QUARTA-FEIRA, 05/11/2025

Em destaque

Estudantes do IFRO fazem domingo a segunda prova do ENEM 2024

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - IFRO

Depois do primeiro dia de prova no domingo (3/11), alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se preparam para o segundo e último momento de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 4,3 milhões inscritos no Enem 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo, 3 de novembro. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. De Rondônia, são 38.546 participantes. E no IFRO há iniciativas que reforçam o apoio para estudantes conquistarem bons resultados.

Em todo o Brasil, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.  No próximo domingo, 10 de novembro, serão questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro. No domingo passado as provas foram de linguagens e ciências humanas. E o tema da redação era: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Reforço em Física no Campus Colorado

Um aulão de revisão de Física foi realizado no Campus Colorado do Oeste para auxiliar estudantes na preparação para o Enem. O objetivo foi apresentar as competências e habilidades previstas na matriz curricular do Exame Nacional na área de ciências da natureza e suas tecnologias, especificamente em Física. A atividade “Competências e Habilidades de Física para o Enem” foi ministrada em 4 de novembro, no auditório do campus pelo Professor de Física, Márcio Adolfo de Almeida.

Foi voltada a todos os estudantes de 3º ano do ensino médio do campus e aqueles com interesse em fazer a prova do Enem neste ano. Além da atividade realizada no IFRO, o professor também levou essa preparação para a Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, no município de Colorado do Oeste. Lá ele ministrou o aulão em 1º de novembro, sendo bem recebido pelos estudantes.

O conteúdo do aulão foi cuidadosamente organizado com base nas provas de Física dos últimos cinco anos do Enem, o que permitiu uma abordagem focada nas questões e padrões mais recorrentes. “O objetivo principal foi demonstrar as competências e habilidades da Matriz Curricular do Enem na área de ciências da natureza e suas tecnologias, com foco nas questões de Física”, explicou o docente.

Márcio Adolfo acredita que essas atividades têm grande importância para os alunos de escolas públicas, pois ajudam a conectar os conteúdos aprendidos em sala de aula com as competências e habilidades cobradas na prova do Enem. “É importante que os alunos compreendam como os exercícios de Física no ENEM se relacionam com as competências e habilidades descritas. Explicamos como os exercícios são elaborados e o que o ENEM espera dos estudantes durante a prova”. O professor ainda afirma que a proximidade do exame aumenta o engajamento, uma vez que estudantes ficam ansiosos para identificar conteúdos que aprenderam ao longo do ensino médio nas questões do Enem.

A revisão das questões, segundo ele, permite que os alunos “recordem os conteúdos abordados em sala de aula durante todo o ensino médio”. Entre os tópicos essenciais abordados, o professor destacou que as habilidades que envolvem movimento de partículas, corpos, objetos, entre outros são os mais cobrados. Por isso, trabalhou temas como movimento uniforme, lançamento vertical, lançamento de projéteis, movimento circular, empuxo, gases ideais, dilatação térmica e eletricidade, além de habilidades voltadas para a compreensão de fenômenos e resolução de problemas cotidianos.

Para os estudantes que ainda sentem insegurança em relação à Física, o professor deixou alguns conselhos práticos: “leiam os exercícios minuciosamente e retirem todas as informações pertinentes. Se não souberem as fórmulas, não se desesperem; com o conhecimento adquirido, é possível chegar na resposta correta. Por fim, resolvam primeiro as questões mais fáceis, e evitem ‘chutar’ as respostas”, aconselhou.

Desenvolvendo repertórios

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes. De forma que muitas ações terminam elevando direta ou indiretamente o repertório dos(as) discentes do IFRO. Com relação às contribuições para melhor desempenho na prova dissertativa do Enem 2024, cujo tema envolveu “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os campi do IFRO podem ofertar diferentes exemplos a serem compartilhados.

Durante a aplicação da prova de Redação, seis textos motivadores foram oferecidos para leitura: definição do dicionário da palavra “herança”; provérbio africano sobre a origem das pessoas; trecho de um samba-enredo da Mangueira; trecho de texto que falava que a cultura negra era muitas vezes reduzida a estereótipos no Brasil; e foto de alunos do Rio de Janeiro vendo um grafite do Zumbi dos Palmares.

No Campus Porto Velho Calama, por intermédio do Projeto de Extensão intitulado Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de ensino”, o objetivo principal foi oportunizar o contato com a sétima arte, através do cinema itinerante em três escolas municipais e no próprio IFRO Calama. Através da exibição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”. A atividade audiovisual de artes integradas traduz toda a obra da autora Cledenice Blackman, que desenvolve pesquisa junto à população imigrante do Caribe Inglês, à qual a pesquisadora denomina como afro-antilhana e à qual fez a cartografia.

No trabalho, desmistificou termos como: barbadiano(a), Alto do Bode, pioneirismo na educação em Rondônia dentre outras contribuições que tem como base imigrantes (homens, mulheres e crianças) e professoras dessa comunidade afro-antilhana. A pesquisa com os imigrantes e sua descendência contribuiu e vem contribuindo com a valorização da cultura africana e ao combate ao racismo estrutural. O projeto também contribuiu para desmistificar a própria história afro-antilhana, conforme explica a historiadora Cledenice Blackman, que trabalha a construção do conhecimento decolonial na tradição cultural portovelhense/amazônida, destacando as influências afro-amazônicas caribenhas inglesas.

“Haja vista que, no início do século XX, imigrantes e famílias afro-antilhanas deram surgimento a um bairro denominado Barbadian Town (Bairro dos Barbadianos), o projeto utiliza o recurso das artes integradas, agregando diferentes linguagens culturais, inclusive do cinema itinerante. Além disso, o projeto contribui para combate o racismo estrutural, tendo em vista, que conforme o Anuário de Segurança o estado de Rondônia é o segundo estado do país com mais casos de racismo”, explica Cledenice, que é servidora do IFRO Campus Calama.

Ela destaca também que o projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino” visa a contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada para nº 11.645/2008, que orienta a obrigatoriedade para os estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira, suas nuances, e inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e para o atendimento a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Inclusive, Blackman mostra dados nacionais de que apenas 17% das escolas fazem cumprir a lei étnica racial.

Cinema e educação

Desenvolvido pela Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, o Cine Itinerante é um projeto de extensão: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”. O projeto foi institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL-CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, conforme Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. E, também foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/Funcultural, para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho (RO), no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 08 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Outra ação é desenvolvida pela Professora de Português, Josifran de Araújo, ao levar seus alunos e alunas dos primeiros anos a desmistificarem o conhecimento apresentando escritores(as) brasileiros(as) e regionais. Ela envolveu as seguintes turmas do IFRO Campus Calama: 1º A/B do Técnico em Eletrotécnica, 1º B do Técnico em Edificações e 1º A/B do Técnico em Informática.

Entre as leituras estiveram a biografia e livros produzidos pela Bibliotecária/Documentalista do campus, Cledenice Blackman. De forma que um grupo de alunos(as) entrevistaram, apresentaram a biografia e as obras: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração” (2019) e “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A diáspora afro-antilhana para o Brasil” (2022). Ambas as obras estão disponíveis para consulta e empréstimo da comunidade acadêmica na Biblioteca do Campus Porto Velho Calama. Os livros foram doados própria autora.

Para Cledenice Blackman essas são ações, atividades e projetos que oportunizam a comunidade escolar desvendar a cultura hegemônica eurocentrada e, consequentemente, conhecer mais sobre a Cultura Africana. Além disso, que puderam contribuir na elaboração, possuindo um repertório instrumental e embasamento para elaborar o texto dissertativo do Enem 2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

GDF pede laudo médico a Moraes antes de eventual prisão de Bolsonaro

O Governo do Distrito Federal solicitou ao STF uma avaliação das condições clínicas do ex-presidente, que sofre sequelas de uma facada, para verificar a compatibilidade com o sistema prisional de Brasília.
L
Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

Pesquisa revela que mulheres jovens brasileiras são mais progressistas que homens

O estudo da FES Brasil indica que as jovens se posicionam mais à esquerda, priorizam problemas sociais e, de modo geral, a juventude apoia a democracia e direitos de igualdade, mas se declara majoritariamente de centro-direita.
L
União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

O número de uniões homoafetivas saltou de 58 mil em 2010 para 480 mil em 2022, impulsionado pela formalização e maior liberdade social.
L
União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

União consensual supera casamento formal pela primeira vez no país, aponta IBGE

Em 2022, 38,9% das uniões eram consensuais, enquanto os casamentos civil e religioso caíram para 37,9%, revelando uma mudança no comportamento social.
L
Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos, aponta IBGE

A parcela de lares com essa configuração saltou de 14,9% em 2000 para 26,9% em 2022, devido a fatores como a baixa fecundidade e o envelhecimento populacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Para secretário mineiro, Acre trilha caminho de protagonismo no mercado do café

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, o secretário adjunto de Agricultura de Minas Gerais, João Albanez, elogiou o avanço do Acre na produção e qualidade do café, destacando o estado como nova promessa da cafeicultura brasileira.
L

Acre exalta sua floresta e seus produtores na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte

O Acre encanta na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com um estande que celebra o café robusta amazônico, a cultura indígena e a sustentabilidade da floresta.
L

Diretor da Semana Internacional do Café destaca Rondônia como símbolo de revolução

Rondônia ganha destaque na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, mostrando inovação, qualidade e força no cenário da cafeicultura nacional.
L

Café rondoniense ganha destaque com cobertura especial do News Rondônia na SIC

O News Rondônia marca presença na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, com cobertura especial sobre o café rondoniense, destacando produtores, tecnologia e o protagonismo da Amazônia no cenário nacional.
L
Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

Câmara aprova licença-paternidade gradual de até 20 dias

A proposta, que altera a CLT e cria o salário-paternidade, segue para análise do Senado; a vigência da licença de 20 dias está condicionada ao cumprimento de metas fiscais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L

POLÍTICA

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Agência Reguladora notifica ECOPVH para regularizar coleta de resíduos

Concessionária tem 48 horas para restabelecer integralmente o serviço de coleta em todas as regiões de Porto Velho.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Vereador Márcio Pacele acompanha obras de drenagem no bairro Igarapé

Serviço executado pela Seinfra atende pedido do parlamentar e resolve antiga demanda dos moradores da região.
L
TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

TSE aprova por unanimidade a criação do partido Missão

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que reconheceu o cumprimento de todos os requisitos legais, o Brasil passa a ter 30 legendas aptas para as eleições de 2026.
L
Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

Câmara aprova texto-base que regula plataformas de streamings e cobra tributo

O Projeto de Lei 8.889/17 prevê que serviços de vídeo sob demanda e compartilhamento paguem a Condecine, com alíquotas de 0,1% a 4% da receita bruta.
L
Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro por abuso de poder

Relatora Maria Isabel Galotti condenou o governador do Rio de Janeiro e pediu a inelegibilidade por 8 anos e a realização de novas eleições no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

Polícia Civil prende idosa por tráfico de drogas em Seringueiras

A prisão ocorreu após investigações que indicaram que o estabelecimento comercial da suspeita estava sendo usado para a venda de entorpecentes.
10
Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

Polícia Civil prende casal e apreende drogas, armas e veículos em São Miguel do Guaporé

A Operação, que contou com apoio de delegacias vizinhas, visa intensificar o combate ao tráfico de entorpecentes e a organizações criminosas na região.
14
Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

Motoboy vítima de grave acidente morre no Hospital em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Rua Daniela sentido Pinheiro Machado, quando o carro modelo Montana que trafegava no sentido oposto fez a conversão na Rua Fábia, causando a colisão de frente.
18
PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

PF prende funcionário do Banco do Brasil por invasão de sistema eletrônico

O indivíduo, detido em flagrante no Rio de Janeiro, utilizava um software malicioso para coletar dados de clientes e gerentes, que seriam repassados a golpistas.
12
Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

Operação Carbono Oculto 86 fecha 49 postos de combustíveis por lavagem de dinheiro do PCC

A Polícia Civil investiga a infiltração do Primeiro Comando da Capital no setor, que utilizava empresas de fachada e fintechs para lavar capitais ilícitos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

UNIR realiza 140ª Sessão Extraordinária do Consad nesta sexta-feira

Reunião ocorre dia 7 de novembro, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante ambulância para Pimenteiras

Emenda de Cláudia de Jesus garante ambulância para Pimenteiras

Recurso de R$ 300 mil fortalece o atendimento de urgência e amplia a estrutura de saúde no município.
L
III Concurso de Júri Simulado do MPRO começa nesta sexta-feira em Porto Velho

III Concurso de Júri Simulado do MPRO começa nesta sexta-feira em Porto Velho

Evento reúne estudantes de Direito em simulações de júri e homenageia o procurador Ivo Scherer.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CAPITAL COMERCIO DE OLEO DIESEL LTDA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

E Se Eles Lutassem? Mulher-Maravilha vs. Capitã Marvel: O poder divino de Diana supera a energia cósmica de Carol Danvers

No ápice de seus poderes, a luta entre Mulher-Maravilha e Capitã Marvel é decidida pela magia.
L
XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em Porto Velho

XI Mostra Cultural reúne alunos dos CMACEs em Porto Velho

Espetáculo gratuito acontece de 11 a 13 de novembro no Teatro Palácio das Artes, com apresentações de dança, música e coral.
L
Realidade dos garimpos da Amazônia inspira livro Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros

Realidade dos garimpos da Amazônia inspira livro Caldeirão do Diabo – Contos Garimpeiros

Mais de 300 exemplares da obra de Joesér Alvarez já foram distribuídos em eventos e bibliotecas públicas de Rondônia.
L
Prefeitura apoia campanha Tampinhas e Lacres de Amor em Porto Velho

Prefeitura apoia campanha Tampinhas e Lacres de Amor em Porto Velho

Ação solidária transforma materiais recicláveis em recursos para ajudar pessoas com câncer e promove sustentabilidade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.