coill Earth, Valdemar Camata, a professora-adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ladyslene de Paula e o representante da ESA/RO a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de Rondônia – OAB, Thiago Pinheiro.

Na visão de Camata, todo processo de produção e geração de riqueza começa pelo município. Dessa forma, inovar, no ponto da tecnologia, agrega, consequentemente, valor, acelera processos e há redução de custo.

“Por isso é de suma importância compreender a visão de que, quanto mais estímulo a busca por inovação nos municípios, mais rapidamente, a gente gera essa diferença que vai aumentar cada vez mais os passos em direção ao processo máximo buscado por todos. E a realização desse fórum prova que Porto Velho não é mais da mesma forma. É só observarmos o ambiente de inovação, para o ambiente de startups, para a parceria do Sebrae, é percebemos a quanto de pessoas estavam ávidas em se envolver. E quanto tem de inovação sendo gerada nesta cidade e o quanto que isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A realização do fórum não mostra só que é sucesso, como também é só o começo”, declarou.

A última rodada de conversas trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade nos processos produtivos de base”. A discussão contou com a presença do Diogo Hungria, do startup “Meu Pé de Árvore” e da sócia da startup Amazônia Vida Verde, Yara Bressan, tendo como mediadora, a representante da Sema, Adirleide Dias.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS

O Fórum de Inovação, a cada edição, tem atraído a participação de startups de diversos segmentos. Quem participa, enxerga a realização do fórum como oportunidade de apresentar seu projeto e ampliar a networking. É o que fez Yara Bressan, CEO da startup Amazônia Vida Verde.

Essa é a primeira vez que participa do fórum. “Nosso propósito em estar aqui é mostrar nossa startup, obter mais conhecimento sobre esse universo, nos conectarmos com outras pessoas, saber como a nossa startup pode participar de alguns processos no âmbito público”, declarou. A Startup de Yara decolou em junho deste ano, mas o trabalho já vem sendo semeado desde de 2020. Os produtos fitoterápicos têm agregado com a melhoria da qualidade de vida de muitos clientes, conforme feedbacks obtidos.

Tudo partiu de uma circunstância no seio da família. A busca por meios naturais para melhorar o estado de saúde da avó, acabou gerando insights para algo ainda maior. “Meu pai é pesquisador e foi em busca, por meio da natureza, de produzir um produto com bioativo da floresta amazônica, e isso trouxe um resultado significativo. A princípio não pensamos em abrir um negócio. Mas, agora, temos o portfólio de quatro medicamentos fitoterápicos. E tudo isso feito com o suporte do Sebrae. E, por meio desse cenário de vivência, levamos esperança para outras pessoas, através de produtos bioativos da nossa região, além de transformar isso em um negócio lucrativo. E hoje estamos aqui, expondo nossa startup com o anseio de obtermos mais conhecimento e expandir ainda mais o negócio”, afirmou.

Orgulho também para Tonny Smaylon, CEO da Licita e Preço. “Um match perfeito entre o poder público e o empresário”, que teve a oportunidade de expor a solução de sua startup, no IV Fórum de Inovação.

“É a primeira vez que participo do fórum. A ideia da startup nasceu diante da dificuldade que identificamos que o governo tem nas compras públicas. Visando isso, pegamos a solução. Criamos uma plataforma, onde o governo irá entrar lá e terá todo tipo de cotação e orçamento que ele precisa para agilizar o processo licitatório. Essa dificuldade acabou trazendo essa solução. E por outro lado, o empresário não tem conhecimento de licitação pública. Então ele entra na plataforma, cadastra o produto e o seu serviço e lá dá aquele match perfeito”, explicou Smaylon, frisando que sua startup está em fase de elaboração de protótipo.

PROPÓSITO

A proposta do fórum é enfatizar a inovação no setor público, com foco na criação de novas políticas públicas de inovação, mediante a apresentação de painéis, palestras e exposição de startups, entre outras ações de alto nível.

O evento reúne gestores e servidores públicos do município, investidores, empresários, representantes de associações ou cooperativas voltadas aos diversos setores produtivos, pesquisadores, professores, instituições de ensino superior, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral.

A programação encerra nesta sexta-feira (6), pelo período da tarde e pode ser acompanhada por transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Velho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Semagric promove evento em Porto Velho com foco na agricultura familiar e políticas públicas

Semagric discute planejamento da agricultura familiar e ações do Programa Porteira Adentro

Reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) ocorre nesta sexta-feira (30).
L
Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Brasil oficializa pedido de extradição de Ramagem aos EUA

Governo brasileiro entrega solicitação ao Departamento de Estado norte-americano para garantir o cumprimento da pena de 16 anos de prisão do ex-diretor da Abin.
L
Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Nova 364 amplia limpeza de canais para evitar cheias em Cacoal

Concessionária retira quatro caminhões de resíduos de ponto estratégico na BR 364 para garantir o escoamento das águas pluviais durante o período de chuvas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6x1

Governo planeja acelerar projeto para extinguir jornada 6×1

Ministra Gleisi Hoffmann afirma que a mudança na escala de trabalho é prioridade e o texto pode ser unificado para garantir a aprovação ainda no primeiro semestre.
L
Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Ministério da Saúde certifica seis novos hospitais de ensino no SUS

Governo oficializa unidades em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro como centros de formação profissional, visando ampliar a oferta de especialistas no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Saúde de Nova Mamoré recebe reforço de R$ 830 mil após articulação de Dra. Taíssa e Jaime Bagattoli

Recurso destinado ao custeio de hospital e UBS já está disponível nas contas da prefeitura; investimento na saúde de Nova Mamoré garante manutenção de serviços 24h
L
Publicidade

POLÍCIA

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Ataque a tiros em frente ao condomínio Porto Madero 4

Homem em uma motocicleta disparou diversas vezes contra o residencial; ninguém foi atingido.
10
PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

PF, Funai e Ibama deflagram operação contra garimpo ilegal no Rio Guaporé/RO

Ação conjunta entre Polícia Federal, Ibama e Funai resultou na inutilização de uma draga que operava clandestinamente em terra indígena na fronteira com a Bolívia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L
Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

Dívida Pública Federal sobe 18% e atinge R$ 8,6 trilhões em 2025

O avanço do endividamento foi impulsionado pelo reconhecimento de R$ 879,9 bilhões em juros e pela emissão de novos títulos públicos pelo Tesouro Nacional no último ano.
L

Hip Hop em Foco: Batalha do Centro promove arte no espaço público com edição especial

O evento gratuito na Praça Jonathan Pedrosa reunirá MCs de Rondônia e do Acre, além de pocket shows e intervenções de graffiti.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.