QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

Ministros afirmam que G20 Social dá voz cidadã à política externa

Chanceler destaca papel da sociedade na discussão dos temas centrais

Por WELTON MÁXIMO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Ministros afirmam que G20 Social dá voz cidadã à política externa
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Iniciativa criada pelo Brasil, o G20 Social dá voz ao cidadão na política externa, declararam os ministros que participaram da abertura do evento nesta quinta-feira (14). Segundo os ministros, os políticos precisam estar atentos às demandas da sociedade na formulação de decisões com potencial de afetar todo o planeta.

“As decisões do G20, se não são imperativas para os estados nacionais, são orientativas para políticas públicas no mundo todo. Já são 33 mil pessoas credenciadas no G20 [Social] que estão aqui, ou circulando”, destacou o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República e coordenador-geral do G20 Social.

Macêdo ressaltou o pioneirismo do Brasil ao criar um fórum de discussões para as organizações da sociedade civil durante a presidência do país no G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana. Para o secretário-geral da Presidência, os governantes que integram o grupo precisam estar abertos às vozes das ruas, principalmente dos países menos desenvolvidos.

“Se o G20 Social der certo, nunca mais esses bacanas vão fazer o G20 sem a participação do povo”, ressaltou Macêdo. “Hoje não temos mais países em desenvolvimento. Temos o Sul Global, como o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] diz. Precisamos estar dentro do debate com a força que tem esse Sul Global”, acrescentou.

O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, ressaltacou a importância do G20 Social na articulação com os três temas centrais da presidência do Brasil no grupo. “Os três eixos principais da nossa presidência do G20 são a luta contra a fome e a pobreza e todo tipo de desigualdade, desenvolvimento sustentável e transição energética e a reforma da governança global. Não poderia haver uma discussão efetiva sobre esses temas se não houvesse diálogo com a sociedade”, disse o chanceler.

Mauro Vieira também destacou, como aspecto inovador da gestão brasileira no G20, a discussão sobre a reforma da governança global. “Esse tema foi levado ao debate pela primeira vez no G20”, afirmou.

A reforma do sistema de governança global defende a ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para garantir mais representatividade internacional e aumentar as interações do conselho com a Assembleia Geral da ONU.

Em setembro deste ano, os ministros de Relações Exteriores do G20 divulgaram um documento em que se comprometem a ampliar o conselho e também fortalecer o papel da Assembleia Geral “inclusive em questões relativas à manutenção da paz e da segurança internacionais, através de uma interação melhorada e intensificada com o Conselho de Segurança”.

Legado

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que o G20 Social deixará um legado para a governança global.

“São lutas e bandeiras históricas dos movimentos mais populares. O que estamos vivenciando aqui é um legado de transformação, esperança e valorização que o Brasil quer deixar para o mundo com uma proposta de governança global que reconheça a participação da sociedade civil nas decisões que impactam as vidas”, disse a ministra.

Acolhimento

Primeiro a falar no evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também ressaltou a importância de que os governantes que comparecerão à Reunião de Cúpula do G20, na próxima semana, acolham os temas levantados pelos participantes do G20 Social. Segundo Paes, esta é uma oportunidade de a política global se conectar com o cidadão.

“Os líderes globais que se reunirão aqui nos próximos dias governam para o povo. Então é preciso ouvir o que o povo tem a dizer. Ouvir o que os cidadãos querem e precisam. O Rio de Janeiro está de portas abertas para vocês e para o mundo”, disse o prefeito no início da cerimônia, que começou com 40 minutos de atraso.

Criado durante a presidência brasileira no grupo, o G20 Social, que reúne entidades, organizações e acadêmicos, apresentará sugestões que embasarão as discussões durante a reunião de cúpula, que ocorrerá nas próximas segunda e terça-feira (18 e 19) no Rio de Janeiro.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Presidente do TSE aproveita celebração do Dia Internacional das Mulheres Juízas para denunciar obstáculos informais que impedem a ascensão feminina.
L
Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Pesquisadores reunidos no Rio de Janeiro alertam para urgência na implementação do Tratado do Alto-Mar diante do aquecimento global e do deslocamento de espécies.
L
Voçorocas avançam e ameaçam área urbana de Buriticupu no Maranhão

Voçorocas avançam e ameaçam área urbana de Buriticupu no Maranhão

Falta de sistemas de drenagem e desmatamento ilegal aceleram erosões gigantescas que já engolem casas e forçam prefeitura a manter estado de calamidade.
L
Ataques a Maria da Penha tentam enfraquecer conquistas, diz instituto

Ataques a Maria da Penha tentam enfraquecer conquistas, diz instituto

Campanha organizada de ódio e desinformação contra a ativista buscava descredibilizar a lei que é marco no combate à violência doméstica no Brasil.
L

Cesta básica chega a R$ 601 em Porto Velho e consome 40% do salário mínimo do trabalhador

Alta do feijão e da carne eleva custo dos alimentos na capital rondoniense, exigindo mais de 80 horas de trabalho do salário mínimo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia reduz imposto sobre venda de bovinos para outros estados

Medida do governo reduz em 66,67% o ICMS nas vendas interestaduais de bovinos para abate, fixando carga final de 4% e permitindo comercialização para cinco estados até o limite de 500 mil cabeças ou até junho de 2026.
L

Produtores de cacau e mandioca de Rondônia recebem bônus do PGPAF

PGPAF garante desconto a agricultores familiares de Rondônia, com bônus para cacau e mandioca, ajudando produtores a reduzir parcelas do Pronaf.
L
Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus destina emenda para o Congresso Brasileiro de Geografia Política na Unir

Cláudia de Jesus destina emenda para o Congresso Brasileiro de Geografia Política na Unir

Deputada estadual garante R$ 100 mil para a realização do evento científico em Porto Velho
L
Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Mandado de prisão em aberto por roubo leva à detenção de homem na zona leste da capital
16
Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Veículo foi localizado na zona Norte após denúncia anônima.
10
Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Obra registra marcos do empreendimento e reúne autoridades do setor elétrico em evento na ApexBrasil
L
Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Setor farmacêutico lidera expansão no início de 2026, enquanto volatilidade do dólar derruba as vendas de equipamentos de informática e escritório.
L
Porto Velho amplia cuidados com a saúde feminina em UBSs

Porto Velho amplia cuidados com a saúde feminina em UBSs

Rede municipal reforça prevenção, pré-natal, planejamento reprodutivo e exames como DNA-HPV para diagnóstico precoce
L
Bolsa sobe 1,4% em dia de alívio nas tensões no Oriente Médio

Bolsa sobe 1,4% em dia de alívio nas tensões no Oriente Médio

Ibovespa supera a marca dos 183 mil pontos impulsionado por bancos, enquanto preço do petróleo recua 11% após declarações sobre o fim do conflito.
L
UBS José Adelino suspende atendimentos para manutenção nesta quinta-feira (12)

UBS José Adelino suspende atendimentos para manutenção nesta quinta-feira (12)

Serviços no complexo de saúde do bairro Marcos Freire serão interrompidos das 7h às 14h para reparos elétricos preventivos
L
Vandalismo no Parque da Cidade interrompe atividades do Espaço Acolher

Vandalismo no Parque da Cidade interrompe atividades do Espaço Acolher

Local voltado a crianças e pessoas neurodivergentes permanecerá fechado para reparos após ataque
L
Educação empreendedora e financeira é ampliada em escolas de Porto Velho

Educação empreendedora e financeira é ampliada em escolas de Porto Velho

Parceria entre Semed, Sebrae e Sicoob fortalece formação de estudantes do Ensino Fundamental I
L

CONCURSO SEDUC/RO: Balanço da primeira etapa e orientações do IBADE aos candidatos

IBADE divulga gabarito preliminar do concurso da SEDUC/RO após provas realizadas em 8 de março, com alto índice de participação e operação marcada por segurança e transparência.
L

Como a qualidade de vídeo lendária e a capacidade de adicionar legendas estão transformando a criação de conteúdo moderna

Dominando as Ferramentas e a Narrativa para Vídeos de Alta Performance.
L
Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Técnicos da agência estadual integram banca examinadora para reconhecer iniciativas que aprimoram o atendimento público no município
L