Na semana em que o Brasil celebrou o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, Rondônia apareceu em destaque no Índice Folha de Equilíbrio Racial (IFER). Segundo os dados divulgados pelo Centro Liderança Pública do Brasil (CLP BRASIL), o estado empatou com o Acre na segunda colocação entre os estados brasileiros com maior equilíbrio racial.
O índice, elaborado pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper, analisa a distância entre pessoas negras e brancas em três dimensões fundamentais: ensino superior completo, renda e expectativa de vida. Quanto menor essa distância, melhor é o desempenho no indicador, evidenciando maior equidade racial.
Embora Rondônia e Acre tenham apresentado números positivos, o estudo reforça a necessidade de avanços significativos em outras partes do Brasil. O índice revelou que, de maneira geral, a desigualdade racial no país ainda é alarmante, refletindo a exclusão histórica enfrentada pela população negra.
O bom desempenho de Rondônia no ranking é um indicador positivo, mas também um chamado para que políticas públicas e iniciativas privadas continuem trabalhando pela equidade racial no estado e em todo o país.
A nomenclatura “equilíbrio racial” proposta pelo IFER destaca a busca por uma sociedade mais justa e igualitária, onde a cor da pele não determine as oportunidades de vida de um indivíduo. “O Dia da Consciência Negra é, portanto, uma oportunidade de reflexão sobre as barreiras ainda existentes e os avanços necessários para superá-las”, diz a publicação.