Aos poucos, a chuva começa a aparecer com mais frequência nos estados da Região Norte, que passaram por momentos complicados devido aos incêndios e queimadas criminosas que se espalharam por quase todas as áreas desta parte do país.
Com a chegada de outubro, o mapa que mostra a distribuição das chuvas por região revela um alívio para essas áreas, principalmente para os moradores que têm enfrentado uma catástrofe ambiental sem precedentes, marcada pelo excesso de calor, incêndios e seca dos rios.
Para os próximos dez dias, o clima nesta parte do país se intensificará, com chuvas mais frequentes e volumes expressivos, trazendo alívio ao solo e umidificando a floresta amazônica.
Por enquanto, essas chuvas serão mais frequentes no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins e na metade sul do estado do Pará. Acre e Rondônia também estão dentro da área de acumulados na faixa dos 100 milímetros, segundo a Metsul Meteorologia.
