Em Rio Branco, a capital do Acre, o empreendedor Daniel Alves, da empresa Alimento Instantâneo da Amazônia (AIA), lançou duas grandes novidades no ramo alimentício durante a Expoacre 2024 – Feira do Agronegócio do estado vizinho. Ele é o inventor do Tacacá e do Vatapá instantâneo.
Alves criou os produtos a partir da “saudade” que tinha do estado e da gastronomia. Ele morava no Japão e ao retornar para o Acre resolveu testar os dois pratos comuns da Amazônia do Brasil no formato instantâneo que nem o famoso “miojo”.
Daniel é doutor em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia. A intenção visa, principalmente, atingir públicos que não moram mais no estado, mas que carregam consigo aquele desejo de comer pratos exclusivos da região amazônica.
A aceitação do público local foi muito grande, uma oportunidade de testagem do produto. Na feira, foi um dos assuntos mais comentados pelo público. Fora de lá, o estoque dos dois produtos foi zerado. Nas redes sociais, ele anunciou que concentrou a produção atual apenas no tacacá em pó. É preciso entrar numa agenda de pedidos e aguarda caso os interessados queiram provar das iguarias.
“Devido à alta demanda pelo tacacá instantâneo, estamos concentrando nossa produção atual exclusivamente neste produto, com uma capacidade de 120 unidades por semana”, explicou Alves. “No momento, a fabricação de vatapá e outros produtos está temporariamente suspensa”, afirmou.