QUINTA-FEIRA, 26/02/2026

Em destaque

BC não deveria votar para definir meta de inflação, diz Galípolo

Para futuro presidente, BC deve apenas cumprir meta fixada

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

BC não deveria votar para definir meta de inflação, diz Galípolo
Lula Marques/ Agência Brasil

Para o diretor de política monetária e futuro presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, a autoridade monetária não deveria votar para definir a meta de inflação no Conselho Monetário Nacional (CMN), que atualmente é composto pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e pelo presidente do BC.

Durante participação em um evento, em São Paulo, na manhã de hoje (14), Galípolo afirmou que a decisão sobre a taxa adequada de inflação deveria ser estabelecida apenas pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e que o Banco Central deveria se manter focado apenas no cumprimento da meta.

“Eu tenho dito sistematicamente que eu acho que o Banco Central não deveria nem votar no CMN na determinação da meta que ele mesmo tem que perseguir. Acredito que isso é um não tema para diretor de Banco Central. A meta de inflação foi estabelecida pelo CMN, cabe ao Banco Central colocar a taxa de juros no patamar restritivo o suficiente e pelo tempo que for necessário para atingir a meta”, disse ele.

“A sociedade pode discutir, economistas podem discutir, todo mundo pode discutir, mas o diretor de Banco Central não discute meta, o diretor de Banco Central persegue a meta.”

Durante o evento Itaú BBA Macrovision, o diretor de política monetária disse não haver divergências políticas dentro da autarquia e destacou que o processo de transição do BC tem sido um exemplo:

“Acho que o BC está se consolidando ali como um pilar de institucionalidade que nem se deixa invadir e também não se evade, não transpassa partes que deveriam ser da própria política monetária. Nós estamos lá no BC convivendo de maneira absolutamente harmônica. Gosto de acreditar que os diretores são todos meus amigos, mas institucionalmente a gente vive de maneira absolutamente harmônica, técnica e com alto grau de coesão.”

Ele também afirmou que a posição do Banco Central é sempre mais conservadora e cautelosa no estabelecimento da política monetária. “A posição do Banco Central é de ser mais conservador. O que sinaliza ao Banco Central um mercado de trabalho mais apertado é que a gente deve ser mais cauteloso na gestão da política monetária porque isso sugere um processo de desinflação mais lento e mais custoso. Daí o reflexo que a gente vê na política monetária, a maior cautela que a gente vem adotando na política monetária”, disse ele.

Crescimento e meta de inflação

No evento, Galípolo disse ainda que o que vem chamando mais a atenção do Banco Central é o crescimento econômico, que tem superado as expectativas, mesmo diante de um cenário de juros restritivos.

“O crescimento segue surpreendendo, apesar da taxa de juros num patamar restritivo.”

Ele comparou as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) aos aplicativos de transporte, que ficam continuamente recalculando o tempo estimado para percorrer as distâncias em São Paulo.

“Ao longo do trânsito, conforme o aplicativo de trânsito ia recalculando o tempo estimado, eu fui pensando como aquilo é um pouco parecido com as nossas projeções de crescimento ao longo dos últimos anos. A gente arranca com uma estimativa original, vai recalculando e geralmente a informação relevante, a informação significativa, ela é dada alguns poucos metros antes de chegar. Eu acho que isso tem acontecido bastante com as projeções de crescimento no Brasil.”.

Segundo ele, a expectativa da autoridade monetária e também a do mercado era de alguma desaceleração no ritmo de crescimento da economia, acompanhada de uma abertura do hiato do produto: “desde que eu cheguei no Copom, desde a minha primeira reunião, a gente tem sempre essa projeção – e o mercado também – de que o hiato vai passar a abrir e a gente vai passar a assistir sinais de desaceleração mas, após surpresas sucessivas, a gente acabou fazendo essa mudança relevante do hiato para um campo positivo”.

Já sobre as expectativas de inflação, Galípolo afirmou que elas continuam desancoradas e que isso poderia ser justificado por três fatores: o ceticismo quanto à viabilidade da meta contínua, a credibilidade e as perspectivas da economia. Mesmo assim, ele encara que esses três fatores “tendem a ganhar ou perder peso ao longo do tempo”.

Galípolo reforçou ainda que compromisso do BC é buscar o centro da meta de inflação, de 3%. “O Banco Central tem uma meta e a função de reação do Banco Central vai sempre se dar pela perseguição da meta. Essa perseguição da meta pode ser feita com mais custo ou menos custo, a depender de uma série de variáveis que muitas vezes o Banco Central não tem controle. Mas o Banco Central vai perseguir a sua meta”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cemitérios municipais recebem mutirão em PVH

Cemitérios municipais recebem mutirão em PVH

Mutirão nos cemitérios municipais de Porto Velho mobiliza mais de cem trabalhadores para limpeza, conservação e acolhimento às famílias.
L
Quase 8 mil migrantes morreram em rotas perigosas durante o ano de 2025

Quase 8 mil migrantes morreram em rotas perigosas durante o ano de 2025

Relatório da OIM alerta que número real de vítimas pode ser superior devido a cortes de financiamento que prejudicam o rastreamento de mortes.
L
Empresas incorporam pets à rotina corporativa

Empresas incorporam pets à rotina corporativa

Iniciativas consideram impactos na saúde emocional de cães, gatos e responsáveis
L

Arquitetando memórias e escrevendo histórias

Um reencontro que transforma lembranças em palavras e constrói pontes entre ensino, afeto e literatura rondoniense
L
Crea-RO realiza IX Treinamento de Conselheiros e Inspetores em Porto Velho

Crea-RO realiza IX Treinamento de Conselheiros e Inspetores em Porto Velho

Capacitação promovida pelo Conselho reúne cerca de 80 profissionais nos dias 5 e 6 de março para alinhar diretrizes, fortalecer a fiscalização e modernizar procedimentos institucionais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes: inscrições estão abertas

Cursos profissionalizantes presenciais seguem com inscrições abertas até 5 de março em Porto Velho, com opções técnicas e de qualificação em diversas áreas.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira, 26/02/2026: decisões conscientes e organização prática marcam o dia

Quinta-feira favorece escolhas estratégicas, disciplina e comunicação clara
L
Haddad justifica aumento de imposto sobre importados para proteger indústria

Haddad justifica aumento de imposto sobre importados para proteger indústria

Medida eleva tarifas de smartphones e máquinas em até 7,2 pontos percentuais; governo prevê arrecadação de R$ 14 bilhões e estímulo à produção nacional.
L
Governo busca diálogo para retomar incentivos a data centers no Brasil

Governo busca diálogo para retomar incentivos a data centers no Brasil

Ministro da Fazenda defende programa Redata como estratégia de soberania digital após Medida Provisória perder validade no Senado Federal.
L
Senado aprova novas regras para agências de turismo receptivo

Senado aprova novas regras para agências de turismo receptivo

Projeto de lei define competências para empresas de recepção e transporte de visitantes; senadores também votam redução de tributos para indústria química.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Edevaldo Neves destina recursos à Casa de Apoio

Edevaldo Neves destina recursos à Casa de Apoio

Deputado estadual reforça apoio com recursos para melhorar estrutura e atendimento a pacientes em tratamento.
L
Ribeiro do Sinpol promove sessão solene para homenagear agentes de crédito do Proampe

Ribeiro do Sinpol promove sessão solene para homenagear agentes de crédito do Proampe

Sessão proposta por Ribeiro do Sinpol reconhece a atuação dos agentes de crédito do Proampe no fortalecimento dos pequenos negócios em Rondônia.
L

Vereador Dr. Santana garante continuidade de programas educacionais em Porto Velho

Prorrogação dos projetos “Unidos pela Educação” e “Unidos pela Educação Inclusiva” por mais 12 meses traz estabilidade para a rede municipal.
L
Estrada Alto Paraíso: Redano garante melhorias

Estrada Alto Paraíso: Redano garante melhorias

Melhorias na estrada entre Alto Paraíso e Garimpo Bom Futuro avançam com patrolamento e encascalhamento executados pelo DER para garantir mobilidade e segurança.
L
CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito autoriza acesso a dados bancários e fiscais do filho do presidente; sessão termina em tumulto após votação de 87 requerimentos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende trio com drogas e pistola na zona leste de Porto Velho

Denarc prende trio com drogas e pistola na zona leste de Porto Velho

Agentes apreendem cocaína, munições e quase R$ 6 mil em espécie durante operação contra o tráfico nos bairros JK e Jardim Santana.
12

Adolescente suspeita de matar avô se entrega em Ariquemes

Jovem de 17 anos é investigada pela morte do avô e por balear a avó na zona rural de Ariquemes; ela se apresentou à Polícia Civil e ficou em silêncio.
18

Casa é atacada a tiros no bairro Teixeirão

Residência na Rua Rita Ibanez, zona leste de Porto Velho, foi alvo de disparos; moradora atribui ataque a ameaças contra o filho.
16

Motociclista fica ferido após bater em carreta na BR-319

Acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na cabeceira da ponte sobre o Rio Madeira, em Porto Velho; vítima foi socorrida ao João Paulo II.
14
Jovem é presa com maconha um dia após completar 18 anos em Porto Velho

Jovem é presa com maconha um dia após completar 18 anos em Porto Velho

Suspeita foi flagrada pela Força Tática no bairro Cohab com porções de entorpecente; jovem alegou que comemorava aniversário com amigos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI): MERCANTIL NOVA ERA LTDA

LICENÇAS AMBIENTAL PREVIA e de INSTALAÇÃO.
L
Iperon reforça governança com capacitação

Iperon reforça governança com capacitação

Capacitação previdenciária do Iperon alcança regionais do interior de Rondônia para padronizar procedimentos e fortalecer a segurança jurídica.
L
Rio Madeira: nível é monitorado em Porto Velho

Rio Madeira: nível é monitorado em Porto Velho

Monitoramento do rio Madeira em Porto Velho orienta ações preventivas da Defesa Civil para evitar isolamento de ribeirinhos e garantir apoio imediato.
L
Implanon em Porto Velho: veja como acessar

Implanon em Porto Velho: veja como acessar

Acesso ao implanon em Porto Velho ocorre apenas nas UBS, com cadastro presencial e avaliação médica obrigatória pela rede municipal de saúde.
L
Metas fiscais: audiência detalha 3º quadrimestre

Metas fiscais: audiência detalha 3º quadrimestre

Audiência pública na Câmara de Porto Velho apresenta receitas, despesas e cumprimento das metas fiscais de 2025, com participação aberta à população.
L
Especialistas em psicopedagogia e terapia ocupacional participam de ação no Espaço Alternativo

Especialistas em psicopedagogia e terapia ocupacional participam de ação no Espaço Alternativo

Tâmara Castro e Ângela Maria integram mobilização do Fevereiro Laranja e Roxo com foco no acolhimento de mães atípicas e conscientização em saúde.
L
RO-133: Alex Redano pede recuperação urgente

RO-133: Alex Redano pede recuperação urgente

A recuperação da RO-133 foi solicitada por Alex Redano ao governo de Rondônia para melhorar a segurança e o escoamento da produção entre Machadinho d’Oeste e Jaru.
L
MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

MEC autoriza Campus Buritis do Ifro com R$ 12,3 mi

Novo Campus Buritis do Ifro será construído com recursos do Novo PAC. Também foram autorizados restaurantes estudantis e bibliotecas em outras unidades de Rondônia.
L
MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

MEC autoriza RU da Unir em Rolim de Moura: investimento de R$ 16,3 mi

O Restaurante Universitário da Unir em Rolim de Moura terá obras retomadas com recursos do Novo PAC. Ministro também vistoriou teatro e futuro hospital universitário em Porto Velho.
L
RESENHA POLITICA – Podemos enfrenta disputa interna enquanto crise institucional expõe fragilidades no cenário político de Rondônia

RESENHA POLITICA – Podemos enfrenta disputa interna enquanto crise institucional expõe fragilidades no cenário político de Rondônia

Pré-candidaturas ao governo acirram tensão na legenda, episódios na Câmara de Porto Velho elevam debate sobre decoro e transparência entra na pauta com pedágio da BR-364.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.