QUINTA-FEIRA, 23/10/2025

Em destaque

Lideranças negras destacam atuação política de Leci Brandão

Ela completa 80 anos nesta quinta-feira

Por Guilherme Jerônymo – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Lideranças negras destacam atuação política de Leci Brandão
Fernando Frazão/Agência Brasil

Carioca de Madureira, Leci foi a segunda mulher negra a ser eleita deputada estadual em São Paulo. Atualmente está em seu quarto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), onde ingressou em 2010, filiada ao PCdoB.

Na casa legislativa atuou nas comissões de Defesa dos Direitos das Mulheres, de Direitos Humanos e foi vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura. Apresentou mais de 100 projetos, 60 dos quais se tornaram leis, a maioria em temas ligados à promoção da igualdade racial, à cultura popular e à defesa das tradições de matriz africana. Hoje exerce também o cargo de Ouvidora da Alesp.

Nesse processo tem apoiado e ajudado a dar destaque a lideranças diversas, no samba, nas religiões de matriz afro, no hip hop e na participação das comunidades de periferias, mas também em organizações não governamentais que constroem a política além dos espaços legislativos, valorizando e qualificando a participação democrática.

Em homenagem aos 80 anos de Leci Brandão, celebrados nesta quinta-feira (12), a Agência Brasil ouviu três lideranças, três mulheres negras, que contaram seus relatos sobre a importância do legado político da artista. Confira:

Nilza Iraci, coordenadora executiva do Instituto Geledés

O papel de Leci na política não se trata apenas do que ela construiu na política institucional, pois ela inaugurou, em sua música, o debate em torno de diversos tabus. Ela cantou – enquanto no mundo ainda havia o Apartheid –, músicas sobre dignidade, sobre cotidiano, que marcaram gerações de mulheres negras. É um enorme desafio falar dessa figura extraordinária, filha deste implacável e não menos generoso orisá, Ogum, e o desafio real é não cair no lugar comum e de clichês da fã para a artista.

Ao pensar nas duas Lecis – a mãe [dona Lecy] e a filha, com y e com i –, nos envolvemos nesse universo abrangente das relações que nos constroem com seus valores, afetividades, e, até por que não, com as nossas singularidades e imperfeições. Temos que romper o mito das guerreiras e ressaltar o papel incrível dessas mulheres negras na nossa formação. Com amor, com respeito e sem o peso que determinadas fantasias nos impõem.

O ponto de inflexão na trajetória da Leci e de tantas de nós, mulheres negras, é que não se trata de um modelo de superação – aliás nem gosto dessa palavra quando associada a nós e à nossa gente. Nunca foi sorte, né Leci? Ogunhê! O que quero ressaltar, é que essa mistura de coragem, ousadia e uma boa dose de brabeza de nossas ancestrais, nos trouxeram até aqui hoje, belas, orgulhosas e potentes.

Sua arte, o seu canto, como instrumento de libertação, nos salvou em momentos muito singulares. Estava presente quando gravou Ombro Amigo, desnudando o preconceito e a solidão contra a comunidade LGBTQIA+, em um momento [que o tema era] tabu. Quando cantou Talento de Verdade e nos resgatou, a todas, do jogo perverso da mulatice misógina e racista, escancarada.

Lembro do show de 40 anos no Ibirapuera em SP, épico, em que Leci, assim como o Zé do Caroço, anunciava novos tempos. Se desenhava ali, um novo desafio para Leci: o da deputada. E o seu novo palco: o político.

Aliás, política essa que já estava fazendo por todas nós na cultura e nas artes. Tornou-se nossa porta-voz, muito nos orgulhando e fazendo aquele mundo branco, cis, hétero, datado e ultrapassado, entender como a arte do samba, essa maestria da cultura popular negra, nos transforma até hoje.

Segue sendo esse legado de esperança que se realiza na defesa da arte, da juventude, de nós mulheres negras, enfim das populações, onde insistem em confundir direitos com meritocracia. A voz e as ações de Leci no parlamento têm feito a diferença para todas nós e nossas comunidades.

Leci vem, em sua trajetória, construindo a participação através de uma organicidade de movimentos sociais suprapartidária. Ela é um exemplo de mulher negra que constrói, há muito tempo, mecanismos de participação política para garantir direitos, se inserindo em espaços fechados para as mulheres, abrindo caminhos.

Ela traz uma pauta consistente sobre quais são as legislações que podem sustentar políticas públicas para a população negra em São Paulo, que não é pequena e é muito representativa para a população negra no Brasil, como um todo.

No caminho contrário, traz uma linguagem que não é muito comum na área da cultura, que é essa linguagem do Legislativo, e com isso constrói a articulação da comunidade com o Legislativo. Além disso, não há nenhum debate nacional no qual ela não esteja presente, em relação às questões raciais – como cotas, como saúde da população negra e da periferia e, especialmente, em relação ao racismo religioso, tema relacionado diretamente às dinâmicas de negação da cultura negra a partir da agressão aos espaços de religião, o que caminha muito próximo e tem em Leci uma liderança importante.

Em relação a seu legado, a juventude vê na sua presença inspiração, chegando aos 80 anos como uma pessoa muito importante para o movimento e suas pautas, junto com outras mulheres, entre as quais destaco Benedita da Silva que, como ela, tem um importante histórico na política partidária e representativa.

Ambas aceleram esse processo de chegada de representantes das novas gerações ligadas às pautas indenitárias e às pautas do movimento negro, aos espaços de poder e resolução. Elas são duas mulheres que possuem trajetórias diferentes, mas que trazem essa questão do enfrentamento às barreiras como algo que não é intransponível, e um legado ancestral do qual são defensoras e estão dispostas a passar adiante.

Isso é muito significativo e se constitui como um legado que ajuda a consolidar trajetórias como a de Marielle Franco e outras mulheres que estão chegando recentemente no campo da política.

Entre suas pautas, na saúde, tem uma estreita relação com as mulheres negras, assim como percepção singular das ferramentas que precisam para ampliar seus direitos e melhorar suas vidas. Sua representatividade faz com que tenha pautas muito assertivas em relação às necessidades dessas populações, com mulheres e suas comunidades. Fala também para diferentes grupos populacionais, como as mulheres negras encarceradas, trabalhadoras e mães.

Jurema Werneck, ativista e diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil

Para falarmos sobre a importância política de Leci temos de dar conta de diferentes camadas da importância dela nesse campo.

Leci está, desde a década de 1960, em público. O surgimento dela na esfera pública se dá em um programa de televisão [A Grande Chance, de Flávio Cavalcante, na TV Tupi]. Aquela figura, a presença dela na televisão como uma vencedora, uma menina negra, franzina, aquilo já tem uma presença política, na minha infância (eu então uma menina negra) muito importante.

A representação e validação de ver ela lá, tão franzina e vencedora, o que isso coloca é muito potente, desse sujeito que a sociedade recusa, mas que se destaca. Isso já tem uma importância política gigantesca.

Ela é vencedora também na construção do processo de uma carreira artística. Lança o foco da comunidade negra, não apenas retratando o cotidiano dessa comunidade, de todos os seus personagens, mas fala de aspectos mais amplos, como dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores, dos diferentes trabalhadores, de sem-terra, de professores, e também de mulheres e de comunidades.

É mais do que uma validação, a presença cultural ela prescreve, ela diz que essa postura é um caminho mais do que válido, necessário.

Leci é uma das primeiras também a falar da pauta LGBT, quando essa sigla nem existia. Ela é realmente grande. Foi também a primeira mulher a ser oficialmente compositora. No cotidiano, nas escolas e rodas, a gente sabe que outras já o faziam, há tempo, mas ela teve registro, teve lá a carteirinha, em uma escola de grande repercussão, que é a Mangueira (em 1972).

Ela sempre se juntou, sempre apoiou as causas sociais. Ela sempre esteve também ao lado das organizações e movimentos. E com tudo isso também aceita concorrer ao parlamento e constrói uma história que só vem crescendo. Precisa ser celebrada, por todas essas camadas.

Nesse caminho ela não quebra arquétipos, rompe estereótipos. Não se imagina que uma mulher negra, lésbica, macumbeira é também parlamentar, compositora, artista. Ela afirma também arquétipos, ela é uma mulher de Ogum, guerreira, que lidera. Como essa mulher negra, lésbica, da periferia carioca, se esperava que fosse lá para trás, que estivesse escondida, mas não, é liderança.

Em relação a seu legado e em relação a como abre caminho, a performance musical dela, o canto e o ritmo, isso já aproxima, já fala com essas novas gerações. Elas já são herdeiras desse tempo em que essa figura faz sentido. Esse é o legado, ela é parte dessa coisa. Diante das novas gerações não há estranhamento em relação ao que ela representa. Ela existe, e com isso torna natural um coletivo de gente que surge e é inconformista.

Outra coisa interessante sobre Leci é que já faz muito tempo ela toca o tambor, o que em muitas casas religiosas é papel de homem. Mesmo nas escolas é uma presença que não tem a proporção necessária, nas baterias, de mulheres. As novas gerações tem isso de forma diferente, como um caminho já aberto, naturalizado por pessoas como ela.

Quando pensamos o papel de Leci na representação política, a própria representação é isso, é trazer para dentro a expressão de um grupo. Ela traz as comunidades negras, os baluartes, o povo de santo. Ela representa essa gente, ela traz para dentro, como presença, e é farol (para as novas gerações, na política), não apenas enunciando o problema, mas caminhando ao lado de outros protagonistas.

Dou o exemplo dos rappers. Ela se juntou a eles, se juntou a gente bem mais jovem que ela, mostrando que é desse jeito que é importante fazer: abrindo espaço para outros protagonistas, os mais afetados pelo problema.

Essa é uma fórmula fundamental. Nos espaços institucionais há sempre salvadores da pátria, enquanto ela partilha luta e trajetória.

Essas pessoas como Leci trazem temas como os que trabalhamos na Anistia [Internacional] desde muito antes de os trabalharmos, como o próprio tema da violência contra os negros nas periferias. Ela ajudou a pautar e legitimar esse tema (da violência), e ela é uma voz muito maior. A legitimidade dessas vozes ajuda a dar o peso que o Brasil precisa dar para esse tema, chegando além de onde as falas de instituições como a Anistia chegam.

Tem uma dimensão fundamental, ainda, na trajetória dela que é a da generosidade. Os políticos profissionais vão cada vez mais voltados para seus interesses particulares. O exemplo dela é fundamental na dimensão do serviço público e para o público. Ela tinha uma carreira de sucesso e foi para a carreira política para somar para uma causa de interesse público, vivendo sua carreira só nos finais de semana, e com isso é exemplo para os outros políticos profissionais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto de São Sebastião será leiloado em 2026, anuncia ministro

Porto de São Sebastião será leiloado em 2026, anuncia ministro

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, informou que o leilão do empreendimento no litoral paulista deve ocorrer até abril, com o plano de transformar a cidade em um porto multipropósito.
L
Estudo aponta que 66,5% dos jovens deixaram o Bolsa Família em 12 anos

Estudo aponta que 66,5% dos jovens deixaram o Bolsa Família em 12 anos

Levantamento do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social indica a ascensão socioeconômica de 10,3 milhões de jovens, mas alerta para a necessidade de políticas complementares ao programa de transferência de renda.
L
Horóscopo de Quinta-feira, 23 de outubro de 2025: A energia do dia pede foco e coragem para mudar o que for preciso

Horóscopo de Quinta-feira, 23 de outubro de 2025: A energia do dia pede coragem para mudar o que for preciso

Hoje o Sol entra em Escorpião, marcando o início de um novo ciclo de intensidade, transformação e renascimento. É o momento de olhar para dentro, encarar verdades e fortalecer laços que realmente importam.
L

Coluna Simpi: Problemas na Empresa? No SIMPI resolve!

Referência nacional no apoio a micro e pequenas empresas, o SIMPI de Rondônia acumula prêmios e histórias de empreendedorismo com atendimento humano e soluções completas para quem quer crescer.
L
MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

MP da Itália se manifesta favorável à extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público italiano emitiu parecer que apoia o pedido de extradição da deputada federal brasileira, que foi presa em Roma após condenação pelo STF por invasão ao sistema do CNJ.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Alderlan Lima da Silva

Alderlan Lima da Silva, de 50 anos, natural de Manaus e morador de Porto Velho, deixa saudade por sua generosidade, fé e dedicação à família, ao trabalho e ao próximo.
L

Harmonização glútea segura: Dr. Marcelo Almeida apresenta a fórmula mágica aprovada pela Anvisa

Clínica Marcelo Almeida oferece procedimento inovador, ambulatorial e indolor para conquistar os glúteos dos sonhos com naturalidade e segurança
L

Nota de pesar: Ilton de Lima Alves

Carismático e apaixonado por esportes, Ilton “Cowboy” de Lima Alves deixa lembranças de alegria, amizade e generosidade que marcaram a vida de todos ao seu redor.
L
Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Senado aprova medida que desvincula Defesa Nacional de metas fiscais

Projeto de lei autoriza o Executivo a descontar despesas com projetos estratégicos de Defesa Nacional da meta de resultado primário, garantindo cerca de R$ 30 bilhões em seis anos.
L
Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Governo propõe agravar pena para organizações criminosas com novo projeto Antifacção

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou a proposta para análise da Presidência; o projeto cria o tipo penal “organização criminosa qualificada”, com previsão de até 30 anos de prisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Empacotador, Salário R$ 1.700,00

Assaí Atacadista abre duas vagas em Porto Velho
L

POLÍTICA

Deputado pede prisão de ex-presidente por silêncio em CPMI do INSS

Deputado pede prisão de ex-presidente por silêncio em CPMI do INSS

Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios, recusou-se a prestar esclarecimentos à CPMI do INSS, levando o deputado Rogério Correia a protocolar um pedido de prisão preventiva.
L
Dra. Taíssa participa da inauguração da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim e instalação da Comarca de Nova Mamoré

Dra. Taíssa participa da inauguração da Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim e instalação da Comarca de Nova Mamoré

Nova estrutura beneficia mais de 32 mil moradores e garante mais autonomia jurídica, aproximando o sistema de Justiça da população mamoreense.
L
Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Projeto Levando Saúde inicia consultas gratuitas em Porto Velho com atendimento oftalmológico e Implanon

Iniciativa do deputado Alex Redano, em parceria com o Instituto Asas Pela Amazônia, oferece consultas médicas e exames gratuitos à população.
L
Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Castra Mais Rondônia leva castração gratuita de cães e gatos a Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Ação solicitada pela deputada Dra. Taíssa junto ao deputado federal Dr. Fernando Máximo vai beneficiar famílias e promover bem-estar animal nos dois municípios.
L
Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Fachin autoriza ministro Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

O presidente da Corte aceitou o pedido de Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Barroso; Primeira Turma, que julga a trama golpista, ficará com quatro integrantes.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Acusado de matar ciclista a tiros é preso em Porto Velho

Acusado de matar ciclista a tiros é preso em Porto Velho

Polícia Civil prende Francisco Assis Rodrigues da Rocha Junior pelo homicídio de Diego Souza Garcia no bairro Lagoa Azul.
16
Ventilador provoca incêndio em apartamento no condomínio Porto Madeiro 4

Ventilador provoca incêndio em apartamento no condomínio Porto Madeiro 4

Fogo começou após ventilador pegar fogo e cair sobre a cama; Corpo de Bombeiros controlou as chamas antes que se espalhassem pelo imóvel.
10

Empresário do “Lanchonete Castelinho” segue desaparecido em Rondônia e mobiliza buscas intensas

Miranda foi visto pela última vez a caminho das Fundiárias; familiares e autoridades estão mobilizadas.
L
Ciclista fica em estado grave após acidente com Ônix, Palio e bicicleta elétrica em Porto Velho

Ciclista fica em estado grave após acidente com Ônix, Palio e bicicleta elétrica em Porto Velho

Colisão na zona Leste da capital envolve dois carros e deixa ciclista gravemente ferido.
16
PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

PF deflagra Operação Persona contra abuso sexual infantojuvenil em Rondônia

Ação combate crimes de estupro de vulnerável e produção e compartilhamento de material relacionado ao abuso sexual de menores
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga: IVANDRO BRANDANI GUSMÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL.
L
Tedros Ghebreyesus alerta que crise de saúde em Gaza durará gerações

Tedros Ghebreyesus alerta que crise de saúde em Gaza durará gerações

O diretor-geral da OMS descreveu a situação na Faixa de Gaza como uma “catástrofe sanitária e humanitária”, marcada por fome, colapso do sistema de saúde e restrições na entrega de ajuda essencial.
L
Cuidado e inclusão garantem atendimento especializado gratuito no Cero

Cuidado e inclusão garantem atendimento especializado gratuito no Cero

Governo de Rondônia oferece atendimento gratuito a crianças neurodivergentes, incluindo pacientes com TEA, no Centro de Reabilitação do Estado.
L
COI suspende Indonésia por banir ginastas israelenses de evento mundial

COI suspende Indonésia por banir ginastas israelenses de evento mundial

O Comitê Olímpico Internacional solicitou a federações esportivas que evitem realizar eventos no país, que negou vistos a atletas de Israel, e interrompeu discussões sobre a candidatura da Indonésia aos Jogos Olímpicos de 2036.
L
Relatório revela devastação na Amazônia por fazendas ilegais de gado

Relatório revela devastação na Amazônia por fazendas ilegais de gado

O estudo “Gado Sujo”, da Human Rights Watch, detalha a ação de grileiros em áreas protegidas no Pará, como a Terra Indígena Cachoeira Seca, e a comercialização do gado ilegal para grandes frigoríficos.
L
Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Chanceler argentino renuncia em momento delicado para Milei

Gerardo Werthein deixa o cargo dias antes de importante eleição legislativa; é a segunda baixa na pasta durante a gestão do presidente Javier Milei.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.