SEXTA-FEIRA, 26/12/2025

Em destaque

Estudantes do IFRO fazem domingo a segunda prova do ENEM 2024

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - IFRO

Depois do primeiro dia de prova no domingo (3/11), alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se preparam para o segundo e último momento de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 4,3 milhões inscritos no Enem 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo, 3 de novembro. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. De Rondônia, são 38.546 participantes. E no IFRO há iniciativas que reforçam o apoio para estudantes conquistarem bons resultados.

Em todo o Brasil, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.  No próximo domingo, 10 de novembro, serão questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro. No domingo passado as provas foram de linguagens e ciências humanas. E o tema da redação era: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Reforço em Física no Campus Colorado

Um aulão de revisão de Física foi realizado no Campus Colorado do Oeste para auxiliar estudantes na preparação para o Enem. O objetivo foi apresentar as competências e habilidades previstas na matriz curricular do Exame Nacional na área de ciências da natureza e suas tecnologias, especificamente em Física. A atividade “Competências e Habilidades de Física para o Enem” foi ministrada em 4 de novembro, no auditório do campus pelo Professor de Física, Márcio Adolfo de Almeida.

Foi voltada a todos os estudantes de 3º ano do ensino médio do campus e aqueles com interesse em fazer a prova do Enem neste ano. Além da atividade realizada no IFRO, o professor também levou essa preparação para a Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, no município de Colorado do Oeste. Lá ele ministrou o aulão em 1º de novembro, sendo bem recebido pelos estudantes.

O conteúdo do aulão foi cuidadosamente organizado com base nas provas de Física dos últimos cinco anos do Enem, o que permitiu uma abordagem focada nas questões e padrões mais recorrentes. “O objetivo principal foi demonstrar as competências e habilidades da Matriz Curricular do Enem na área de ciências da natureza e suas tecnologias, com foco nas questões de Física”, explicou o docente.

Márcio Adolfo acredita que essas atividades têm grande importância para os alunos de escolas públicas, pois ajudam a conectar os conteúdos aprendidos em sala de aula com as competências e habilidades cobradas na prova do Enem. “É importante que os alunos compreendam como os exercícios de Física no ENEM se relacionam com as competências e habilidades descritas. Explicamos como os exercícios são elaborados e o que o ENEM espera dos estudantes durante a prova”. O professor ainda afirma que a proximidade do exame aumenta o engajamento, uma vez que estudantes ficam ansiosos para identificar conteúdos que aprenderam ao longo do ensino médio nas questões do Enem.

A revisão das questões, segundo ele, permite que os alunos “recordem os conteúdos abordados em sala de aula durante todo o ensino médio”. Entre os tópicos essenciais abordados, o professor destacou que as habilidades que envolvem movimento de partículas, corpos, objetos, entre outros são os mais cobrados. Por isso, trabalhou temas como movimento uniforme, lançamento vertical, lançamento de projéteis, movimento circular, empuxo, gases ideais, dilatação térmica e eletricidade, além de habilidades voltadas para a compreensão de fenômenos e resolução de problemas cotidianos.

Para os estudantes que ainda sentem insegurança em relação à Física, o professor deixou alguns conselhos práticos: “leiam os exercícios minuciosamente e retirem todas as informações pertinentes. Se não souberem as fórmulas, não se desesperem; com o conhecimento adquirido, é possível chegar na resposta correta. Por fim, resolvam primeiro as questões mais fáceis, e evitem ‘chutar’ as respostas”, aconselhou.

Desenvolvendo repertórios

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes. De forma que muitas ações terminam elevando direta ou indiretamente o repertório dos(as) discentes do IFRO. Com relação às contribuições para melhor desempenho na prova dissertativa do Enem 2024, cujo tema envolveu “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os campi do IFRO podem ofertar diferentes exemplos a serem compartilhados.

Durante a aplicação da prova de Redação, seis textos motivadores foram oferecidos para leitura: definição do dicionário da palavra “herança”; provérbio africano sobre a origem das pessoas; trecho de um samba-enredo da Mangueira; trecho de texto que falava que a cultura negra era muitas vezes reduzida a estereótipos no Brasil; e foto de alunos do Rio de Janeiro vendo um grafite do Zumbi dos Palmares.

No Campus Porto Velho Calama, por intermédio do Projeto de Extensão intitulado Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de ensino”, o objetivo principal foi oportunizar o contato com a sétima arte, através do cinema itinerante em três escolas municipais e no próprio IFRO Calama. Através da exibição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”. A atividade audiovisual de artes integradas traduz toda a obra da autora Cledenice Blackman, que desenvolve pesquisa junto à população imigrante do Caribe Inglês, à qual a pesquisadora denomina como afro-antilhana e à qual fez a cartografia.

No trabalho, desmistificou termos como: barbadiano(a), Alto do Bode, pioneirismo na educação em Rondônia dentre outras contribuições que tem como base imigrantes (homens, mulheres e crianças) e professoras dessa comunidade afro-antilhana. A pesquisa com os imigrantes e sua descendência contribuiu e vem contribuindo com a valorização da cultura africana e ao combate ao racismo estrutural. O projeto também contribuiu para desmistificar a própria história afro-antilhana, conforme explica a historiadora Cledenice Blackman, que trabalha a construção do conhecimento decolonial na tradição cultural portovelhense/amazônida, destacando as influências afro-amazônicas caribenhas inglesas.

“Haja vista que, no início do século XX, imigrantes e famílias afro-antilhanas deram surgimento a um bairro denominado Barbadian Town (Bairro dos Barbadianos), o projeto utiliza o recurso das artes integradas, agregando diferentes linguagens culturais, inclusive do cinema itinerante. Além disso, o projeto contribui para combate o racismo estrutural, tendo em vista, que conforme o Anuário de Segurança o estado de Rondônia é o segundo estado do país com mais casos de racismo”, explica Cledenice, que é servidora do IFRO Campus Calama.

Ela destaca também que o projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino” visa a contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada para nº 11.645/2008, que orienta a obrigatoriedade para os estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira, suas nuances, e inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e para o atendimento a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Inclusive, Blackman mostra dados nacionais de que apenas 17% das escolas fazem cumprir a lei étnica racial.

Cinema e educação

Desenvolvido pela Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, o Cine Itinerante é um projeto de extensão: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”. O projeto foi institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL-CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, conforme Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. E, também foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/Funcultural, para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho (RO), no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 08 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Outra ação é desenvolvida pela Professora de Português, Josifran de Araújo, ao levar seus alunos e alunas dos primeiros anos a desmistificarem o conhecimento apresentando escritores(as) brasileiros(as) e regionais. Ela envolveu as seguintes turmas do IFRO Campus Calama: 1º A/B do Técnico em Eletrotécnica, 1º B do Técnico em Edificações e 1º A/B do Técnico em Informática.

Entre as leituras estiveram a biografia e livros produzidos pela Bibliotecária/Documentalista do campus, Cledenice Blackman. De forma que um grupo de alunos(as) entrevistaram, apresentaram a biografia e as obras: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração” (2019) e “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A diáspora afro-antilhana para o Brasil” (2022). Ambas as obras estão disponíveis para consulta e empréstimo da comunidade acadêmica na Biblioteca do Campus Porto Velho Calama. Os livros foram doados própria autora.

Para Cledenice Blackman essas são ações, atividades e projetos que oportunizam a comunidade escolar desvendar a cultura hegemônica eurocentrada e, consequentemente, conhecer mais sobre a Cultura Africana. Além disso, que puderam contribuir na elaboração, possuindo um repertório instrumental e embasamento para elaborar o texto dissertativo do Enem 2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nota de pesar: Luiz Pinheiro de Avila

Familiares e amigos se despedem com emoção de Luiz Pinheiro de Ávila, homem íntegro, alegre e trabalhador, que deixa um legado de amor, simplicidade e lembranças eternas junto à família e a quem conviveu com ele.
L
Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Semtran ajusta frota de ônibus em Porto Velho durante recesso escolar e universitário

Secretaria de Trânsito adequa oferta do transporte coletivo à menor demanda de férias; linhas universitárias ficam suspensas até o final de janeiro
L
Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

Prefeitura de Porto Velho garante pagamento do piso do magistério e abono a servidores da educação

A administração municipal reforça que a ação demonstra responsabilidade fiscal e respeito aos direitos dos trabalhadores.
L
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Decreto assinado por Lula garante cota de tela nos cinemas a partir de 2026.
L
Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Fraude digital com atuação de hacker permitiu fuga de presos em Belo Horizonte
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Reajuste de 6,8% garante ganho real e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, aponta Dieese
L
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L

Um Natal cheio de alegria e esperança no coração dos rondonienses

O Natal nos lembra que cada gesto de bondade tem força para transformar vidas
L

Danielle Parada Dantas de Melo inspira plateia com palestra sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho

Com abordagem inovadora e inspiração humana, Danielle Parada Dantas de Melo encantou o público ao falar sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Estudante da Unir é preso por tráfico de drogas pela equipe do sargento Machado na zona leste

Flagrante ocorreu em uma boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Apenado é espancado a pauladas na zona leste

Vulgo “Pacheco” acusado de matar irmã de repórter é espancado a pauladas na zona leste

Vítima foi atacada por dois homens no bairro Cascalheira.
16
Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Acidente de trânsito deixa feridos na zona leste.
12
Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Vítima conseguiu fugir após sofrer agressões na região central.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Nota de pesar: Maria Nercy da Silva Bezerra

Sua partida deixa um vazio imenso, mas também um legado de amor, fé e exemplo que permanecerá vivo nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Ranking da CBF mantém Flamengo na liderança e coloca Corinthians em segundo

Timão supera Palmeiras, Vasco entra no top-10 e Bahia avança no cenário nacional
L
Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Audiência com investigados faz parte da apuração de fraudes financeiras bilionárias
L
Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

A cerimônia de despedida será realizada no dia 24/12, a partir das 19h00, na Sala de Homenagem 02 da Funerária Dom Bosco, localizada na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

Alerta de tempestade do Inmet prevê chuva intensa, ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
L
Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Documentário valoriza a cultura e o protagonismo feminino na Comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste.
L
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Categoria vota proposta salarial e decide sobre paralisação nacional em assembleias
L
Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Convívio familiar no Natal reforça pertencimento, memória afetiva e inclusão dos mais velhos nas celebrações
L
Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado em Farroupilha destelhou imóveis, mas não deixou feridos nem desabrigados
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.