QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

Sustentabilidade e influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram entre os assuntos; evento segue nesta sexta-feira (6).

Por Jaqueline Malta

Publicado em 

Segundo dia de evento é marcado por rodadas de conversa e exposição de startups

A programação do IV Fórum de Inovação, idealizado pela Prefeitura e organizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), deu continuidade à programação na tarde de quinta-feira (5), no auditório do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Assuntos voltados à sustentabilidade e a influência da inovação no desenvolvimento econômico municipal estiveram em evidência, durante as rodadas de conversa, que contaram com a participação de representantes de órgãos públicos e privados.

O primeiro debate trouxe como tema “Porto Velho no contexto das cidades inteligentes e criativas”. O propósito foi justamente debater o futuro de um município, por meio da Inovação, trazendo, consequentemente, o desenvolvimento, por meio da atuação de suas respectivas secretarias. É o que vem acontecendo, por exemplo, nas secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente, Licitação e de Planejamento.

A roda de conversa, dentro desse contexto, contou com a participação do secretário-adjunto municipal de Licitações (SML), César Augusto Wanderley Oliveira, do secretário adjunto municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Robson Damasceno, da subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Raísa Thomaz, tendo como mediador, o presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), Leandro Dill. Na oportunidade, Raísa Thomaz destacou a importância da inovação no processo de compra por meio de licitação.

“A Sempog tem aplicado a inovação, desde meados de 2023, no fluxo de processos para as compras. De maneira muito prática, é feito plano de gastos, de forma informatizada, elencando todas as aquisições que deseja no ano seguinte. E isso é uma melhoria no fluxo processual, tornando-o mais claro. Tendo uma maior interação interna dentro da unidade e a mesma aponta o que deseja investir para o outro ano e, quando é feita a nova aquisição, a compra se torna mais assertiva. Ou seja, essa gestão tem sido inovadora desde a melhoria do fluxo procedimental a essas contrações, de forma mais integrada entre todas as unidades da Prefeitura. Assim como a Sempog, a SML e a Sema, também, apresentaram essas grandes inovações dentro de suas esferas”, detalhou Raísa.

Na sequência, a segunda rodada de conversa teve como tema, “GovTech, a transformação digital nos serviços da Prefeitura”. O debate contou com a participação do gestor nacional do CatalisaGov pelo Sebrae Nacional, Dario Jofily, do representante do Instituto Jataí, Eduardo Spanó, do representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Bruno Piana e mediada pelo Head da Inovação do Sebrae, Rangel Miranda.

É a primeira vez que Dario Jofily vem a Rondônia e traz novidades para a capital. Ele explica sobre os marcos legais de startups de grande abrangência no cenário nacional, que traz outras oportunidades de compra pública. Isto é, outras formas, pelas quais, seja em nível municipal, estadual ou federal, pode contratar uma solução inovadora, um startup para solucionar um desafio público.

“Já existem no mercado, startups que conseguem escalar suas soluções através da tecnologia, que são focadas em atender o governo, o cidadão. Por meio desse segmento de empresas, que o poder público pode estar contratando-as para que possam solucionar problemas. Celebramos aqui, entre Sebrae Rondônia e Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, essa parceria, em torno do CatalisaGov, que é um programa nacional que aplica uma metodologia de inovação aberta, em torno da compra pública de inovação”, explicou.

Outro tema relevante durante os debates foi “O papel dos ambientes de inovação no desenvolvimento econômico municipal”, mediado pelo professor Dr. Carlos André. Participaram desse debate o economista-chefe da Câmara de Comércio Brasil África em Rondônia e CEO da Coill Earth, Valdemar Camata, a professora-adjunta da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ladyslene de Paula e o representante da ESA/RO a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados de Rondônia – OAB, Thiago Pinheiro.

Na visão de Camata, todo processo de produção e geração de riqueza começa pelo município. Dessa forma, inovar, no ponto da tecnologia, agrega, consequentemente, valor, acelera processos e há redução de custo.

“Por isso é de suma importância compreender a visão de que, quanto mais estímulo a busca por inovação nos municípios, mais rapidamente, a gente gera essa diferença que vai aumentar cada vez mais os passos em direção ao processo máximo buscado por todos. E a realização desse fórum prova que Porto Velho não é mais da mesma forma. É só observarmos o ambiente de inovação, para o ambiente de startups, para a parceria do Sebrae, é percebemos a quanto de pessoas estavam ávidas em se envolver. E quanto tem de inovação sendo gerada nesta cidade e o quanto que isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A realização do fórum não mostra só que é sucesso, como também é só o começo”, declarou.

A última rodada de conversas trouxe como tema “Inovação e Sustentabilidade nos processos produtivos de base”. A discussão contou com a presença do Diogo Hungria, do startup “Meu Pé de Árvore” e da sócia da startup Amazônia Vida Verde, Yara Bressan, tendo como mediadora, a representante da Sema, Adirleide Dias.

EXPOSIÇÃO DE STARTUPS

O Fórum de Inovação, a cada edição, tem atraído a participação de startups de diversos segmentos. Quem participa, enxerga a realização do fórum como oportunidade de apresentar seu projeto e ampliar a networking. É o que fez Yara Bressan, CEO da startup Amazônia Vida Verde.

Essa é a primeira vez que participa do fórum. “Nosso propósito em estar aqui é mostrar nossa startup, obter mais conhecimento sobre esse universo, nos conectarmos com outras pessoas, saber como a nossa startup pode participar de alguns processos no âmbito público”, declarou. A Startup de Yara decolou em junho deste ano, mas o trabalho já vem sendo semeado desde de 2020. Os produtos fitoterápicos têm agregado com a melhoria da qualidade de vida de muitos clientes, conforme feedbacks obtidos.

Tudo partiu de uma circunstância no seio da família. A busca por meios naturais para melhorar o estado de saúde da avó, acabou gerando insights para algo ainda maior. “Meu pai é pesquisador e foi em busca, por meio da natureza, de produzir um produto com bioativo da floresta amazônica, e isso trouxe um resultado significativo. A princípio não pensamos em abrir um negócio. Mas, agora, temos o portfólio de quatro medicamentos fitoterápicos. E tudo isso feito com o suporte do Sebrae. E, por meio desse cenário de vivência, levamos esperança para outras pessoas, através de produtos bioativos da nossa região, além de transformar isso em um negócio lucrativo. E hoje estamos aqui, expondo nossa startup com o anseio de obtermos mais conhecimento e expandir ainda mais o negócio”, afirmou.

Orgulho também para Tonny Smaylon, CEO da Licita e Preço. “Um match perfeito entre o poder público e o empresário”, que teve a oportunidade de expor a solução de sua startup, no IV Fórum de Inovação.

“É a primeira vez que participo do fórum. A ideia da startup nasceu diante da dificuldade que identificamos que o governo tem nas compras públicas. Visando isso, pegamos a solução. Criamos uma plataforma, onde o governo irá entrar lá e terá todo tipo de cotação e orçamento que ele precisa para agilizar o processo licitatório. Essa dificuldade acabou trazendo essa solução. E por outro lado, o empresário não tem conhecimento de licitação pública. Então ele entra na plataforma, cadastra o produto e o seu serviço e lá dá aquele match perfeito”, explicou Smaylon, frisando que sua startup está em fase de elaboração de protótipo.

PROPÓSITO

A proposta do fórum é enfatizar a inovação no setor público, com foco na criação de novas políticas públicas de inovação, mediante a apresentação de painéis, palestras e exposição de startups, entre outras ações de alto nível.

O evento reúne gestores e servidores públicos do município, investidores, empresários, representantes de associações ou cooperativas voltadas aos diversos setores produtivos, pesquisadores, professores, instituições de ensino superior, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral.

A programação encerra nesta sexta-feira (6), pelo período da tarde e pode ser acompanhada por transmissão ao vivo no Youtube, pelo canal oficial da Prefeitura de Porto Velho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

News Rondônia 15 anos, André Henrico destaca ousadia, inovação e força em rede na trajetória

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador André Henrico ressalta a importância da ousadia, do trabalho em rede, das parcerias estratégicas e do compromisso em entregar valor, resultados e desenvolvimento empresarial.
L

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Vilhenence aguarda cirurgia em Porto Velho após grave acidente

Acidente: servidor de 38 anos está sem andar desde 11 de dezembro.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Homem é preso após ameaçar passageiro na rodoviária de Vilhena

Confronto no terminal preocupa passageiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.