SÁBADO, 21/02/2026

Em destaque

RAÍZES DO CEDRO: Chega ao país o quarto voo com brasileiros e familiares resgatados da zona de conflito no Líbano

Aeronave do Governo Federal com 211 passageiros pousou na Base Aérea de São Paulo, neste sábado, 12 de outubro, às 7h11

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em 

Foto: Força Aérea Brasileira (FAB)

A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na Operação “Raízes do Cedro”, do Governo Federal, pousou, às 7h11 (horário de Brasília) deste sábado, 12 de outubro, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), com 211 passageiros, incluindo 12 crianças de colo. O voo chegou de Lisboa, Portugal, de onde partiu, após fazer escala para uma parada técnica na capital portuguesa, às 21h05, dessa sexta-feira, dia 11.

 A quarta escala da Operação Raízes do Cedro, do Governo Federal, decolou de Beirute, nessa sexta-feira, 11, às 12h25 (horário de Brasília). Com a chegada do quarto voo ao Brasil, a operação soma a 885 passageiros e 11 pets resgatados do Líbano em uma semana. A primeira escala da operação pousou no Brasil no último domingo, 6 de outubro. O grupo com 229 passageiros e três pets foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou que o país fará todos os esforços para trazer todos os brasileiros e familiares que necessitarem. Na terça-feira, uma nova escala da operação trouxe até São Paulo 227 passageiros e mais três animais domésticos. Na quinta, uma terceira escala chegou ao Brasil com 218 passageiros e cinco pets.

LISTAS – A prioridade de composição das listas sempre leva em conta mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. Um trabalho de articulação que envolve equipes do Ministério das Relações Exteriores em Brasília e na Embaixada do Brasil em Beirute e a ação operacional da Força Aérea Brasileira (FAB).

CRÉDITO EXTRAORDINÁRIO – O Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 11 de outubro, trouxe a Medida Provisória nº 1.264, que abre crédito de R$ 80 milhões para o comando da Aeronáutica, via Ministério da Defesa, com a função de garantir as funções de logística de transporte dos brasileiros e familiares nos traslados e no apoio humanitário na região de conflito no Oriente Médio.

ORIENTAÇÕES – O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações das autoridades locais e, para os que disponham de recursos para tal, que procurem deixar o território libanês por meios próprios. O aeroporto de Beirute continua em operação, principalmente com voos da companhia libanesa Middle East Airlines. O número de plantão consular do Itamaraty segue à disposição: +55 (61) 98260-0610 (com WhatsApp).

INSUMOS – Além de resgatar os brasileiros e familiares, o deslocamento do KC-30 até o Líbano é usado para o Brasil enviar insumos estratégicos em saúde para o Líbano. As escalas da operação já entregaram mais de 7,5 toneladas de medicamentos, envelopes para reidratação, agulhas e seringas descartáveis.

ASSISTÊNCIA – Ao chegarem ao Brasil, as famílias são recebidas por equipes especializadas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Agência da ONU para as Migrações (OIM), que acolhem as demandas imediatas e avaliam se as pessoas têm redes de proteção familiar ou social no Brasil, além de determinar a necessidade de acolhimento em abrigos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de hospedagem temporária e, nos casos de famílias em condição de vulnerabilidade, a possibilidade de passarem a integrar programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

SAÚDE – Outro grupo que atua na chegada dos resgatados do Líbano é o da Força Nacional do SUS, composta por médicos, enfermeiros e psicólogos que oferecem cuidados quanto à saúde física e mental dos repatriados. A equipe recebe uma espécie de manual de costumes do país, envolvendo cultura, comportamento, vestimenta, linguagem, religião e alimentação para prestar um atendimento mais humanizado e acolhedor. Entre os atendimentos, as maiores ocorrências até agora foram de acolhimento, leve desidratação, primeiros cuidados psicológicos e crise hipertensiva.

IDENTIFICAÇÃO – A força-tarefa de acolhimento de brasileiros repatriados do Líbano também conta com a presença do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que auxilia no controle e identificação dos recém-chegados. O trabalho é feito com apoio da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “A PF montou uma equipe especializada e dedicada ao controle migratório e, junto com a Receita Federal, também faz a parte aduaneira”, explica Luana Medeiros, diretora de Migrações do MJSP. A PRF é responsável pelo suporte logístico humanitário em traslados terrestres da base aérea até as residências das pessoas que moram em São Paulo ou eventuais abrigos temporários.

PETS – O Ministério da Agricultura e Pecuária manteve a flexibilização de regras para entrada de cães e gatos. As diretrizes facilitam o ingresso dos pets no Brasil. As unidades da Vigilância Agropecuária Internacional, em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotam protocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio. O procedimento permite que tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos exigidos em condições normais.

VOLTANDO EM PAZ – As ações de repatriação e recepção são similares às realizadas pelo Governo Federal entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, na Operação Voltando em Paz, que repatriou mais de 1.500 brasileiros e mais de 50 pets das zonas de conflito na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel.

O QUE É – A Operação Raízes do Cedro foi determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir do acirramento do confronto entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística de repatriação envolve o uso de aeronaves e de servidores da Força Aérea Brasileira e um intenso trabalho de articulação do Itamaraty. O ministro Mauro Vieira mantém conversas frequentes com os chanceleres do Líbano e de países vizinhos com o objetivo de organizar o resgate com segurança.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Previsão aponta formação de fenômeno El Niño e indica cenários ainda mais assustadores

A possível formação de um novo episódio de El Niño em 2026 já mobiliza meteorologistas e reacende o temor de eventos climáticos severos no país.
L

O Novo Morar: Como a moradia própria e a educação flexível transformam o consumo

Entre moradia no ABC Paulista, escolhas de moda íntima, tendências de verão, compras online e formação acadêmica, o consumidor moderno busca conforto, praticidade, confiança e qualidade de vida.
L

Estilo em todas as ocasiões: Do íntimo ao glamour dos eventos sociais

Do conforto da lingerie ao estilo da moda praia, do desempenho no treino ao brilho do vestido de debutante, a moda feminina une bem-estar, funcionalidade e expressão pessoal.
L

Cadeia Produtiva de Metais: Da Matéria-Prima em Bronze à Engenharia de Sistemas de Banho

Do custo do tarugo de bronze à experiência de bem-estar em ofurôs de alto padrão, a indústria integra engenharia, design e marketing digital para transformar metal em valor e conforto.
L
Instalação de ecobueiros avança em avenidas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros avança em avenidas de Porto Velho

Prefeitura inicia nova etapa da instalação de 500 bueiros inteligentes para reforçar drenagem e prevenir alagamentos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Francisca Máximo Gomes

Moradora de Porto Velho, ela deixa um legado de fé, união e amor à família, sendo lembrada como uma mãe e avó dedicada, forte e generosa.
L

Nota de pesar: Vicente de Paula Gomes

Conhecido como “Vicente do Basa”, ele deixa um legado de trabalho, simplicidade e amor à família, marcado por uma vida dedicada à comunidade de Porto Velho.
L

Operação Erga Omnes revela infiltração do crime organizado em órgãos públicos do Amazonas

Investigação da Polícia Civil do Estado do Amazonas aponta movimentação superior a R$ 70 milhões e envolve servidores do Judiciário, a ex-secretária de gabinete da Prefeitura de Manaus e até uma investigadora da própria corporação.
L
PGR se manifesta contra prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

PGR se manifesta contra prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O procurador-geral Paulo Gonet afirma que a unidade prisional possui estrutura médica completa; defesa alegava necessidade de cuidados especiais de saúde.
L
Alckmin afirma que nova tarifa de 10% dos EUA não afeta competitividade brasileira

Alckmin afirma que nova tarifa de 10% dos EUA não afeta competitividade brasileira

O presidente em exercício celebrou a decisão da Suprema Corte que derrubou o “tarifaço” anterior; para ele, a nova taxa global mantém o Brasil em igualdade de condições.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Com R$ 200 mil em emenda, unidade será inaugurada dia 27 em Guajará-Mirim, após 9 anos sem doações locais.
L
Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Deputado solicita ao Governo de Rondônia apoio emergencial às famílias do Bairro da Mangueira, em Costa Marques, atingidas por fortes chuvas.
L
Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Recurso será usado pela Prefeitura de São Felipe d’Oeste para comprar arado subsolador e apoiar pequenos produtores rurais.
L
Daniel Vorcaro cancela depoimento à CPMI do INSS após decisão do STF

Daniel Vorcaro cancela depoimento à CPMI do INSS após decisão do STF

O dono do Banco Master utilizou o direito de não comparecer garantido pelo ministro André Mendonça; apesar da ausência, a comissão recuperou acesso aos sigilos bancário e telefônico do investigado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado e enteado de 6 anos são baleados em ataque

Apenado e enteado de 6 anos são baleados em ataque

Criminosos em motocicleta atiraram contra vítimas na frente de residência no bairro Teixeirão
14
Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Jovem fica ferido após colisão entre carro e moto no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Duque de Caxias e José Bonifácio; vítima foi encaminhada à Policlínica Ana Adelaide com ferimento na cabeça.
14
Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Mulheres e homem são presos ao tentarem infiltrar drogas em presídios

Visitantes foram flagrados pela Polícia Penal nas unidades Urso Panda e 603; suspeitos escondiam entorpecentes em partes íntimas e no estômago.
10
Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Jornada do Estudante Digital: Integrando Experiências Físicas e Campanhas Online

A união entre presença urbana e estratégias digitais transforma a divulgação de cursos de pós-graduação, ampliando o alcance das instituições e conectando flexibilidade, performance e engajamento.
L
Economicidade gera R$ 368 milhões em economia e amplia investimentos em Porto Velho

Economicidade gera R$ 368 milhões em economia e amplia investimentos em Porto Velho

A prefeitura fez o controle de despesas, planejamento e captação de recursos em 2025
L
Casos suspeitos de Mpox devem procurar UPAs 24h

Casos suspeitos de Mpox devem procurar UPAs 24h

Prefeitura orienta que pacientes com sintomas busquem unidades de pronto atendimento para reduzir risco de transmissão.
L
Governo confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Governo confirma quatro casos de Mpox em Porto Velho

Sesau e Agevisa informam que pacientes estão em isolamento e reforçam orientação para procurar atendimento ao surgirem sintomas.
L
Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Fies 2026: pré-selecionados devem complementar cadastro

Estudantes do Fies 2026 têm até terça para complementar inscrição no portal oficial e garantir financiamento estudantil no primeiro semestre.
L
Baile da Astro terá dois palcos, open bar e DJ Caio Prince no dia 4 de abril, no Oasis Camping Club.

Baile da Astro anuncia 5ª edição com dois palcos e DJ nacional

5ª edição do Baile da Astro acontece em 4 de abril, no Oasis Camping Club, com dois palcos, open bar e show do DJ Caio Prince.
L
Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Pôr do Sol Musical: cultura no Madeira-Mamoré

Evento gratuito movimenta o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré com música ao vivo e recreação para famílias em Porto Velho.
L
BR-364 recebe R$ 400 milhões e impulsiona Arco Norte

BR-364 recebe R$ 400 milhões e impulsiona Arco Norte

Investimento da Nova 364 fortalece a BR-364 em Rondônia e melhora o escoamento de 6,5 milhões de toneladas de grãos pelo Arco Norte.
L
Especialista critica reforma trabalhista de Milei e alerta para proibição de greves

Especialista critica reforma trabalhista de Milei e alerta para proibição de greves

O advogado Matías Cremonte afirma que as mudanças na Argentina aumentam o poder dos empregadores e comprometem a sustentabilidade da previdência social.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.