QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

Eleição de Trump traz incertezas para o G20, dizem especialistas

Também há dúvidas sobre o tom da participação de Joe Biden no encontro

Por MARIANA TOKARNIA* – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Eleição de Trump traz incertezas para o G20, dizem especialistas
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos às vésperas da cúpula de líderes do G20 traz incertezas sobre o cumprimento das decisões que serão pactuadas entre as maiores economias do mundo, de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil. Ao longo do último governo, Trump não priorizou espaços de discussão internacional e chegou até mesmo a retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo, que neste ano é o Brasil. É o momento em que chefes de Estado e de governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano e apontam caminhos para lidar com os desafios globais. A Cúpula será nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Apesar de ainda ocorrer sob a presidência norte-americana de Joe Biden, os acordos firmados deverão ser cumpridos pelo país sob a liderança de Trump. “Isso é algo que preocupa o mundo inteiro porque a economia dos Estados Unidos ainda é a maior do mundo”, diz o pesquisador Vitelio Brustolin, da Universidade de Harvard. De acordo com ele, propostas que estão sendo discutidas pelo G20 como propostas para o meio ambiente, combate à fome e taxação de grandes fortunas, “com a vitória de Trump, são esvaziadas”, diz.

Segundo o pesquisador, Trump tem um perfil isolacionista, de colocar os Estados Unidos em primeiro lugar, de não valorizar espaços internacionais multilaterais como o G20 e até mesmo de descumprir acordos internacionais, como foi o caso, em 2017, do Acordo de Paris. “Então, como é que se fala em compromissos em um evento como esse quando o histórico do Trump não é de manutenção desse tipo de compromisso?”, questiona.

Participação de Biden

Diante desse cenário de possível esvaziamento, o tom da participação de Joe Biden no encontro é incerto, segundo especialistas. De acordo com o Professor Associado de Relações Internacionais no Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF) Márcio José Melo Malta, o encontro poderia ser uma oportunidade para Joe Biden deixar um legado.

“Seria uma ótima oportunidade para Biden, no seu final de mandato, na perspectiva de legado. Uma ótima oportunidade para tentar encerrar o mandato com chave de ouro e enaltecer o papel do G20”, diz.

O pesquisador do Núcleo de Inteligência Internacional da FGV e professor de Relações Internacionais do Ibmec Leonardo Neves complementa: “Não é claro se o governo Biden vai assumir compromissos ou tentar avançar em um debate já que ele sabe que, muito possivelmente, ou melhor, quase que certeiramente, daqui a dois meses, o governo vai ser do candidato a presidente eleito Donald Trump. Então, por consequência, ele iria desfazer tudo”, diz e acrescenta: “Eu não acho que vai traumatizar o G20 efetivamente, mas a gente vai esperar para ver qual vai ser o nível de engajamento do governo americano nesse contexto. Se ele vai tentar um apoio para tentar constranger Trump ou se ele vai efetivamente já tirar o pé do acelerador”.

Discussões não se perdem

Apesar do cenário de incertezas com a eleição de Trump, a professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Lia Valls não acredita que as discussões que foram feitas até o momento irão se perder.

“Um governo do Trump tem impactos importantes, sem dúvida nenhuma. Mas, pelo menos, será possível mostrar onde conseguimos chegar, a convergência em vários assuntos. Além disso, todas as conversas que ocorreram a nível da sociedade civil durante esse tempo também não vão se perder”, defende.

A agenda do G20 é extensa. Foram feitas reuniões de grupos de trabalho, reuniões ministeriais e diversas reuniões bilaterais ao longo de todo o ano.

Valls explica ainda que o G20 é um fórum onde se busca convergências entre as maiores economias do mundo, mas não se trata de um espaço deliberativo ou de uma instância jurídica internacional.

Dessa forma, o que será firmado entre os países será o compromisso em se buscar determinados objetivos comuns: “O G20 é um fórum onde são importantes as trocas de ideias e as construções de convergência entre os países. A ideia é que haja esse compromisso. Só que não é um compromisso formal no sentido de assinar algo de uma instância jurídica internacional, mas sinaliza o desejo daquele país em perseguir determinados objetivos”.

A eleição de Trump deverá impactar também as discussões futuras do grupo. Em 2026, os Estados Unidos irão sediar as reuniões do G20, logo após a África do Sul, em 2025. “Como será que o Trump vai se comprometer com uma agenda de G20, que obriga convergências, discussões. Será que ele vai levar adiante? Talvez sim, mas com que bandeira?”, questiona.

Cada país que preside o grupo pode selecionar o lema das discussões. Para a presidência do Brasil no G20, as prioridades são: inclusão social e o combate à fome e à pobreza; a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental e transições energéticas; e a reforma das instituições de governança global, incluindo as Nações Unidas e os bancos multilaterais de desenvolvimento. “Certamente o Trump não terá uma agenda desse tipo”, comenta a professora.

G20

O Grupo dos Vinte (G20) é o principal fórum de cooperação econômica internacional. É composto por Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.

Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos por um país) global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Desde 2008, os países revezam-se na presidência. Esta é a primeira vez que o Brasil preside o G20 no atual formato.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove roda de conversa sobre cidadania e diversidade cultural em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove roda de conversa sobre cidadania e diversidade cultural em Vilhena

A atividade integra a campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica” e reúne a população para debater cidadania, direitos humanos e valorização cultural.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

TJRO empossa nova cúpula dirigente para o biênio 2026/2027

Sessão solene nesta sexta-feira (12) dará posse ao desembargador Alexandre Miguel na Presidência e demais membros da nova cúpula do TJRO, que assumem a gestão em janeiro de 2026.
L
Negociações de antecipação das obras da Expresso Porto avançam na ANTT

Negociações de antecipação das obras da Expresso Porto avançam na ANTT

Autoridades tratam a viabilização da obra para 2025.
L
ACEMDA oferece oficinas culturais gratuitas para 100 jovens em Vilhena

ACEMDA oferece oficinas culturais gratuitas para 100 jovens em Vilhena

O projeto “Oficina Arte na Periferia: Raízes Criativas Amazônicas”, com apoio do CMDCA, fortaleceu as raízes e a identidade amazônica de crianças e adolescentes com a ACEMDA em Vilhena.
L
Proteção da vida e meio ambiente avança em Rondônia em 2025 com fortalecimento das ações do Corpo de Bombeiros

Proteção da vida e meio ambiente avança em Rondônia em 2025 com fortalecimento das ações do Corpo de Bombeiros

Proteção é ampliada em 2025 com investimentos do governo de Rondônia em capacitação, infraestrutura, tecnologia e operações preventivas em todo o Estado
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Moraes ordena perícia médica da PF para avaliar cirurgia de Bolsonaro

Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou prazo de 15 dias para a Polícia Federal verificar a necessidade da operação de hérnia inguinal solicitada pela defesa de Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília.
L

Rondônia: Inpe e CPTEC alertam para aumento de chuvas de nível 2 em algumas áreas

Do noroeste ao leste do estado, a previsão é de “tempestades severas e organizadas”.
L
Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Atenção pais: transferência para escola perto de casa inicia dias 22 e 23 em Porto Velho

Transferência para escola perto de casa poderá ser solicitada diretamente na unidade mais próxima da residência do estudante.
L

CEACLIN reforça prevenção ao HIV com palestra especial para colaboradores

Laboratório promove ação de conscientização com a infectologista Andréa Barbieri, destacando diagnóstico precoce, protocolos de segurança e importância do uso do preservativo na prevenção ao HIV e outras ISTs.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Sofia Andrade visita Centro de Convivência do Idoso e reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade

Vereadora conhece rotina, atividades e necessidades do espaço que atua na promoção da autonomia, bem-estar e integração social dos idosos de Porto Velho.
L
Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda de Alex Redano garante passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025

Emenda viabiliza passagens para atletas de Jaru no Sul-Americano de Jiu-Jitsu 2025 e permite que quatro competidoras representem Rondônia, incluindo uma medalhista de 3º lugar.
L
Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas do mandato é anunciada por Cláudia de Jesus para esta sexta-feira em Ji-Paraná

Prestação de contas será apresentada por Cláudia de Jesus no Sesc Clementina, em Ji-Paraná, com foco na transparência, no diálogo e nos resultados dos três anos de mandato
L
Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia gera denúncia de caos por Dra Taíssa na Assembleia Legislativa

Emissão de identidade em Rondônia é alvo de denúncia da deputada Dra Taíssa, que cobra ação imediata do governo diante de atrasos que prejudicam milhares de cidadãos
L
Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia administrativa é proposta por Alex Redano para policiais e bombeiros punidos por manifestações nas redes sociais

Anistia é solicitada por Alex Redano ao governo para anular punições aplicadas nos últimos cinco anos a militares que reivindicaram melhores condições de trabalho
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Criminoso baleado pelo BPTAR no Cristal da Calama chega morto ao hospital

Fábio da Silva Rodrigues, vulgo “FB”, foi atingido em troca de tiros com o Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação em Porto Velho; ele era acusado de matar um sargento da PM em 2022.
18
Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Sargento Machado e equipe apreendem adolescente vendendo crack em Porto Velho

Ação da guarnição reforço 02 resultou na detenção do infrator após denúncias de venda de drogas no bairro Embratel, próximo a um córrego na Rua Duque de Caxias.
12
MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

MPRO denuncia 12 por fraude de R$ 10,5 milhões em testes de Covid-19

A Operação Polígrafo aponta esquema criminoso na compra de testes rápidos sem registro na Anvisa, envolvendo ex-secretário adjunto de Saúde e Cônsul Honorário da Índia; MP pede ressarcimento de mais de R$ 2 milhões ao erário.
10
Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Adolescente apreendido com skunk dentro de táxi na BR-364

Segundo informações apuradas, o táxi vinha de uma vila próxima ao município de Nova Mamoré.
10
Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferida em colisão com caminhonete

A vítima sofreu ferimentos graves e recebeu atendimento emergencial, sendo encaminhada rapidamente ao Hospital João Paulo II.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO reforça segurança do sistema prisional com revistas gerais em unidades do Estado

Governo de RO reforça segurança do sistema prisional com revistas gerais em unidades do Estado

Segurança do sistema prisional tem reforço em Rondônia com revistas gerais em 11 unidades
L
RO-472, entre Ji-Paraná e Rondolândia, recebe revestimento primário para garantir segurança e trafegabilidade

RO-472, entre Ji-Paraná e Rondolândia, recebe revestimento primário para garantir segurança e trafegabilidade

Revestimento primário garante segurança e trafegabilidade na RO-472
L
Voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas, governo de RO promove II Seminário Estadual da Política de Alfabetização

Voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas, governo de RO promove II Seminário Estadual da Política de Alfabetização

Política de alfabetização guia o II Seminário Estadual e reforça ações do Proalfa Rondônia para melhorar a aprendizagem
L
Integração e fortalecimento institucional impulsionam avanços do governo de Rondônia em governança e transparência

Integração e fortalecimento institucional impulsionam avanços do governo de Rondônia em governança e transparência

Com entregas relevantes em 2025, a CGE encerra o ano reafirmando sua função estratégica na consolidação de uma gestão íntegra, participativa e orientada a resultados.
L
Engenharia de tráfego do Detran-RO alcança todos os 52 municípios de Rondônia em 2025

Engenharia de tráfego do Detran-RO alcança todos os 52 municípios de Rondônia em 2025

Detran-RO conclui visitas técnicas e reforça ações de segurança viária em todo o estado
L
Prefeitura inicia 2ª Conferência Municipal do Plano Diretor Participativo em Porto Velho

Prefeitura inicia 2ª Conferência Municipal do Plano Diretor Participativo em Porto Velho

Prefeitura avaliar ações realizadas em 2023 e 2024 e alinhar metas futuras com participação da sociedade.
L
Capital sedia encerramento anual do Coegemas RO com gestores da assistência social

Capital sedia encerramento anual do Coegemas RO com gestores da assistência social

Encontro que reúne gestores e técnicos para avaliar 2025 e alinhar as prioridades da assistência social para 2026.
L
Prefeitura e parceiros impulsionam futuro tecnológico do agro em Porto Velho

Prefeitura e parceiros impulsionam futuro tecnológico do agro em Porto Velho

Prefeitura e parceiros alinhar estratégias que ampliam soluções inovadoras e fortalecem o setor produtivo da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.