QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

Sustentabilidade e influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram entre os assuntos; evento segue nesta sexta-feira (6).

Por Jaqueline Malta

Publicado em 

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

A programação do IV Fórum de Inovação, idealizado pela Prefeitura e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), deu continuidade à programação na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Assuntos voltados à sustentabilidade e a influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram em evidência, durante as rodadas de conversa, que contaram com a participação de representantes de órgãos públicos e privados.

O primeiro debate trouxe como tema “Porto Velho no contexto das cidades inteligentes e criativas”. O propósito foi justamente debater o futuro de um município, por meio da Inovação, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento, por meio da atuação de suas respectivas secretarias. É o que vem acontecendo, por exemplo, nas secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Licitação e de Planejamento.

A roda de conversa, dentro desse contexto, contou com a participação do secretário-adjunto municipal de Licitações (SML), César Augusto Wanderley Oliveira, do secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, da subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raísa Thomaz, tendo como mediador, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill. Na oportunidade, Raísa Thomaz destacou a importância da inovação no processo de compra por meio de licitação.

“A Sempog tem aplicado a inovação, desde meados de 2023, no fluxo de processos para as compras. De maneira muito prática, é feito plano de gastos, de forma informatizada, elencando todas as aquisições que deseja no ano seguinte. E isso é uma melhoria no fluxo processual, tornando-o mais claro. Tendo uma maior interação interna dentro da unidade e a mesma aponta o que deseja investir para o outro ano e, quando é feita a nova aquisição, a compra se torna mais assertiva. Ou seja, essa gestão tem sido inovadora desde a melhoria do fluxo procedimental a essas contrações, de forma mais integrada entre todas as unidades da Prefeitura. Assim como a Sempog, a SML e a Sema, também, apresentaram essas grandes inovações dentro de suas esferas”, detalhou Raísa.

Na sequência, a segunda rodada de conversa teve como tema, “GovTech, a transformação digital nos serviços da Prefeitura”. O debate contou com a participação do gestor nacional do CatalisaGov pelo Sebrae Nacional, Dario Jofily, do representante do Instituto Jataí, Eduardo Spanó, do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Piana e mediada pelo Head da Inovação do Sebrae, Rangel Miranda.

É a primeira vez que Dario Jofily vem a Rondônia e traz novidades para a capital. Ele explica sobre os marcos legais de startups de grande abrangência no cenário nacional, que traz outras oportunidades de compra pública. Isto é, outras formas, pelas quais, seja em nível municipal, estadual ou federal, pode contratar uma solução inovadora, um startup para solucionar um desafio público.

“Já existem no mercado, startups que conseguem escalar suas soluções através da tecnologia, que são focadas em atender o governo, o cidadão. Por meio desse segmento de empresas, que o poder público pode estar contratando-as para que possam solucionar problemas. Celebramos aqui, entre Sebrae Rondônia e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, essa parceria, em torno do CatalisaGov, que é um programa nacional que aplica uma metodologia de inovação aberta, em torno da compra pública de inovação”, explicou.

Outro tema relevante durante os debates foi “O papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico municipal”, mediado pelo professor Dr. Carlos André. Participaram desse debate o economista-chefe da Câmara de Comércio Brasil África em Rondônia e CEO da Coill Earth, Valdemar Camata, a professora-adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ladyslene de Paula e o representante da ESA/RO a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de Rondônia – OAB, Thiago Pinheiro.

Na visão de Camata, todo processo de produção e geração de riqueza começa pelo município. Dessa forma, inovar, no ponto da tecnologia, agrega, consequentemente, valor, acelera processos e há redução de custo.

“Por isso é de suma importância compreender a visão de que, quanto mais estímulo a busca por inovação nos municípios, mais rapidamente, a gente gera essa diferença que vai aumentar cada vez mais os passos em direção ao processo máximo buscado por todos. E a realização desse fórum prova que Porto Velho não é mais da mesma forma. É só observarmos o ambiente de inovação, para o ambiente de startups, para a parceria do Sebrae, é percebemos a quanto de pessoas estavam ávidas em se envolver. E quanto tem de inovação sendo gerada nesta cidade e o quanto que isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A realização do fórum não mostra só que é sucesso, como também é só o começo”, declarou.

A última rodada de conversas trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade nos processos produtivos de base”. A discussão contou com a presença do Diogo Hungria, do startup “Meu Pé de Árvore” e da sócia da startup Amazônia Vida Verde, Yara Bressan, tendo como mediadora, a representante da Sema, Adirleide Dias.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS

O Fórum de Inovação, a cada edição, tem atraído a participação de startups de diversos segmentos. Quem participa, enxerga a realização do fórum como oportunidade de apresentar seu projeto e ampliar a networking. É o que fez Yara Bressan, CEO da startup Amazônia Vida Verde.

Essa é a primeira vez que participa do fórum. “Nosso propósito em estar aqui é mostrar nossa startup, obter mais conhecimento sobre esse universo, nos conectarmos com outras pessoas, saber como a nossa startup pode participar de alguns processos no âmbito público”, declarou. A Startup de Yara decolou em junho deste ano, mas o trabalho já vem sendo semeado desde de 2020. Os produtos fitoterápicos têm agregado com a melhoria da qualidade de vida de muitos clientes, conforme feedbacks obtidos.

Tudo partiu de uma circunstância no seio da família. A busca por meios naturais para melhorar o estado de saúde da avó, acabou gerando insights para algo ainda maior. “Meu pai é pesquisador e foi em busca, por meio da natureza, de produzir um produto com bioativo da floresta amazônica, e isso trouxe um resultado significativo. A princípio não pensamos em abrir um negócio. Mas, agora, temos o portfólio de quatro medicamentos fitoterápicos. E tudo isso feito com o suporte do Sebrae. E, por meio desse cenário de vivência, levamos esperança para outras pessoas, através de produtos bioativos da nossa região, além de transformar isso em um negócio lucrativo. E hoje estamos aqui, expondo nossa startup com o anseio de obtermos mais conhecimento e expandir ainda mais o negócio”, afirmou.

Orgulho também para Tonny Smaylon, CEO da Licita e Preço. “Um match perfeito entre o poder público e o empresário”, que teve a oportunidade de expor a solução de sua startup, no IV Fórum de Inovação.

“É a primeira vez que participo do fórum. A ideia da startup nasceu diante da dificuldade que identificamos que o governo tem nas compras públicas. Visando isso, pegamos a solução. Criamos uma plataforma, onde o governo irá entrar lá e terá todo tipo de cotação e orçamento que ele precisa para agilizar o processo licitatório. Essa dificuldade acabou trazendo essa solução. E por outro lado, o empresário não tem conhecimento de licitação pública. Então ele entra na plataforma, cadastra o produto e o seu serviço e lá dá aquele match perfeito”, explicou Smaylon, frisando que sua startup está em fase de elaboração de protótipo.

PROPÓSITO

A proposta do fórum é enfatizar a inovação no setor público, com foco na criação de novas políticas públicas de inovação, mediante a apresentação de painéis, palestras e exposição de startups, entre outras ações de alto nível.

O evento reúne gestores e servidores públicos do município, investidores, empresários, representantes de associações ou cooperativas voltadas aos diversos setores produtivos, pesquisadores, professores, instituições de ensino superior, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral.

A programação encerra nesta sexta-feira (6), pelo período da tarde e pode ser acompanhada por transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Velho.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TJ/RO solta Guga, investigado por “rachadinha” na Assembleia, em decisão com repercussão nacional

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) concedeu habeas corpus a José Augusto Diogo Leite (Guga) nesta terça-feira (09/12/2025), substituindo a prisão preventiva por monitoramento eletrônico.
L
Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Governo lança aplicativo com aulas teóricas gratuitas para CNH

Plataforma CNH do Brasil oferece curso online, simulado oficial e versão digital da habilitação.
L
Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

Operação Final de Ano reforça presença policial em Porto Velho e distritos

PMRO intensifica policiamento nas ruas e distritos para garantir segurança durante as festividades.
L
Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

Acidentes de trabalho são zerados na Sema em 2025 após ações de prevenção

A iniciativa reforça a importância do planejamento e do compromisso com a saúde dos servidores municipais.
L
Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Governo oficializa nova CNH simplificada com custo até 80% menor

Nova regra retira obrigatoriedade de autoescola, disponibiliza curso teórico gratuito e reduz exigência de aulas práticas para baratear e facilitar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DJ Leudson celebra 30 anos de carreira com a Festa Corsário Revival

vai detalhar tudo sobre a aguardada Festa Corsário Revival, marcada para o dia 13 de dezembro, na Deep Club.
L
Alero promove ato "Por todas que não voltaram" em protesto contra o feminicídio

Alero promove ato “Por todas que não voltaram” em protesto contra o feminicídio

Ato contra o feminicídio mobilizou servidores e a população na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), destacando 10.327 ocorrências de violência contra a mulher registradas no estado em 2025.
L
Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Defesa de Marcelo Câmara nega monitoramento ilegal de Moraes e plano golpista

Advogado afirmou no STF que o coronel do Exército, ex-assessor de Bolsonaro, tinha apenas funções administrativas e baseava informações em fontes abertas, sem atuar como espião.
L
Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Moraes nega pedido para incluir ministro Luiz Fux em julgamento do Núcleo 2

Ministro do STF considerou a solicitação de defesas dos réus da trama golpista “absurda”, mantendo o julgamento na Primeira Turma do Supremo em Brasília.
L
Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Lula sanciona lei que aumenta proteção a vítimas de crimes sexuais no Brasil

Nova legislação altera o Código Penal e o ECA para endurecer penas, obrigar coleta de perfil genético de agressores e ampliar medidas protetivas de urgência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Moraes manda soltar presidente da Alerj após deputados derrubarem prisão de Bacellar

Ministro do STF expediu mandado de soltura para Rodrigo Bacellar após ser notificado sobre a votação da Assembleia Legislativa do Rio, mas o deputado permanecerá afastado da presidência.
L
Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Defesa pede absolvição de General Mário Fernandes e nega plano para matar Lula

Advogado do ex-secretário-executivo da Presidência negou no STF que o documento “Punhal Verde e Amarelo”, com plano de sequestro ou homicídio de autoridades, tenha existido de fato.
L
Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Câmara votará cassação dos mandatos de Carla Zambelli, Ramagem e Glauber Braga

Presidente Hugo Motta levará processos ao Plenário a partir desta quarta-feira, desconsiderando decisões do STF que determinavam a perda imediata de Zambelli e Ramagem, e encaminhará caso de Eduardo Bolsonaro à Mesa.
L
Líder do PT critica como "escandalosa" votação do PL que reduz penas de golpistas

Líder do PT critica como “escandalosa” votação do PL que reduz penas de golpistas

Deputado Lindbergh Farias acusa o presidente da Câmara, Hugo Motta, de pautar o PL 2162/23 para beneficiar Jair Bolsonaro e militares condenados na trama golpista.
L
Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Defesa pede absolvição de delegada Marília de Alencar acusada na trama golpista

Advogado Eugênio Aragão negou no STF que a ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça tenha participado do complô, alegando que o levantamento de dados era para combater o crime organizado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Operação Aruanã atinge resultados notáveis em Rondônia

Desocupação da Estação Ecológica de Samuel entra na fase final após inutilizar mais de 100 barracos, reforçando a proteção ambiental no estado.
10
Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Suspeito de matar ex da mulher em conveniência se apresenta à Polícia Civil

Eduardo A. P. se entregou nesta terça-feira (9) em Porto Velho, no Departamento de Homicídios, sendo o principal suspeito de assassinar a tiros Evandro Eliandro Barboza, crime ocorrido na madrugada de domingo (7) no bairro Cuniã.
10
PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

PF prende foragido do Paraná condenado por estupro em Porto Velho

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (9) em Porto Velho, Rondônia, um foragido condenado a mais de 11 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de estupro de vulnerável.
16
Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Acidente grave na BR-364 deixa motorista de caminhonete morto

Colisão frontal entre caminhonete e caminhão boiadeiro na manhã desta terça-feira (9), a cerca de 50 km de Pimenta Bueno, resulta na morte do condutor da caminhonete, em Rondônia.
18

Suruba em escritório de advocacia do DF por R$ 10 mil termina com briga e PM na delegacia

Um encontro de sexo e álcool entre um advogado e duas mulheres no Lago Sul, em Brasília, acabou em barraco policial após desacerto financeiro.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: José Maria Alves Muniz

A despedida de um avô amoroso, marido fiel e pai presente, cuja história foi marcada por simplicidade, afeto, ensinamentos silenciosos e amor pela vida.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA

de PORTO MADEIRA COMÉRCIO E SERVIÇOS DE CARGAS LTDA para MEGA LOGÍSTICA TRANSPORTE POR NAVEGAÇÃO S/A
L

Requerimento da Licença Ambiental: GIMA GILBERTO MIRANDA AUTOMOVEIS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L
Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Rovema Bank apresenta panorama econômico de Rondônia para 2026 e lança consórcio digital

Instituição destaca crescimento acima de 6% na última década e apresenta nova solução de crédito planejado.
L
Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Filme de Bolsonaro enfrenta polêmica com Beyoncé por uso indevido de música

Trailer de Dark Horse utilizou faixa do Destiny’s Child sem autorização, e ação legal já está em andamento.
L
Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Prefeitura de Jaru promove ação de inserção de DIU sem necessidade de agendamento

Atendimento ocorre até quinta-feira (11) no Centro de Saúde da Mulher, por ordem de chegada.
L
PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation libera retrospectiva de jogos de 2025

PlayStation Wrap-Up mostra títulos, horas jogadas e até o controle mais usado no PS4 e PS5.
L
Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Amazônia se destaca no 7º Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Produtores de Rondônia conquistam premiações e reforçam protagonismo no mercado de cacau premium.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.