QUARTA-FEIRA, 04/02/2026
Publicidade

Em destaque

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

Sustentabilidade e influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram entre os assuntos; evento segue nesta sexta-feira (6).

Por Jaqueline Malta

Publicado em 

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

A programação do IV Fórum de Inovação, idealizado pela Prefeitura e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), deu continuidade à programação na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Assuntos voltados à sustentabilidade e a influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram em evidência, durante as rodadas de conversa, que contaram com a participação de representantes de órgãos públicos e privados.

O primeiro debate trouxe como tema “Porto Velho no contexto das cidades inteligentes e criativas”. O propósito foi justamente debater o futuro de um município, por meio da Inovação, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento, por meio da atuação de suas respectivas secretarias. É o que vem acontecendo, por exemplo, nas secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Licitação e de Planejamento.

A roda de conversa, dentro desse contexto, contou com a participação do secretário-adjunto municipal de Licitações (SML), César Augusto Wanderley Oliveira, do secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, da subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raísa Thomaz, tendo como mediador, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill. Na oportunidade, Raísa Thomaz destacou a importância da inovação no processo de compra por meio de licitação.

“A Sempog tem aplicado a inovação, desde meados de 2023, no fluxo de processos para as compras. De maneira muito prática, é feito plano de gastos, de forma informatizada, elencando todas as aquisições que deseja no ano seguinte. E isso é uma melhoria no fluxo processual, tornando-o mais claro. Tendo uma maior interação interna dentro da unidade e a mesma aponta o que deseja investir para o outro ano e, quando é feita a nova aquisição, a compra se torna mais assertiva. Ou seja, essa gestão tem sido inovadora desde a melhoria do fluxo procedimental a essas contrações, de forma mais integrada entre todas as unidades da Prefeitura. Assim como a Sempog, a SML e a Sema, também, apresentaram essas grandes inovações dentro de suas esferas”, detalhou Raísa.

Na sequência, a segunda rodada de conversa teve como tema, “GovTech, a transformação digital nos serviços da Prefeitura”. O debate contou com a participação do gestor nacional do CatalisaGov pelo Sebrae Nacional, Dario Jofily, do representante do Instituto Jataí, Eduardo Spanó, do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Piana e mediada pelo Head da Inovação do Sebrae, Rangel Miranda.

É a primeira vez que Dario Jofily vem a Rondônia e traz novidades para a capital. Ele explica sobre os marcos legais de startups de grande abrangência no cenário nacional, que traz outras oportunidades de compra pública. Isto é, outras formas, pelas quais, seja em nível municipal, estadual ou federal, pode contratar uma solução inovadora, um startup para solucionar um desafio público.

“Já existem no mercado, startups que conseguem escalar suas soluções através da tecnologia, que são focadas em atender o governo, o cidadão. Por meio desse segmento de empresas, que o poder público pode estar contratando-as para que possam solucionar problemas. Celebramos aqui, entre Sebrae Rondônia e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, essa parceria, em torno do CatalisaGov, que é um programa nacional que aplica uma metodologia de inovação aberta, em torno da compra pública de inovação”, explicou.

Outro tema relevante durante os debates foi “O papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico municipal”, mediado pelo professor Dr. Carlos André. Participaram desse debate o economista-chefe da Câmara de Comércio Brasil África em Rondônia e CEO da Coill Earth, Valdemar Camata, a professora-adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ladyslene de Paula e o representante da ESA/RO a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de Rondônia – OAB, Thiago Pinheiro.

Na visão de Camata, todo processo de produção e geração de riqueza começa pelo município. Dessa forma, inovar, no ponto da tecnologia, agrega, consequentemente, valor, acelera processos e há redução de custo.

“Por isso é de suma importância compreender a visão de que, quanto mais estímulo a busca por inovação nos municípios, mais rapidamente, a gente gera essa diferença que vai aumentar cada vez mais os passos em direção ao processo máximo buscado por todos. E a realização desse fórum prova que Porto Velho não é mais da mesma forma. É só observarmos o ambiente de inovação, para o ambiente de startups, para a parceria do Sebrae, é percebemos a quanto de pessoas estavam ávidas em se envolver. E quanto tem de inovação sendo gerada nesta cidade e o quanto que isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A realização do fórum não mostra só que é sucesso, como também é só o começo”, declarou.

A última rodada de conversas trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade nos processos produtivos de base”. A discussão contou com a presença do Diogo Hungria, do startup “Meu Pé de Árvore” e da sócia da startup Amazônia Vida Verde, Yara Bressan, tendo como mediadora, a representante da Sema, Adirleide Dias.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS

O Fórum de Inovação, a cada edição, tem atraído a participação de startups de diversos segmentos. Quem participa, enxerga a realização do fórum como oportunidade de apresentar seu projeto e ampliar a networking. É o que fez Yara Bressan, CEO da startup Amazônia Vida Verde.

Essa é a primeira vez que participa do fórum. “Nosso propósito em estar aqui é mostrar nossa startup, obter mais conhecimento sobre esse universo, nos conectarmos com outras pessoas, saber como a nossa startup pode participar de alguns processos no âmbito público”, declarou. A Startup de Yara decolou em junho deste ano, mas o trabalho já vem sendo semeado desde de 2020. Os produtos fitoterápicos têm agregado com a melhoria da qualidade de vida de muitos clientes, conforme feedbacks obtidos.

Tudo partiu de uma circunstância no seio da família. A busca por meios naturais para melhorar o estado de saúde da avó, acabou gerando insights para algo ainda maior. “Meu pai é pesquisador e foi em busca, por meio da natureza, de produzir um produto com bioativo da floresta amazônica, e isso trouxe um resultado significativo. A princípio não pensamos em abrir um negócio. Mas, agora, temos o portfólio de quatro medicamentos fitoterápicos. E tudo isso feito com o suporte do Sebrae. E, por meio desse cenário de vivência, levamos esperança para outras pessoas, através de produtos bioativos da nossa região, além de transformar isso em um negócio lucrativo. E hoje estamos aqui, expondo nossa startup com o anseio de obtermos mais conhecimento e expandir ainda mais o negócio”, afirmou.

Orgulho também para Tonny Smaylon, CEO da Licita e Preço. “Um match perfeito entre o poder público e o empresário”, que teve a oportunidade de expor a solução de sua startup, no IV Fórum de Inovação.

“É a primeira vez que participo do fórum. A ideia da startup nasceu diante da dificuldade que identificamos que o governo tem nas compras públicas. Visando isso, pegamos a solução. Criamos uma plataforma, onde o governo irá entrar lá e terá todo tipo de cotação e orçamento que ele precisa para agilizar o processo licitatório. Essa dificuldade acabou trazendo essa solução. E por outro lado, o empresário não tem conhecimento de licitação pública. Então ele entra na plataforma, cadastra o produto e o seu serviço e lá dá aquele match perfeito”, explicou Smaylon, frisando que sua startup está em fase de elaboração de protótipo.

PROPÓSITO

A proposta do fórum é enfatizar a inovação no setor público, com foco na criação de novas políticas públicas de inovação, mediante a apresentação de painéis, palestras e exposição de startups, entre outras ações de alto nível.

O evento reúne gestores e servidores públicos do município, investidores, empresários, representantes de associações ou cooperativas voltadas aos diversos setores produtivos, pesquisadores, professores, instituições de ensino superior, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral.

A programação encerra nesta sexta-feira (6), pelo período da tarde e pode ser acompanhada por transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Velho.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru recepciona profissionais da educação municipal em evento de abertura do ano letivo de 2026

Prefeitura de Jaru recepciona profissionais da educação municipal em evento de abertura do ano letivo de 2026

O prefeito Jeverson Lima participou da cerimônia e falou sobre o foco da gestão em proporcionar uma educação pública de qualidade à população.
L

Promoção de macarrão a R$ 0,01 causa tumulto em reinauguração de atacarejo no RN

A ação promocional do Queiroz Atacadão, na cidade de Assu, atraiu uma multidão que esgotou mil unidades do produto em apenas quatro minutos.
L
Tecnologia ajuda polícia a desvendar morte do cão Orelha

Tecnologia ajuda polícia a desvendar morte do cão Orelha

Investigadores utilizaram softwares internacionais e mil horas de filmagens para comprovar que adolescente mentiu em depoimento sobre o crime.
L
MP denuncia seis pessoas por fraude bilionária em frigoríficos

MP denuncia seis pessoas por fraude bilionária em frigoríficos

A operação Boi Gordo revelou um esquema de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro que causou prejuízo de 439 milhões de reais aos cofres de Rondônia.
L
Suspeita de fraude em contrato de saúde gera crise em Rondônia

Suspeita de fraude em contrato de saúde gera crise em Rondônia

A contratação da empresa UNI-SOS para transporte inter-hospitalar é alvo de denúncias por suposta redução salarial e irregularidades tributárias.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Alysson Rover fala sobre os desafios para 2026 no grupo Rover

A conversa também deve abordar o cenário econômico, o comportamento do consumidor, a gestão de custos e as oportunidades regionais, pontos que impactam diretamente as decisões das empresas em Rondônia e na região Norte.
L

IN FOCO POD CAST: Eliseu dos Santos Paulino debate economia, direito e motoristas de aplicativos

Economista Eliseu dos Santos Paulino fala no IN FOCO POD CAST sobre projeto de lei para motoristas de aplicativos e impactos no futuro do trabalho.
L
INSS reativa simulador de aposentadoria após atualização

INSS reativa simulador de aposentadoria após atualização

O serviço gratuito permite que os segurados consultem o tempo restante para o benefício e as novas regras de transição vigentes no ano de 2026.
L
Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

Lula lança pacto nacional para combater o feminicídio no Brasil

O presidente defendeu que a responsabilidade pela segurança das mulheres deve ser assumida prioritariamente pelos homens para frear a violência de gênero.
L
MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

MEC convoca 226 mil aprovados na primeira fase do Prouni 2026

Os candidatos pré-selecionados devem confirmar os dados nas instituições de ensino até o dia 13 de fevereiro para garantir as bolsas de estudo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha destaca debates na Marcha dos Deputados Estaduais

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

Recurso atende solicitação do vereador Márcio da Educação e será aplicado na Escola Regina Almeida.
L
Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

Governo federal libera 2,5 bilhões para transporte público

O investimento faz parte do Novo PAC e foca na compra de ônibus elétricos, construção de corredores exclusivos e modernização de terminais urbanos.
L
Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Sob coordenação de Renan Calheiros, o grupo investigará suspeitas de irregularidades bilionárias e a tentativa de venda da instituição ao banco público BRB.
L
Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Cristiane Lopes abre trabalhos legislativos de 2026 com foco em Rondônia

Deputada federal reafirma compromisso com a destinação de recursos e o fortalecimento dos municípios rondonienses no início do novo ano legislativo na Câmara.
L
Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Pedido de perda de patente de Bolsonaro entra em fase inicial no STM

Ministério Público Militar acionou o tribunal após condenação por trama golpista; ex-presidente e outros oficiais podem ser expulsos das Forças Armadas após julgamento.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Caminhão erra manobra e provoca colisão com ônibus na avenida Jorge Teixeira

Manobra mal calculada durante troca de faixa teria provocado o impacto, que terminou com um caminhão lançado contra o muro de um cemitério e de uma funerária na capital.
12
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em Rondônia

Investigação aponta crime motivado por ciúmes após relacionamento da vítima com ex-companheira do investigado; prisão ocorreu durante operação deflagrada nesta quarta-feira.
10
Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Motociclista sem habilitação fica gravemente ferido após colisão em RO

Condutor bateu em carro estacionado em via urbana, sofreu ferimentos no rosto e no braço e foi socorrido pelos bombeiros para o hospital municipal.
16
Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Cavalo solto na RO-383 causa acidente e morre atropelado em RO

Animal foi encontrado sem vida sobre a pista na zona rural do município; veículo envolvido no acidente deixou o local antes da chegada da polícia e dos bombeiros.
12
Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Moradora da zona rural chama a PM por suposta agressão e nega violência ao ser atendida

Mulher acionou a polícia durante a madrugada em Vilhena relatando agressões do companheiro, mas afirmou no local que houve apenas discussão verbal e recusou registrar ocorrência
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: RESIDENCIAL JARDINS

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO SUL 15 DA LAMP 
L

Requerimento de Autorização Ambiental: JBS S/A

Autorização Ambiental para Destinação dos lodos Oriundos da Limpeza da Lagoa de Polimento – componentes da ETE
L
Trump retira 700 agentes federais após mortes em Minnesota

Trump retira 700 agentes federais após mortes em Minnesota

A redução parcial do efetivo ocorre em meio a protestos violentos e denúncias de que agentes de imigração atiraram contra dois cidadãos americanos.
L
Mistura de energético com álcool esconde perigos para a saúde

Mistura de energético com álcool esconde perigos para a saúde

A combinação de estimulantes com substâncias depressoras mascara a embriaguez e eleva o risco de danos graves ao coração, fígado e sistema nervoso.
L

Recebimento da Licença Ambiental: PETROPOLIS TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA

Licença Ambiental Simplificada-LAS n° Nº 016.00502.002/2025-SUL
L
COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

COI estuda antecipar Jogos de Inverno para garantir presença de neve

A proposta de transferir o evento para janeiro surge como resposta ao aquecimento global, que reduz a disponibilidade de gelo natural em sedes tradicionais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.