TERÇA-FEIRA, 09/09/2025
Publicidade
SICRED

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Não é de graça que nomes respeitados como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-ministro Aldo Rebelo denunciam que o tráfico, dominado pelas facções criminosas, seja um dos maiores empregadores da Amazônia e esteja no comando de toda a região.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico - News Rondônia

As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (menos 18 por cento); roubos (menos 35 por cento); roubos a residências (menos 12 por cento); a estabelecimentos comerciais (menos 46 por cento) em comparação com 2023, logicamente merecem mesmo registro. Mas há um outro tipo de crime que só cresce. Tanto nas áreas sob responsabilidade das autoridades estaduais quanto das federais, o tráfico de drogas é uma praga, um câncer que se alastra no organismo da sociedade. Não é de graça que nomes respeitados como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-ministro Aldo Rebelo denunciam que o tráfico, dominado pelas facções criminosas, seja um dos maiores empregadores da Amazônia e esteja no comando de toda a região. E, neste contexto, há ainda outro subproduto, também extremamente nocivo: o uso de mulas, idiotas que se prestam a serem usados pelos traficantes, correndo o risco de pegar vários anos de cadeia, enquanto quem os contrata sempre sai ileso.

Seguidamente, a história se repete. É uma mistura de sonho de ganhar dinheiro fácil com a mais pura idiotice. Entrega-se ao acaso e à sorte uma vida de batalhas pela sobrevivência por uma tentativa de se conseguir uma boa grana, bem fácil. Seria mesmo moleza, se não existisse a polícia, câmeras de vigilância, equipamentos sofisticados para detectar o transporte de drogas. Homens e mulheres, jovens e velhos, caem na conversa mole dos traficantes, que prometem um pagamento muito bom, “apenas” para que o imbecil, estúpido, palerma, babaca, tolo, pateta, bocó, tanso, lerdo, estulto, inepto, néscio, obtuso, parvo, pacóvio, pascácio, ignaro (todos sinônimos de idiota), façam um serviço sujo e se tornem, em nove e meio a cada dez casos, mais um presidiário. As tentativas nos aeroportos brasileiros são seguidas e as prisões quase sempre. No aeroporto de Porto Velho, não há semana em que um otário ou otária desses acabe preso, pela competente fiscalização da Polícia Federal.

Na última semana, uma mulher tentou levar onze quilos de drogas num voo, como se fosse carga comum. Tem que ser muito burro e ter olho grande, querendo ganhar sem trabalhar, para correr um risco tão grande. Transportar droga e ser pego em flagrante é uma das poucas coisas neste país que ainda dá cadeia. Os otários que aceitam ser mulas para os traficantes deveriam ter pena dupla. Além da cadeia, deveriam usar orelhas de burro durante pelo menos um ano. Incrível!

SÉRGIO GONÇALVES É O ÚNICO NOME JÁ CONFIRMADO PARA SUCESSÃO DE MARCOS ROCHA

A corrida pela sucessão estadual daqui a menos de dois anos, claro, já começou. Por enquanto, há um nome certo para estar na disputa. É o vice-governador Sérgio Gonçalves, um personagem que tem crescido na política regional, com presença em várias regiões, eventos, reuniões e conversas com rondonienses. Sérgio é parceiro de primeira hora do governador Marcos Rocha. Vai assumir o governo por não menos do que seis meses, quando Rocha renunciar para disputar uma das duas cadeiras ao Senado. O significado da escolha transcende uma simples opção do atual Governador em relação ao apoio para um sucessor. Ela significa que o Palácio Rio Madeira não vai manter o acordo (não escrito, mas que vigorou durante longo tempo) de que o nome do grupo governista seria o do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. O que se sabe é que o martelo está batido em favor de Sérgio Gonçalves, vice de Rocha e irmão de Júnior Gonçalves, uma das figuras mais poderosas do atual governo.

Claro que no decorrer dos próximos meses, vão surgir muitos outros pretendentes. O senador Marcos Rogério é um deles. Por enquanto, pelo que os bastidores apontam, é este o trio que estaria na relação quente dos pretendentes à sucessão de Rocha: Sérgio Gonçalves, Hildon Chaves e Marcos Rogério. Por enquanto, essa é apenas a ponta do iceberg. Vem muito mais por aí, porque o número de pretendentes deve crescer muito, em breve!

OAB ESCOLHE SEU PRESIDENTE REGIONAL PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS EM ELEIÇÃO ONLINE NESTA SEGUNDA-FEIRA

A segunda-feira, dia 18, é uma data importante para os advogados rondonienses. Todos os que têm direito a voto, vão escolher o presidente da subseção de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB. O atual presidente, Márcio Nogueira, é tido como franco favorito, embora a oposição, liderada pelo advogado Eurico Montenegro Neto, esteja tratando a disputa como uma espécie de guerra e não apenas uma simples disputa eleitoral. O assunto tem merecido críticas, pela forma como a corrida pelo comando da OAB tem sido conduzida. Várias decisões judiciais têm sido emanadas, determinando a retirada de ataques abaixo da linha da cintura, no contexto da disputa. Neste ano, pela primeira vez, os advogados poderão votar pela internet, ou seja, onde quer que estejam, poderão usar seu direito de participar da votação.

A atuação da atual diretoria da OAB, que trouxe muitas inovações e avanços para a categoria, está otimista com a mobilização, em todas as regiões do Estado, para a manutenção dos projetos que têm para a próxima gestão. A oposição, ao que se ouve nos bastidores, tem apoios principalmente em algumas áreas da Capital. Há, no Estado, um número próximo a 50 mil advogados, mas não se sabe exatamente quantos têm direito a votar na disputa desta segunda-feira. Embora Márcio Nogueira apareça como favorito, só no final da votação se terá certeza do que os advogados rondonienses querem. O próximo mandato é de três anos.

ASSEMBLEIA ENCERRA MANDATO DE SUCESSO COM MARCELO CRUZ, QUE ANUNCIA ABONO AOS SERVIDORES

São novos tempos para a Assembleia Legislativa de Rondônia. Depois de anos em que o parlamento figurou mais no noticiário policial do que no político, as coisas mudaram radicalmente. E mudaram para muito melhor. Os últimos mandatos, por exemplo, colocaram o Parlamento rondoniense em outro patamar, como diria o jogador Bruno Henrique sobre seu Flamengo. A gestão de Laerte Gomes seguiu uma transformação que já estava acontecendo, com a ALE se aproximando mais da comunidade, com ações integradas com os interesses dos rondonienses e com medidas que colocaram o Poder numa posição de respeito e credibilidade. O mesmo aconteceu com a gestão de Alex Redano, implantando inovações, realizando concursos e ampliando as sessões itinerantes, levando os deputados cada vez mais perto da população. Com Marcelo Cruz, deu-se um passo à frente. Além de valorizar os servidores, contratando aprovados em concursos, ele abriu novas disputas, para aumentar o número de servidores efetivos. Também levou a Assembleia a sessões itinerantes nas principais feiras agropecuárias, foi parceiro do governo nos temas de interesse do Estado; como Laerte e Redano devolveu milhões de reais para que o Governo aplicasse em obras e, ainda, teve um amplo diálogo com os demais poderes, priorizando temas sempre voltados à coletividade.

Cruz encerra seu mandato em 31 de dezembro, com uma ótima notícia para o funcionalismo da ALE. Um abono de 5 mil reais para todos é a grande notícia. No reinício da segunda parte desta legislatura, volta ao comando do Poder o deputado Alex Redano. Certamente com novas missões e novos avanços. Marcelo Cruz deixa o posto, mas entra para a história do Parlamento como um grande Presidente.

CRISTIANE ANUNCIA QUE FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA GARANTE VOTAÇÃO DA PEC DA TRANSPOSIÇÃO NO INÍCIO DE 2025

A bancada federal rondoniense na Câmara Federal se reuniu nesta semana que se encerra com o deputado Hugo Motta, virtual presidente da Casa a partir do ano que vem. Houve promessa de apoio, mas uma das condições impostas é que ele priorize, ao assumir, o andamento da PEC 47, que trata da transposição dos servidores para a folha de pagamento da União. Uma das líderes do movimento, a deputada Cristiane Lopes, que desde o começo do seu mandato tem batalhado pela aprovação da PEC, pediu que Motta fizesse um compromisso com os parlamentares de Rondônia, para fazer andar a PEC que já foi aprovada pelo Senado, mas está parada na Câmara. Segundo Cristiane, a PEC “busca assegurar e ampliar o prazo para a inclusão no quadro em extinção da administração federal dos servidores que foram admitidos até 1991. Esse reconhecimento representaria um avanço significativo para os trabalhadores que contribuíram com Rondônia ao longo dos anos, especialmente no contexto de uma transição justa e merecida para o quadro federal.

A resposta no encontro com os deputados do nosso Estado foi positiva. Segundo Cristiane, o futuro Presidente da Casa garantiu que atenderá esta importante demanda já no início do ano que vem. Segundo Motta, o compromisso está feito. Cristiane destacou que “a transposição é uma pauta prioritária para Rondônia e a aprovação desse projeto é um ato de justiça para os servidores e, além de assegurar direitos, contribui para o fortalecimento do serviço público em nosso Estado”.

TEM APOSTA DE QUE OSCAR NETO E JAIME GAZZOLA SERÃO ANUNCIADOS SECRETÁRIOS POR LÉO MORAES

O prefeito eleito Léo Moraes viajou para descansar alguns poucos dias com a família, antes de retornar para começar a montagem da sua equipe de governo. Desde a campanha, ele não tinha parado ainda. Léo avisou que só começa a tratar dos nomes do seu time, a partir de 6 de dezembro (daqui a 20 dias), mas é pule de dez, como se fala na linguagem do turfe, que pelo menos dois secretários já estão certos. O Prefeito eleito não confirma, mas este blog aposta um cafezinho e duas bolachas que tanto o presidente regional do Podemos, o advogado Oscar Dias Souza Neto, e o ex-vereador e empresário Jaime Gazzola estarão entre os nomeados. Oscar Neto é muito próximo de Léo e inclusive esteve na equipe dele quando o Prefeito eleito estava comandando o Detran. Nos bastidores, ouve-se que Oscar será um dos mais importantes assessores de Léo Moraes, podendo até assumir uma secretaria especial de Governo, a ser criada especialmente para ele. Já Gazzola está sendo cotado para a Secretaria de Saúde (a que Léo mais pretende dar atenção no início do mandato) ou para a Educação.

Embora não se tenha certeza quais postos ocupará, a dupla muito próxima a Léo estará com ele desde o início do governo. Outro nome que tem sido citado constantemente, mas para comandar a Fazenda municipal, é Wagner Garcia, ex-secretário da Sefin no governo Confúcio Moura e pessoa de extrema confiança do ex-Governador e hoje Senador. Os dois primeiros, mantém-se a aposta. Com relação a Wagner, ainda há apenas indícios, mas nada de quente. Esperemos pois o 6 de dezembro!

“SUSPEITOS” ANÔNIMOS QUEIMARAM MAIS DE 450 HECTARES DURANTE O INFERNO DO FOGO QUE VIVEMOS NA REGIÃO

Como sempre, não há nomes, nem detalhes, apenas informações soltas, indicando “suspeitos”. Ora, uma importante operação do Ministério Público com apoio da Polícia Ambiental e Polícia Civil, realizada nesta final de semana, foi anunciada para descobrir os “suspeitos” de terem colocado fogo em nada menos do que 450 hectares, numa área de pastagem, em Nova Mutum, cerca de 150 quilômetros da área urbana de Porto Velho. Para que mobilizar tanta gente da segurança, apenas para se dizer que pode ser que tenha havido crime? Numa situação destas, com a presença de tantos policiais, é óbvio que existem mais que suspeitas. O crime cometido, segundo nota divulgada, é gravíssimo. Os investigados (os nomes são mantidos no mais absoluto segredo, como se fosse gente do bem) teriam aproveitado o momento das queimadas que estavam infestando a região e, para piorar muito a situação, teriam colocado fogo numa área equivalente a mais de 320 campos de futebol de tamanho comum.

As investigações precisam ser apressadas e aprofundadas e os culpados devem não só sofrer todas as penas da lei, incluindo multas milionárias, como ainda precisam ter seus nomes divulgados. Não se pode ter dois pesos e duas medidas para o crime. O seu João da Esquina, se rouba, tem seu nome e foto divulgados. Aí pode. Os poderosos, que causam um dano grave como este, prejudicando milhares e milhares de pessoas, são tratados apenas como “suspeitos”. Está correto? É justo?

EYDER DIZ QUE FOI “UM PRESENTE DE DEUS”, NOVO MANDATO DE DOIS ANOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Corrigir os muitos erros cometidos. Agradecer a Deus pela nova oportunidade. Usá-la com dedicação e sabedoria, para ajudar a sociedade rondoniense. Basicamente, foi este o resumo do relato do novo deputado estadual de Rondônia, Eyder Brasil, que assume um mandato de dois anos a partir de 1º de janeiro próximo. Ele teve um primeiro mandato no parlamento, mas afirma que cometeu muitos erros, principalmente na vida pessoal, o que acabou afetando sua carreira e não o reelegendo. Ficou como primeiro suplente. Foi candidato a Vereador em Porto Velho e fez uma votação pífia. Quando tudo parecia perdido, Eyder recebeu um presente, que, segundo ele, “foi dado por Deus!”. O titular da cadeira, Affonso Cândido, foi eleito prefeito de Ji-Paraná, numa eleição em que, até a reta final, parecia impossível vencer. Ganhou e ganhou muito bem. O benefício caiu no colo de Eyder, que ao invés de ter sua carreira política encerrada, recebe uma nova e importante chance.

Segundo Eyder, ele volta após um processo dolorido de recuperação, com muita vontade de trabalhar ainda mais e priorizar ações na saúde, onde pretende dedicar pelo menos metade de todos os recursos que puder. Vai também dar atenção especial à causa das crianças atípicas, através de ações sociais, que serão também priorizadas. Antes da posse, o deputado visitou pelo menos dez municípios onde tem bases eleitorais e conheceu muitos dos 91 vereadores e os 12 prefeitos que o PL, seu partido, elegeu no Estado. Quando assumir, Eyder garante parceria firme com os eleitos e quer dar atenção especial a Porto Velho, embora lembre que, na primeira eleição, fez votos nos 52 municípios rondonienses.

“ESTAMOS PREPARADOS PARA A NOVA ROÇA?”, QUESTIONA LÍDER DE UM DOS PROJETOS MAIS OUSADOS DA AMAZÔNIA

Empreendedor, apaixonado pela floresta e pelos projetos que possibilitem que ela se mantenha em pé e que seja recuperada onde foi derrubada, o empresário Maurício Conti lidera um dos projetos mais ousados de desenvolvimento e renda, não só mantendo a floresta, como ajudando a que ela se regenere. O plantio de macaúba, com preservação e aumento considerável da renda para os produtores é um caminho viável, que começa a se tornar realidade também em Rondônia, graças à iniciativa. Sobre o tema, Conti escreveu: “minha família trabalha no Agro há muitas gerações, desde a Itália. Eu me lembro de uma frase do meu avô: ‘Se você não estudar, vai ter que trabalhar na roça’. Uma lição simples, mas cheia de sabedoria”. Ele prossegue: “mas hoje, para trabalhar na roça, a coisa mudou bastante. É preciso mais do que força física. Agora, é preciso conhecimento, formação, um MBA, domínio de biotecnologia, de sustentabilidade”.

O texto prossegue: “A roça, ou melhor, o campo, não é mais o mesmo. O trabalho no agro, antes visto como algo rústico e simples, hoje exige alta especialização. E isso, de certa forma, é um reflexo das transformações que o mundo inteiro está vivendo. As florestas que perdemos, os recursos naturais que estamos tentando recuperar, tudo isso exige um olhar mais atento, mais científico, mais inovador. Será que estamos realmente preparados para essa nova roça?”, questiona o empresário que lidera um dos grandes projetos para o presente e o futuro do campo no nosso Estado e em toda a Amazônia.

PERGUNTINHA

Você faz parte dos 86 por cento dos brasileiros que querem a restrição do uso dos telefones celulares pelos estudantes, nas salas de aula; dos 54 por cento que querem a proibição total dos aparelhos nas escolas; dos 32 por cento que acham que a liberação só deve ser permitida quando o uso é para trabalhos e pesquisas ou dos 14 por cento que não aceitam restrição alguma?

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 recebe R$ 92 milhões em investimentos de melhoria

As principais frentes avançaram na correção de buracos, ondulações e falhas no pavimento. No total, foram mais de 3 mil toneladas de massa asfáltica, o equivalente a 250 caçambas de caminhão.
L

Bolívia: país repercute a estadia de líder do PCC em solo andino

Em apenas um ano, entre 2018 e 2019, a organização criminosa PCC movimentou mais de um bilhão de reais.
L
Coletiva anuncia operação de desintrusão na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau | Ação mobiliza mais de 20 órgãos em Rondônia

Desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau | Governo anuncia ação

Coletiva confirma operação de desintrusão na Terra Uru-Eu-Wau-Wau, mobilizando mais de 20 órgãos em ação conjunta em Rondônia.
L

Morre Angela Ro Ro | Voz única da MPB se despede aos 75 anos

Angela Ro Ro, cantora marcante da música popular brasileira, faleceu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos, deixando um legado de sucessos que atravessaram gerações.
L

Empresa funerária é condenada a indenizar por preparo inadequado de corpo

A Justiça determinou que uma empresa de serviços funerários pague indenização por danos morais a uma mulher de Igarapé (MG)
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista com Francicleldo Moreira da Silva Filho

O Jovem News desta segunda recebe Francicleldo Moreira da Silva Filho, presidente do time de vôlei DGP – Deus Grande e Poderoso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista com Jorge Mateus Barreto Crispim

O Ponto & Contraponto desta segunda recebe Jorge Mateus Barreto Crispim, profissional com formações diversas que vão de Informática e Telecomunicações até Educação Física e Nutrição, além de especializações em redes de dados, fisiculturismo e nutrição esportiva.
L

INMET lança alerta para a possibilidade de chuvas isoladas

Pancadas devem atingir Porto Velho e Ponta do Abunã nesta segunda-feira (8), com temperaturas variando entre 22ºC e 35ºC.
L

Giro News | Entrevista com Coronel Chrisóstomo

O Giro News desta segunda recebe o Deputado Federal Coronel Chrisóstomo para uma entrevista exclusiva. Entre os temas, ele vai comentar sobre o ato histórico em Porto Velho em defesa da justiça e da liberdade, reforçando a importância da luta diária contra a censura e o totalitarismo.
L

Canetas da magreza | Skinny pen

Do tratamento do diabetes à promessa de emagrecimento, as “canetas mágicas” como Ozempic, Mounjaro e Wegovy mudaram o cenário da obesidade no Brasil. | From diabetes treatment to a weight loss promise, “magic pens” like Ozempic, Mounjaro, and Wegovy have changed the landscape of obesity care in Brazil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L

POLÍTICA

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Projeto de Sofia Andrade vira lei e incentiva prática dos esportes eletrônicos em Porto Velho

Nova legislação reconhece os eSports como atividade esportiva contemporânea e estabelece diretrizes de inclusão, educação e empreendedorismo
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda na 3ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar se reúne com associação local e garante R$ 375 mil em emenda para aquisição de maquinário agrícola
L
Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa propõe criação de Plataforma Virtual de Apoio ao Jovem Empreendedor em Rondônia

Proposta apresentada na Assembleia Legislativa busca oferecer capacitação, acesso a crédito e oportunidades para fortalecer a juventude empreendedora
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Semana da Pátria em Guajará-Mirim

Parlamentar participou dos desfiles cívicos no distrito do Iata e na sede do município, reforçando compromisso com a cultura e o civismo
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa prestigia desfile cívico da Semana da Pátria em Nova Dimensão

Parlamentar foi homenageada pela comunidade de Nova Mamoré pelo apoio ao agronegócio e à valorização da cultura local
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Idoso é atacado a facão ao defender sobrinha do marido embriagado em Porto Velho

Homem de 65 anos sofre corte profundo na testa após intervir em discussão causada por embriaguez.
14
Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Foragido vulgo Guigui é preso em operação no Residencial Tropical

Homem de 24 anos rompeu tornozeleira eletrônica e responde por dois roubos
10
Mulher é presa com três armas em residencial na zona sul

Mulher é presa com três armas antes de vender pistola na zona sul de Porto Velho

Suspeita foi flagrada pelo BPTAR no bairro Eletronorte; no apartamento dela foram encontradas outras duas armas de fabricação caseira
10

Acusado de tráfico é condenado a 11 anos de prisão em Minas Gerais

Um homem preso por tráfico de drogas e posse de arma em Raul Soares (MG) foi condenado a 11 anos e oito meses de prisão em regime fechado, apenas dois meses após sua prisão
14

Justiça bloqueia R$ 3 mil em contas de acusado de golpe do “falso advogado” em Jaru

A Justiça de Jaru determinou o bloqueio de mais de R$ 3 mil das contas de um homem acusado de aplicar um golpe do “falso advogado” contra uma moradora do município
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

Nota de falecimento: Celin Justiniano Riojas

O velório será realizado no dia 08/09/2025, na Funerária Dom Bosco.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Yadea apresenta scooter no Festival Moto Brasil e recebe aprovação do público

Scooter elétrica GFX6 tem preço inicial de R$ 13.800 e foi testada em pista simulada no Riocentro.
L

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas

Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou o edital do Processo Seletivo (PS UNIR 2026) com 2.935 vagas gratuitas em 66 cursos
L
Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

Toyota apresenta Highlander 2026 com nova estrutura de versões

SUV médio chega com tração integral de série e versões híbridas otimizadas nos Estados Unidos
L

Prefeitura de Jaru lança Refis com descontos de até 95% para débitos

A Prefeitura de Jaru lançou o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que permite a negociação de dívidas vencidas até 2024
L
Conab moderniza sistema de preços diários das Ceasas com novo Painel de Informações

Conab realiza leilões de apoio a produtores de feijão na região Sul

A Conab vai leiloar 32,4 mil toneladas de feijão preto, por meio das modalidades PEP e Pepro, para produtores do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
L

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 617 e avança na Linha 615

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seminsp), finalizou o serviço de patrolamento da Linha 617 com recursos próprios
L
A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A necessidade da qualificação da rastreabilidade do rebanho brasileiro

A rastreabilidade é sinônimo de prevenção.
L

Volkswagen apresenta ID. CROSS Concept no IAA MOBILITY

SUV elétrico compacto antecipa nova fase da Volkswagen na Europa e estreia mundial está prevista para 2026.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.