SEXTA-FEIRA, 12/09/2025
Publicidade
SICRED

Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO terá primeira edição em Colorado do Oeste

O evento é aberto ao público em geral e terá a presença do secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger.

Por Observatório do IFRO

Publicado em 

Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO terá primeira edição em Colorado do Oeste - News Rondônia

I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica será de 13 a 15 de novembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, no Cone Sul de Rondônia. O evento é aberto à comunidade interna e externa. 

“A realização da Feira é uma conquista para o Instituto Federal e para os agricultores que trabalham com a agricultura em regime familiar e agroecológico. A produção da agricultura familiar é o que verdadeiramente sustenta a sociedade. A comida da nossa mesa passa pelo trabalho realizado pelo agricultor e agricultora familiar e isso precisa ser discutido, valorizado e reconhecido por todos nós. Por essa razão, a Feira é um marco para o IFRO e para o Estado de Rondônia”, enfatiza o Reitor Moisés José Rosa Souza.

O Diretor-Geral do Campus Colorado, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, comenta ser uma oportunidade para a região receber a edição de estreia desta Feira. “Esse é um evento grandioso e muito importante, tanto para agricultores familiares e comunidade externa quanto para estudantes de nosso campus. Isso porque somos uma escola-fazenda, com cursos técnicos de nível médio e de graduação voltados para a área agrária. Então, para nossa própria comunidade acadêmica isso será uma ótima oportunidade formativa. Por isso, ser a sede da primeira edição deste evento magnífico está sendo uma honra e um desafio. Mas estamos nos esforçando para garantir um excelente evento, buscando junto com o Reitor o apoio de várias autoridades que se interessaram por essa iniciativa”.

Durante a feira ocorrerão palestras, oficinas e mesas-redondas, com pautas relativas à agricultura familiar e agroecológica. Além de exposição e degustação de produtos da agricultura familiar e orgânica, venda de produtos, troca de sementes, dias de campo e transferência de tecnologias para uso na agricultura familiar e agroecológica. Bem como partilha de experiências dos povos do campo e da floresta, ciranda infantil – resgate e prática de atividades lúdicas com as crianças e apresentações culturais dos movimentos sociais do campo.

Conforme a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Marcela Regina Stein dos Santos, “é com grande entusiasmo que divulgamos a realização da I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO em Rondônia. Este evento não é apenas uma oportunidade de exposição, mas uma celebração das práticas sustentáveis que valorizam o trabalho dos nossos agricultores e fortalecem as comunidades locais”.

“A agricultura familiar e agroecológica desempenha um papel fundamental na segurança alimentar e na preservação do meio ambiente. Ao promovermos esta feira, estamos reconhecendo e valorizando o esforço dos agricultores de Rondônia, que com dedicação e conhecimento ancestral, cultivam nossos alimentos de forma sustentável, respeitando a biodiversidade e os ecossistemas locais”, mostra a Pró-Reitora.

Ainda segundo Marcela, a Feira irá oferecer um espaço para que os agricultores possam comercializar seus produtos diretamente. “Isso representa não apenas um incentivo econômico, mas também um reconhecimento do valor dos produtos locais.  Além disso, ao destacarmos a agroecologia, estamos promovendo um modelo de produção que prioriza a saúde do solo, da água e das comunidades. Essa abordagem é essencial para garantir a sustentabilidade das nossas práticas agrícolas no longo prazo. A Feira será uma vitrine para mostrar como é possível produzir alimentos saudáveis de maneira responsável, respeitando o meio ambiente”.

O objetivo é promover a reflexão sobre a agricultura familiar e agroecológica no estado de Rondônia, por meio de uma feira de exposição, compartilhamento de alimentos e troca de sementes, de conhecimentos e experiências, visando fortalecer a soberania alimentar a partir de uma produção ambiental, social e economicamente sustentável.

A Pró-Reitora de Extensão completa dizendo que outro aspecto importante é exatamente o fortalecimento da identidade cultural dos agricultores. “Cada produto exposto na feira carregará consigo histórias, saberes e tradições que são fundamentais para a nossa cultura local. Ao valorizarmos esses produtos, estaremos também preservando nossa herança cultural e promovendo o orgulho das nossas raízes. Assim, a I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO representará uma oportunidade de celebrarmos o trabalho árduo dos agricultores de Rondônia, promovermos práticas sustentáveis e fortalecimento dos laços comunitários. Convidamos todos vocês a participarem ativamente deste evento, não apenas como visitantes, mas como agentes de transformação em prol de uma agricultura mais justa e sustentável em nosso estado”.

Agricultura Familiar e Agroecológica

Durante os dias 13, 14 e 15 de novembro, o Campus Colorado do Oeste sedia a I Feira da Agricultura Familiar e Agroecológica do IFRO em Rondônia. Participarão agricultores e agricultoras de Rondônia que trabalham com a produção em regime familiar e agroecológico; acadêmicos das redes pública e particular; convidados externos; e a comunidade em geral.

Entre os objetivos específicos estão favorecer a integração da comunidade acadêmica com agricultores e agricultoras familiares e agroecológicos de Rondônia; colaborar para a valorização da agricultura familiar e agroecológica; discutir estratégias e ações para fortalecer e expandir a produção familiar e agroecológica; sensibilizar para a produção e consumo de alimentos saudáveis; refletir sobre a crise hídrica, na perspectiva de preservar e restaurar nascentes e, ainda, reflorestar áreas degradadas; fortalecer parcerias com instituições vinculadas ao desenvolvimento regional sustentável; e potencializar a concepção e defesa da agricultura familiar e orgânica em Rondônia.

Conforme a programação, haverá durante toda a feira exposição e venda de produtos. Nas duas primeiras noites, também ocorrem atividades culturais. No dia 14, a partir das 19 horas, será realizado o Luau da Roça (apresentações culturais, feira com venda de produtos e ceia partilhada). Anfitrião do evento, o Diretor-Geral do campus, Marcos Anequine, reforça o convite para quem deseja participar do evento. “Estamos organizando nossa estrutura para receber de braços abertos quem vier para esta Feira. Tanto as dezenas de expositores que vão se instalar no local do evento quanto o público em geral. Estamos buscando garantir a logística de transporte, além da alimentação. Por isso, venham e participem desta grandiosa Feira de Agricultura!”.

No dia 13, quarta-feira, às 8h30, haverá a abertura oficial, seguida da Palestra Magna: Políticas Públicas, com o secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Vanderley Ziger. Das 14 às 17h, ocorrem três atividades de forma paralela: Mesa-Redonda sobre Segurança Alimentar e Nutricional; Circuito de Atividades de Campo Vegetal; e Circuito de Atividades de Campo Animal. E das 15 às 17h, é a vez da Oficina de Extração da fibra de bananeira e produção de produtos.

Na quinta, 14, das 8 às 17 horas, na tenda 1, haverá Partilha de Experiências dos Povos do Campo e da Floresta. Na tenda 2, Alimentação Alternativa. E das 8h30 às 10 horas, ocorre a mesa que debate Soberania Alimentar. Das 10 às 12h, apresentação dos Macroprojetos Institucionais do IFRO (Comunidades Fortes, GeoRondônia, Escola de Chocolate, Força do Campo, Morar + Rural e Cidadania Plena).

Ainda na quinta-feira, das 14 às 15h30, a Mesa-Redonda discute o tema Cooperativismo. Na sequência do período vespertino, será feita a palestra sobre Direitos do trabalhador e trabalhadora do campo. E das 14 às 17 h, ocorrerá a Oficina de Manejo integrado de pragas e doenças e o Espaço livre estará aberto para atividades para crianças e brincadeiras infantis.

Na sexta, 15, inicia com Café Camponês e às 9 h, no também no auditório, é a vez da troca de sementes Crioulas. Das 10 às 11h, a plenária faz avaliação da Feira e encerramento das atividades.

3ª Feira de Troca de Sementes Crioulas

Junto ao evento da Feira de Agricultura do IFRO, o Campus Colorado do Oeste realizará a terceira edição da Feira de Troca de Sementes Crioulas. O subevento acontecerá na sexta-feira, 15 de novembro, e será organizado pelo Grupo de Pesquisa de Tecnologias para o Manejo de Agrossistemas Tropicais (TMAT) do próprio campus.

O Diretor do campus e líder do grupo de pesquisas TMAT, Marcos Aurélio Anequine de Macedo, explica que as sementes crioulas são aquelas que não possuem intervenção genética, são naturais, tradicionais, produzidas por agricultores familiares, possuindo assim uma grande diversidade genética. “Por isso, o objetivo deste evento é proporcionar a troca de sementes entre os produtores, que poderão conhecer novas espécies, fomentar a troca de experiências exitosas, apresentar novos conhecimentos sobre agroecologia, além de contribuir para a soberania alimentar”, ressaltou.

Junto com a apresentação e debates, haverá o compartilhamento de sementes e mudas para todos que se interessarem em conseguir gratuitamente amostras de diferentes variedades de plantas. Quem deseja ajudar com a Feira de Troca, pode levar sementes crioulas de diversas espécies para compartilhar com os demais participantes. Para isso, basta levar as sementes, mudas, maniva ou ramas embaladas, tomando cuidado para separar sementes de plantas diferentes.

Anequine destaca ainda que o evento irá colaborar para a formação do Banco de Sementes do IFRO, objetivando a conservação e a multiplicação das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs). “As sementes e as mudas que forem doadas pelos produtores serão identificadas por nossa equipe, que vai registrar a espécie e a origem de cada planta. Uma amostra de cada espécie será guardada pelo IFRO para compor nosso Banco de Sementes. E serão organizadas porções de cada tipo de sementes e mudas para serem disponibilizadas a todos os produtores que comparecerem na Feira e queiram levar uma amostra”, explicou o diretor.

Caso alguém tenha dúvidas ou deseje mais informações sobre a Feira de Troca de Sementes e a programação, entre em contato pelo telefone/WhatsApp: (69) 3341-7601.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Olimpíada de Eficiência Energética abre inscrições

Professores e estudantes do ensino fundamental podem participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), que busca conscientizar sobre consumo responsável de energia.
L
Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

Trama Golpista: STM diz que perda de patentes depende do MPM

O Superior Tribunal Militar informou que a análise sobre a perda de patentes dos militares condenados pelo STF por trama golpista depende de ação do Ministério Público Militar.
L
Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Agenda Cultural: Samba e alegria no Quintal do Madeira anima o sábado em Porto Velho

Grupo Fina Batucada se apresenta gratuitamente neste sábado (13), às 19h, em espaço cultural do shopping
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento em 41 linhas e atende 600 propriedades com o programa Caminho Rural

Quase 1.600 quilômetros de estradas foram beneficiados
L
Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Estudantes de Vilhena visitam Feira Cultural Encantos da Amazônia

Mostra reúne seis artistas rondonienses e aproxima jovens das artes visuais da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Governança e Desafios na Amazônia – Dr. Erasmo Moreira de Carvalho

Nesta sexta-feira (12 de setembro), às 18h, uma conversa imperdível com o Dr. Erasmo Moreira de Carvalho, especialista em administração pública e políticas públicas.
L

Povoado Nerd | Entrevista com Daniel Almeida Silva

Empreendedor e “viciado em pipa”, Daniel Almeida Silva comanda a Daniel Pipas PVH e vive o universo das linhas, rabiolas e ventos desde cedo. No Povoado Nerd, vamos falar de paixão, técnica, mercado e segurança, do hobby que virou empresa e comunidade.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Silvana Fontenele Xavier

No Fonte de Vida desta sexta, 12, às 16h, recebemos Silvana Fontenele Xavier. Nascida em Pedreiras, Maranhão, filha de Leimar Reais Xavier e Raimunda Nonata Fontenele, ela é servidora pública, auxiliar e técnica de enfermagem, enfermeira, casada, mãe de quatro filhos, avó de doze netos e bisavó de dois. Poetisa desde os 11 anos, já publicou três livros e tem paixão pelo trabalho com idosos em Porto Velho, no bairro Tancredo Neves.
L
Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Porto Velho celebra diversidade cultural na 12ª edição da Festa Às Nações

Evento reúne gastronomia, música e tradições de 12 países no Parque da Cidade até sábado (13).
L
Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Após condenação, Bolsonaro pode ficar inelegível até 2060

Ex-presidente pode ficar inelegível por décadas após condenação pelo STF por tentativa de golpe.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

Jovem de 20 anos é preso por tráfico de drogas no bairro Três Marias

De acordo com informações da PM, o rapaz já responde por tentativa de homicídio.
10
Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Operação da Polícia Civil apreende R$165 mil reais, arma e drogas com traficantes em Porto Velho

Ação do Denarc, sob comando do delegado Jó Lopes, contou com apoio da PM, cumpriu 22 mandados e prendeu 12 suspeitos de tráfico de drogas.
12
PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

PRF prende dupla por tráfico de drogas em RO

Dois homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-364, em Porto Velho, com 62 tabletes de pasta base de cocaína.
10
Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

Mulher é presa após esfaquear marido que acusava de traição na zona leste

A vítima foi socorrida e encaminhada para a Policlínica Dr. José Adelino, no bairro Ulisses Guimarães.
12
Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Homem morre após choque elétrico em cima de poste na zona leste

Oleir Chaves de Souza, de 55 anos, sofreu uma descarga elétrica na manhã desta sexta-feira e não resistiu.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Com R$ 34 milhões investidos, Governo de Rondônia realiza 3.682 cirurgias em 10 meses

Investimento da Sesau garantiu cirurgias de alta complexidade, reduziu filas de espera e fortaleceu o atendimento público no SUS em Rondônia.
L
Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Comitê Estadual reforça integração no combate a incêndios florestais e apresenta resultados positivos em Rondônia

Sob comando do coronel Nivaldo Ferreira, Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais registra redução de focos e amplia parcerias estratégicas.
L
Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Festival de Animação leva cinema a escolas públicas de Rondônia

Segunda edição do FICAR alcança estudantes em três municípios e promove impacto cultural e econômico.
L
TRT-14 aprova plano de descarbonização e reforça compromisso com a sustentabilidade

TRT-14 realiza primeira edição do Concilia Café em preparação à Semana Nacional da Execução Trabalhista

Evento teve o objetivo de intensificar os esforços pela conciliação e diálogo junto aos grandes litigantes.
L
Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Rondônia realiza 3.682 cirurgias e investe R$ 34 milhões em saúde

Gestão do governador Marcos Rocha amplia atendimentos e reduz filas no estado.
L
CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

CISAN conquista habilitação ao SISBI-POA com apoio do Sebrae

Rondônia torna-se pioneira no Norte ao abrir mercado nacional para agroindústrias locais.
L
TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

TRT-14 mantém excelência em tecnologia no ranking do CNJ

Tribunal conquista 4ª posição geral no iGovTIC-JUD 2025 e lidera entre os regionais de pequeno porte.
L
Rondônia atinge produção recorde de grãos

Rondônia atinge produção recorde de grãos

O estado de Rondônia ampliou sua área de cultivo e produtividade, atingindo 5,4 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25, aumento de 30,1%.
L
Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Governo devolve R$ 1,29 bilhão a aposentados

Cerca de 2,3 milhões de pensionistas já foram ressarcidos pelo esquema de cobranças indevidas do INSS, segundo o Ministério da Previdência Social.
L
IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

IFRO abre seleção para professor de Biotecnologia

O Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia tem vaga para professor substituto. Salário inicial pode chegar a R$ 8 mil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.