QUINTA-FEIRA, 05/03/2026
Publicidade

Em destaque

A vida é mais que trabalho

Não podemos esquecer que todos nós temos direito a descanso e existe vida além do trabalho.

Por Larina Rosa

Publicado em 

Foto: Divulgação

Chegou o penúltimo mês do ano comprovando que estamos cansados. Seja por causa da correria diária ou pelo esgotamento que vamos sentindo nessa época, novembro chegou apontando canseira coletiva. Mais cansado ainda é quem tem direito apenas uma folga por semana. Que tem de escolher entre descansar, passar um tempo com a família, cuidar de si, se divertir ou cuidar das tarefas de casa que não terminam nunca.

Nessa semana uma proposta de Emenda Constitucional apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que reduziria a jornada de trabalho legal sem redução salarial ganhou a atenção da internet e atraiu 1,5 milhões de assinaturas. A iniciativa do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), do vereador eleito carioca Rick Azevedo (PSOL) está na boca do povo e do Plenário da Câmara.

Isso porque essa é a realidade da metade da produção brasileira que trabalha em uma escola 6×1, ou seja, quando trabalham seis dias na semana e folga um. As mulheres que têm dupla jornada trabalham fora e cuidam da casa dos filhos são as mais prejudicadas. Com um sistema de transporte público precário elas passam a maior parte do tempo se deslocando até o trabalho chegando em casa apenas para dormir e repetidamente no dia seguinte trabalhar.

Acontece que algumas entidades empresariais e parlamentares estão criticando a proposta, pois segundo eles acarretaria prejuízos e aumento de desemprego. O mesmo discurso aconteceu quando surgiu o direito do décimo terceiro do trabalhador, férias anuais remuneradas, previdência social entre outros. Parece que condições mínimas de qualidade de vida do trabalhador aborrecem os patrões.

Enquanto isso o trabalhador beira o esgotamento, a jornada exaustiva diminui a produtividade e aumenta a rotatividade de funcionários da empresa, pois é difícil suportar essa batida de oito horas de trabalho que acontece na maioria das vezes de segunda a sábado. O fim da escala 6×1 é a oportunidade de o trabalhador descansar, estudar, se aperfeiçoar e se qualificar profissionalmente.  O término da jornada pesada evita problemas de estresse e ansiedade entre os profissionais. Melhora o relacionamento familiar de milhares de crianças que não tem tempo com os pais.

E não adianta dizer que no nosso país não funciona. Entre as empresas que implantaram a semana de quatro dias por aqui, 60% dos funcionários aumentaram o engajamento e 71% apresentaram maior produtividade. Já em termos financeiros, as empresas que participaram do teste comprovaram crescimento na receita certificando que a nova escola pode ser economicamente executável.

E para quem continua com o discurso da onda de demissões e preços mais altos de produtos de serviços vamos pensar no consumo que aumenta nos dias de folga no comércio e no turismo.

Processos históricos são necessários para mudar nossa cultura, o esgotamento e número de doenças mentais são prova de que precisamos de uma mudança de rotina. A tecnologia avançou e ainda trabalhamos exaustivamente. Essa conta não faz mais sentido. Não podemos esquecer que todos nós temos direito a descanso e existe vida além do trabalho. Como no trecho da música do Titãs; “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente quer dinheiro e felicidade. A gente quer inteiro e não pela metade”.

Como vamos ser contra ao descanso de um trabalhador ou trabalhadora que precisa passar mais tempo com a família? Já é uma questão de sensibilidade e boa vontade reduzir o esgotamento de milhares de chefes de famílias e de gerações que estão por vir. Se o caminho não está dando certo vamos buscar outra alternativa, a vida é mais que trabalho e já estamos todos cansados de viver só para trabalhar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia amplia diálogo sobre políticas indígenas

Rondônia participa de agendas em Brasília com Funai e Ministério dos Povos Indígenas para fortalecer políticas públicas voltadas aos povos indígenas da Amazônia Legal.
L

Encontro pedagógico fortalece educação de trânsito em RO

A iniciativa integra as ações da Escola Pública de Trânsito e tem como foco o planejamento das campanhas educativas que serão desenvolvidas ao longo de 2026.
L

Workshop de Convênios reforça transparência e eficiência em Rondônia

Workshop de Convênios reúne mais de 200 participantes em Porto Velho para qualificar gestores e fortalecer a execução dos recursos estaduais.
L
Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro e Fabiano Zettel após audiência de custódia

Magistrado confirmou legalidade das prisões preventivas; dono do Banco Master e o cunhado foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos.
L
Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Mulheres representam 90% dos cuidadores informais no Brasil, revela estudo

Pesquisa aponta que jornada invisível de cuidados consome cerca de mil horas anuais a mais para mulheres do que para homens; especialistas defendem mudança cultural e políticas de compensação.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Zé Felipe, da Zé Veículos, fala sobre venda digital e crescimento acelerado

A combinação entre tecnologia, atendimento humanizado e compromisso com a transparência tem sido o alicerce dessa trajetória.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L

IN FOCO PODCAST: Chef Lindberg Júnior compartilha sua trajetória da UNIR à gastronomia internacional

No programa, ele vai falar sobre coragem para mudar de rota, desafios da gastronomia, mercado local, experiências internacionais e o que significa empreender na área em Rondônia. Prepare-se para uma conversa inspiradora sobre escolhas, propósito e sabor.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Rondônia sob alerta: tempestades severas e acumulados elevados atingem o estado na quinta-feira

Inmet e CPTEC apontam chuvas de níveis 2 e 3, com risco de alagamentos e transbordamentos, especialmente no norte, oeste e sudoeste do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa viabiliza programação especial em homenagem ao Dia da Mulher na Alero

Evento voltado ao cuidado, autoestima e valorização feminina terá atividades gratuitas para servidoras e público em geral.
L
Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Deputado Edevaldo Neves se reúne com aprovados da Defensoria de RO

Encontro na Assembleia Legislativa debate cadastro reserva e reforça pedido de convocação de candidatos aprovados no concurso da Defensoria Pública.
L
Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Governos iniciam voos de repatriação em meio ao fechamento do espaço aéreo no Oriente Médio

Principais hubs globais como Dubai seguem paralisados pelo quinto dia consecutivo; companhias aéreas alteram rotas e enfrentam custos crescentes com combustível e logística.
L
André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Daniel Vorcaro para presídio em São Paulo

Ministro do STF atendeu pedido da Polícia Federal; dono do Banco Master foi preso na terceira fase da Operação Compliance Zero por suspeita de fraudes e ameaças.
L
Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Lula critica gastos militares e cobra ação da ONU contra a fome

Presidente questionou investimento global de US$ 2,7 trilhões em armas e defendeu redirecionamento de recursos para segurança alimentar durante conferência da FAO.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

PRF em Rondônia, em ação conjunta com outras forças de segurança pública, apreende quase 400 kg de drogas

A ação ocorreu com o apoio da Polícia Federal, de diversas unidades da Polícia Militar do estado, do GEFRON-MT, do Grupo Especial de Investigação – G.E.I., da Agência de Inteligência do CRP I e do Exército Brasileiro, apreendeu 391,4 kg de drogas e uma arma de fogo em Porto Velho.
10
Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Bandidos capotam carro e abandonam chave de veículo roubado em Porto Velho

Dupla foi filmada durante assalto no bairro Nova Floresta; Classic usado no crime foi localizado capotado na Estrada dos Japoneses com apoio do helicóptero da PM.
12
Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Polícia Civil deflagra Operação Escórias e desarticula organização criminosa em Costa Marques

Ação conjunta cumpriu oito mandados de busca e apreensão após ameaças contra policiais penais; duas pessoas foram presas com munições de fuzil.
10
Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Carro capota e ocupantes fogem deixando chave de veículo roubado dentro

Dupla abandonou Classic capotado na zona Sul de Porto Velho; PM encontrou chaves de carro roubado no bairro Nova Floresta.
16

Mulher grávida é presa após marido apenado atirar em homem durante assalto na zona leste

O fato ocorreu na Rua Santa Cruz, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MARCELO CRUZ DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO  Nº 016.00029.005/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO CONDOMÍNIO JEQUITIBÁ

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO Nº 016.00112.006/2024-SUL
L

Léo Moraes anuncia ponto de apoio para entregadores de delivery em Porto Velho

Entregadores de delivery terão estrutura completa entre o Porto Velho Shopping e o Parque da Cidade, por meio de parceria da Prefeitura com o iFood para garantir melhores condições de trabalho.
L
Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Reunião inédita discute retomada da cultura em Ji-Paraná

Encontro reuniu Executivo, Legislativo e representantes da classe artística para debater políticas públicas, reativação de espaços culturais e criação do Fundo Municipal de Cultura.
L

Resultado da Lotofácil 3626 acumula e vai a R$ 10 milhões

Concurso 3626 da Lotofácil, sorteado nesta terça (3) no Espaço da Sorte, em São Paulo, não teve ganhador do prêmio principal; próximo sorteio paga R$ 10 milhões.
L
O Brasil está repleto de políticos espertalhões

O Brasil está repleto de políticos espertalhões

Artigo critica privilégios, cargos vitalícios e defende reformas como voto facultativo, recall e candidaturas independentes para fortalecer a democracia.
L
Entidades de imprensa repudiam planos de Daniel Vorcaro contra jornalistas

Entidades de imprensa repudiam planos de Daniel Vorcaro contra jornalistas

Associações classificam métodos como “práticas mafiosas” e pedem rigor após revelação de plano para agredir o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
L
Faculdade UniÚnica Porto Velho anuncia ação social com distribuição de 100 cestas básicas em abril

Faculdade UniÚnica Porto Velho anuncia ação social com distribuição de 100 cestas básicas em abril

Segundo o coordenador, a iniciativa reforça o compromisso institucional da faculdade com a responsabilidade social e com o desenvolvimento humano da capital rondoniense.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.