QUINTA-FEIRA, 27/11/2025

Em destaque

Batalha da Sé ou “Revoada dos Galinhas Verdes” completa 90 anos

Movimento na capital paulista marcou história do país

Por EDUARDO LUIZ CORREIA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Batalha da Sé ou "Revoada dos Galinhas Verdes" completa 90 anos
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

A chamada “Batalha da Sé”, ou “Revoada dos Galinhas Verdes”, que ocorreu na capital paulista em 7 de outubro de 1934, completa 90 anos nesta segunda-feira (7), Nessa data, um amplo contingente de integralistas, a versão local do fascismo, foi expulso do centro da capital. Apesar de pouco conhecido, o episódio foi marcante na história do país, definidor dos rumos da política, então sob a presidência de Getúlio Vargas.

Um dos livros mais importantes do historiador marxista Eric Hobsbawn, intitulado A era dos extremos, trata dos movimentos políticos do século passado – época de experimentos políticos extremos, por todos seus lados. entre os principais, o nazifascismo de Hitler e Mussolini, respectivamente na Alemanha e Itália, e o socialismo de Stálin, na antiga União Soviética.

As tensões entre as linhas ideológicas tão distintas não se resumiram aos limites europeus, mas se reproduziram em outros continentes. No Brasil não foi diferente. A Batalha da Sé uniu grupos de socialistas, anarcossindicalistas, comunistas e democratas em geral, de várias correntes contra cerca de 8 mil pessoas da Ação Integralista Brasileira (AIB), de Plínio Salgado.

A batalha terminou com um morto, o jovem líder comunista Décio de Oliveira, além de vários feridos, inclusive entre as forças policiais alinhadas aos integralistas, que eram chamadas de galinhas verdes por causa da cor do uniforme que usavam em suas marchas e comícios. Postos a correr, os integralistas fugiram pelas ruas de São Paulo, deixando um rastro de camisas espalhadas pelas ruas.

Ao relatar o acontecimento, o Jornal do Povo, do humorista Barão de Itararé (ou Apparício Torelli), publicou em sua capa uma manchete que ficaria famosa: “Um integralista não corre: voa”.

Para explicar e contextualizar o movimento da Praça da Sé, a Agência Brasil entrevistou o professor livre-docente da Universidade de Campinas e pesquisador da Universidade Paris-Cité, o sociólogo Fabio Mascaro Querido.

Agência Brasil: em sua opinião, qual a importância do episódio para a política nacional daquele período pré-ditadura de Vargas?

Fabio Mascaro Querido: a chamada Revoada dos Galinhas Verdes foi, sem dúvida, um dos acontecimentos mais emblemáticos do antifascismo brasileiro. Em 7 de outubro de 1934, diversos grupos e correntes políticas diferentes, como o PCB, o PSB, os anarquistas e, com notável destaque, os trotskistas da Liga Comunista Internacionalista, se uniram no combate a um inimigo comum. E o fizeram por meio da ação direta, colocando literalmente para correr, em plena Praça da Sé, os militantes da AIB – os “galinhas verdes” – que ali realizavam um ato.

Na época, a contramanifestação foi importante para a política nacional porque, entre outras coisas, contribuiu para o enfraquecimento da AIB. Ao mostrar a força antifascista dos trabalhadores organizados, o episódio ajudou a desmotivar a tentativa de Vargas de se servir da AIB para acelerar o processo de instauração de um regime autoritário, o que de fato aconteceria a partir de 1937, com o Estado Novo, mas sem a participação dos integralistas.

Agência Brasil: o integralismo era uma força política considerável na época, seguindo os rumos do nazismo na Alemanha e do fascismo italiano. O que o senhor considera ser a principal diferença no modelo extremista de direita no Brasil e de seus equivalentes europeus (se é que existe tal diferença)?

Fabio Mascaro: o integralismo era uma versão “nacionalizada” do fascismo europeu. De certa forma, ele teve o mérito de transformar o fascismo numa ideologia efetivamente brasileira. Os integralistas, em especial Plínio Salgado, construíram uma narrativa mais ou menos coerente do que era (e do que deveria ser) o Brasil. Pode-se dizer que o integralismo era o fascismo na periferia do capitalismo. Ao seu modo, ele se inseria no discurso modernizante que, na época, era compartilhado por quase todo mundo, inclusive pela esquerda. O fascismo europeu, por sua vez, é, antes, uma expressão dos paradoxos da modernidade, do progresso que se transformou em barbárie, não no sentido de uma simples regressão, mas sim no de uma barbárie moderna, que industrializou a própria morte. Em comum, todas essas versões do fascismo, no Brasil ou na Europa, se apresentam como último recurso de um sistema para o qual a democracia liberal se tornou incapaz de garantir sem sobressaltos a sua reprodução.

Agência Brasil: é possível estabelecer algum paralelo entre a ascensão do extremismo de direita da primeira metade do século passado e do verificado hoje, nestas primeiras décadas do século 21?

Fabio Mascaro: há alguns paralelos, mas também importantes diferenças. O fascismo histórico, vamos dizer assim, na Itália ou na Alemanha, tinha um projeto de subversão radical do status quo, a fim de impor novo poder instituidor. Daí a mobilização (e a violência) permanente, assim como a identificação de inimigos internos: os judeus, os comunistas, os ciganos etc.

Muito disso está presente na extrema-direita contemporânea, mas com alguns matizes. Em geral, a extrema-direita de hoje (ao menos aquela com pretensão hegemônica) joga nos limites das regras democráticas, forçando ao máximo as suas margens, mas sem, por enquanto, considerar a possibilidade de construção de um novo sistema social. Vale lembrar, em todo caso, que mesmo o nazismo, nos seus primeiros anos, apresentou uma fachada institucional antes de assumir a sua inclinação golpista e totalitária. Fica como um aviso – ou um alarme de incêndio, para dizer como Walter Benjamin – para a luta contra a extrema-direita atual: nós sabemos como começa, mas não como termina.

Agência Brasil: qual seria o grau de preocupação que os defensores dos regimes democráticos devem ter com a nova onda reacionária atual? Ou trata-se de algo passageiro?

Fabio Mascaro: a preocupação deve ser total, mas sem recair no catastrofismo. A ameaça é real e já se faz sentir em vários países, inclusive no Brasil. Infelizmente, o problema está longe de ser passageiro. A extrema-direita se alimenta de uma crise social que é real e cujas causas são estruturais. Mas a saída que apresenta não apenas não resolve os problemas identificados, como os radicaliza, situação em face da qual a violência política e social se mostra necessária. Proclamando-se contra o “sistema”, a extrema-direita representa, na verdade, a garantia de que o sistema (o capitalismo) vai continuar funcionando, custe o que custar.

Isso não significa, porém, que a ascensão da extrema-direita seja inevitável. Trata-se de um fenômeno político que, como tal, pode ser derrotado, o que depende da capacidade das forças que se dizem democratas de apresentar uma outra saída – estrutural – para a crise civilizatória que vivemos.

Agência Brasil: por que a esquerda não consegue mais seduzir boa parcela da população, principalmente os jovens, diferentemente das recentes décadas passadas?

Fabio Mascaro: aqui está boa parte da explicação da ascensão da extrema-direita: o declínio da capacidade das esquerdas, social e política em geral, de dialogar com setores da sociedade que outrora compunham suas bases sociais. Há vários aspectos que explicam esse processo: ascensão do neoliberalismo, mudanças no mundo do trabalho, encurtamento do horizonte de expectativas etc. Nesse cenário, as esquerdas – submetidas a pressões de diversas ordens – tenderam a se acomodar numa posição defensiva, muitas vezes focando em questões societais ou identitárias. Questões fundamentais, sem dúvida, mas cujo protagonismo diante das lutas sociais e econômicas mais amplas deixou as esquerdas órfãs de um projeto alternativo de sociedade. É por isso que hoje, paradoxalmente, é a extrema-direita que se apresenta, para muita gente, como a verdadeira alternativa a “tudo o que está aí”.

Agência Brasil: o ressurgimento do extremismo reacionário revela um esgotamento do atual modelo político-partidário? Do modo de fazer política?

Fabio Mascaro: sem dúvida. No Brasil e em vários outros países do mundo, as últimas décadas demonstraram um alheamento do sistema político em relação àqueles que, em tese, ele deveria representar. Na Europa e nos Estados Unidos, o fato de que, nas últimas duas ou três décadas, os principais partidos (da esquerda e da direita tradicionais) tenham levado a cabo a mesma política econômica (neoliberal) fortaleceu a sensação, em parcelas expressivas da sociedade, inclusive no âmbito das classes populares, de que os políticos são todos iguais, de que a política é um engodo, e assim por diante. No Brasil a situação é relativamente singular, sobretudo em função dos primeiros governos Lula que, mesmo sem romper com o neoliberalismo, fortaleceu a atenção aos mais pobres. É isso o que explica por que, ao contrário da europeia, por exemplo, a extrema-direita brasileira reivindica, sem complexos, um neoliberalismo puro e duro.

Agência Brasil: como no passado, os meios de comunicação tiveram papel importante, senão fundamental, na ascensão e crescimento do fascismo. É possível responsabilizar as novas formas de comunicação, principalmente as redes sociais digitais, pelo ressurgimento do extremismo de direita no mundo?

Fabio Mascaro: a principal responsabilidade dos meios de comunicação está no modo como eles “normalizam” questões levantadas pela extrema-direita. Esse mecanismo é amplificado nas chamadas redes sociais contemporâneas, em cuja cacofonia a extrema-direita nada de braçada. Mas, tão importante quanto analisar a responsabilidade dos meios de comunicação é entender o que faz com que as pessoas se disponham a encampar as ideias apresentadas. Há uma postura ativa aí, que é diferente da mera ignorância. Para combater essas ideias, é preciso, portanto, compreender a insatisfação que a potencializa, a fim de apresentar uma alternativa credível contra o “salve-se quem puder”, com o qual a extrema-direita joga com o problema, sem resolvê-lo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo após forte chuva em Porto Velho

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo após forte chuva em Porto Velho

A Defesa Civil interditou o acesso ao bairro Triângulo após a chuva ultrapassar 100 mm em 24 horas e causar instabilidade no solo na região portuária.
L
Furto de fios deixa Ruas Treze de Setembro e Brasil no escuro pela terceira vez em 2025

Furto de fios deixa Ruas Treze de Setembro e Brasil no escuro pela terceira vez em 2025

O furto de fios ocorreu novamente nas ruas Treze de Setembro e Brasil, no bairro Aeroclube; EMDUR confirmou que cabos foram levados menos de 30 dias após a reconstrução da rede.
L
Seminário do IPAM destaca avanços na previdência municipal e valorização dos servidores

Seminário do IPAM destaca avanços na previdência municipal e valorização dos servidores

O seminário do IPAM reúne especialistas, servidores e representantes de instituições públicas para discutir previdência municipal, saúde, bem-estar e valorização do funcionalismo.
L
Humorista de Rondônia é condenado a pagar R$ 18 mil por danos morais após pegadinha

Humorista de Rondônia é condenado a pagar R$ 18 mil por danos morais após pegadinha

O humorista Geandeson Mosini foi condenado a pagar R$ 18 mil a título de indenização por danos morais em uma ação movida pela mãe de uma criança que foi alvo de uma de suas pegadinhas gravadas em abril de 2024. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (26).
L
STF marca para 5 de dezembro julgamento sobre o marco temporal das terras indígenas

STF marca para 5 de dezembro julgamento sobre o marco temporal das terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 5 de dezembro o início do julgamento virtual das ações que rediscutem o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Os ministros devem se manifestar sobre a constitucionalidade do texto aprovado pelo Congresso Nacional, que validou a tese.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DJHENESS deixa o Rondônia Reality Show e paredão é cancelado

Desistência por motivo de saúde da mãe cancelou a disputa entre Débora Bronze, Lylyan Silva e Aron Pierre, e nova formação será realizada com anjo e líder.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L

Agenda News: Grego Original agita Porto Velho com música e celebrações

De happy hour a réveillon, o pub oferece uma programação intensa com rock, gastronomia e diversão até o fim do ano.
L
STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por coação em processo

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento virtual nesta quarta-feira (26) e aceitou a denúncia da PGR, tornando o deputado federal Eduardo Bolsonaro réu pelo crime de coação no curso do processo.
L

In Foco Podcast: entrevista com Márcio Barreto

Prepare-se para um bate-papo esclarecedor sobre inovação, expansão e fortalecimento do turismo em Rondônia e Amazonas.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

CDL Ji-Paraná realiza treinamento de alta performance em vendas

Capacitação híbrida reúne profissionais e foca em técnicas de vendas, fidelização e estratégias de mercado.
L
Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal 48 anos: Deputada Dra. Taíssa parabeniza município e reafirma compromisso na Assembleia Legislativa

Cacoal 48 anos: Deputada Dra. Taíssa parabeniza município e reafirma compromisso na Assembleia Legislativa

Ao celebrar os 48 anos de Cacoal, Dra. Taíssa destaca a força econômica da cidade, sua importância para Rondônia e o apoio constante a projetos que garantem investimentos ao município.
L
Dr. Gilber e Secretário Antônio Prata alinham aplicação de emendas para esporte e inclusão em Porto Velho 2026

Dr. Gilber e Secretário Antônio Prata alinham aplicação de emendas para esporte e inclusão em Porto Velho 2026

O vereador Dr. Gilber (PL) e o secretário municipal da Semesc, Antônio Prata, reuniram-se para definir as prioridades na aplicação de emendas parlamentares em 2026, com foco em esporte amador, infraestrutura de centros comunitários, aquisição de equipamentos e apoio à agricultura familiar em Porto Velho.
L
Bagattoli conclui os trabalhos da CRATerras que apurou os embargos gerais do Ibama

Bagattoli conclui os trabalhos da CRATerras que apurou os embargos gerais do Ibama

Relatório final concluiu que houve violações de direitos contra produtores e recomenda votação rápida de projeto de lei do senador Bagattoli.
L
Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

Bombeiros Militares são incluídos na Atividade Delegada em Porto Velho após articulação de Dr. Santana

O Executivo Municipal encaminhou à Câmara um novo projeto que garante a participação dos Bombeiros Militares na Atividade Delegada, corrigindo uma ausência do texto original após articulação institucional e diálogo promovido pelo vereador Dr. Santana (PRD).
L
Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é "lição de democracia"

Lula: Prisão de Bolsonaro e militares por golpe é “lição de democracia”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o Brasil demonstrou maturidade democrática com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos militares condenados pela tentativa de golpe de Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após tentar matar dono de panificadora na zona leste

Homem é preso após tentar matar dono de panificadora na zona leste

A tentativa de homicídio ocorreu na Rua Petrolina, no bairro Mariana, onde o suspeito retornou armado e tentou disparar contra o proprietário da panificadora.
10
Motociclista sofre queda em buraco de obra deixado na frente do Detran

Motociclista sofre queda em buraco de obra deixado na frente do Detran

Com o impacto, ela foi arremessada ao solo.
12

Homem foge após espancar esposa e quebrar seu braço na zona leste

Agressor fugiu antes da chegada da Polícia Militar, enquanto a vítima, com ferimentos graves no braço, foi socorrida para a UPA da zona Leste.
10
Homem espancado por bando morre em Hospital na capital

Homem espancado por bando morre em Hospital na capital

O homem espancado por um grupo de quatro suspeitos morreu na Policlínica Ana Adelaide, após sofrer agressões no cruzamento da Avenida Carlos Gomes com Buenos Aires.
18
Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Polícia prende suspeito e recupera bens de servidora feita refém em assalto

Um jovem foragido da Justiça foi preso pela Polícia Militar no condomínio Orgulho do Madeira, em Porto Velho, após ser flagrado com materiais roubados de uma servidora pública e seu filho, vítimas de um violento assalto e sequestro-relâmpago ocorrido na madrugada desta quarta-feira (26).
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cacau de Rondônia: produtores de Buritis e Nova União vencem o 5º Concacau 2025

Cacau de Rondônia: produtores de Buritis e Nova União vencem o 5º Concacau 2025

O cacau de Rondônia foi destaque no concurso estadual, que premiou produtores de Buritis e Nova União entre os melhores lotes avaliados por especialistas.
L

Edital de Convocação AGO: CENTRAL DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRODUTORES RURAIS DO DISTRITO DE UNIÃO BANDEIRANTES

Estrada Rural do Travessão 8 – KM 24, s/n – Distrito de União Bandeirantes – Porto Velho/RO
L
SUS inicia em dezembro vacinação de gestantes contra bronquiolite em bebês

SUS inicia em dezembro vacinação de gestantes contra bronquiolite em bebês

O Ministério da Saúde anunciou que o SUS oferecerá, a partir de dezembro, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para mulheres a partir da 28ª semana de gestação.
L
Honda Fit LX CVT 2018 em Ótimo Estado

Honda Fit LX CVT 2018 em Ótimo Estado na Zé Veículos

Espaço, economia e versatilidade para o seu dia a dia.
L

Inclusão Social: Projeto de audiovisual protagoniza artistas surdos em Porto Velho e inicia ciclo de exibições

Da lenda urbana “O Diabo do Papo de Esquina” ao tema “Entre sinais e mistérios: ‘O Diabo na Lambada’ ganha novas interpretações em Libras’
L
Siena Fire 2011 em Excelente Conservação

Siena Fire 2011 em Excelente Conservação na Zé Veículos

Economia, conforto e um desempenho que surpreende.
L

FPT Industrial completa 25 anos de Brasil com 725 mil motores produzidos

Unidade celebra trajetória marcada por inovação, sustentabilidade e compromisso social
L

Requerimento da Licença Ambiental: VITAL DO SACRAMENTO GOMES

LICENÇAS AMBIENTAL – Licença Previa – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Projeto Autobahn amplia carta de bebidas com opções sem destilado

Projeto Autobahn amplia carta de bebidas com opções sem destilado

Casa temática dedicada aos anos 1980 apresenta novidades na carta de drinques.
L

Requerimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.