QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Hildon Chaves participa da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho

Sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais

Por Humberto Oliveira

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Hildon Chaves participou da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV). Ali estão instalados os sistemas que possibilitam a geração de relatórios que permitem à Agência acompanhar de forma independente a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais relacionados ao transporte coletivo, coleta de lixo, coleta seletiva e em breve também o monitoramento da nova rodoviária.

Marcaram presença o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, lideranças políticas, imprensa, os titulares da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Cleberson Pacheco, e da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), João Altair, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o prefeito Hildon Chaves falou que a Agência Reguladora de Porto Velho existe para acompanhar a independência de alguns contratos, especialmente aqueles relacionados a concessões e parcerias privadas, como a coleta do lixo, o transporte coletivo, entre outros.

Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia

“Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia. O trabalho realizado pela Agência significa um avanço na gestão do executivo municipal, porque todos esses serviços são dirigidos para a população. É preciso destacar que essa parte de acompanhamento e de regulação, de regulação na verdade, é um trabalho muito complexo e daí a necessidade de uma equipe experiente e ferramentas modernas. Hoje é mais um marco desta gestão, pois inauguramos a sala de monitoramento, uma ferramenta tecnológica e inovadora”, afirmou.

Segundo o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, a Agência veio para fiscalizar e melhorar cada vez mais os serviços para o cidadão. “A ferramenta monitora toda a frota do transporte coletivo. Temos acesso às imagens desde a saída da garagem dos ônibus das 37 linhas, totalizando 110 veículos convencionais e dez micro-ônibus, e conseguimos identificar através das câmeras internas os motoristas, passageiros, a velocidade, e se está atrasado. Então, é uma ferramenta usada para melhorar cada vez mais o serviço do transporte público coletivo de Porto Velho. Da mesma maneira, monitoramos a coleta de lixo, a coleta seletiva, que conta com 30 caminhões atuando em todo o município de Porto Velho”.

Jurado também destacou que “a Agência Reguladora é um elo entre o cidadão, as concessionárias que prestam serviço, e o poder concedente pelo município. A Agência é aquela que vai ficar fiscalizando para melhorar cada vez mais o serviço público da cidade”.

OPERACIONALIDADE

Dalmo Roumie explicou como é realizado o serviço de monitoramento

O diretor-Técnico Operacional da ARPV, Dalmo Roumie, explicou como é realizado o serviço de monitoramento. “Esta sala é uma ferramenta, um espelhamento do sistema operacional que hoje controla as concessionárias, tanto a parte do transporte coletivo urbano quanto a parte do dejeto sólido. Ela possibilita que a Agência capture esses dados e as informações serão disponibilizadas à população por meio da nossa página na internet. Relatórios periódicos serão apresentados para o Ministério Público e o Tribunal de Contas”.

Na análise de Roumie, o principal público a ser atingido pela Agência Reguladora é o usuário. “A Agência surge exatamente para que esse usuário tenha esse canal de comunicação com o poder público para que a gente consiga levar soluções tecnológicas, soluções de demandas acontecidas, de fatos ocorridos, de um ombro de eventos para a população, para que a gente consiga o tempo todo levar o melhor serviço possível das concessionárias à população”, disse.

Ainda conforme o diretor operacional, “quando ocorre algum problema, temos um telefone de ouvidoria, que é o (69) 99233-2706. O primeiro caminho sempre é recomendado ao usuário que use as ouvidorias das próprias concessionárias. Não sendo solucionado esse problema dentro da concessionária, a população ainda pode acessar o site da Agência Reguladora ou por meio do e-mail (ouvidoriaarpv@gmail.com), registrar sua reclamação, sua crítica, sua sugestão, que vai ser instaurado um procedimento administrativo, chamando a concessionária para buscar uma solução para o problema”, finalizou.

O diretor-presidente da Eco Rondônia, Hugo Nery, destacou que o equipamento instalado na Agência Reguladora é um dos mais modernos que visitou e conheceu no país.

Hildon considera o trabalho da Agência um avanço na gestão do executivo municipal

Acrescentou o quanto é necessário a existência de fiscalização e de regulação e que todos juntos possam estar alinhados com o objetivo de prestar o melhor serviço possível à população. “Porto Velho está de parabéns, porque dá um salto de qualidade, dá um salto de serviços, de prestação de serviços muito grande no Brasil”.

AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Criada há um ano pelo prefeito Hildon Chaves, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada e também os espaços públicos, entre eles, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a nova rodoviária, prestes a ser inaugurada, o transporte coletivo e a coleta dos resíduos sólidos.

Composta por duas estações de trabalho munidas de computadores e monitores, a Sala de Monitoramento da ARPV foi criada com o objetivo de monitorar, em tempo real, os Sistemas de Transporte Coletivo e de Coleta dos Resíduos Sólidos de Porto Velho, permitindo o acompanhamento on-line e a geração de relatórios da execução dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada.

Os sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais, dando ao Poder Público dados suficientes para medir a eficiência do serviço prestado à população.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

Defeso do caranguejo uçá começa no próximo dia 18

A proibição da captura e venda da espécie abrange 11 estados brasileiros e segue o calendário da andada reprodutiva, podendo ser estendida até o dia 22 de abril.
L

Internauta Devanio dos Santos revela fonte de água cristalina em Ouro Preto do Oeste: “Aqui é nossa Rondônia”

Vídeo gravado na Linha 12 do 81 mostra nascente limpa brotando à beira da estrada e desperta orgulho pela riqueza natural e preservação ambiental do estado
L
Horóscopo de terça-feira (13/1): diálogo e ajustes ganham força

Horóscopo de quarta-feira (14/1): equilíbrio emocional em destaque

Previsões para quarta-feira, 14 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável a decisões ponderadas, ajustes internos e fortalecimento das relações.
L

A diplomaquiagem internacional natimorta – II

A escalada do poder hegemônico, a erosão das liberdades e a instrumentalização da diplomacia aprofundam desigualdades, fragilizam Estados e empurram nações em desenvolvimento para cenários de cinzas, miséria e dependência.
L

A diplomaquiagem internacional natimorta I

A força avassaladora do capital e a erosão do multilateralismo expõem uma ordem internacional desequilibrada, onde interesses econômicos se sobrepõem à justiça, à paz e à soberania dos povos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

Lula veta benefícios à venda de jogadores e a regras de fidelidade

O presidente sancionou a segunda lei da reforma tributária com dez vetos, atingindo a tributação de clubes de futebol, milhas aéreas e transferências de imóveis.
L
Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Porto Velho anuncia reforma do Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho apresenta projeto de revitalização do Parque Circuito, com melhorias em infraestrutura, lazer, esporte e segurança para a população.
L
Janeiro Branco destaca saúde mental dos servidores em Porto Velho

Janeiro Branco destaca saúde mental dos servidores em Porto Velho

A campanha Janeiro Branco reforça a importância da saúde mental entre os servidores públicos de Porto Velho, oferecendo suporte psicológico e promovendo bem-estar no trabalho.
L
Porto Velho lança Refis Municipal com até 100% de desconto

Porto Velho lança Refis Municipal com até 100% de desconto

O Refis Municipal 2026 permite que contribuintes, empresas e prestadores de serviços negociem dívidas com descontos em multas e juros e parcelamento em até 36 vezes.
L

Nota de pesar: Eliezil Borges Cardoso

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Eliezil Borges Cardoso, ocorrido em 13 de janeiro de 2026, em Porto Velho/RO, cidade onde nasceu em 17 de maio de 1964 e construiu toda a sua história.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Sucessão em Rondônia esquenta com novas candidaturas e movimentações políticas

A disputa pelo Governo de Rondônia ganha novos nomes, incluindo Acir Gurgacz e Expedito Netto pelo PT, enquanto Marcos Rocha confirma que não disputará eleições em 2026.
L
Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Deputada Taíssa Sousa destina R$ 1,6 milhão para fortalecer a educação em Guajará-Mirim

Recursos empenhados pela deputada serão aplicados em reformas, construções e aquisição de materiais em sete escolas de Guajará-Mirim
L

Haddad sobre caso Banco Master: “Podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país”

Ministro da Fazenda alerta para gravidade do caso, defende rigor nas apurações e diz que governo acompanha de perto os impactos para o sistema financeiro e o Fundo Garantidor de Créditos.
L

Wellington César Lima e Silva assume Ministério da Justiça no governo Lula

Advogado-geral da Petrobras foi escolhido por Lula após saída de Ricardo Lewandowski; nomeação será publicada no Diário Oficial.
L
Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Autoridades cumprem 42 mandados de busca em cinco estados para investigar crimes de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Equipe do sargento Machado prende dupla por tráfico de drogas

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho sob acusação de comercializar entorpecentes em um ponto de venda no bairro Teixeirão.
12
Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Homem é preso com moto adulterada comprada em garagem

Um homem de 39 anos foi detido pela Polícia Militar na zona leste de Porto Velho ao conduzir uma motocicleta com chassi e motor raspados adquirida em revenda.
14
PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

PM do 5º Batalhão prende suspeitos por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Ação ocorreu após denúncia anônima e resultou na apreensão de drogas, dinheiro e materiais usados no tráfico, na zona Leste de Porto Velho.
10
BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

BPTRAN apreende motocicleta com sinais de adulteração na zona Leste

Veículo foi localizado durante a Operação Maximus após informações do Núcleo de Inteligência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Transformação digital revoluciona serviços públicos em Rondônia

Entre 2019 e 2025, Rondônia modernizou o atendimento ao cidadão com plataformas digitais, chatbots, monitoramento ambiental e programas sociais inovadores.
L
Fenabrave projeta alta de 3% nas vendas de automóveis em 2026

Fenabrave projeta alta de 3% nas vendas de automóveis em 2026

A estimativa da federação aponta para a comercialização de 2,6 milhões de unidades, mas alerta que os juros altos e o endividamento das famílias limitam um crescimento maior.
L
Haddad afirma que caso Master pode ser a maior fraude do país

Haddad afirma que caso Master pode ser a maior fraude do país

O ministro da Fazenda manifestou apoio total à atuação do Banco Central na liquidação da instituição e alertou para o impacto dos prejuízos no Fundo Garantidor de Créditos.
L
Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Juristas pedem que tribunal internacional investigue ação na Venezuela

Um grupo de organizações de direitos humanos solicitou ao Tribunal Penal Internacional a abertura de uma investigação contra autoridades dos Estados Unidos por crimes contra a humanidade.
L
Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

Butantan recruta idosos para testes da vacina da dengue

O Instituto Butantan busca 767 voluntários entre 60 e 79 anos para validar a segurança e a resposta imunológica do imunizante Butantan-DV nesta faixa etária.
L
Turismo brasileiro registra faturamento recorde em 2025

Turismo brasileiro registra faturamento recorde em 2025

O setor turístico nacional alcançou a marca histórica de 185 bilhões de reais entre janeiro e outubro, impulsionado pelo transporte aéreo e pelo segmento de hospedagem.
L
Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

Expansão do ICE sob Trump gera onda de protestos nos EUA

A agência de imigração triplicou seu orçamento e intensificou operações em bairros residenciais, resultando na morte de uma cidadã estadunidense e em uma crise social.
L
Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Os números divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira mostram que o setor encerrou o ano com mais de 2,5 milhões de unidades emplacadas em todo o país.
L
PF deflagra Operação Murtinho contra garimpo ilegal em Guajará-Mirim

PF deflagra Operação Murtinho contra garimpo ilegal em Guajará-Mirim

Operação apura crimes de usurpação de bens da União e danos ambientais, com cumprimento de mandados de busca e apreensão em Rondônia.
10
Polícia prende casal por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Polícia prende casal por tráfico de drogas no bairro Teixeirão

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sargento Debriê, resultou na apreensão de drogas, dinheiro e equipamentos em ponto de venda.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.