DOMINGO, 25/01/2026

Em destaque

Coluna Opinião de Primeira – Regularização fundiária pode dar um salto já no ano que vem, a partir do governo de Léo Moraes

Desde o resultado do segundo turno em Porto Velho, que o consagrou nas urnas, Léo não parou.

Por Sergio Pires

Publicado em 

O prefeito eleito Léo Moraes só tem um inimigo, neste momento: a lentidão com que o tempo está passando. Para ele, o 1º de Janeiro der 2025 deveria ser amanhã e não daqui a 53 dias. Desde o resultado do segundo turno em Porto Velho, que o consagrou nas urnas, Léo não parou. Foi agradecer votos nos bairros; visitou o pequeno apartamento de um eleitor onde há chuveiro, mas não há água (um vídeo nas redes sociais mostra a visita, como se ele ainda estivesse em campanha); acompanhou pessoalmente o início da transição; está montando sua equipe de governo e foi a Brasília, onde encontrou várias autoridades.

Lá, fez pelo menos três visitas importantes: aos senadores Confúcio Moura e Jaime Bagattoli e ao seu principal apoiador na Câmara Federal, o deputado Fernando Máximo. Foi pedir apoio, emendas, investimentos para seus projetos que, sempre repete, pretendem tirar a Capital dos piores índices de todo o país em vários aspectos. O Prefeito eleito vem com tudo. Só para em casa algumas horas para descansar um pouco e curtir um pouco a família. NO outro dia, cedinho, está correndo pela cidade, falando com aliados, debatendo projetos, buscando soluções, antes mesmo de assumir.

Há ainda outra boa notícia no pacote de inovações que virão por aí. Uma parceria muito mais próxima entre Governo e Prefeitura está formando. De um lado, as decisões de Léo sobre o assunto. De outro, a Sepat, secretaria comandada com competência e recheada de resultados, pelo amigo e aliado do Prefeito eleito, David Inácio. O resultado: a regularização fundiária vai dar um salto em Porto Velho. Centenas e centenas de imóveis, em áreas do Estado, deverão receber documentação definitiva. Na atual gestão, houve alguns problemas que não permitiram que o tema andasse como a equipe de David Inácio gostaria. O secretário da Sepat faz parte da equipe de transição de Léo Moraes e é bastante próximo ao novo Prefeito. Ou seja, em breve teremos notícias muito positivas para a questão da regularização, em áreas onde ela já deveria ter sido feita há muitos anos. Agora vai!

ONZE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO: SERVIDOR NÃO RECONHECE NOMES E ASSINATURAS DE OITO PESSOAS DA SEDAM

E agora? Servidor da Sedam do Estado que participou ativamente dos estudos para a criação de onze reservas ambientais em Rondônia, surgidas por decreto nas últimas horas do governo Confúcio Moura, não reconhece nomes e assinaturas de pelo menos oito dos dez técnicos do órgão que assinaram o documento, dando parecer favorável à criação. O depoimento do servidor Paulo Sérgio Costa Lima deixou antever, na CPI investiga ilegalidades na criação das mais de uma dezena de novas áreas de proteção, que não foram cumpridos todos os preceitos legais para a criação do decreto e que ele pode sim, ser contestado. Participaram do encontro os deputados estaduais Pedro Fernandes, Lucas Torres e Alex Redano (on line), que preside da CPI.  A reunião teve a presença ainda do advogado João Franciso dos Santos (Dr. Doca), que é da assessoria jurídica da Assembleia Legislativa, autorizado a fazer intervenções durante a reunião.

Durante a série de reuniões da CPI que investiga o caso da criação, a toque de caixa, de nada menos do que onze novas áreas de preservação, já foram detectadas uma série de irregularidades. O fato de que oito pessoas que assinaram os laudos e os documentos que deram aval para o decreto são desconhecidas por um próprio colega da Sedam, é apenas mais um indício disso. No próximo dia 18, haverá nova sessão. Aos poucos, vai se levantando o tapete desta medida que afeta centenas de famílias, que podem perder tudoo que construíram. A verdade surgirá?

AS MUITAS VITÓRIAS DE TRUMP NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS QUE COLOCARAM SEU PAÍS DE NOVO NOS EIXOS

Trump não derrotou apenas o ódio da esquerda americana, baseada em propostas hipócritas, em tentativas de dividir ainda mais o país e em ações absolutamente contrárias ao sentimento da maioria do povo. Ele derrotou também os defensores de uma ideologia putrefata, defendida com absoluta hipocrisia, por exemplo, pela imensa maioria dos grandes nomes de Hollywood, que vivem na abundância e na riqueza, mas que discursam que o Estado é quem deve assumir tudo, se dizendo falar em nome dos pobres, mas vivendo no mundo maravilhoso da fortuna. São os que moram e vivem em Los Angeles, mas fazem de conta que não enxergam centenas e centenas de drogados vivendo nas ruas. Ganhou ainda dos institutos de pesquisas falsas e da grande mídia mentirosa, que o atacou sem dó e nem piedade.

Trump venceu também as teorias ultrapassadas do socialismo, que caminhava célere para dominar seu país. Derrotou ainda a ala esquerdista da Igreja Católica, liderada pelo Papa Francisco, que fez campanha aberta contra o Presidente, eleito para salvar os Estados Unidos. Derrotou, mundo afora, os ditadores e aprendizes de ditadores, como os há no Brasil, que, certamente, estão dormindo mal, desde a estrondosa vitória do Republicano. Um dos aliados mais próximos do Presidente eleito sintetizou o que representou sua vitória: “ele derrotou o mal”!

BOLSONARISTAS DE RONDÔNIA TAMBÉM TÊM ESPERANÇA DE QUE ELE POSSA VOLTAR À DISPUTAR A PRESIDÊNCIA

Lula estava preso, foi solto e depois descondenado por seus amigos da Corte Suprema. Uma elucubração jurídica, a partir de uma defesa do hoje ministro Cristiano Zanin, com apoio não só do ministro Edson Fachin, mas, posteriormente, da grande maioria da Corte, tornou Lula, então condenado por uma série de crimes, um cidadão livre, leve e solto, ao ponto de concorrer à Presidência e vencer a eleição. Mesmo com todos os crimes a anteriormente considerado chefe de quadrilha, o atual Presidente teve todos os seus direitos repostos. O ex-presidente Jair Bolsonaro não foi condenado à prisão (ainda) não cometeu qualquer crime grave, segundo seus advogados e milhões de seguidores, mas foi condenado por parte de quase todos os mesmos ministros que salvaram Lula. Bolsonaro está inelegível até 2030, ou sete, mais seis anos.

Vários bolsonaristas, como os senadores rondonienses Marcos Rogério e Jaime Bagattoli, não perdem as esperanças. Ainda mais com a vitória grandiosa de Trump, de quem Bolsonaro é importante aliado, a dupla da direita no Senado crê que se Lula, com todos os seus crimes, alegam, recuperou seus direitos, por que não pode acontecer o mesmo com Bolsonaro? Claro que enquanto o STF for formado por ampla maioria de aliados do atual governo, isso será muito difícil. Mas como a esperança é a última que morre, há quem pense que as chances do polêmico ex-Presidente brasileiro não são zero.

UMA TONELADA DE COCAÍNA TRANSPORTADA POR QUADRILHA COM PARTICIPAÇÃO DIRETA DE POLICIAIS

Estamos mesmo sob o domínio do crime. Quando há policiais envolvidos, dá aquela sensação de pânico, porque eles deveriam é estar prendendo bandidos, atacando facções, protegendo a sociedade. Mas não é o que ocorre em muitos casos. O último envolve uma quadrilha nacional, com membros nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, mas também em várias outras localidades em diferentes Estados. Pelo menos 26 pessoas compunham a quadrilha desfeita agora numa enorme operação da Polícia Federal e depois de três anos de investigação. Policiais Rodoviários e Policiais Militares faziam parte da quadrilha, que traficava drogas, principalmente cocaína, para o Ceará, principalmente.

A apreensão de quase uma tonelada de drogas, em três operações diferentes, incluindo em Rondônia, deu às autoridades da polícia decente (que compõem a imensa maioria das nossas forças de segurança) as pistas para desbaratar o grupo criminosos. Já foram apreendidos vários bens adquiridos pelos bandidos com o dinheiro do tráfico. Infelizmente a Polícia Federal e outras polícias estão proibidas, pela sucessão de leis que protege bandidos neste país, mas que raramente protegem as pessoas decentes, de divugar os nomes dos bandidos que se travestem de policiais para atuarem e dos seus asseclas. Um dia voltaremos a ter uma legislação decente, que mostra nomes e caras destes criminosos, até para que a gente saiba quem é bandido e quem não é.

RONDÔNIA CRESCE CADA VEZ MAIS, MAS É O ESTADO DA REGIÃO QUE MENOS DERRUBA A FLORESTA

Enquanto ambientalistas de ar condicionado e a Rainha das ONGs, a ministra Mariana Silva, vociferam em nome dos seus aliados no exterior contra o desenvolvimento da nossa região, dados interessantes têm pouca divulgação. Por exemplo: Rondônia, onde há um crescimento econômico bem acima da média nacional, foi registrado o menor desmatamento de toda a Amazônia, entre agosto do ano passado e julho deste ano. Ou seja, continuamos crescendo, principalmente no agronegócio, mas sem destruir o meio ambiente, como tentam enganar os ambientalistas, a grande maioria bonecos de ventríloquos, sentados no colo dos grandes interesses internacionais. Nosso Estado teve o menor desmatamento, com diminuição de quase 63 por cento, em relação ao mesmo período anterior. Mas ele diminuiu também, por exemplo, o Mato Grosso, da superprodução (menos 45 por cento) e no Amazonas (29 por cento) e Pará (28 por cento).

Por que será que Roraima foi o único Estado da região onde houve crescimento do desmatamento? Ali, as derrubadas da floresta bateram num aumento de mais de 53 por cento? É bom lembrar que aquela área do norte é a menina dos olhos dos ambientalistas. Hoje, mais de 90 por cento de todo o território do Estado é formado por terras indígenas. Lá, depois do anoitecer, brasileiros não conseguem transitar, proibidos por gente que não fala Português.  Roraima chegou a ser um dos grandes produtores de café do Brasil e vive seus moradores, tanto índios quanto não índios, vivem muito perto da miséria. Quem será que está desmatando tanto?

DUELO DA FRONTEIRA ACONTECE EM QUATRO DIAS, NA TERCEIRA SEMANA DESTE NOVEMBRO

Tentativa houve, mas no final das contas, a Justiça entrou na jogada e fez…Justiça. Por isso, a edição deste ano do Duelo da Fronteira, em Guajará Mirim, está confirmada para o período de 15 a 18 deste mês de novembro, data também conhecida como sexta, sábado, domingo e segunda-feira, daqui a duas semanas. Ações tentaram colocar em dúvida convênio feito pela Sejucel do Governo do Estado com a entidade que coordena o grande evento, ressuscitado pelo atual Governo.  Numa das decisões, o juiz Lucas Niero, por exemplo, observou: “é notória a movimentação da cidade para realização do evento neste ano, o local onde ocorre o festival, se encontra já com nova pintura; os brincantes há meses ensaiando coreografias das apresentações, bem como o festival se encontra com data marcada e ampla divulgação na mídia geral, o que corrobora o entendimento de que qualquer obstáculo que venha a impedir ou dificultar a realização do evento, que, reitero, é de grande valia para a economia local, foge da razoabilidade”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Duelo da Fronteira é uma celebração que une a comunidade e promove a tradição dos bois-bumbás. O secretário Júlio Lopes resume o confronto: os dois grupos são divididos entre as cores vibrantes do vermelho e branco, que representam a Flor do Campo, e azul e branco, que simboliza o Malhadinho. Os bois-bumbás trazem à tona as ricas narrativas do folclore amazônico, encantando o público com suas apresentações dramáticas e coloridas. Cada uma das agremiações busca não apenas a vitória, mas a promoção da cultura local e preservação das tradições”.

AGORA ESTÃO FURTANDO OS FIOS DOS SINAIS DE TRÂNSITO. OS LADRÕES AGEM LIVREMENTE, SEM QUALQUER PUNIÇÃO

É inacreditável! Se fosse em qualquer país sério, onde ladrão é tratado como ladrão e não no Brasil, onde o próprio Presidente da República diz que não se pode prender alguém que roubou um celular só pra tomar uma cervejinha, as cadeias estariam lotadas. Não só com os ladrões, mas também pelos receptadores. Em Porto Velho, a Prefeitura está pedindo ajuda da população para denunciar o roubo de fiação. Mas não é qualquer tipo de fios. São os que dão a energia elétrica necessária para que os semáforos, os sinais de trânsito possam funcionar. Os canalhas não levam apenas os fios. Levam também placas de sinalização e até aquelas que mostram os nomes das ruas. Sem os sinais funcionando, o risco de acidentes é enorme. E os semáforos desligados são muitos, inclusive em locais de transito pesado“Denunciem pelo 190. Esta será uma ajuda importante para acabarmos com este tipo de ação criminosa e absurda por parte destes delinquentes. Os furtos de fiação constituem prejuízo para a Prefeitura e para a comunidade”, diz o secretário da Semtran, Anderson Pereira.

O problema é: mesmo que a comunidade ajude, o que acontecerá se um desses meliantes forem pegos? Absolutamente nada. Além disso, há décadas se denuncia o furto de fios e outros bens públicos, vendidos para receptadores, mas até hoje não se sabe de nenhum deles que tenha sido preso e permanecido na cadeia. Aqui, como em todo o país, é muito fácil ser ladrão. Difícil é ser decente, viver sob o domínio do medo e pagando os maiores impostos do mundo, com retorno ridículo. Este é mais um triste retrato da nossa triste realidade.

­­PERGUNTINHA

Você acha que vai adiante ou não vai dar em nada investigação pedida pelo Ministério Público Federal, sobre a falta de ações do governo Lula no combate à dengue no país, depois que se registrou um número recorde de mortes neste ano, muito acima das mortes por coronavírus?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Maior honraria do município foi concedida a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico da capital rondoniense.
L
Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Capital de Rondônia completa 111 anos de instalação com investimentos do governo estadual em mobilidade, saúde, educação e qualidade de vida
L
Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Primeira reunião do comitê debateu a atualização do plano de ação e a realização do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, previsto para março.
L
Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

O Crea-RO e representantes do setor produtivo enviaram uma carta à bancada federal manifestando preocupação com os reflexos econômicos do modelo de pedágio na rodovia federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Policiais do 1º Batalhão patrulhavam a região central da capital quando flagraram uma mulher sendo rendida por dois adolescentes armados com uma faca no sábado.
12
Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Policiais militares do 1º Batalhão flagraram o roubo contra uma mulher no centro da capital rondoniense durante a noite de sábado, apreendendo uma faca usada na ação.
10
VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

Câmera de segurança flagrou o momento em que suspeita se aproveita da distração de funcionária e furta celular em loja no centro da capital
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos e integrou a programação comemorativa da capital
L
Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Exibição ocorreu neste sábado (24), no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e reforçou a preservação do patrimônio histórico da capital
L
Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Atividade integrou a programação oficial da Prefeitura e levou moradores e turistas ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste sábado (24)
L
Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Evento integra programação de aniversário da capital e reúne 25 artesãos, fortalecendo a economia criativa e o empreendedorismo local.
L
Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Jovem ficou gravemente ferida após colisão; motorista fugiu sem prestar socorro.
16
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

Crime ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Policiais militares capturaram neste sábado um foragido da Justiça acriana conhecido como Trem do Comando durante uma abordagem realizada no residencial Orgulho do Madeira.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.