SEGUNDA-FEIRA, 08/12/2025

Em destaque

Hildon Chaves participa da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho

Sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais

Por Humberto Oliveira

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

Na manhã desta terça-feira (3), o prefeito Hildon Chaves participou da inauguração da Sala de Monitoramento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV). Ali estão instalados os sistemas que possibilitam a geração de relatórios que permitem à Agência acompanhar de forma independente a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais relacionados ao transporte coletivo, coleta de lixo, coleta seletiva e em breve também o monitoramento da nova rodoviária.

Marcaram presença o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, lideranças políticas, imprensa, os titulares da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Cleberson Pacheco, e da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), João Altair, entre outras autoridades.

Em seu pronunciamento, o prefeito Hildon Chaves falou que a Agência Reguladora de Porto Velho existe para acompanhar a independência de alguns contratos, especialmente aqueles relacionados a concessões e parcerias privadas, como a coleta do lixo, o transporte coletivo, entre outros.

Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia

“Esta é a primeira sala de monitoramento em tempo real do estado de Rondônia. O trabalho realizado pela Agência significa um avanço na gestão do executivo municipal, porque todos esses serviços são dirigidos para a população. É preciso destacar que essa parte de acompanhamento e de regulação, de regulação na verdade, é um trabalho muito complexo e daí a necessidade de uma equipe experiente e ferramentas modernas. Hoje é mais um marco desta gestão, pois inauguramos a sala de monitoramento, uma ferramenta tecnológica e inovadora”, afirmou.

Segundo o presidente da ARPV, Fabricio Jurado, a Agência veio para fiscalizar e melhorar cada vez mais os serviços para o cidadão. “A ferramenta monitora toda a frota do transporte coletivo. Temos acesso às imagens desde a saída da garagem dos ônibus das 37 linhas, totalizando 110 veículos convencionais e dez micro-ônibus, e conseguimos identificar através das câmeras internas os motoristas, passageiros, a velocidade, e se está atrasado. Então, é uma ferramenta usada para melhorar cada vez mais o serviço do transporte público coletivo de Porto Velho. Da mesma maneira, monitoramos a coleta de lixo, a coleta seletiva, que conta com 30 caminhões atuando em todo o município de Porto Velho”.

Jurado também destacou que “a Agência Reguladora é um elo entre o cidadão, as concessionárias que prestam serviço, e o poder concedente pelo município. A Agência é aquela que vai ficar fiscalizando para melhorar cada vez mais o serviço público da cidade”.

OPERACIONALIDADE

Dalmo Roumie explicou como é realizado o serviço de monitoramento

O diretor-Técnico Operacional da ARPV, Dalmo Roumie, explicou como é realizado o serviço de monitoramento. “Esta sala é uma ferramenta, um espelhamento do sistema operacional que hoje controla as concessionárias, tanto a parte do transporte coletivo urbano quanto a parte do dejeto sólido. Ela possibilita que a Agência capture esses dados e as informações serão disponibilizadas à população por meio da nossa página na internet. Relatórios periódicos serão apresentados para o Ministério Público e o Tribunal de Contas”.

Na análise de Roumie, o principal público a ser atingido pela Agência Reguladora é o usuário. “A Agência surge exatamente para que esse usuário tenha esse canal de comunicação com o poder público para que a gente consiga levar soluções tecnológicas, soluções de demandas acontecidas, de fatos ocorridos, de um ombro de eventos para a população, para que a gente consiga o tempo todo levar o melhor serviço possível das concessionárias à população”, disse.

Ainda conforme o diretor operacional, “quando ocorre algum problema, temos um telefone de ouvidoria, que é o (69) 99233-2706. O primeiro caminho sempre é recomendado ao usuário que use as ouvidorias das próprias concessionárias. Não sendo solucionado esse problema dentro da concessionária, a população ainda pode acessar o site da Agência Reguladora ou por meio do e-mail (ouvidoriaarpv@gmail.com), registrar sua reclamação, sua crítica, sua sugestão, que vai ser instaurado um procedimento administrativo, chamando a concessionária para buscar uma solução para o problema”, finalizou.

O diretor-presidente da Eco Rondônia, Hugo Nery, destacou que o equipamento instalado na Agência Reguladora é um dos mais modernos que visitou e conheceu no país.

Hildon considera o trabalho da Agência um avanço na gestão do executivo municipal

Acrescentou o quanto é necessário a existência de fiscalização e de regulação e que todos juntos possam estar alinhados com o objetivo de prestar o melhor serviço possível à população. “Porto Velho está de parabéns, porque dá um salto de qualidade, dá um salto de serviços, de prestação de serviços muito grande no Brasil”.

AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Criada há um ano pelo prefeito Hildon Chaves, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho (ARPV) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada e também os espaços públicos, entre eles, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a nova rodoviária, prestes a ser inaugurada, o transporte coletivo e a coleta dos resíduos sólidos.

Composta por duas estações de trabalho munidas de computadores e monitores, a Sala de Monitoramento da ARPV foi criada com o objetivo de monitorar, em tempo real, os Sistemas de Transporte Coletivo e de Coleta dos Resíduos Sólidos de Porto Velho, permitindo o acompanhamento on-line e a geração de relatórios da execução dos serviços públicos concedidos à iniciativa privada.

Os sistemas possibilitam a geração de relatórios que permitem à ARPV acompanhar a pontualidade das rotas e/ou eventuais descumprimentos dos planos operacionais, dando ao Poder Público dados suficientes para medir a eficiência do serviço prestado à população.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Flexibilização de 2019 favoreceu desvio de pistolas para o crime organizado

Flexibilização de 2019 favoreceu desvio de pistolas para o crime organizado

Estudo do Instituto Sou da Paz mostra que apreensão da pistola 9mm mais que dobrou no Sudeste após decretos que facilitaram o acesso de Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs).
L
Livro debate proposta de tarifa zero para democratizar a mobilidade urbana

Livro debate proposta de tarifa zero para democratizar a mobilidade urbana

Autor Mário Maurici defende a mobilidade urbana como vetor de qualidade de vida e combate à desigualdade em nova obra lançada em São Paulo.
L
Justiça do Trabalho condena empresas por morte de adolescente em acidente laboral em Rondônia

Justiça do Trabalho condena empresas por morte de adolescente em acidente laboral em Rondônia

Decisão reforça combate ao trabalho infantil e alerta sobre negligência em segurança.
L

Agenda News: Depile-se revela segredo para cílios e sobrancelhas perfeitas

Com o sérum Show Up, seus fios crescem mais fortes e volumosos em 30 dias. Tecnologia e beleza para um olhar marcante em 2026.
L
Prefeitura atua em dois pontos da zona Sul para substituir manilhas e corrigir danos no asfalto

Prefeitura atua em dois pontos da zona Sul para substituir manilhas e corrigir danos no asfalto

Durante a execução dos trabalhos, trechos foram temporariamente interditados.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ponto & Contraponto: Cesar Augusto Freitas Jacques no Debate Jurídico e Educacional

Com uma formação sólida e múltiplas graduações e pós-graduações, Cesar traz uma visão ampla que une prática jurídica, docência e políticas públicas.
L
Anvisa registra vacina contra a dengue do Butantan para uso exclusivo no SUS

Anvisa registra vacina contra a dengue do Butantan para uso exclusivo no SUS

Imunizante tetravalente em dose única já pode ser produzido e comercializado no país; aplicação deve começar de forma gratuita em 2026.
L
Novas regras para a Carteira de Motorista começam a valer esta semana

Novas regras para a Carteira de Motorista começam a valer esta semana

Medidas aprovadas pelo Contran dispensam aulas obrigatórias em autoescolas e preveem a redução de até 80% no custo total da CNH.
L
'Pode ser um problema': Trump fala sobre compra da Warner pela Netflix

‘Pode ser um problema’: Trump fala sobre compra da Warner pela Netflix

Presidente questiona aquisição e avalia riscos da operação no mercado de mídia.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
Publicidade

POLÍTICA

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou investigação de desvios em emendas individuais para 20 municípios após relatório da CGU apontar quadro generalizado de ilegalidades.
L
Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, incluindo o Vereador Dr. Gilber e o Senador Marcos Rogério, destacando o papel da instituição na qualificação e saúde.
L
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Transparência pública reforça reconhecimento nacional e garante à Assembleia de Rondônia a segunda certificação consecutiva do Selo Diamante
L
STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

Movimento indígena convoca mobilização para a mesma data.
L
Ieda Chaves pede micro-ônibus para Polícia Penal de Rondônia visando segurança e agilidade

Ieda Chaves pede micro-ônibus para Polícia Penal de Rondônia visando segurança e agilidade

Proposta busca melhorar logística, escoltas e deslocamentos de equipes da Polícia Penal.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Jovem foi atacada por três criminosos de bicicleta na Avenida Carlos Gomes; PM faz buscas pelos suspeitos do assalto na capital.
16
Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente grave ocorreu na Rua Fábia, no bairro Igarapé, na zona leste, na manhã desta segunda-feira; uma das vítimas chegou a ficar desacordada após a colisão.
14
Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Jovem é agredida com barra de ferro na cabeça em briga por aluguel em RO

Jovem é agredida com barra de ferro na cabeça em briga por aluguel em RO

Vítima deu entrada na UPA com um corte profundo após ser atacada pelo proprietário de uma vila de apartamentos durante uma discussão sobre dois meses de aluguel atrasado.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru abre pré-matrícula digital para Chamada Escolar 2025

Prefeitura de Jaru abre pré-matrícula digital para Chamada Escolar 2025

Cadastro on-line garante vaga nas escolas municipais.
L
Mutirão percorre 300 km no Rio Guaporé e mobiliza comunidades por limpeza

Mutirão percorre 300 km no Rio Guaporé e mobiliza comunidades por limpeza

Ação ambiental envolve ribeirinhos, estudantes e entidades para preservar o ecossistema.
L
Domingão da CDL 2025 atrai 10 mil pessoas e aquece comércio na Avenida Jatuarana

Domingão da CDL 2025 atrai 10 mil pessoas e aquece comércio na Avenida Jatuarana

Evento movimenta economia e reúne lazer, cultura e famílias em Porto Velho.
L
Copa do Mundo de 2026 terá pausas obrigatórias para hidratação em todos os jogos

Copa do Mundo de 2026 terá pausas obrigatórias para hidratação em todos os jogos

Fifa determina intervalos de três minutos no meio de cada tempo da partida, independentemente da temperatura, para agilizar a regra de hidratação e proteção dos atletas.
L
Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Honduras retoma contagem de votos sob pressão política de Donald Trump

Processo eleitoral em Honduras é marcado pela interferência do presidente dos EUA, levando o partido governista a pedir anulação do pleito devido à ingerência externa.
L
Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e gera alertas de tsunami

Forte tremor ocorreu na costa nordeste do país e provocou ordens de retirada e a suspensão de serviços de trem, segundo a Agência Meteorológica.
L
Water Saci ganha versão mais perigosa e automatizada e mira usuários do WhatsApp Web no Brasil

Water Saci ganha versão mais perigosa e automatizada e mira usuários do WhatsApp Web no Brasil

Novo vírus utiliza IA para roubar dados bancários e se espalhar por contatos da vítima.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.