TERÇA-FEIRA, 10/02/2026
Publicidade

Em destaque

Ciências Biológicas e Matemática do Campus de Porto Velho também são nota 5

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país.

Por ASCOM UNIR - 25

Publicado em 

Foto - ASCOM UNIR

Os cursos de Ciências Biológicas e Matemática do Campus UNIR de Porto Velho passaram por avaliação recente do Ministério da Educação (MEC) e alcançaram o conceito 5, a nota máxima na escala que vai de 1 a 5 e a que representa o nível mais elevado de qualidade e excelência acadêmica para cursos de graduação no Brasil. Até agora, já são cinco os cursos da UNIR com nota máxima: Ciências Biológicas (Porto Velho), Matemática (Porto Velho) e Letras Português (Porto Velho), que foram avaliados neste ano (saiba mais aqui); e Jornalismo (Porto Velho) e Ciências da Informação (Porto Velho), avaliados no ano passado.

Neste ano de 2024, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está passando por um processo de visitas externas para Renovação de Reconhecimento de 21 cursos. Até o momento, foram realizadas nove avaliações, nas quais três cursos obtiveram a nota máxima (5), quatro cursos receberam a nota 4 e outros dois cursos obtiverm a nota 3.

“Esses resultados reafirmam o compromisso da UNIR com a qualidade  do ensino superior público e ratifica a sua posição de destaque na formação de profissionais capacitados para atuar em Rondônia e em toda a Amazônia”, afirmou o pró-reitor de Graduação, professor Josué José de Carvalho Filho.

Os demais cursos avaliados nos últimos meses foram Física (Ji-Paraná), Pedagogia (Rolim de Moura), Letras-Português (Guajrá-Mirim) e Letras-Espanhol (Porto Velho), que alcançaram o conceito 4 na avaliação, e os cursos de Pedagogia (Vilhena) e Ciências Sociais (Porto Velho), que mantiveram o conceito 3.

Sobre a avaliação dos cursos – é realizada in loco (presencialmente ou virtualmente) e leva em consideração diversos critérios como estrutura do curso, número de vagas ofertadas anualmente, organização didático-pedagógica e o corpo docente. 5 é a nota máxima, considerada nível de excelência que um curso atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo MEC.

Sobre os conceitos – O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes nessa prova, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a partir de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.

Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Manutenção da RO-370: governo reforça segurança viária

Serviços na manutenção da RO-370 garantem estabilidade da pista entre Parecis e Vila Bosco, com drenagem e melhorias que reforçam o tráfego no período chuvoso.
L
Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Chuvas intensas: Energisa alerta para riscos elétricos

Concessionária orienta moradores de Rondônia a redobrar cuidados durante temporais, após aumento do risco de choques e acidentes causados por descargas elétricas.
L
PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

PGE de Rondônia: posse reforça quadro jurídico

Posse de três procuradores amplia a atuação da PGE de Rondônia, fortalecendo a segurança jurídica, o suporte às políticas públicas e a estrutura institucional do estado.
L
Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ vira alvo de nova denúncia de importunação sexual

Conselho Nacional de Justiça abre segunda investigação contra Marco Buzzi após depoimento de suposta vítima, enquanto magistrado segue afastado por licença médica.
L
Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

Ministros defendem ampliação de parcerias privadas para destravar investimentos em infraestrutura

BNDES aponta defasagem bilionária e destaca papel do Novo PAC e do mercado de capitais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa: Thalyta Karina Correia Chediak fala sobre “Do medo ao método” na escrita acadêmica

Parte de experiências comuns na vida universitária, como insegurança, bloqueio de escrita, perfeccionismo e a chamada síndrome do impostor.
L
Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde: 160 reforçam rede

Prefeitura convoca saúde para ampliar atendimento com 160 profissionais na rede municipal, fortalecendo equipes em Porto Velho e distritos com foco assistencial.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Educação de Rondônia: governo inicia ano letivo

Abertura do ano letivo destaca investimentos, entrega de materiais e melhorias estruturais que beneficiam mais de 170 mil alunos da rede estadual em Rondônia.
L
Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Conexão RH: Mauricio Mendes fala sobre gestão, pessoas e infraestrutura na Nova 364

Programa Conexão RH recebe Mauricio Mendes para falar sobre liderança, pessoas e infraestrutura no projeto Nova 364 em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Coluna Espaço Aberto – Articulações para o governo colocam Hildon, Flori e Léo no centro do jogo político em Rondônia

Articulações entre Hildon, Flori e Léo redesenham alianças para o governo, revelando disputas estratégicas, negociações partidárias e impactos eleitorais em Rondônia.
L
RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

RESENHA POLÍTICA – Expedito Júnior e Marcos Rocha: articulação política em Rondônia

A filiação de Marcos Rocha ao PSD reforça a influência de Expedito Júnior, mostrando a capacidade de articulação e apostas estratégicas que moldam a política estadual.
L
Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Cármen Lúcia vota contra gratificação para inativos do INSS

Ministra do STF entende que alteração na pontuação de desempenho de servidores ativos não garante paridade automática para aposentados e pensionistas do órgão.
L
Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Jader Barbalho recebe alta após internação em hospital de Belém

Senador ficou quatro dias internado após apresentar mal-estar associado a um quadro de desidratação e seguirá em recuperação com orientações médicas em casa.
L
Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Lula parabeniza vitória de António Seguro nas eleições de Portugal

Presidente brasileiro destaca fortalecimento da democracia e afirma que Brasil seguirá atuando em parceria com o novo governo português para ampliar relações bilaterais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Homem é preso no Fórum após constatação de mandado em aberto

Reginaldo compareceu espontaneamente ao local após ser intimado, mas acabou detido por policiais militares durante consulta de rotina aos sistemas.
16
PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

PATAMO cumpre mandado de prisão e apreende arma de fogo em residência

Homem de nome Carlos foi detido em casa após equipe policial confirmar ordem judicial; no local, militares encontraram rifle e munições de diversos calibres.
14
Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Homem é baleado e polícia descobre oficina de armas artesanais em RO

Vítima inicialmente relatou ter sofrido um atentado por motociclistas, mas investigação no local revelou fabricação caseira de armamentos e munições.
12
Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Polícia Militar recupera duas motocicletas furtadas em RO

Veículos foram localizados durante patrulhamentos no Centro e no bairro Boa Esperança; um dos condutores foi detido e levado para prestar esclarecimentos.
10
Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Carro colide com animal solto na RO-010 em RO

Motorista seguia em direção ao município quando foi surpreendido por um cavalo na pista; animal morreu com o impacto e o condutor saiu ileso.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Colisão fatal entre carro e moto mobiliza equipes na BR-364

Acidente ocorrido no início desta terça-feira em Pimenta Bueno deixa uma vítima morta e gera interdições no tráfego sentido Vilhena para perícia.
14
Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa ferido em RO

Motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com queixas de tontura após batida transversal em cruzamento movimentado na manhã desta terça-feira.
14
Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Policial de folga impede tentativa de feminicídio em boate

Homem armado com pistola .380 ameaçou funcionária após ser expulso do local por causar transtornos; suspeito foi imobilizado por militar que estava no recinto.
16
Caminhoneiro foge após causar acidente com duas mortes na BR-364

Ultrapassagem em curva termina em tragédia com dois mortos na BR-364

Vítimas eram socorristas da concessionária que administra a rodovia e seguiam para o trabalho quando foram atingidas por carreta em ultrapassagem proibida.
18

Requerimento de Mudança de Titularidade de Outorga: CARNES TAURANO LTDA

PEDIDO DE MUDANÇA DE TITULARIDADE DE OUTORGA DE POÇO “AMAZÔNICO”.
L
OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

OAB Rondônia: bloco leva causa ao Carnaval

Bloco da OAB Rondônia estreia na Banda do Vai Quem Quer para conscientizar sobre violência contra a mulher, unindo Carnaval, cidadania e responsabilidade social.
L
Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Foragido é preso com iPhone roubado em bar na zona leste

Criminoso de 39 anos tentou enganar a polícia recentemente ao se passar pelo próprio pai, mas foi capturado novamente por receptação de aparelho furtado.
12
CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

CBF define datas e horários da primeira fase da Copa do Brasil

Competição nacional começa em 17 de fevereiro com 28 clubes em campo; torneio deste ano traz mudanças no regulamento e vaga extra para a Libertadores.
L
Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Caixa e governo lançam microcrédito para famílias do CadÚnico

Programa experimental oferece empréstimos de até R$ 21 mil com juros reduzidos para incentivar o empreendedorismo e a qualificação de pessoas vulneráveis.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.