DOMINGO, 04/01/2026
Publicidade

Em destaque

Detran-RO celebra 38 anos de trajetória com avanços nos serviços e em defesa da vida

Com mais de 30 anos de experiência no Detran-RO, a procuradora Luciene Cristina Staut, em sua função, sempre priorizou a defesa dos direitos dos colaboradores, algo que a enche de orgulho.

Por Jarlana Davy\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Detran-RO celebra 38 anos de trajetória com avanços nos serviços e em defesa da vida
Fotos: Jarlana Davy

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) celebra, neste domingo (20), 38 anos de existência, consolidando-se como um dos órgãos mais eficientes do país no setor de trânsito. Criado em 20 de outubro de 1986, através da Lei nº 134, o Detran-RO atua em todos os 52 municípios do estado.

Com uma equipe de 1.232 servidores, a Autarquia se destaca pela excelência no atendimento ao público, ocupando lugar de destaque em rankings nacionais, como por exemplo:

  • Atendimento ao Cidadão com 52 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e 20 Postos Avançados (PA), facilitando o acesso da população aos serviços relacionados ao trânsito;
  • Desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas à mobilidade e segurança viária, colaborando com outras instituições e órgãos governamentais;
  •  Promoção da segurança viária, com implantação de projetos de sinalização de vias por meio da engenharia de tráfego, possibilitando melhor fluidez no trânsito e maior segurança aos pedestres e veículos que nela circulam;
  • Emissão de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro de veículos, garantindo que os motoristas e seus automóveis estejam em conformidade com a legislação;
  • Educação para o trânsito: promove campanhas educativas que visam conscientizar a população sobre a importância da segurança viária ajudando a formar motoristas mais responsáveis;
  • Fiscalização: realiza trabalhos fiscalizatórios para o cumprimento das leis de trânsito, atuando contra infrações e promovendo a ordem nas vias.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salienta que, todo esse trabalho faz do Detran-RO uma entidade fundamental para a promoção da segurança e organização no trânsito em Rondônia, colaborando para salvar vidas.

Claudino Sérgio de Alencar Ribeiro participou do processo de fundação da Autarquia

SERVIDORES

Sinônimo de força e vitalidade, o aposentado Claudino Sérgio de Alencar Ribeiro desempenhou suas funções como servidor público do Detran-RO durante 35 anos. Atuou em diversas frentes, como assistente jurídico-chefe, corregedor, presidente da Comissão Examinadora de Trânsito, procurador-geral na Autarquia, entre outros.

“Na época em que eu fui para o Detran ainda era um departamento vinculado à Secretaria de Segurança do Estado. Logo no início, participei do processo de fundação da Autarquia e tenho certeza que contribuí para o desenvolvimento do Departamento”, relembrou Claudino.

Com mais de 30 anos de experiência no Detran-RO, a procuradora Luciene Cristina Staut, em sua função, sempre priorizou a defesa dos direitos dos colaboradores, algo que a enche de orgulho. A servidora, que continua na ativa, ressaltou acerca da data: “Falar do Detran é falar da minha própria vida. Ao longo dessas três décadas vivi diversas experiências, tanto boas quanto desafiadoras, mas que me proporcionaram valiosos aprendizados. Sinto um imenso orgulho de fazer parte desta instituição.”

A procuradora também liderou importantes setores, como a Gerência de Qualidade, onde implementou treinamentos para os colaboradores e promoveu autoavaliações de gestão, sugerindo, além disso, reformas e mudanças na estrutura física da Autarquia.

SEGURANÇA E DEFESA DA VIDA

Carlos Trajano é engenheiro civil e também é voluntário das ações educativas de trânsito

Ao longo de todos esses 38 anos, o Detran-RO sempre trabalhou em defesa da vida. Uma das frentes importantes para a segurança viária é a de engenharia de tráfego, setor que o sr. Carlos Trajano atua com maestria. “Durante esses 30 anos, estive a frente da Engenharia de Tráfego por cinco mandatos, e me orgulho por poder colaborar com todas as prefeituras na implantação de sinalização de trânsito nas vias públicas. O Detran é a minha paixão.”

Além das atribuições como engenheiro, Carlos Trajano também reserva um tempo para atuar como voluntário das ações educativas, a fim de sensibilizar a população  sobre a importância de respeitar a legislação de trânsito.

O diretor-geral do Departamento, Sandro Rocha destacou que, ao longo de sua trajetória, o Detran-RO tem sido fundamental para garantir a segurança no trânsito e a organização do sistema viário de Rondônia. “Com a dedicação de seus servidores, a Autarquia continua trabalhando para oferecer seus serviços, destacando a missão de um trânsito mais seguro e salvando vidas.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

Oito ocupantes foram resgatados com vida pela Marinha.
L

Fortes chuvas com trovoadas se aproximam da capital e interior

Alerta de descargas elétricas, especialmente nas regiões Norte e Sudoeste do estado.
L

O governo brasileiro age para garantir a segurança na fronteira com Roraima após a invasão dos EUA na Venezuela

“O Brasil condena estas ações e reafirma sua disposição de promover o diálogo e a cooperação”, disse Lula.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio do dia 02/01: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ministro da Saúde critica ataque dos EUA à Venezuela

Ataque dos EUA é condenado por Padilha ao alertar para impacto humanitário.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Confira o que está em cartaz no Cine Araújo em Porto Velho

Filmes de ação, suspense e animação movimentam a programação desta semana no Cine Araújo, com opções para toda a família, incluindo estreias aguardadas e sucessos consagrados nas telonas.
L

Trump afirma que EUA vão assumir gestão interina da Venezuela e abrir espaço para petroleiras americanas

Em discurso, o presidente dos Estados Unidos diz que a administração seria temporária, promete transição política e anuncia entrada de empresas de energia no país, após operação que teria capturado Nicolás Maduro.
L

Vista Alegre do Abunã: falta de médico na USF obriga paciente com dores a procurar farmácia

O caso tem sido apontado como negligência médica por moradores da região, que frequentemente buscam atendimento no Hospital Regional de Extrema, Acre, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho e, às vezes, até na Bolívia, devido à precariedade dos serviços locais, que deixam muito a desejar.
L
Ataque dos EUA é condenado por Lula após ação na Venezuela

Ataque dos EUA é condenado por Lula após ação na Venezuela

Ataque dos EUA gera reação de Lula e alerta sobre risco internacional.
L
Ministro venezuelano chama ataque dos EUA de vil e covarde

Ministro venezuelano chama ataque dos EUA de vil e covarde

Venezuela repudia ataque dos EUA e apela à comunidade internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Trump diz que EUA vão se envolver no petróleo da Venezuela

Presidente afirma que empresas americanas atuarão fortemente no setor.
L
Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Sequestrado, Maduro será julgado nos Estados Unidos

Procuradora diz que Maduro responderá à Justiça americana.
L
Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Sem provas, Rubio acusa Maduro de chefiar grupo narcoterrorista

Secretário dos EUA diz que governo venezuelano não é legítimo.
L
Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Governo convoca reunião de emergência no Itamaraty após invasão da Venezuela

Presidente Lula acompanha crise e retorna a Brasília ainda hoje.
L
Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Milei provoca Lula ao celebrar ataque dos EUA à Venezuela

Presidente argentino associa Lula a Maduro em vídeo nas redes sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem presa por violência doméstica é encontrada morta em cela na Central de Flagrantes

As causas da morte estão sendo apuradas pela Polícia Civil.
18
Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Operação Madeira-Mamoré apreende armas de guerra e entorpecentes em Guajará-Mirim

Forças de segurança realizaram a Operação Madeira-Mamoré e localizaram granadas, fuzil e drogas em residência no bairro Jardim das Esmeraldas.
12
Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Homem é preso após ameaçar esposa e enfrentar PM em Porto Velho

Suspeito armado com facão descumpriu medida protetiva e resistiu à prisão.
14
Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Polícia estoura ponto de tráfico e prende três no Bosques dos Ipês

Denúncias levaram PM a flagrar comércio de drogas em residência.
14
Mulher de Rondônia desaparece ao tentar atravessar rio em MT

Mulher de Rondônia desaparece ao tentar atravessar rio em MT

Travessia a nado terminou em desaparecimento no rio Guariba.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Lei que pune adesão à Moratória da Soja volta a valer em MT

Norma restringe benefícios fiscais e AGU pede nova suspensão no STF.
L
Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré apresenta Pôr do Sol Musical gratuito neste fim de semana

O evento terá apresentações de Diogo Rodrigues e Arthur Êba nos dias 3 e 4 de janeiro.
L

Entenda as razões do sucesso do Minha Casa, Minha Vida em 2025

Programa habitacional alcança aprovação recorde, amplia faixas de renda e injeta R$ 180 bilhões na economia em 2025.
L
Minha Casa, Minha Vida consolida sucesso e bate recordes em 2025

Minha Casa, Minha Vida consolida sucesso e bate recordes em 2025

Programa habitacional lidera aprovação popular com expansão, empregos e sustentabilidade.
L
Cuba condena ataque dos EUA contra a Venezuela

Cuba condena ataque dos EUA contra a Venezuela

Ataque dos EUA é classificado por Cuba como criminoso e grave ameaça regional.
L
Família morre em colisão frontal na Estrada do Palheta

Família morre em colisão frontal na Estrada do Palheta

Acidente de trânsito deixou três mortos, incluindo uma criança.
18
Violência doméstica choca Vilhena após agressão brutal

Violência doméstica choca Vilhena após agressão brutal

Violência doméstica ocorreu diante das filhas por causa de almoço atrasado.
16
Furto em obra causa prejuízo de R$ 50 mil em Vilhena

Furto em obra causa prejuízo de R$ 50 mil em Vilhena

Furto em obra atinge empresário e inclui cabos energizados.
14
Supermaconha apreendida em caminhão que saiu de Rondônia

Supermaconha apreendida em caminhão que saiu de Rondônia

Supermaconha foi escondida em carga de papelão na BR-364.
16
CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil já soma quase 2 milhões de pedidos pelo app

CNH do Brasil impulsiona habilitação digital e supera modelo tradicional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.