QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

DPU e MPT publicam nota técnica por melhorias no trabalho para catadores e catadoras de recicláveis no Brasil

No país, mais de mil municípios contam com lixões em péssimas condições; mesmo em cidades com disposição mais adequada dos resíduos, direitos básicos dos profissionais são violados

Por Defensoria Pública da União (DPU)

Publicado em 

Foto: FreePik

A Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) publicaram, na última quinta-feira (10), Nota Técnica conjunta para estimular o trabalho decente para catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. O documento reúne informações sobre coleta de resíduos, as normas regulamentadoras aplicáveis a esse trabalho, deveres dos municípios e a atuação judicial e extrajudicial em defesa das pessoas que tiram seu sustento nessa função. Sua elaboração também contou com a participação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e o apoio técnico da Justiça do Trabalho.

Na nota, as instituições destacam a existência de lixões em, pelo menos, 1110 municípios brasileiros, onde catadores e catadoras, inclusive crianças, atuam em condições precárias. Mesmo nas cidades que realizam a coleta seletiva e já avançaram para soluções ambientalmente mais adequadas para disposição dos resíduos, direitos básicos são violados, uma vez que muitos profissionais não são contratados de maneira adequada.

DPU e MPT ressaltam que a inclusão social e a emancipação econômica desses trabalhadores são deveres de instituições públicas, conforme a Lei nº 12.305/2010, que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A normativa, que reconhece o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania, determina que o sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos priorize a participação de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis constituídas por pessoas físicas de baixa renda.

Nesse sentido, as instituições pontuam que os municípios responsáveis pelos serviços públicos de limpeza urbana, bem como os entes públicos e privados responsáveis pelo manejo dos resíduos sólidos, devem garantir adequadamente a operação dessas associações ou cooperativas.

Em relação ao trabalho infanto-juvenil, DPU e MPT afirmam que os filhos dos trabalhadores com idade inferior a 18 anos devem ser afastados das atividades de coleta e precisam ser incluídos em programas sociais. A Convenção n.º 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), devidamente ratificada pelo Brasil, coloca esse tipo de ofício como uma das piores formas de trabalho infantil.

No documento, também foi destacada a existência de responsabilidade solidária decorrente do contrato de prestação de serviço entre contratante, os municípios, e as contratadas – as cooperativas e associações – no que diz respeito à adoção das normas de saúde e segurança do trabalho nos galpões de triagem e demais locais onde são realizadas atividades de gestão integrada de resíduos sólidos. As instituições pontuaram as normas reguladoras aplicáveis ao trabalho de catadoras e catadores, como a que estabelece os requisitos para a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos quando identificados no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e a que traz os requisitos que devem ser atendidos nas edificações para garantir segurança e conforto aos trabalhadores.

Como fundamentação legal para o fomento do trabalho digno, as instituições destacaram dispositivos da Constituição Federal de 1988, como o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e a estimulação ao cooperativismo e outras formas de associativismo; da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a qual dispõe que todo ser humano tem direito à segurança pessoal, à segurança social e ao trabalho, à livre escolha de empresa, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego, além da OIT, a qual defende que trabalho decente é adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

GT Catadoras e Catadores de Recicláveis

A DPU constituiu, há 10 anos, o Grupo de Trabalho Catadoras e Catadores de Recicláveis (GTC DPU), especializado na promoção dos direitos humanos e defesa das garantias fundamentais, coletivas e individuais, das trabalhadoras e dos trabalhadores que vivem da coleta, triagem, armazenamento e devolução de material reciclável e reutilizável ao circuito produtivo. Desde então, o grupo auxilia movimento, centrais, cooperativas, associações e outras formas de organização popular na luta por dignidade, direitos e garantias, notadamente o direito à justa remuneração em dinheiro, em retribuição ao importante serviço público socioambiental que realizam.

Leia a Nota Técnica na íntegra aqui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Caso Epstein: veja investimentos em tecnologia ligados ao financista

Documentos do Departamento de Justiça revelam aportes de Jeffrey Epstein em empresas como Coinbase, Jawbone e fundos de capital de risco, mesmo após condenação.
L
ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

ARDPV reforça atuação estratégica ao participar do Nodo Bioceânico Central em Rondônia

Agência participa de evento internacional voltado à integração regional e ao desenvolvimento sustentável.
L
Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Jaru: prefeitura conclui asfaltamento no Setor 05

Pavimentação da rua Minas Gerais melhora mobilidade urbana e integra pacote de obras realizado em parceria com deputado estadual.
L
Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal recebe escritoras da AJEB-RO

Encontro destacou a literatura como ferramenta de transformação social e fortaleceu o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rondônia.
L
Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Prefeitura alinha com DPU estratégias de atendimento à população migrante

Reunião na Defensoria Pública da União definiu ações conjuntas para fortalecer o acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Legacy School inicia atividades em Porto Velho com proposta educacional intercultural

Escola chega à capital de Rondônia com metodologia inovadora, formação integral e atendimento da creche ao ensino médio
L

Agenda News Folia 2026: Pernambuco e Jairo Guedes revelam detalhes do Concentra Mas Não Sai

A proposta é unir conforto, organização e muita animação, garantindo que o folião aproveite a festa do começo ao fim.
L

Giro News: Priscila Franco, do CCAA, fala sobre desafios e crescimento em 2026

Priscila vai explicar como o CCAA lida com esses desafios no dia a dia, quais estratégias têm sido adotadas e de que forma a metodologia da escola impacta diretamente os resultados dos alunos.
L
Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Inmet e CPTEC mantêm alerta para chuvas intensas em Rondônia

Ponta do Abunã registra a formação de um sistema convectivo, com possibilidade de chuvas pesadas já no início da tarde; não há previsão de eventos extremos de nível 3, mas o fim de semana tende a ser chuvoso.
L

Comunidade News: Pr. Ivanildo Santo debate a força da visita religiosa nos hospitais

Outro ponto discutido é a relação entre espiritualidade e saúde emocional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

PGR defende pejotização e competência da Justiça comum no STF

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer favorável à contratação de trabalhadores como pessoa jurídica e sugeriu que fraudes sejam analisadas fora da esfera trabalhista.
L
Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

Edson Fachin cancela reunião sobre Código de Ética do STF

O encontro estava previsto para a próxima quinta-feira e foi desmarcado oficialmente por questões de agenda, em meio à falta de consenso entre os ministros.
L
Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Gislaine Lebrinha: agenda reúne lideranças municipais

Deputada recebe prefeitos e vereadores na Assembleia de Rondônia para discutir saúde, infraestrutura e educação em municípios do estado.
L
Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Ministro do STJ pede licença após denúncia de importunação sexual

Marco Aurélio Buzzi se afastou do cargo por questões de saúde um dia depois de o tribunal abrir sindicância para apurar a acusação feita por uma jovem.
L
Entre o riso e a revolta: humor de Rato Jr. transforma perdão bilionário à Energisa em crítica aos deputados de Rondônia

Entre o riso e a revolta: humor de Rato Jr. transforma perdão bilionário à Energisa em crítica aos deputados de Rondônia

Perdão bilionário aprovado na Assembleia de Rondônia vira alvo de humor ácido e reacende debate sobre prioridades públicas, tarifas altas e desigualdade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Polícia Civil investiga fraude tributária milionária em operação conjunta

Ação integrada entre Rondônia e Acre apura esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 2 milhões aos cofres públicos e resultou em prisões e apreensões.
10
Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d'Oeste

Polícia Civil fecha ponto de tráfico de drogas em Itapuã d’Oeste

Agentes da Delegacia de Candeias do Jamari apreenderam entorpecentes e prenderam suspeitos em flagrante após monitoramento de inteligência na região.
10
Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Porto Velho reforça segurança no Carnaval com Atividade Delegada

Prefeitura ampliar presença policial durante o Carnaval, com atuação conjunta entre município e Polícia Militar.
L
Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Suspeito de 20 anos é preso após furto no bairro Aeroclube

Conhecido como Calcinha, o homem foi detido por moradores da zona sul de Porto Velho até a chegada da Polícia Militar na tarde desta quinta-feira.
12
PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

PF cumpre mandado de busca contra governador do Acre

Agentes federais estiveram na residência do gestor em Rio Branco para investigar supostas irregularidades em registros de piloto em uma escola de aviação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LIMA SANTOS & ALMEIDA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 038/SEMMA/2025
L

Edital de Convocação AGO: FEDERAÇÃO DE FUTSAL DE RONDÔNIA

Local – Avenida do Imigrantes nº 4544 – bairro Industrial – Porto Velho/RO
L
Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Desmatamento avança sobre áreas protegidas na Amazônia Legal

Relatório aponta que unidades estaduais e terras indígenas sofrem maior pressão interna de devastação, enquanto áreas federais registram alta ameaça no entorno.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L. A. COMÉRCIO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 016.00052.002/2026-SUL
L
CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

CCAA Porto Velho firma parceria educacional com a creche Peixinho Feliz

Acordo leva aulas de inglês para crianças de 3 a 6 anos com uma metodologia do CCAA.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): C O FOGACA DOS SANTOS

Renovação da Licença Ambiental de Operação.
L
Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix: cancelar se preço subir após compra

Netflix diz a senadores dos EUA que usuários poderão cancelar assinatura se fusão com Warner gerar reajustes, enquanto negócio segue sob análise regulatória.
L
Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Novos ônibus modernizam transporte coletivo e melhoram rotina em Porto Velho

Prefeitura entrega frota moderna e climatizada, com tecnologia e acessibilidade, ampliando conforto e qualidade no transporte coletivo.
L
IBM SkillsBuild: cursos grátis com certificado

IBM SkillsBuild: cursos grátis com certificado

Parceria entre IBM e CIEE oferece cursos online gratuitos de tecnologia e IA para jovens, ampliando capacitação profissional e acesso ao mercado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.