SÁBADO, 14/02/2026

Em destaque

Mais de 112 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas.

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 25

Publicado em 

Foto - Arquivo Ministério da Justiça

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.

Até o momento, Rondônia já tem 112.013 carteiras expedidas, o que corresponde a 6,41% da população rondonense. São 58,5 mil registros de pessoas do sexo feminino (52,2%) e 53,5 mil do sexo masculino (47,7%). A média de emissão é de 4 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 13,9 mil documentos registrados no estado.

No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 11,8 mil pessoas dessa faixa etária (10,57% do total em Rondônia). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 10 mil emissões no estado (8,9% do total).

“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.

Em Rondônia, 3.180 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 1,7 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (50,6%), 741 pessoas com deficiência intelectual (21,4%), 509 com deficiência física (14,7%), 270 com deficiência visual (7,8%) e 182 com deficiência auditiva (5,2%).

COMO EMITIR
A primeira via é gratuita e pode ser obtida até 2032. A emissão pode ser agendada nos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal:

CONFIRA TAMBÉM
Outras dúvidas frequentes sobre a CIN

NACIONAL — Em todo o Brasil, mais de 13,4 milhões de brasileiros já contam com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). São 7,1 milhões de documentos emitidos por pessoas do sexo feminino (53%) e 6,3 milhões do sexo masculino (47%). A faixa etária com maior incidência de emissões é a entre 15 e 19 anos, que responde por 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.

REGIÕES — As regiões Nordeste, Sul e Sudeste acumulam números muito similares de emissões. No Sudeste, são 3,62 milhões de documentos. No Sul, 3,59 milhões e, no Nordeste, 3,49 milhões. Já no Centro-Oeste, 1,84 milhão de identificações foram registradas e no Norte, 873 mil.

ESTADOS — O estado com maior número de emissões é Minas Gerais, com 1,59 milhão. Na sequência aparece o Rio Grande do Sul, com 1,47 milhão. O estado gaúcho passou por um processo de mutirão em função das perdas de documentos de milhares de pessoas em função das chuvas e inundações de maio.

PERCENTUAL — No recorte que leva em conta o percentual de emissões de acordo com a população do estado, o destaque é o Piauí. Lá, 810,3 mil documentos já foram emitidos, o que corresponde a 24% dos 3,3 milhões de habitantes do estado.

HISTÓRICO — O serviço teve início em junho de 2022, de forma incipiente. No início de 2023, 50 mil documentos haviam sido registrados. Em agosto deste ano, foi superado o patamar de 10 milhões. A média mensal está em 479,6 mil e a diária, em 16,2 mil.

MODERNO — O novo documento moderniza o Sistema de Identificação do Cidadão, possibilita o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, reduz fraudes e amplia a segurança dos processos de identificação.

EXTERIOR — Uma das vantagens da nova carteira é usar dados visuais estruturados conforme regras internacionais. Ela tem o mesmo código usado nos passaportes, uma zona de leitura automatizada (MRZ), permitindo que o documento seja lido e aceito nos países em que o Brasil tem acordo de viagens, como os do Mercosul. Nos demais, a identificação por meio do passaporte segue obrigatória.

INTEGRAÇÃO — A nova Carteira de Identidade pode, se solicitado, conter outros números de documentos, na sua versão digital, os quais poderão ser acessados a partir da leitura do QR code. É possível a inclusão dos dados referentes à Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, entre outros.

GOV.BR — Outra vantagem da CIN é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, o que garante maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.

CAMPANHA — O Governo Federal iniciou nesta semana uma campanha nas redes sociais para ampliar a divulgação da nova Carteira de Identidade Nacional. O objetivo é mostrar à população que o documento facilita a vida das pessoas a partir da redução de fraudes, do aprimoramento dos cadastros e da melhora do acesso aos serviços públicos. A campanha também informa que a primeira via da CIN em papel é gratuita e que o documento também tem versão digital, que pode ser acessada na plataforma gov.br.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Carnaval em Porto Velho: trânsito terá plano

Planejamento viário da Semtran para o carnaval em Porto Velho prevê interdições, fiscalização e o programa Disque Vida para reduzir acidentes.
L
Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Carnaval como Antigamente volta ao Ypiranga

Juraci Jorge apresenta no Agenda News Folia 2026 os detalhes do baile de salão que resgata tradição e valoriza a cultura carnavalesca de Porto Velho.
L
Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Veja como emitir alerta no Celular Seguro em caso de roubo ou perda

Governo orienta cadastro antecipado para reforçar segurança no Carnaval.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Nota de Pesar: Elaine Michelly de Araújo Câmara

Sempre alegre e entusiasta, Elaine era uma presença vibrante que contagiava a todos ao seu redor.
L
STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

STF forma maioria contra gratificação de desempenho para aposentados do INSS

Corte analisa recurso que questiona pagamento da GDASS a servidores inativos.
L
Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Transporte coletivo de Porto Velho terá horários especiais na terça-feira de Carnaval

Prefeitura orienta foliões a consultar aplicativos e planejar deslocamentos para evitar contratempos
L
STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

STF julga validade da aposentadoria especial para vigilantes

INSS contesta enquadramento da atividade como especial após reforma da Previdência.
L
Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Carnaval acende alerta para bebidas adulteradas com metanol nos estados

Autoridades reforçam que foliões devem consumir apenas produtos de origem comprovada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Lula sanciona programa Gás do Povo e garante botijão gratuito a famílias de baixa renda

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
L
Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Mendonça se reúne com PF e define próximos passos da investigação sobre o Banco Master

Encontro marca o primeiro ato do ministro como relator do inquérito no STF.
L
Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Exército informa ao STF que general pode receber visita íntima na prisão

Decisão final caberá ao ministro Alexandre de Moraes.
L
Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Alckmin se manifesta contra quebra de patentes de medicamentos

Vice-presidente afirma que propostas legislativas para licenciamento compulsório de fármacos emagrecedores prejudicam a segurança jurídica e afastam novos negócios.
L
Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Decreto detalha execução das contas públicas federais para 2026

Governo Federal estabelece cronograma de pagamentos e limites de empenho para ministérios sem aplicar cortes imediatos no Orçamento aprovado pelo Congresso.
L
Publicidade

POLÍCIA

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

PATAMO fecha boca de fumo e prende suspeitos

Ação policial no Setor 4 de Jaru apreendeu drogas e equipamentos furtados, resultando na condução de suspeitos por tráfico e receptação.
14
Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Força Tática captura foragido em Alta Floresta

Operação da Polícia Militar em Alta Floresta apreendeu drogas, munição e objetos; homem com mandado de recaptura foi preso em residência no Centro.
16
Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Operação apreende maconha: quatro presos em RO

Ação integrada em Nova Brasilândia apreendeu 42 kg de maconha em veículos e prendeu quatro suspeitos durante fiscalização contra tráfico de drogas.
14
Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Carretas pegam fogo na BR-364: bombeiros agem

Colisão entre carretas na BR-364, entre Campos de Júlio e Comodoro, mobilizou bombeiros e interditou trecho; condutores escaparam sem ferimentos.
16
Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Acidente na BR-364: carro pega fogo em RO

Colisão entre veículos na BR-364, entre Presidente Médici e Ji-Paraná, deixou quatro feridos e envolveu funcionários de concessionária rodoviária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Fomenta Cacau: acordo amplia mudas em Porto Velho

Parceria do Fomenta Cacau prevê produção de mudas e assistência técnica para fortalecer a cacauicultura e beneficiar produtores rurais de Porto Velho.
L
Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Casa noturna em Vilhena: jovens passam mal

Duas jovens foram socorridas após consumo de bebidas em casa noturna de Vilhena; uma delas relatou possível dopagem e caso pode ser investigado.
14
Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Naufrágio próximo a Manaus deixa dois mortos e sete desaparecidos

Força-tarefa mantém buscas na região do Encontro das Águas.
18
Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Big Brother Brasil 26: Edilson Capetinha é desclassificado após descumprir regra

Ex-jogador deixa o reality depois de discussão com outro participante; produção confirmou quebra de norma e prometeu detalhar decisão no programa ao vivo.
L
Bailinho Kids anima Carnaval no Porto Velho Shopping com programação gratuita

Bailinho Kids anima Carnaval no Porto Velho Shopping com programação gratuita

Evento especial reúne música, brincadeiras e atividades temáticas para crianças no Quintal do Madeira, garantindo folia segura e divertida para toda a família.
L
Estudo do FMI aponta que Bolsa Família não afasta mulheres do emprego

Estudo do FMI aponta que Bolsa Família não afasta mulheres do emprego

Pesquisa indica que impacto ocorre apenas entre mães com filhos pequenos.
L
Banco Central comunica primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Banco Central comunica primeiro incidente com chaves Pix em 2026

Mais de 5 mil registros do Banco Agibank tiveram dados cadastrais expostos.
L
Dicas da Prefeitura de Porto Velho para curtir o Carnaval com segurança e saúde

Dicas da Prefeitura de Porto Velho para curtir o Carnaval com segurança e saúde

Orientações incluem proteção para crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e cuidados com alimentação e bebida
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.