SEXTA-FEIRA, 13/03/2026

Em destaque

Big tech é excluída do rol de Inteligência Artificial de alto risco

Mudança no projeto foi feita por acordo entre bancadas no Senado

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Big tech é excluída do rol de Inteligência Artificial de alto risco
GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SENADO

O dispositivo que considerava como sendo de alto risco os sistemas de Inteligência Artificial (IA) usados pelas plataformas digitais, as chamadas big techs, para produção, análise, recomendação e distribuição de conteúdos foi excluído, nesta terça-feira (3), do projeto de lei que regula a IA no Brasil.

São considerados de alto risco os sistemas de IA que podem causar danos às pessoas ou à sociedade. De acordo com o relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), a retirada desse trecho foi um acordo entre as bancadas para fazer o texto avançar na Comissão Especial do Senado criada para analisar o tema.

O projeto de lei 2.338 de 2023, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determina que sistemas de IA considerados de alto risco devem ser submetidos a regras mais rígidas de governança, monitoramento e fiscalização.

O texto define como de alto risco uma série de casos, entre eles, os sistemas de inteligência artificial que impactam na saúde e segurança das pessoas, como no diagnóstico médico, ou os que podem ser usados para seleção de trabalhadores em empregos, para a seleção de estudantes em instituição de ensino ou no atendimento de serviços públicos.

O trecho que se referia às big techs afirmava que seria considerada uma IA de alto risco o sistema de “produção, curadoria, difusão, recomendação e distribuição, em grande escala e significativamente automatizada, de conteúdo por provedores de aplicação, com objetivo de maximização do tempo de uso e engajamento das pessoas ou grupos afetados”.

A coordenadora de incidência da organização Repórter Sem Fronteiras na América Latina, Bia Barbosa, que tem pressionado para a aprovação do projeto, avaliou que o trecho foi retirado por pressão das plataformas digitais .

“Não faz nenhum sentido um projeto de lei de regulação de IA que não trate dos sistemas de recomendação e moderação de conteúdo, que são sistemas de alto risco. Só que as plataformas, assim como fazem em todos os países do mundo, se opõem de maneira significativa a qualquer regulação que venha afetar os seus negócios e, aqui no Brasil, elas têm um aliado muito significativo, que são os parlamentares de extrema-direita”, destacou a especialista.

Barbosa citou a desinformação em massa em eleições, na pandemia de Covi-19 e os ataques à democracia por meio das redes socais como exemplos de danos que os sistemas de recomendação de conteúdos via IA das plataformas podem causar às pessoas e à sociedade.

Apesar dessa mudança, foi adiada para a próxima quinta-feira (5) a votação do projeto na Comissão. Existia a expectativa que o tema fosse aprovado nesta terça-feira. O adiamento ocorreu porque não houve consenso entre os parlamentares em relação aos trechos que exigem a integridade da informação para sistemas de IA.

Projeto

O projeto que regulamenta a inteligência artificial no Brasil também estabelece os princípios fundamentais para o desenvolvimento e uso de IA. Ele define que a tecnologia deve ser transparente, segura, confiável, ética, livre de vieses discriminatórios, respeitando os direitos humanos e valores democráticos. O projeto exige também que sejam contemplados o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a livre iniciativa e a livre concorrência.

Além de enumerar os sistemas de IA considerados de alto risco, o projeto proíbe o desenvolvimento de alguns tipos de tecnologias de IA que causem danos à saúde, à segurança ou a outros direitos fundamentais.

O projeto proíbe, por exemplo, que o poder público crie sistemas que classifiquem ou ranqueie pessoas com base no comportamento social para acesso a bens e serviços ou a políticas públicas “de forma ilegítima ou desproporcional” ou de sistemas de IA que facilite o abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Alto risco

De acordo com o artigo 14 do projeto, são considerados sistemas de alto risco aqueles de controle de trânsito, de redes de abastecimento de água, eletricidade e “quando houver risco relevante à integridade física das pessoas”.

Também são considerados sistemas de IA de alto risco aqueles aplicados na educação e formação profissionais para determinar acesso à instituição de ensino ou de monitoramento de estudantes, além dos sistemas usados para recrutamento de trabalhadores ou para promoções no trabalho.

Sistemas de IA de “repartição de tarefas e controle e avaliação do desempenho e do comportamento das pessoas nas áreas de emprego, gestão de trabalhadores e acesso ao emprego por conta própria” também são considerados de alto risco.

Outros exemplos são sistemas de IA para avaliação de prioridades em serviços públicos essenciais, como bombeiros e assistência médica. Também são citados no texto os sistemas de inteligência artificial usados pela Justiça para investigação de crimes, ou que tenham risco para as liberdades individuais ou ao Estado democrático de direito.

Os sistemas de IA na área da saúde, como para auxiliar no diagnóstico e procedimentos médicos, e para o desenvolvimento de veículos autônomos em espaços públicos são outros exemplos de sistemas de alto risco de inteligência artificial listados pelo projeto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

“Contos da Floresta com Vô Titão” será lançado nesta sexta-feira em Porto Velho

A obra tem cerca de 10 minutos de duração e apresenta o carismático personagem Vô Titão, interpretado pelo contador de histórias Rosivaldo Colares, que conduz o público por narrativas tradicionais da cultura brasileira.
L
Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Ministério Público denuncia mais dez policiais por abusos na Operação Contenção

Agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) são acusados de invadir domicílios e obstruir câmeras corporais durante a incursão mais letal da história do Rio.
L
Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6x1

Pesquisa revela que 82% dos brasileiros até 40 anos apoiam o fim da escala 6×1

Levantamento da Nexus aponta que o desejo pela mudança é majoritário entre jovens; na média geral da população, aprovação atinge 63%.
L
Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

Visita da diplomacia italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

A comitiva foi liderada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, acompanhado do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, além de Alfredo Pretto, da Câmara de Comércio Italiana, e do vice-cônsul italiano em Porto Velho, Cláudio Guastella.
L
Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

Já está em vigor o novo fluxo de trânsito nas avenidas Marechal Rondon e Brasil

A alteração tem como objetivo ampliar a segurança no trânsito, melhorar a organização viária e proporcionar mais fluidez à circulação de veículos na região central da cidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast : Wevi Silva e Samuel Silva falam sobre fé, música e juventude cristã

Outro convidado do programa é Samuel Silva, jovem de apenas 17 anos que também cresceu em um lar cristão e tem dedicado sua vida ao ministério.
L

Agenda News: Haianne Ventura apresenta a Casa Rosa Beleza & Bem-estar

Empreendedora Haianne Ventura participa do Agenda News para falar sobre a Casa Rosa, espaço dedicado ao cuidado feminino e à valorização da autoestima em Porto Velho.
L

Agenda News: Fim de semana de rock e St. Patrick’s Day no Grego Pub

E já na próxima semana, o humorista Danilo Gentili sobe ao palco com seu stand-up no Grego Original Pub em Porto Velho.
L
Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Procuradora da República em Rondônia recebe apoio jurídico após críticas à sua aparência nas redes

Nas redes sociais, alguns usuários fizeram críticas ao estilo da procuradora, mencionando tatuagens visíveis, cabelo colorido e vestimenta considerada mais informal, o que provocou debates sobre padrões de aparência em cargos públicos.
L

Giro News: Dr. Roger Orlandi Folkis e Márcia Sales são os convidados desta quinta-feira

Giro News recebe Dr. Roger Orlandi Folkis, sócio proprietário do Peixinho Feliz, e Márcia Sales, coordenadora pedagógica, para falar sobre educação e desenvolvimento infantil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cleitinho Transforma Senado em Happy Hour Anti-STF: Whisky na Mão e Impeachment na Boca!

“Enquanto o povo conta moedas, ministros brindam com Macallan de luxo – hora de abrir o bar e fechar as contas!”
L
Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Eyder Brasil destina mais de R$ 3,1 milhões para fortalecer atendimento oftalmológico em Ji-Paraná

Emenda parlamentar amplia estrutura da Santa Casa e beneficia moradores dos municípios da região central de Rondônia.
L
CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

CPMI do INSS convoca cunhado de Vorcaro e ex-namorada para depor sobre fraudes

Colegiado quer investigar elo entre Banco Master e descontos indevidos em aposentadorias; convocação de Laila Pereira é remarcada pela terceira vez.
L
Itamaraty vê "ingerência indevida" em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Itamaraty vê “ingerência indevida” em visita de assessor de Trump a Bolsonaro

Ministro Mauro Vieira alerta STF que encontro de funcionário dos EUA com ex-presidente preso pode interferir em assuntos internos em ano eleitoral.
L
PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

PGR pede condenação de Alexandre Ramagem por crimes do 8 de Janeiro

Ações voltaram a tramitar após cassação de mandato; ex-diretor da Abin e ex-deputado federal permanece foragido nos Estados Unidos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de crimes contra vulneráveis

Operação da DEPCA ocorreu no distrito de São Carlos, em Porto Velho; dispositivos eletrônicos foram apreendidos para perícia.
14
Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

Homem é encontrado embaixo de escombros em residência no centro

As primeiras informações dão conta que testemunhas contaram ter visto a casa ser demolida, em seguida, a vítima acabou ficando embaixo dos escombros.
16
PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

PRF em Rondônia apreende cerca de 6 kg de cocaína na BR-364

Entorpecente estava oculto em cadeiras de madeira.
10
Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Polícia Civil prende apenado com motocicleta roubada na zona Leste de Porto Velho

Suspeito foi localizado no bairro Ulisses Guimarães; veículo era utilizado para a prática de assaltos na região.
12
Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Mulher é presa em flagrante ao tentar entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Entorpecentes foram detectados pelo scanner corporal durante revista para visita ao filho na Penitenciária 603.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Autorização Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Autorização Ambiental Nº 013.000005/2026-35/COLMAM/SEDAM
L

Recebimento da Licença Ambiental (LI): CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Instalação Nº 007.000027/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Conab entrega 98 equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura indígena em Mato Grosso

Ação beneficia povos Bakairi e Xavante com kits de mecanização e mini colheitadeiras; evento também marca doação de alimentos para Cozinhas Solidárias.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Conab divulga nesta sexta-feira levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Apresentação ao vivo trará dados atualizados sobre produção e produtividade em meio a expectativas de novo recorde histórico para o campo brasileiro.
L
Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Trabalhadores da Avibras aprovam acordo e encerram greve histórica de três anos

Após 1.280 dias de paralisação, funcionários aceitam plano de quitação de R$ 230 milhões em dívidas; fábrica de Jacareí retoma operações em abril.
L
Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Áreas úmidas do Cerrado podem armazenar seis vezes mais carbono que a Amazônia

Estudo inédito revela que solo de veredas guarda “bombas de carbono” acumuladas há mais de 20 mil anos; degradação do bioma ameaça clima global.
L

Gazin Porto Velho perde para o Atlético-GO e se despede da Copa do Brasil diante de estádio lotado

Com mais de 4 mil torcedores no Aluízio Ferreira, Gazin Porto Velho é derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil, em noite histórica para o futebol rondoniense.
L
Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Março Azul: Rondônia intensifica prevenção contra o câncer de intestino

Campanha Março Azul orienta população sobre diagnóstico precoce do câncer colorretal e a importância de exames na rede pública estadual
L