SÁBADO, 14/03/2026

Em destaque

Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim é inaugurado em Rolim de Moura com recursos destinados pela Justiça do Trabalho e MPT

Iniciativa visa fortalecer a inclusão social de crianças e adolescentes vulneráveis, oferecendo refeições, oportunidades de socialização e acolhimento.

Por TRT14 - 25

Publicado em 

Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim é inaugurado em Rolim de Moura com recursos destinados pela Justiça do Trabalho e MPT
Foto - TRT14

Na cidade de Rolim de Moura, foi inaugurado o Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim Terezinha de Jesus Bayma Valle, um projeto fundamental para resgatar a cidadania e o civismo entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O evento aconteceu no dia 27 de setembro de 2024 e marca mais uma iniciativa apoiada pelos recursos destinados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-14) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT – RO/AC), que, juntos, investiram cerca de R$ 2 milhões para sua realização.

Com o Complexo de Treinamento, o Corpo de Bombeiros Militar visa resgatar a cidadania e o civismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na região conhecida como Zona da Mata, constituída pelos municípios de Nova Brasilândia d’ Oeste, Novo Horizonte do Oeste,Santa Luzia d’ Oeste, Alta Floresta d’ Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Rolim de Moura.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como a Coronel BM Daniele Cristina, Chefe do Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, representando o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, e o juiz da Vara do Trabalho de Rolim de Moura, José Roberto Coelho Mendes Júnior, além de representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia, da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura.

O projeto Bombeiro Mirim foi apresentado e, após inscrição no Cadastro de órgãos e entidades para destinação de recursos do MPT, foi homologado pela Vara do Trabalho de Rolim de Moura, pelo juiz do trabalho José Roberto Coelho Mendes Júnior. Durante a solenidade, o juiz destacou a importância de projetos como este para a transformação social: “Investir em crianças e adolescentes é investir no futuro da nossa sociedade. O apoio da Justiça do Trabalho e do MPT demonstra o compromisso dessas instituições com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. É através da educação, inclusão e conscientização social, ambiental e cultural que podemos promover uma mudança real e duradoura na sociedade”, afirmou o juiz.

A ação de execução em tramitação na Vara do Trabalho de Rolim de Moura, com o número ExTAC 0006900-04.2008.5.14.0131 tem acompanhamento da Procuradora do Trabalho Jéssica Freitas, coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Ji-Paraná, cuja atribuição abrange Rolim de Moura e mais 32 municípios. Ao se manifestar sobre a obra entregue à população rolimourense e da região, a procuradora Jéssica Freitas destaca: “O projeto visa a oferecer um contraturno a crianças e adolescentes de Rolim de Moura e região, de forma que esses jovens sejam aproximados da educação e afastados da exploração como mão-de-obra barata. Trata-se de proporcionar um futuro digno a eles, ratificando o compromisso institucional de eliminação do trabalho infantil.”

O Major QOBM e Comandante do 6º Batalhão Geral dos Bombeiros Militares, Halisson Ávila Mendonça durante a cerimônia agradeceu aos parceiros pela oportunidade: “Agradecemos sinceramente o apoio fundamental da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, que acreditaram no potencial do projeto, na importância da educação e do empoderamento infantil, contribuindo para um futuro mais justo e inclusivo. Sem essa colaboração, não teríamos chegado a esse importante momento”, destacou.

Complexo de Treinamento
O novo Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim foi batizado com o nome de Terezinha de Jesus Bayma Valle, uma homenagem a uma personalidade reconhecida por seu compromisso com o desenvolvimento social em Rondônia e região Norte. O espaço, com área de 726 m², é projetado para oferecer um ambiente seguro e propício ao aprendizado, com infraestrutura adequada para a formação de novos cidadãos e destinado para a formação continuada da tropa de bombeiros militares, para garantir uma prestação de serviço com qualidade para a  população dos municípios atendidos: Rolim de Moura, Santa Luzia d ́Oeste, Alto Alegre  dos Parecis, Alta Floresta d ́Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Nova Brasilândia do  Oeste, São Francisco, São Miguel, Costa Marques, Seringueira e Castanheiras .

O evento também marcou a passagem de comando do 6º Grupamento de Bombeiros Militar, reforçando a parceria entre as instituições envolvidas no projeto. O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, celebrou o apoio contínuo das instituições parceiras, ressaltando que o projeto oferece uma oportunidade concreta para crianças e adolescentes superarem as adversidades e se tornarem cidadãos mais preparados para o futuro.

O Complexo de Treinamento Bombeiro Mirim Terezinha de Jesus Bayma Valle já formou sua primeira turma em 2023 e espera continuar oferecendo oportunidades de inclusão e cidadania para as novas gerações.

Também estiveram presentes autoridades como o Coronel BM Luiz Eduardo Oliveira Firmino, Comandante Operacional de Bombeiros II; o Tenente Coronel PM Thiago Araújo Santos, Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar; o Major BM Josimar Ribeiro Bragado, Diretor do Projeto Educacional Bombeiro Mirim do CBMRO; Promotora de Justiça do Ministério Público, Maira de Castro Coura Campanha, a Procuradora Municipal, Marineuza dos Santos Lopes, representando o Prefeito Municipal, Aldair Julio Pereira; a Subtenente BM Aline Costa, representando o Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania; e a Coordenadora Regional da SEDUC, Rita de Cássia de Souza Cabral Degan, entre outras autoridades.

Projeto Bombeiro Mirim
Em 2003, o Projeto Bombeiro Mirim teve seu início na cidade de Guajará-Mirim, e posteriormente foi ampliado para diversos municípios e finalmente em 2020, padronizado em todo o estado pela Lei Ordinária 4.882. O programa, que atualmente atende 26 crianças em Rolim de Moura, busca resgatar a cidadania e promover o civismo, ensinando organização militar, primeiros socorros e reforçando a educação escolar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Secretaria de Meio Ambiente alerta que estruturas instaladas sem autorização podem gerar transtornos ambientais, urbanos e no trânsito.
L
Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Proposta em análise no Contran trata apenas de ajustes tecnológicos no sistema e não prevê suspensão da cobrança da tarifa nas rodovias.
L
Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

A 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher ocorre em Nova York com foco no combate à violência de gênero e na preservação de avanços legais.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Segmento atinge nível 20,1% acima do período pré-pandemia; transporte e tecnologia impulsionam resultado, enquanto serviços às famílias recuam.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L

Povoado Nerd: Luciano Almeida, o Pavarotti, fala sobre capoeira, educação e inclusão social

A proposta mostra como a capoeira pode ir muito além da roda, alcançando famílias, incentivando a inclusão e criando oportunidades para quem precisa de acolhimento, orientação e motivação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Ele alegou aos policiais que realizou a compra através do Marketplace.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L
Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Entidade defende Petrobras mais integrada e critica privatizações no setor de refino e distribuição.
L
Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Representação do município em agenda realizada em Brasília reforça orientação ao produtor rural e fortalecimento das políticas ambientais.
L
Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Ação leva atividades educativas sobre preservação e sustentabilidade para estudantes da rede municipal ao longo do mês de março.
L
Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Iniciativa prevê a produção de mais de 94 mil mudas que beneficiarão cerca de 85 produtores rurais e incentivarão a diversificação da produção no campo.
L
Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Modelo ganha maior altura livre do solo e novos ângulos de ataque
L
Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Iniciativa oferece 90 vagas gratuitas em formação tecnológica e técnica voltadas às compras públicas da agricultura familiar.
L