TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

Cúpula do Brics define critérios para países se associarem ao bloco

Na Rússia, grupo ainda discutirá como reduzir a dependência do dólar

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Cúpula do Brics define critérios para países se associarem ao bloco
Brics/Divulgação

A 16ª Cúpula dos líderes do Brics deve definir, na Rússia, quais os critérios para que outros países possam se associar ao bloco como parceiros, modalidade diferente da exercida por membro pleno. Entre os critérios já definidos, estão a defesa da reforma das Nações Unidas (ONU), incluindo o Conselho de Segurança; ter relações amigáveis com os membros atuais, o que inclui Rússia, China e Irã; além de não apoiar sanções econômicas aplicadas sem a autorização da ONU.

Nos próximos dias 22 a 24 de outubro, os chefes de estado dos países membros, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, se reúnem em Kazan, na Rússia, para definir os critérios. Segundo o Itamaraty, a definição já está em fase avançada de negociação.

“O Brasil tem adotado a posição de não indicar países porque nós entendemos que o importante é você discutir os critérios. Depois que você discute os critérios, você vê quais países se encaixam nesses critérios. Mas os critérios não vão fugir muito do que já existe para membros plenos”, explicou nesta segunda-feira (14) o secretário do Itamaraty de Ásia e Pacífico, o embaixador Eduardo Paes Saboia, em entrevista à imprensa.

Existem algumas dezenas de nações que demonstraram interesse em se unir ao bloco como parceiros associados. Atualmente, o grupo tem dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, se uniram ao Brics neste ano como membros permanentes o Irã, a Arábia Saudita, o Egito, a Etiópia e o Emirados Árabes Unidos.

O embaixador brasileiro Eduardo Saboia destacou que, entre os critérios para aceitar estados associados, deve estar a questão de representação geográfica. “Você tem regiões que estão sub-representadas no Brics e outras que talvez estejam mais representadas”, comentou.

A Argentina seria um membro permanente do Brics representando a América Latina. Porém, com a vitória do ultradireitista Javier Milei no final do ano passado, o país desistiu de ingressar no bloco.

O representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para o Brics acrescentou ainda que é importante que os países associados não imponham ou apoiem sanções sem autorização do Conselho de Segurança e que defendam a reforma da ONU.

“O Brics não pode ser uma força de transformação, que clama pela reforma da governança global, e não ter uma posição proativa em relação à reforma da ONU, particularmente a questão do Conselho de Segurança. Quem quer se associar ao Brics tem que ter uma posição de vanguarda na questão da reforma do Conselho de Segurança. Esse é um ponto muito importante, não só para o Brasil, mas outros países também, como a Índia e a África do Sul que também têm enfatizado isso”, acrescentou Eduardo Paes Saboia.

Dólar e finanças

Outro tema de destaque da Cúpula do Brics, na Rússia, serão as negociações em torno das medidas para reduzir a dependência do dólar no comércio entre os países do bloco, além de medidas para fortalecer instituições financeiras alternativas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, controlados principalmente por potências ocidentais.

“[O tema] tem sido tratado nas reuniões de ministros das Finanças e Bancos Centrais, e os nossos representantes nessas reuniões têm trabalhado com muito afinco. Espero que isso continue e certamente continuará na presidência brasileira e estará refletido de alguma forma na declaração de Kazan”, comentou o embaixador brasileiro.

A declaração de Kazan é o documento final que apresentará a posição dos líderes Brics após a cúpula na Rússia. No próximo ano, o Brasil assume a presidência do bloco e, segundo o representante do Itamaraty, o país dará continuidade as negociações para aumentar o uso das moedas nacionais dos países membros no comércio internacional.

Cúpula Brics

O governo russo informou que 32 países confirmaram presença no evento, sendo 24 representados por líderes de Estado. Dos dez membros do bloco, nove serão representados por chefes de Estado, incluindo o presidente Lula. A exceção é a Arábia Saudita, que vai enviar para a cúpula o ministro de Relações Exteriores.

Estima-se que o Brics concentre cerca de 36% do Produto Interno Bruto (PIB) global, superando o G7, grupo das maiores economias do planeta com Estados Unidos, França, Reino Unido e Alemanha, que concentra cerca de 30% do PIB mundial.

O bloco surgiu em 2006, quando os representantes do Brasil, da Índia, da China e da Rússia formaram um fórum de discussões. O grupo começou como Bric (que reúne as iniciais dos países fundadores). A primeira cúpula de chefes de Estado ocorreu apenas em 2009. Em 2011, a África do Sul ingressou na organização, que ganhou a letra ‘s’ (do inglês South Africa) e virou Brics.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Giro News: Carlos Caldeira e os bastidores da COP 30

Nesta terça-feira, às 16h, o Giro News recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma entrevista especial sobre a COP 30, que vai colocar o Brasil e a Amazônia no centro das decisões globais sobre clima e sustentabilidade.
L

Comunidade News: Dulia do Nascimento Passos no Encontro de Lideranças

presidente da Cristal da Calama, para uma entrevista especial sobre o Encontro de Lideranças Comunitárias e a organização social nos bairros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar o processo aberto pela Justiça de Goiás, que acusava o jogador de forçar um cartão amarelo no Campeonato Brasileiro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14
Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

De acordo com testemunhas, durante uma briga, o suspeito teria atingido a vítima com vários golpes e depois deixou o local.
16
Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Jovem de 14 anos foi levado ao Hospital João Paulo II com suspeita de fratura no nariz, após acidente com veículo elétrico no Residencial Bairro Novo.
12

Aluno de 15 anos esfaqueia colega e dois funcionários em colégio de elite de Fortaleza

Um aluno de 15 anos foi apreendido pela Polícia Militar após atacar um colega, um professor e um coordenador com uma faca na unidade sul do Colégio Christus em Fortaleza.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT relatam instabilidade no aplicativo e no site do chatbot de Inteligência Artificial (IA), com problemas de login e falhas no servidor da OpenAI.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Conrado & Silva Ltda – ME

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Serviços de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Gemini, registraram instabilidade nesta terça-feira (2) devido a problemas no Cloudflare, principal rede de distribuição de conteúdo.
L
Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

A Lenovo iniciou a produção local de workstations em São Paulo e anunciou a importação do minicomputador ThinkStation PGX, que usa o superchip Nvidia Grace Blackwell focado em Inteligência Artificial (IA).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.