QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Mais de 112 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas.

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - 25

Publicado em 

Foto - Arquivo Ministério da Justiça

Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.

Até o momento, Rondônia já tem 112.013 carteiras expedidas, o que corresponde a 6,41% da população rondonense. São 58,5 mil registros de pessoas do sexo feminino (52,2%) e 53,5 mil do sexo masculino (47,7%). A média de emissão é de 4 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 13,9 mil documentos registrados no estado.

No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 11,8 mil pessoas dessa faixa etária (10,57% do total em Rondônia). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 10 mil emissões no estado (8,9% do total).

“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.

Em Rondônia, 3.180 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 1,7 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (50,6%), 741 pessoas com deficiência intelectual (21,4%), 509 com deficiência física (14,7%), 270 com deficiência visual (7,8%) e 182 com deficiência auditiva (5,2%).

COMO EMITIR
A primeira via é gratuita e pode ser obtida até 2032. A emissão pode ser agendada nos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal:

CONFIRA TAMBÉM
Outras dúvidas frequentes sobre a CIN

NACIONAL — Em todo o Brasil, mais de 13,4 milhões de brasileiros já contam com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). São 7,1 milhões de documentos emitidos por pessoas do sexo feminino (53%) e 6,3 milhões do sexo masculino (47%). A faixa etária com maior incidência de emissões é a entre 15 e 19 anos, que responde por 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.

REGIÕES — As regiões Nordeste, Sul e Sudeste acumulam números muito similares de emissões. No Sudeste, são 3,62 milhões de documentos. No Sul, 3,59 milhões e, no Nordeste, 3,49 milhões. Já no Centro-Oeste, 1,84 milhão de identificações foram registradas e no Norte, 873 mil.

ESTADOS — O estado com maior número de emissões é Minas Gerais, com 1,59 milhão. Na sequência aparece o Rio Grande do Sul, com 1,47 milhão. O estado gaúcho passou por um processo de mutirão em função das perdas de documentos de milhares de pessoas em função das chuvas e inundações de maio.

PERCENTUAL — No recorte que leva em conta o percentual de emissões de acordo com a população do estado, o destaque é o Piauí. Lá, 810,3 mil documentos já foram emitidos, o que corresponde a 24% dos 3,3 milhões de habitantes do estado.

HISTÓRICO — O serviço teve início em junho de 2022, de forma incipiente. No início de 2023, 50 mil documentos haviam sido registrados. Em agosto deste ano, foi superado o patamar de 10 milhões. A média mensal está em 479,6 mil e a diária, em 16,2 mil.

MODERNO — O novo documento moderniza o Sistema de Identificação do Cidadão, possibilita o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, reduz fraudes e amplia a segurança dos processos de identificação.

EXTERIOR — Uma das vantagens da nova carteira é usar dados visuais estruturados conforme regras internacionais. Ela tem o mesmo código usado nos passaportes, uma zona de leitura automatizada (MRZ), permitindo que o documento seja lido e aceito nos países em que o Brasil tem acordo de viagens, como os do Mercosul. Nos demais, a identificação por meio do passaporte segue obrigatória.

INTEGRAÇÃO — A nova Carteira de Identidade pode, se solicitado, conter outros números de documentos, na sua versão digital, os quais poderão ser acessados a partir da leitura do QR code. É possível a inclusão dos dados referentes à Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, entre outros.

GOV.BR — Outra vantagem da CIN é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, o que garante maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.

CAMPANHA — O Governo Federal iniciou nesta semana uma campanha nas redes sociais para ampliar a divulgação da nova Carteira de Identidade Nacional. O objetivo é mostrar à população que o documento facilita a vida das pessoas a partir da redução de fraudes, do aprimoramento dos cadastros e da melhora do acesso aos serviços públicos. A campanha também informa que a primeira via da CIN em papel é gratuita e que o documento também tem versão digital, que pode ser acessada na plataforma gov.br.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

Organização Meteorológica Mundial prevê La Niña fraco

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) prevê a ocorrência de um La Niña fraco nos próximos três meses. Muitas regiões devem permanecer mais quentes do que o normal, aumentando os riscos de secas e inundações.
L
Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada indica que o país detém cerca de 10% das reservas mundiais de minerais críticos. Um novo ciclo de investimentos, no entanto, é necessário para materializar esse potencial em uma produção econômica robusta.
L
App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

App msg gov ajudará agentes públicos a trocar informações seguras

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) desenvolveu a ferramenta msg gov. O objetivo é permitir que autoridades e agentes públicos troquem informações de forma segura e sigilosa, usando criptografia de ponta.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 8 milhões

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 8 milhões

O concurso 2.947 da Mega-Sena acontece nesta quinta-feira (4), em São Paulo. As apostas podem ser feitas em todo o país até as 20h30 (horário de Brasília).
L
Energisa leva energia elétrica a mais de 26 mil famílias em Rondônia

Energisa leva energia elétrica a mais de 26 mil famílias em Rondônia

Luz para Todos impulsiona acesso à energia elétrica em regiões isoladas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L

Cine Araújo Porto Velho promove sessão gratuita do filme “Maurício de Sousa”

Evento especial de incentivo ao cinema nacional acontece no dia 6 de dezembro, às 13h, com retirada de ingressos na bilheteria, sujeita à lotação da sala.
L
Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

Flávio Dino vota pela condenação de cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1

O ministro do STF proferiu o segundo voto para condenar ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L
Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado na próxima semana

Comissão da Câmara adiou a apresentação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/25, a pedido do presidente da Casa, que busca mais debate com os líderes partidários.
L
Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Congresso aprova Medida Provisória da Licença Ambiental Especial

Senado Federal concluiu votação da MP 1308/25, que cria a Licença Ambiental Especial (LAE) para empreendimentos estratégicos, definidos por decreto a cada dois anos pelo Governo Federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Governo de RO reforça segurança em Pimenta Bueno com novo quartel dos Bombeiros e investimentos históricos

Investimento de R$ 1,3 milhão fortalece atuação do Corpo de Bombeiros Militar no município
L
Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

Ieda Chaves acompanha debates sobre IA e clima na Unale

A participação de Ieda Chaves reforça discussões sobre inovação, educação e integração regional.
L
A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

A indecência de um país protagonizado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário: gastos com ex-presidentes da República e ex-ministros do STF

Discussão sobre gastos públicos envolve críticas a benefícios vitalícios concedidos a ex-presidentes e ex-ministros do STF.
L
Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

Eyder Brasil apoia confraternização solidária dos jornalistas de Rondônia

A 13ª edição da confraternização reúne jornalistas e arrecada recursos para profissionais vulneráveis e para o NACC.
L
Defesa de Ramagem recorre contra condenação na ação do golpe

Defesa de Ramagem recorre contra condenação na ação do golpe

O deputado federal e ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, foragido nos EUA, apresentou novo recurso no STF contra a pena de 16 anos de prisão imposta por envolvimento na trama golpista.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

Homem é socorrido pelo Samu após ser esfaqueado pela esposa em RO

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência socorreu Douglas com um golpe de faca no peito, no bairro Jardim Capelasso. A agressão ocorreu durante uma discussão e a esposa foi presa por tentativa de homicídio.
12
Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

Homem é preso com drogas e produtos suspeitos no Jardim das Seringueiras

A Polícia Militar prendeu João Vitor em Ji-Paraná com papelotes de maconha e crack prontos para venda, além de produtos de origem duvidosa. O suspeito, que já tem histórico criminal por tráfico de drogas, usava tornozeleira eletrônica.
10
PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

PRF em Rondônia prende casal com caminhonete roubada e adulterada

A ação ocorreu em Ji-Paraná.
14
Motociclistas colidem em cruzamento e jovem fica ferida no setor 01

Motociclistas colidem em cruzamento e jovem fica ferida no setor 01

Acidente envolvendo uma Honda Biz e uma Titan no cruzamento das ruas João Batista e Rio Grande do Norte, no Setor 01, deixou uma jovem com sérios ferimentos e foi registrado pela Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: I DE LIMA AGUIAR  LTDA

LAS (Licença Ambiental Simplificada)
L
Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Nova Mutum Paraná celebra acendimento da Árvore de Natal com participação da comunidade

Evento apoiado pela Jirau Energia marcou o início das festividades e reforçou a união entre moradores, empreendedores e instituições locais
L

Requerimento da Licença Ambiental: BRUNO L N F GRIGOLETTO

Licença Ambiental de Pequeno Porte – LAPP
L
Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira (10) em Porto Velho

Cimi lança relatório sobre violência contra povos indígenas em 2024 nesta quarta-feira (10) em Porto Velho

Publicação anual analisa impactos da Lei do Marco Temporal e revela aumento de conflitos, violações e ameaças aos povos originários
L
Sebrae Delas encerra ciclo 2025 com celebração, inspiração e força feminina em Porto Velho

Sebrae Delas encerra ciclo 2025 com celebração, inspiração e força feminina em Porto Velho

Evento reuniu empreendedoras, lideranças e representantes do governo para marcar o encerramento de mais um ano de conexões, capacitação e impacto econômico
L
Motociclista inabilitado sofre queda na Linha 627 em RO

Motociclista inabilitado sofre queda na Linha 627 em RO

Homem se feriu após queda de motocicleta no km 4 da Linha 627 na zona rural de Jaru. A Polícia Militar constatou que o condutor estava inabilitado e aplicou auto de infração correspondente.
10
Motociclista morre em grave acidente na RO-383

Motociclista morre em grave acidente na RO-383

O condutor de uma motocicleta, identificado como Guilherme, morreu após colidir contra um ônibus na RO-383, em Santa Luzia D’Oeste. A polícia investiga se a colisão foi causada por um buraco na pista.
18
Traficante é preso em Mato Grosso com 58 quilos de drogas de RO

Traficante é preso em Mato Grosso com 58 quilos de drogas de RO

Homem de 38 anos que carregou caminhonete em Vilhena (RO) foi preso em Primavera do Leste (MT), com 58 quilos de entorpecentes, após fugir de cerco policial. A denúncia indicava que o veículo ia para Itaituba (PA).
14
Mulher procura PM por placa de carro e vai responder por omissão de socorro

Mulher procura PM por placa de carro e vai responder por omissão de socorro

Em Vilhena, condutora foi à Central de Operações buscar placa perdida após acidente e acabou confessando que dirigia o carro no dia 29 de novembro, admitindo omissão de socorro.
12
Servidor público morre aos 50 anos em Pimenteiras do Oeste

Servidor público morre aos 50 anos em Pimenteiras do Oeste

Christian Fontinelli, de 50 anos, que era servidor da Secretaria de Obras da cidade ribeirinha e pertencia a uma família pioneira em Vilhena, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito na noite desta quarta-feira (3).
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.