SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

Frases que perturbam o emocional dos estudantes

Os profissionais da educação não devem se permitir comparar-se com seus alunos; afinal, essa postura representa uma total falta de maturidade emocional.

Por Uemerson Florêncio

Publicado em 

Eu quero que você grave isso na sua cabeça, ô cabecinha durinha, hein! Eu só tenho aluno cabeça boa, viu, igual a mim. Ter o título de licenciatura não quer dizer que este profissional tenha sensibilidade humana e tato para conduzir pessoas. Afinal, nem sempre a intelectualidade dialoga com a moralidade ou postura ética. Logo, onde está a postura incentivadora para identificar e compreender os cenários gerais dos seus alunos, no sentido de contribuir para que eles possam se tornar pessoas melhores?

Os profissionais da educação não devem se permitir comparar-se com seus alunos; afinal, essa postura representa uma total falta de maturidade emocional. Muitos desses profissionais, tidos como maravilhosos por alguns, passam anos no ambiente educacional externalizando falas perigosas e preconceituosas, verdadeiros crimes de bullying em sala de aula. Será que essa conduta em sala de aula contribui para a formação desses alunos? Como saem esses alunos depois de certas aulas? Como chegam em casa esses alunos?

Infelizmente, só me restou ser professora, uma profissão pouco ou nada valorizada e mal paga. Se esse profissional está tão infeliz, por que permanece nas instalações do ambiente de ensino? Quantos alunos crescem com o sonho de se tornarem profissionais da educação e se veem diante de falas carregadas de tamanha frustração? Os professores são seres humanos, bem sabemos, mas devem se atentar que, no exercício de suas atividades profissionais, não podem externalizar suas dores e queixas drásticas para os alunos. Quem não se lembra de um momento como esse em sala de aula?

“É lenta, viu, meu bichinho preguiça. Esse relógio parou no tempo. Todo mundo já terminou, só você permanece na sala ainda; eu preciso ir embora.” Cada pessoa tem seu tempo de resposta sobre as diversas questões da vida, seja por meio de falas, emoções, cognição, ou mesmo quanto à capacidade de dar materialidade para um propósito. Profissionais que utilizam expressões no diminutivo para manifestar falas discriminatórias são criminosos com carteira assinada.

Costumo sempre perguntar em minhas palestras e treinamentos: com quantas gargalhadas você está destruindo os sonhos das pessoas? Quer um exemplo dessa questão? Simples: alguns professores questionam seus alunos sobre o que eles querem ser quando concluírem os estudos, e eles começam a relatar seus sonhos. Nesse momento, um certo aluno diz que quer ser “médico de cabeça”, e o professor esboça nitidamente um sorriso de reprovação através de suas micro expressões faciais.

Você agora vai me dizer que essa comunicação transmitida não afeta aqueles alunos que trazem traumas silenciosos em suas vidas? É muito bom refletir sobre o papel incentivador de sonhos na sala de aula, e não transformá-la em uma câmara de tensão e desgosto, gerando tortura psicológica para esses alunos, independentemente do tipo de instituição, pública ou privada.

Trazer essas reflexões sobre o ambiente de ensino é colocar para fora vivências que tivemos no passado e que ainda existem nos dias atuais. Se você souber convidar seu filho ou sua filha, ao chegarem em casa, para um diálogo discreto e investigativo, poderá ter muitas revelações. Mas não se assuste, não demonstre angústia ou dor; seja imparcial.

Isso porque, muitas vezes, para proteger ou não querer machucar, seus filhos escondem suas dores oriundas da sala de aula. Então, vá construindo um plano de investigação, e, havendo situações críticas, busque apoio com advogados, Ministério Público e afins.

Mas é muito importante que você reflita: quanto eu já vivi na minha infância, adolescência, juventude e, por que não, na fase adulta da minha vida, tais realidades? Afinal, existem professores frustrados em todos os níveis de ensino. Respire, pacifique-se, mas busque apurar a vida dos seus filhos, e gestores escolares, atentem-se aos seus alunos.

Uemerson Florêncio – Empreendedor, treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião em quatro continentes, abordando temas como análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

Moraes envia à PGR laudo sobre violação de tornozeleira por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República o laudo da Polícia Federal que confirma o uso de um ferro de solda contra o equipamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

Lula defende solução diplomática entre Estados Unidos e Venezuela

O presidente brasileiro afirmou que buscará um novo diálogo com Donald Trump para evitar um conflito armado na América do Sul e garantir estabilidade regional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): ARTHUR OLIVEIRA SANTOS

Licença Ambiental Simplificada-LAS.
L

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

A ponte sobre o Rio Machado, na BR-364 em Ji-Paraná, já está liberada após a conclusão antecipada das obras na junta de dilatação, garantindo mais conforto, segurança e estabilidade para os motoristas que utilizam o trecho.
L

Planejamento ajuda a começar 2026 com mais tranquilidade

Especialistas do Sicredi destacam planejamento financeiro e consumo consciente no fim de ano.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.