QUARTA-FEIRA, 10/12/2025
Publicidade

Em destaque

Estudantes do IFRO fazem domingo a segunda prova do ENEM 2024

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes.

Por Imprensa IFRO - 25

Publicado em 

Foto - IFRO

Depois do primeiro dia de prova no domingo (3/11), alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) se preparam para o segundo e último momento de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos mais de 4,3 milhões inscritos no Enem 2024, 73,4% participaram da prova neste domingo, 3 de novembro. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. De Rondônia, são 38.546 participantes. E no IFRO há iniciativas que reforçam o apoio para estudantes conquistarem bons resultados.

Em todo o Brasil, foram 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.  No próximo domingo, 10 de novembro, serão questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro. No domingo passado as provas foram de linguagens e ciências humanas. E o tema da redação era: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Reforço em Física no Campus Colorado

Um aulão de revisão de Física foi realizado no Campus Colorado do Oeste para auxiliar estudantes na preparação para o Enem. O objetivo foi apresentar as competências e habilidades previstas na matriz curricular do Exame Nacional na área de ciências da natureza e suas tecnologias, especificamente em Física. A atividade “Competências e Habilidades de Física para o Enem” foi ministrada em 4 de novembro, no auditório do campus pelo Professor de Física, Márcio Adolfo de Almeida.

Foi voltada a todos os estudantes de 3º ano do ensino médio do campus e aqueles com interesse em fazer a prova do Enem neste ano. Além da atividade realizada no IFRO, o professor também levou essa preparação para a Escola Estadual Paulo de Assis Ribeiro, no município de Colorado do Oeste. Lá ele ministrou o aulão em 1º de novembro, sendo bem recebido pelos estudantes.

O conteúdo do aulão foi cuidadosamente organizado com base nas provas de Física dos últimos cinco anos do Enem, o que permitiu uma abordagem focada nas questões e padrões mais recorrentes. “O objetivo principal foi demonstrar as competências e habilidades da Matriz Curricular do Enem na área de ciências da natureza e suas tecnologias, com foco nas questões de Física”, explicou o docente.

Márcio Adolfo acredita que essas atividades têm grande importância para os alunos de escolas públicas, pois ajudam a conectar os conteúdos aprendidos em sala de aula com as competências e habilidades cobradas na prova do Enem. “É importante que os alunos compreendam como os exercícios de Física no ENEM se relacionam com as competências e habilidades descritas. Explicamos como os exercícios são elaborados e o que o ENEM espera dos estudantes durante a prova”. O professor ainda afirma que a proximidade do exame aumenta o engajamento, uma vez que estudantes ficam ansiosos para identificar conteúdos que aprenderam ao longo do ensino médio nas questões do Enem.

A revisão das questões, segundo ele, permite que os alunos “recordem os conteúdos abordados em sala de aula durante todo o ensino médio”. Entre os tópicos essenciais abordados, o professor destacou que as habilidades que envolvem movimento de partículas, corpos, objetos, entre outros são os mais cobrados. Por isso, trabalhou temas como movimento uniforme, lançamento vertical, lançamento de projéteis, movimento circular, empuxo, gases ideais, dilatação térmica e eletricidade, além de habilidades voltadas para a compreensão de fenômenos e resolução de problemas cotidianos.

Para os estudantes que ainda sentem insegurança em relação à Física, o professor deixou alguns conselhos práticos: “leiam os exercícios minuciosamente e retirem todas as informações pertinentes. Se não souberem as fórmulas, não se desesperem; com o conhecimento adquirido, é possível chegar na resposta correta. Por fim, resolvam primeiro as questões mais fáceis, e evitem ‘chutar’ as respostas”, aconselhou.

Desenvolvendo repertórios

No Instituto Federal de Rondônia sempre são desenvolvidos projetos e temáticas que contribuem na formação integral dos estudantes. De forma que muitas ações terminam elevando direta ou indiretamente o repertório dos(as) discentes do IFRO. Com relação às contribuições para melhor desempenho na prova dissertativa do Enem 2024, cujo tema envolveu “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, os campi do IFRO podem ofertar diferentes exemplos a serem compartilhados.

Durante a aplicação da prova de Redação, seis textos motivadores foram oferecidos para leitura: definição do dicionário da palavra “herança”; provérbio africano sobre a origem das pessoas; trecho de um samba-enredo da Mangueira; trecho de texto que falava que a cultura negra era muitas vezes reduzida a estereótipos no Brasil; e foto de alunos do Rio de Janeiro vendo um grafite do Zumbi dos Palmares.

No Campus Porto Velho Calama, por intermédio do Projeto de Extensão intitulado Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de ensino”, o objetivo principal foi oportunizar o contato com a sétima arte, através do cinema itinerante em três escolas municipais e no próprio IFRO Calama. Através da exibição do documentário “Festival do Mar do Caribe à Beira do Madeira 2022 (dia 1)”. A atividade audiovisual de artes integradas traduz toda a obra da autora Cledenice Blackman, que desenvolve pesquisa junto à população imigrante do Caribe Inglês, à qual a pesquisadora denomina como afro-antilhana e à qual fez a cartografia.

No trabalho, desmistificou termos como: barbadiano(a), Alto do Bode, pioneirismo na educação em Rondônia dentre outras contribuições que tem como base imigrantes (homens, mulheres e crianças) e professoras dessa comunidade afro-antilhana. A pesquisa com os imigrantes e sua descendência contribuiu e vem contribuindo com a valorização da cultura africana e ao combate ao racismo estrutural. O projeto também contribuiu para desmistificar a própria história afro-antilhana, conforme explica a historiadora Cledenice Blackman, que trabalha a construção do conhecimento decolonial na tradição cultural portovelhense/amazônida, destacando as influências afro-amazônicas caribenhas inglesas.

“Haja vista que, no início do século XX, imigrantes e famílias afro-antilhanas deram surgimento a um bairro denominado Barbadian Town (Bairro dos Barbadianos), o projeto utiliza o recurso das artes integradas, agregando diferentes linguagens culturais, inclusive do cinema itinerante. Além disso, o projeto contribui para combate o racismo estrutural, tendo em vista, que conforme o Anuário de Segurança o estado de Rondônia é o segundo estado do país com mais casos de racismo”, explica Cledenice, que é servidora do IFRO Campus Calama.

Ela destaca também que o projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino” visa a contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03, posteriormente alterada para nº 11.645/2008, que orienta a obrigatoriedade para os estudos, e consequentemente, produções literárias sobre a cultura afro-brasileira, suas nuances, e inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e para o atendimento a Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, que institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). Inclusive, Blackman mostra dados nacionais de que apenas 17% das escolas fazem cumprir a lei étnica racial.

Cinema e educação

Desenvolvido pela Bibliotecária/Documentalista do Campus Porto Velho Calama, Cledenice Blackman, o Cine Itinerante é um projeto de extensão: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica em instituições de Ensino”. O projeto foi institucionalizado via Edital nº 3/2024/PVCAL-CGAB/IFRO, de 23 de janeiro de 2024, conforme Edital de Institucionalização das Ações de Extensão – Fluxo Contínuo. E, também foi submetido, aprovado e contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2023/Funcultural, para seleção de projetos artísticos culturais que contemplem o desenvolvimento e a produção de obras audiovisuais no munícipio de Porto Velho (RO), no âmbito da Lei Complementar nº 195 – Lei Paulo Gustavo, de 08 e julho de 2022, do Decreto nº 11.453, de 23 de março de 2023, e do Decreto nº 11.525, de 11 de maio de 2023.

Outra ação é desenvolvida pela Professora de Português, Josifran de Araújo, ao levar seus alunos e alunas dos primeiros anos a desmistificarem o conhecimento apresentando escritores(as) brasileiros(as) e regionais. Ela envolveu as seguintes turmas do IFRO Campus Calama: 1º A/B do Técnico em Eletrotécnica, 1º B do Técnico em Edificações e 1º A/B do Técnico em Informática.

Entre as leituras estiveram a biografia e livros produzidos pela Bibliotecária/Documentalista do campus, Cledenice Blackman. De forma que um grupo de alunos(as) entrevistaram, apresentaram a biografia e as obras: “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Historiografia, Cultura e Imigração” (2019) e “Do mar do Caribe à beira do Madeira: A diáspora afro-antilhana para o Brasil” (2022). Ambas as obras estão disponíveis para consulta e empréstimo da comunidade acadêmica na Biblioteca do Campus Porto Velho Calama. Os livros foram doados própria autora.

Para Cledenice Blackman essas são ações, atividades e projetos que oportunizam a comunidade escolar desvendar a cultura hegemônica eurocentrada e, consequentemente, conhecer mais sobre a Cultura Africana. Além disso, que puderam contribuir na elaboração, possuindo um repertório instrumental e embasamento para elaborar o texto dissertativo do Enem 2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sinalização na Penal com Imigrantes será reorganizada para melhorar o fluxo de veículos

Sinalização na Penal com Imigrantes será reorganizada para melhorar o fluxo de veículos

A sinalização será alterada pela Prefeitura de Porto Velho, com implantação de direitas livres e uso de cilindros balizadores para reduzir filas e garantir mais segurança
L
Com informações claras e acessíveis, novo Portal da Transparência do Iperon é apresentado durante reunião

Com informações claras e acessíveis, novo Portal da Transparência do Iperon é apresentado durante reunião

O Portal da Transparência do Iperon foi apresentado ao TCE-RO com navegação intuitiva e informações organizadas, reforçando o compromisso do Instituto com a gestão pública acessível
L
SEMDEC recebe homenagem em Simpósio de Inteligência ao Combate ao Crime Organizado

SEMDEC recebe homenagem em Simpósio de Inteligência ao Combate ao Crime Organizado

SEMDEC é reconhecida com Medalha de Honra ao Mérito por sua atuação técnica e contribuição para políticas integradas em Porto Velho
L
Dispositivo brasileiro, ‘viagra eletrônico’ recupera ereção em 90% dos pacientes

Dispositivo brasileiro, ‘viagra eletrônico’ recupera ereção em 90% dos pacientes

Tecnologia CaverSTIM, desenvolvida por pesquisador brasileiro, funciona como marcapasso que estimula os nervos e demonstrou 90% de eficácia em homens operados de câncer de próstata; testes clínicos serão iniciados no Johns Hopkins, nos EUA.
L
Semias firma parceria com a Seas para capacitar técnicos e servidores em Porto Velho

Semias firma parceria com a Seas para capacitar técnicos e servidores em Porto Velho

Cooperação entre município e Estado vai fortalecer a formação das equipes que atuam nos programas sociais em 2026.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro em 6 anos e 6 meses

PL da Dosimetria pode reduzir pena de Bolsonaro em 6 anos e 6 meses

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada um texto que prevê a redução de penas para atos golpistas, alterando a progressão de regime e a contagem de crimes. A medida pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, e seus aliados.
L
Governo confirma que salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Governo confirma que salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

O Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou o reajuste de 6,79% no salário mínimo a partir de janeiro de 2026, elevando o valor de R$ 1.518 para R$ 1.621, com impacto nas contas públicas e na vida de quase 60 milhões de brasileiros.
L
CCJ do Senado adia votação do PL do Impeachment para 2026

CCJ do Senado adia votação do PL do Impeachment para 2026

O relator, senador Weverton Rocha, pediu mais tempo para ouvir interessados e apresentar parecer sobre o Projeto de Lei (PL 1.388 de 2023), que atualiza a lei do impeachment, após a decisão do ministro Gilmar Mendes que anulou a regra antiga e recomendou a atualização pelo Congresso.
L
Aneel aprova aumento de 14,64% na conta de luz em Rondônia

Aneel aprova aumento de 14,64% na conta de luz em Rondônia

O Reajuste Tarifário Anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entra em vigor a partir de 13 de dezembro, afetando consumidores residenciais e elevando a tarifa de indústrias e comércios em 18,49%.
L
Deputados se opõem à aprovação do PL da Dosimetria na Câmara

Deputados se opõem à aprovação do PL da Dosimetria na Câmara

A aprovação do projeto de lei que prevê a redução de penas para condenados por atos antidemocráticos de 8 de janeiro e tentativa de golpe gerou forte reação de deputados e autoridades do governo; texto segue agora para o Senado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade apresenta projeto para combater escapamentos barulhentos e reduzir a poluição sonora em Porto Velho

Sofia Andrade apresenta projeto para combater escapamentos barulhentos e reduzir a poluição sonora em Porto Velho

Proposta cria regras mais rígidas, amplia multas e busca proteger crianças, idosos e trabalhadores do barulho excessivo.
L
JAIME BAGATTOLI: Senado aprova PEC que inclui o Marco Temporal na Constituição

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova PEC que inclui o Marco Temporal na Constituição

Proposta avança com objetivo de garantir segurança jurídica nas demarcações de terras indígenas.
L
Com apoio de Coronel Chrisóstomo, Câmara aprova redução de penas do 8 de janeiro

Com apoio de Coronel Chrisóstomo, Câmara aprova redução de penas do 8 de janeiro

Parlamentares aprovam mudanças no cálculo das penas e abrem possibilidade de revisão para condenados, incluindo Bolsonaro e generais.
L
Senado aprova PL dos Safristas, relatado por Jaime Bagattoli, que formaliza contratação e preserva o Bolsa Família

Senado aprova PL dos Safristas, relatado por Jaime Bagattoli, que formaliza contratação e preserva o Bolsa Família

Projeto busca garantir mão de obra para o agronegócio, ampliar a renda das famílias e manter a proteção social do Bolsa Família.
L
Alcolumbre envia PL da Dosimetria para CCJ; Espiridião Amim será o relator

Alcolumbre envia PL da Dosimetria para CCJ; Espiridião Amim será o relator

Acordo entre as lideranças evitou que o Projeto de Lei, que altera a dosimetria de crimes contra o Estado Democrático de Direito, fosse votado diretamente no Plenário do Senado; tema será debatido na próxima semana.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida Jatuarana

Idosa fica ferida após ser atropelada na Avenida Jatuarana

A idosa foi atingida por um veículo Montana após manobra proibida no cruzamento com a Rua Sucupira, na zona Sul.
10
Casal e bebê morrem arrastados por enxurrada em Palhoça

VÍDEO: Casal e bebê morrem arrastados por enxurrada em Palhoça

Os estrangeiros Mackendy Bernard, de 32 anos, Michelaine Francique e o bebê de cinco meses foram levados pela correnteza em Palhoça, na Grande Florianópolis, após a cidade registrar 137,2 mm de chuva em 12 horas, causando alagamentos e o arrastamento do veículo em que estavam.
18
Polícia Militar fecha boca de fumo no Bairro Riachuelo

Polícia Militar fecha boca de fumo no Bairro Riachuelo

Ação da PM na Rua Colorado, após denúncias, resultou na prisão de um casal e na apreensão de maconha, balança de precisão, dinheiro e objetos possivelmente ligados ao tráfico de drogas.
10
Condutor sem habilitação foge da polícia e é detido após cair de motocicleta

Condutor sem habilitação foge da polícia e é detido após cair de motocicleta

Homem de 21 anos foi flagrado realizando manobra perigosa em alta velocidade em Rolim de Moura, tentou fugir, mas perdeu o controle da motocicleta e foi preso por direção perigosa e falta de CNH.
14
Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dupla armada realiza roubo em farmácia de Rondônia

Dois indivíduos armados invadiram estabelecimento comercial na noite de segunda-feira e levaram celulares de funcionário e cliente, além de dinheiro; Polícia Militar realiza diligências.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar reúne gestores e destaca avanços na educação

Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar reúne gestores e destaca avanços na educação

Evento objetiva fortalecer a liderança pedagógica e compartilhar experiências bem-sucedidas da Rede Estadual de Ensino.
L
Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Aplicação estratégica de recursos fortalece defesa sanitária agropecuária em Rondônia em 2025

Educação sanitária, modernização tecnológica e declaração de rebanhos são destaques nas ações do ano.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CRAN FILMES LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 320 SOL/DLA
L
Protagonismo juvenil e maturidade dos controles internos são celebrados pelo governo de Rondônia

Protagonismo juvenil e maturidade dos controles internos são celebrados pelo governo de Rondônia

Evento destacou avanços em educação cidadã, auditoria pública e transparência em 2025.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Copa Madeirão de Futsal encerra temporada com ginásio lotado e jogos emocionantes

Competição reuniu mais de 1.200 atletas e consagrou campeões em três categorias no Ginásio Eduardo Lima e Silva.
L
Cobra ‘para o trânsito’ ao tentar atravessar avenida em Porto Velho

VÍDEO: Cobra ‘para o trânsito’ ao tentar atravessar avenida em Porto Velho

O tráfego foi interrompido na manhã de sábado, 29 de novembro, no cruzamento das avenidas Marechal Deodoro e Sete de Setembro, em Porto Velho, após uma cobra surgir na via; a Polícia Militar atuou para proteger o animal e liberar a passagem.
L
Sorteio de Natal do Nota Legal vai distribuir R$ 500 mil em prêmios em Porto Velho

Sorteio de Natal do Nota Legal vai distribuir R$ 500 mil em prêmios em Porto Velho

Programa incentiva emissão de nota fiscal e oferece prêmios instantâneos durante todo o mês de dezembro.
L
Tamanduá-bandeira é flagrado passeando em parque de Porto Velho

VÍDEO: Tamanduá-bandeira é flagrado passeando em parque de Porto Velho

Um vídeo feito por morador registrou o tamanduá-bandeira caminhando tranquilamente pelo Parque Circuito no último domingo, 30 de novembro, chamando a atenção para a convivência do animal que reside na área de mata do parque.
L
Pescador de RO flagra peixe pulando para se alimentar no Rio Paxiúba

VÍDEO: Pescador de RO flagra peixe pulando para se alimentar no Rio Paxiúba

O rondoniense Anderson Guedes registrou no Rio Paxiúba, Amazonas, um peixe saltando para beliscar folhas da mata ciliar, uma cena que evidencia a conexão essencial da floresta com o rio e o complexo comportamento alimentar das espécies amazônicas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.