SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – dependendo de quem é “amigo”, governo e ambientalistas apoiam vender as riquezas da Amazônia

PERGUNTINHA - No atual estágio de parte das cortes superiores da Justiça brasileira, você acha que vai dar em alguma coisa, a decisão da Justiça Eleitoral de Brasília em denunciar Marcelo Odebrecht, Jão Vacari Neto, Renato Duque e outros 36 envolvidos no escândalo de propinas de mais de 68 milhões de reais para o PT, entre 2009 e 2016, caso descoberto pela Lava Jato?

Por Sergio Pires

Publicado em 

Dependendo de quem é o comprador, do tipo de governo, das relações políticas e ideológicas, as restrições relacionadas com a exploração de nossas riquezas na Amazônia podem ou não ter aval do nosso poder central. Ou seja, o próprio governo federal, principalmente através da voz ativa da ministra Marina Silva, mas também de ONGs que mandam na região e ambientalistas de todos os quadrantes, se o comprador não é da turma, berram contra. Mas se são amigos dos amigos quem investem, aí há silêncio absoluto, quando não aplausos. Em outras palavras, foi isso que disse o senador rondoniense Jaime Bagattolli, ao criticar duramente a venda de uma mina de Urânio no Amazonas, por 2 bilhões de reais, para os chineses. “Essa é mais uma prova de como o atual governo abdica de sua soberania em favor dos interesses estrangeiros, enquanto boicota a sua economia e sacrifica o produtor rural e o povo da Amazônia”, acrescenta o senador. Foi mais longe: “enquanto os produtores rurais e a população da região Norte enfrentam restrições e o abandono, o Governo Lula autoriza que a China explore urânio em plena floresta amazônica. O que é uma contradição, já que o mesmo governo impede a exploração de potássio em Autazes, aqui mesmo no Amazonas, para a fabricação de fertilizantes e a recuperação da BR-319, que ajudaria no desenvolvimento da nossa região. Isso não é só uma contradição, mas um desrespeito com o povo da região Norte”, protestou, com veemência, o representante do PL no Senado.

Bagattoli ainda lembrou, em seu protesto, que “além da grave contradição por parte do governo, há um temor de que a exploração de urânio pelos chineses, fortaleça a corrida armamentista e a indústria bélica”, referindo-se à possibilidade de criação de mais e mais armas nucleares. No geral, tem razão o senador de Vilhena. O discurso ambientalista e protetor da floresta só serve para pequenos garimpeiros, madeireiros e plantadores. Quando são os amigos ideológicos que querem tomar conta da nossa floresta e dos nossos minérios, aí não tem a mesma preocupação. Por exemplo: se os chineses comprassem a mina de potássio de Autazes, ao invés da de nióbio, urânio e outros metais, tudo estaria resolvido. Este é apenas mais um tipo de câncer que a Amazônia está enfrentando.

VOLTA DE CASSOL AOS PALCOS DA POLÍTICA PODE ESTAR MAIS PERTO DO QUE SEUS ADVERSÁRIOS IMAGINAM

O assunto parece adormecido, mas não está. Há no ar um cheiro de Ivo Cassol. O ex-governador depende de decisões do Congresso para voltar a ter seus direitos políticos validados, mas o que se ouve pelos bastidores é que a maioria dos deputados federais, assim como senadores (incluindo o futuro presidente da Casa, Davi Alcolumbre) estariam dispôs a modificar a legislação, tanto pelo tempo exagerado de punições como no sentido de separar os casos em que houve má fé e clara roubalheira dos que envolvem apenas erros técnicos, como seria o caso não só de Cassol, como também do ex-senador Acir Gurgacz, ambos injustiçados em decisões até hoje contestadas. A expectativa é que as decisões do Congresso que reponham Ivo Cassol, Gurgacz e outros políticos na mesma situação, não só de Rondônia, mas também de diferentes Estados brasileiros, sejam tomadas até, no máximo, no início do segundo semestre do ano que vem.

Caso possa concorrer, Ivo Cassol surge como uma espécie de furacão eleitoral. Mesmo há tantos anos fora do poder, seus dois mandatos (saiu no final do segundo, para concorrer ao Senado) ficaram marcados na História do Estado. Na grande maioria dos municípios rondonienses, mesmo que tenha surgido uma nova geração de eleitores, “os feitos do ex-Governador são lembrados de pai para filho”, analisa um dos seus inúmeros colaboradores e admiradores. Embora se ouça aqui e ali que Cassol não tem chances de voltar, geralmente opiniões vindas de adversários, vale repetir: há no ar um cheiro de Ivo Cassol!

“O TRABALHO JÁ COMEÇOU!’, DIZ LÉO MORAES, EM VÍDEOS EM QUE APRESENTA PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA SUA CIDADE

A dois dias do anúncio do seu secretariado, o prefeito eleito Léo Moraes não para um segundo. É só olhar suas redes sociais. Todo o dia tem um vídeo novo, apontado problemas da cidade e as soluções que ele pretende buscar. É desde constatação de falta de estrutura em postos de saúde; é o lamento pelo fato dos três caminhões, conhecidos como “Tatuzão”, estarem quebrados e que eles são vitais para a limpeza de bueiros e a luta contra as alagações; é a visita à escola que precisa, com urgência, de nova fiação elétrica ou o plano de acabar com os sinais vermelhos nas madrugadas, mantendo-os piscando em amarelo, para que os motoristas não corram risco de assaltos. Com o slogan “O Trabalho Já Começou!”, o novo Prefeito da Capital se multiplica em contatos com o porto-velhense, principalmente nas redes sociais, mas também em entrevistas que tem concedido constantemente. Os vídeos de Léo geralmente não têm um tom crítico à atual administração, porque ele tem sido cuidadoso nas palavras, mas não há dúvida alguma que ele mantém o discurso de campanha e basta interpretar alguns dos seus vídeos para se compreender que ele não tem gostado de algumas coisas que tem visto.

Dias atrás, num encontro com dirigentes de sites e blogs, houve queixas de membros da equipe de transição sobre a falta de recursos para a Publicidade. A Prefeitura contestou. Léo corrigiu este Blog, avisando que “não ataquei a Prefeitura!”. De fato não o fez. Não foi um ataque nem da sua equipe, que apenas transmitiram uma informação. O Prefeito eleito tem sido cuidadoso nas suas palavras, mas é impossível para o jornalista não tentar interpretá-las. A transição termina nesta quinta-feira, dia 5 e, em breve se saberá, ela não foi tão pacífica quanto parecia ser.

PLENO EMPREGO: ROCHA E SÉRGIO GONÇALVES COMEMORAM POSIÇÃO DE DESTAQUE DE RONDÔNIA EM NÍVEL NACIONAL

Num momento em que o desemprego está em queda no país, há um destaque dos mais importantes para a nossa Rondônia. Não há, entre qualquer uma das demais 25 unidades da Federação e nem no Distrito Federal, índices tão positivos como o nosso. Rondônia tem apenas 2,3 de pessoas sem emprego, enquanto a média nacional está batendo em 6,8 por cento. Os números são mesmo para comemorar.  Para se ter uma ideia do que está acontecendo, nosso Estado proporcionou novos 124.093 empregos com carteira assinada, conforme o próprio Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo dados oficiais, Rondônia é considerado por investidores como um polo de negócios e oportunidades, segundo o IBGE, conquistou, de janeiro a setembro, no Novo Caged, desempenho positivo nos cinco grupos econômicos avaliados: Serviços (6.100), Indústria (2.534), Construção (2.062); Agropecuária  (781) e Comércio (739).

O vice-governador Sérgio Gonçalves, num vídeo postado nas redes sociais, comentou os motivos deste momento especial: “em primeiro, a confiança do empresariado em Rondônia. Depois, pelas políticas públicas implementadas pelo governador Marcos Rocha, desde 2019. Rondônia está dando certo. Este governo está entregando muito mais do que prometeu”. Depois de reafirmar que o Estado está no caminho certo, Gonçalves diz que tem certeza de que Rondônia vai continuar prosperando. O governador Marcos Rocha também está empolgado com os resultados da nossa economia. Não só pelo menor índice de desemprego do país, como pela notícia, dada esta semana, de que nossas exportações de café devem fechar o ano com mais de 100 milhões de dólares comercializados no exterior.

PARTICIPAÇÃO DE RONDÔNIA NA COP 29 AINDA REPERCUTE: SEDAM FALA DO ENCONTRO E RECEBE ELOGIOS DE EMPRESÁRIO

Não foi apenas uma passagem rápida de um pequeno Estado do norte brasileiro na COP 29, realizada em Baku, no Azerbaijão, no mês passado. Rondônia se destacou com a presença do governador Marcos Rocha, que fez um pronunciamento firme em defesa da nossa floresta e criticou o exagero de discursos e a rara prática dos países que desejam manter nossa floresta intacta, mas na prática investem pouco para que isso ocorra. Foi um momento histórico, com a participação de Rondônia se destacando num evento mundial. O secretário da Sedam, Marcos Ribeiro Lagos, participou da COP 29 durante todo o período do evento, recebendo elogios pelas medidas que seu Estado tem adotado em defesa da floresta.

Lagos resumiu que a participação em palestras, a apresentação de trabalhos em andamento em Rondônia e parcerias para a proteção da Amazônia foram muito elogiadas, assim como os projetos de sustentabilidade apresentados. Ele destacou um grande acordo assinado, envolvendo não só nosso Estado, como os de Mato Grosso, Amazonas e Acre, apenas como exemplo positivo. “Para nós é muito importante, porque a partir dele, nossa polícia poderá entrar no território do outro Estado e eles no nosso, coisa que hoje não era permitido. Essa integração vai propiciar muitos avanços no combate aos crimes ambientais da nossa região”.

O sucesso da participação de Rondônia foi elogiada por autoridades e empresários. Um deles, Maurício Cionti, que está implementando aqui um dos maiores e mais promissores projetos de recuperação ambiental, com aumento de renda, o Yanayaco Amazon Palms, considerou um sucesso a participação de Rondônia no evento, “marcando uma posição firme e3m defesa da floresta, da recuperação de áreas degradadas e do nosso desenvolvimento sustentável. O projeto liderado por Maurício vai usar a macaúba como planta de recuperação de áreas derrubadas; triplicar a renda dos nossos pequenos produtores e servir de exemplo para toda a Amazônia.

PAULO HIAGO SUBSTITUI JÚNIOR LOPES, AFASTADO POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO DO COMANDO DA SEJUCEL

Afastado do cargo por decisão judicial, a pedido do Ministério Público, Júnior Lopes, da Sejucel, divulgou longa entrevista nas redes sociais, negando qualquer irregularidade em sua gestão na Sejucel. Disse que todos os contratos passaram por todos os órgãos de controle, que cabia a ele apenas a assinatura final e que não há ilegalidades neles. Destacou ainda que compreende as investigações, mas que elas, no final, vão esclarecer toda a situação e ele retornará ao seu cargo, prevê. Enquanto isso, o governador Marcos Rocha nomeou o adjunto da Sejucel, Paulo Hiago Almeida, para comandar o órgão, até que as investigações sejam concluídas. Operação do MP considerou uma série de ilegalidades em contratos da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer, a Sejucel, principalmente em relação a grandes eventos, como a Expovel. A contratação de empresas sem condições de atender os contratos, foi apenas uma das acusações. Júnior Lopes contesta, afirmando que os contratos foram feitos com empresas que estão, algumas delas, há mais de dez anos no mercado.

A verdade é que os órgãos de controle estavam de olho na Sejucel há bastante tempo. Já havia sido divulgado pelo próprio MP, fortes suspeitas de irregularidades na parceria da Secretaria com o grupo que organizou o Duelo da Fronteira, em Guajará Mirim. Quando o assunto caiu na mídia, Júnior Lopes tratou de contestar. Agora foi o caso da Expovel que o colocou no rol dos suspeitos de desvio de dinheiro público. Afastado, ele nega tudo. Mas as investigações continuam.

PREFEITO DIZ QUE VAI LUTAR POR MUDANÇA NA DECISÃO DO TCE E MANTÉM INAUGURAÇÃO DA RODOVIÁRIA PARA O DIA 20

Decisão do Tribunal de Contas do Estado, mandando fazer nova licitação para os concessionários da nova Rodoviária, pegou a Prefeitura da Capital de surpresa. Pelo que orientou o conselheiro Valdevino Crispin, em até 30 dias deve ser aberta nova concorrência para que sejam escolhidos então os permissionários das lojas da Rodoviária. Mesmo que tem sido um percalço importante, ao visitar a obra, na manhã desta terça-feira, acompanhado de convidados e jornalistas, Hildon Chaves garantiu que vai apresentar recurso e que tem certeza de que a decisão do Tribunal será revista. Perguntado se a inauguração da Rodoviária, agendada por ele mesmo para este próximo dia 20 de dezembro (uma sexta-feira), o Prefeito que encerra seu mandato em 27 dias confirmou. Ao comentar o assunto, usou de ironia para dizer que a obra será entregue por ele, “apesar de ter muita gente torcendo contra”. A obra é considerada uma das maiores da atual administração e acaba com um problema de décadas, quando o antigo prédio era considerado uma vergonha para a cidade.

Localizada no encontro da avenida Carlos Gomes (onde será a frente) com a BR 319, chamada de Jorge Teixeira no perímetro urbano de Porto Velho, a nova Rodoviária está “99,9 por cento concluída, faltando apenas alguns pequenos detalhes”, diz Hildon. A Prefeitura está preparando uma grande festa para a entrega do prédio gigante, com arquitetura moderna e, segundo as palavras do Prefeito, “uma das mais belas do Brasil”. A construção custou mais de 40 milhões de reais. Agora, resta esperar que a questão do TCE seja resolvida, para que toda o projeto de inauguração seja mantido. Esperemos, pois, os próximos e emocionantes capítulos.

ALEXANDRE SANTIAGO E HÉVERTON AGUIAR ASSUMEM FUNÇÕES IMPORTANTES NO MP DE RONDÔNIA

Duas escolhas das melhores. Ambas sem concorrência. O dr. Alexandre Santiago deve assumir a Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público. E o procurador Héverton Aguiar vai assumir, por um período de três anos (de 2025 a 2027), como Corregedor do Mistério Público de Rondônia. As duas personalidades têm uma vida dedicada à carreira e, ambos estão entre os mais respeitados nomes do nosso MP. Entre outras funções importantes na carreira, Alexandre Santiago foi Juiz de Direito no Acre. Atualmente é Promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia, função que ocupa desde 2002. É membro titular da Promotoria da Educação de Porto Velho/RO. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Direito e personagem que se destaca em todas as missões que recebe na vida pública.

Héverton Aguiar é outra figura das mais respeitadas no meio em que atua. Rondoniense da gema, ele tem um histórico de vitórias pessoais, de vitporiuas conseuiqstadas com muito esforço e dedicação. No Ministério Público ocupou muitas e importantes funções. Foi quando ele comandou a Procuradoria de Defesa das Mulheres que Rondônia teve alguns dos melhores resultados no combate à violência contra elas. A nova missão dada a Héverton Aguiar é também das mais importantes, como tantas outras que ele já ocupou na sua carreira.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Durante conversa telefônica nesta segunda-feira, presidente brasileiro defendeu reforma na ONU e propôs cooperação no combate ao crime organizado internacional.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

Investigação no Supremo Tribunal Federal apura suspeitas de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em negociação bilionária entre as instituições financeiras.
L
Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Fundo Garantidor de Créditos alerta para golpes envolvendo o Banco Master

Criminosos utilizam indevidamente o nome da instituição e de órgãos públicos para fraudar clientes que buscam receber indenizações após a liquidação do banco.
L
Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

Cientistas anunciam descoberta de oceano subterrâneo em lua de Saturno com potencial de vida

A sonda Dragonfly detectou grandes massas de água líquida sob a crosta de gelo da lua Titã, revelando condições químicas favoráveis ao surgimento de microrganismos.
L
O agente secreto

Wagner Moura faz história com indicação inédita ao Oscar 2026 por ‘O Agente Secreto’

O ator Wagner Moura torna-se o primeiro brasileiro indicado à categoria de Melhor Ator, enquanto o longa de Kleber Mendonça Filho disputa quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.