TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro

Estudo avaliará impactos da política suspensa em 2019

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro
Arquivo/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou, nesta quinta-feira (12), em São Paulo, que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real, para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconhece o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira.

Devido às implicações do horário de verão no cotidiano dos brasileiros, o chefe da pasta entende que a decisão de adiantar os relógios em uma hora, em parte do território brasileiro não pode ser tomada precipitadamente. “[A medida] não deve ser tomada de forma açodada. Se necessário, não tenham dúvida, que nós voltaremos com o horário [de verão]”, concluiu o ministro.

Silveira confirmou que, na segunda-feira determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para apresentar um plano de contingência para o verão de 2024/2025 e o planejamento energético do próximo ano.

Alexandre Silveira afirmou ainda que pesquisas demonstram que os efeitos do horário de verão – durante os meses da primavera e do verão – são positivos para diversos setores econômicos do Brasil, como o turismo, além de bares e restaurantes.

Térmicas e energia verde

O ministro considera que a economia gerada pelo horário de verão é importante para reduzir o despacho de usinas térmicas nos horários de pico de consumo, entre 18 horas e 21 horas, geralmente.

Por isso, no plano de contingência solicitado ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, o ministro disse querer informações sobre quais térmicas são da Petrobras, do setor privado e quais são as principais fontes das usinas que geram energia elétrica a partir, por exemplo, da queima de óleo diesel, combustível fóssil derivado do petróleo. O objetivo é manter o equilíbrio do setor elétrico brasileiro com segurança energética.

Demanda

O ministro afirmou que é necessária a geração de energia no país, porque a temperatura mundial tem subido e apresentou dados sobre o crescimento do consumo de energia. “O Brasil nunca tinha consumido, antes de setembro deste ano, 105 gigawatt [GW] em uma tarde. A média é 85 GW, o que demonstra que nós tivemos todos os ar condicionados do Brasil ligados e que a necessidade de energia, cada vez, mais oscila no Brasil.”

Para ele, o futuro energético passa pela economia verde. “Não há salvação fora da nova economia verde que considera a necessidade do desenvolvimento econômico; do capital ser remunerado com sustentabilidade; com o mais restrito respeito à legislação ambiental e frutos sociais para combater a desigualdade, que é uma realidade no nosso país”.

As declarações do ministro foram dadas em São Paulo, em encontro com o ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Prichetto Fratin, que acompanhou medidas para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa Enel Distribuição São Paulo, após os últimos apagões elétricos naquele estado.

Horário de verão

O horário brasileiro de verão foi instituído pela primeira vez pelo, então, presidente Getúlio Vargas, de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932.

No Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo federal passado decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética.

Antes da extinção, o período de vigência do horário de verão entre os meses de outubro e fevereiro era definido, de acordo com critérios técnicos, para aproveitar as diferenças de luminosidade entre os períodos de verão e do restante do ano.

A medida impactava na redução da concentração de consumo elétrico entre 18 horas e 21 horas.

Até a extinção, o horário de verão era aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, ainda, no Distrito Federal. E ficavam de fora da política pública as regiões Norte e Nordeste, por não representar redução da demanda energética significativa nos estados das duas regiões, devido à diferença na luminosidade em relação ao restante do país.

De acordo com o decreto nº 9.242 de 2017, a hora de verão funcionava a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Mas, se coincidisse com o domingo de carnaval, o encerramento ocorria no domingo seguinte.

Em resposta à Agência Brasil, o Ministério de Minas e Energia esclarece que o retorno do horário de verão deve ser analisado sob diversos aspectos, como a geração de energia, os índices pluviométricos e, também, os aspectos econômicos da medida. O MME segue analisando as condições com responsabilidade, de modo que garanta a segurança energética para todos os brasileiros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Maminha conquista espaço nas churrasqueiras brasileiras

Corte mais barato e suculento que a picanha, maminha agrada paladares e bolsos de norte a sul do país.
L
Comunidades vulneráveis devem participar de decisões na COP30, dizem especialistas

Comunidades vulneráveis devem participar de decisões na COP30, dizem especialistas

Em evento no Rio de Janeiro, debatedores destacam a exclusão de populações vulneráveis, como os 8,1% de brasileiros que vivem em favelas, das discussões sobre o clima, essenciais para a COP30 em Belém.
L
Margem Equatorial: Governador e ministro celebram licença para pesquisa da Petrobras

Margem Equatorial: Governador e ministro celebram licença para pesquisa da Petrobras

O governador Clécio Luís e o ministro Alexandre Silveira apoiam a decisão do Ibama que autoriza a pesquisa exploratória da Petrobras na Margem Equatorial, citando soberania energética e desenvolvimento do Amapá e da Amazônia.
L
Símbolo da Adidas vira sinal de alerta em cidades brasileiras

Símbolo da Adidas vira sinal de alerta em cidades brasileiras

Facções criminosas associam as três listras da marca a códigos internos e criam clima de medo entre moradores.
L
Acordo com Partido da Inovação deixa Sanae Takaichi perto de ser premiê

Acordo com Partido da Inovação deixa Sanae Takaichi perto de ser premiê

A conservadora Sanae Takaichi está prestes a se tornar a primeira mulher primeira-ministra do Japão, após o Partido da Inovação (Ishin) concordar em apoiar sua candidatura e fechar um pacto de coalizão.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Intoxicação por metanol atinge 47 casos no Brasil, com nove mortes confirmadas

Intoxicação por metanol atinge 47 casos no Brasil, com nove mortes confirmadas

O Ministério da Saúde atualizou os números de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas, confirmando 47 casos e nove óbitos em diversos estados, com São Paulo liderando as ocorrências.
L
Restrição Anvisa proíbe venda de azeite, sal do himalaia e chá por irregularidades

Restrição Anvisa proíbe venda de azeite, sal do himalaia e chá por irregularidades

A restrição Anvisa determinou a apreensão de azeite e chá por origem e composição desconhecidas, além de suspender lotes de sal do himalaia por baixo teor de iodo, uma violação de saúde pública.
L
STF retoma julgamento do Núcleo 4 da trama golpista de 2022

STF retoma julgamento do Núcleo 4 da trama golpista de 2022

A Primeira Turma do STF julgamento trama golpista contra o Estado Democrático de Direito nesta terça, com o voto do relator Alexandre de Moraes, definindo o futuro de sete réus acusados de desinformação.
L

Pancadas de chuva são esperadas em todo o estado de Rondônia entre terça e quinta-feira

A previsão para terça-feira indica chuvas em várias regiões do estado, abrangendo inclusive a capital, Porto Velho.
L

Tarcísio pisa no freio: pedágios, protestos e o retorno “estratégico” às estradas

Após virar alvo de críticas por espalhar pedágios pelo interior paulista, Tarcísio de Freitas recua, tenta remendar a imagem e jura que agora vai ouvir quem realmente dirige nessas estradas: o povo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade.
L
Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Ji-Paraná lidera geração de empregos e amplia oferta de vagas em Rondônia

Município alcança 147 oportunidades abertas e reforça papel de destaque no mercado estadual de trabalho.
L

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

POLÍTICA

Fraudes INSS: Ex-conselheira afirma em CPI que alertou autoridades desde 2019

Fraudes INSS: Ex-conselheira afirma em CPI que alertou autoridades desde 2019

Tonia Galetti, ex-integrante do CNPS, denunciou fraudes INSS em descontos associativos a aposentados e pensionistas na CPMI, citando o crescimento de 77 vezes nos descontos entre 2020 e 2024.
L
Guilherme Boulos assume Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo

Guilherme Boulos assume Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo

O deputado federal do PSOL, Guilherme Boulos, foi convidado por Lula para ser o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, cargo responsável pela interlocução do governo com a sociedade civil e movimentos sociais.
L
STJ mantém exclusão de ex-ministros em ação de improbidade do mensalão

STJ mantém exclusão de ex-ministros em ação de improbidade do mensalão

O STJ mensalão decidiu confirmar a exclusão de José Dirceu e José Genoíno de uma ação de improbidade administrativa, beneficiando 15 réus por erro processual do Ministério Público.
L
Dr. Santana celebra entrega de escrituras do Residencial Pioneiros I e relembra a luta das famílias por moradia digna

Dr. Santana celebra entrega de escrituras do Residencial Pioneiros I e relembra a luta das famílias por moradia digna

Evento marcou a entrega de 269 títulos de propriedade a moradores que aguardavam há quase duas décadas.
L
Lula busca novos mercados no Sudeste Asiático com visita à Asean

Lula busca novos mercados no Sudeste Asiático com visita à Asean

A viagem do presidente Lula Sudeste Asiático, com paradas na Indonésia e Malásia, visa ampliar o comércio bilateral e fortalecer as relações políticas com a Asean, um bloco de 680 milhões de habitantes.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Proprietário rural tem terceiro transformador furtado em Vale do Anari

Proprietário rural tem terceiro transformador furtado em Vale do Anari

O furto transformador Vale do Anari foi registrado nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, na propriedade de Sílvio, na Linha C-74; o crime reincidente na mesma localidade prejudica o abastecimento elétrico rural.
10
Carreteiro embriagado é preso após zigue-zague perigoso na BR-364

Carreteiro embriagado é preso após zigue-zague perigoso na BR-364

O carreteiro embriagado BR-364, identificado como J. V. de O., foi flagrado fazendo manobras em contramão entre Ouro Preto e Jaru neste domingo e detido pela PRF com teor alcoólico de 0,98 mg/L.
14
Acidente entre motocicletas deixa dois feridos no Industrial

Acidente entre motocicletas deixa dois feridos no Industrial

Uma colisão entre duas motocicletas foi registrada no bairro Industrial, em Rolim de Moura, nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, deixando os dois condutores com ferimentos leves.
12
Veículo em rio é encontrado abandonado na zona rural

Veículo em rio é encontrado abandonado na zona rural

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros encontraram um veículo em rio Rolim de Moura, na Linha 186 Sul, abandonado e sem vítimas nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025; há indícios de que o carro se envolveu em um acidente com um Toyota Corolla.
10
Homem é morto por ataque de cães em zona rural de RO

Homem é morto por ataque de cães em zona rural de RO

Um homem com deficiência auditiva e sem fala foi vítima de um ataque cães Buritis durante a madrugada de sábado, 18 de outubro de 2025, na zona rural da cidade.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): CARVALIMA TRANSPORTES LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação.
L
Governo de Rondônia destina mais de R$ 33 milhões em benefícios para servidores da educação

Governo de Rondônia destina mais de R$ 33 milhões em benefícios para servidores da educação

Pagamento inclui licença prêmio, progressão funcional e verbas rescisórias.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): CIMED & CO. S.A.

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Acidente em Rolim de Moura envolve moto e carro no cruzamento central

Acidente em Rolim de Moura envolve moto e carro no cruzamento central

Um acidente Rolim de Moura aconteceu no cruzamento da Avenida Norte Sul com a Avenida 7 de Setembro, envolvendo uma motocicleta e um veículo Fiat.
12
Acidente BR 364 Presidente Médici deixa duas vítimas fatais

Acidente na BR 364 deixa duas vítimas fatais em RO

Um grave acidente entre uma motocicleta e um carro na BR 364, perto da ponte do Rio Leitão, em Presidente Médici (RO), resultou em duas vítimas fatais nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025.
16

Requerimento da Licença e Renovação da Outorga: WEVERTON JACOMI FERRAS

Licença Simplificada – Termo de Outorga
L
Mulher esfaqueada Rolim de Moura durante assalto tem moto roubada

Mulher esfaqueada Rolim de Moura durante assalto tem moto roubada

Uma mulher esfaqueada Rolim de Moura foi vítima de roubo na Avenida Porto Velho na manhã de terça-feira, 21 de outubro de 2025, e teve sua motocicleta Honda Biz levada; a Polícia Militar faz buscas pelo assaltante.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.