TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

O decano Alexandre Garcia acha inacreditável que jornalistas brasileiros defendam a censura

Há, contudo, claras questões legais que devem ser levadas em consideração. O Código Civil, artigo 1.138, obriga empresas estrangeiras a terem representantes no Brasil.

Por Sergio Pires - 25

Publicado em 

O decano Alexandre Garcia acha inacreditável que jornalistas brasileiros defendam a censura
Foto - Sergio Pires

Os tempos realmente são outros e os profissionais de áreas importantes da nossa sociedade também mudaram radicalmente. Principalmente no meio dos jornalistas e dos artistas. Dos anos 60 até o fim do regime militar, em 1984, ou seja, durante duas décadas, houve uma batalha intermitente entre a censura oficial e os talentos brasileiros, tanto nas artes como na escrita, mas principalmente na mídia da época. Vários brasileiros talentosos enfrentaram prisão, refugiaram-se em outros países e sofreram sob o tacão dos governos da época, defendendo o sagrado poder de todos termos direito ao livre pensamento e à opinião. Muitos destes nomes ainda estão na ativa e continuam vivendo hoje num novo regime, agora muito mais democrático. É por isso que não se compreende que neste meio, tão sofrido no passado, agora a censura é defendida com unhas e dentes, com argumentos fortes. No passado, eram contra o fecha boca. Agora, aplaudem e há os que exigem que o superpoderoso ministro Alexandre de Moraes continue com suas decisões, a maioria delas exatamente contra o mais elementar direito da verdadeira democracia: o do livre pensar e do livre opinar. No caso da censura ao ex-Twitter, hoje X, vozes poderosas do jornalismo brasileiro e do meio artístico, se postaram ao lado da censura, claro que usando termos diferentes, como subterfúgios para dar a ela nomes pomposos e, a pior expressão de todas, de que não é censura, mas apenas defesa do pleno estado de Direito. Decano do jornalismo brasileiro, Alexandre Garcia, que tem dezenas de milhares de seguidores nas suas redes sociais, se assustou: “nos meus 84 anos de vida e mais de 55 de imprensa, jamais tinha vista jornalistas defendendo a censura. É inacreditável”, comentou.

Há, contudo, claras questões legais que devem ser levadas em consideração. O Código Civil, artigo 1.138, obriga empresas estrangeiras a terem representantes no Brasil. O X os retirou a todos. Vista assim, secamente, pela lei escrita, dá-se crédito à decisão de Moraes, já referendada pela Primeira Turma do STF. Mas como Elon Musk manteria alguém da sua equipe aqui, com ela sendo ameaçada de prisão pelo próprio Moraes? Ora, a decisão pode não ser ilegal, mas a forma como ela foi feita, deixa clara a censura imposta. Mas isso não é o pior. O é a união de dezenas de jornalistas, a maioria famosa, muitos dos quais que sofreram muito nos governos militares, agora aplaudindo decisões ditatoriais e que impõem claramente a censura. Plagiando Alexandre Garcia: “é inacreditável!”

UNIÃO BRASIL QUER SER O MAIOR PARTIDO DO ESTADO, CONQUISTANDO 29 PREFEITURAS NA ELEIÇÃO DESTE ANO

A corrida eleitoral nas prefeituras de Rondônia tem um ingrediente diferenciado. Caso a meta seja atingida, o União Brasil se tornará o maior partido do Estado, em termos de prefeitos eleitos. Caso isso se confirme, a sigla que tem como presidente regional o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves e como dirigente de honra o governador Marcos Rocha, vai superar em larga escala o MDB, que até agora era o campeão no comando de municípios. Hoje, as articulações políticas coordenadas por Gonçalves e com o apoio do grupo palaciano, obviamente liderado por Rocha, já reuniram 26 prefeitos sob a sigla do União Brasil. Exatamente a metade dos municípios. A meta nas eleições de 6 de outubro é bater nos 29 prefeitos eleitos, incluindo a Capital, com Mariana Carvalho, que ingressou no partido há poucos meses, trazida num esforço recheado de habilidade política de Junior. Caso Mariana vença, o União Brasil terá não só a maioria dos prefeitos eleitos, como ainda somará o maior eleitorado rondoniense, registrado em Porto Velho. Será um grande avanço para uma sigla que está no meio da disputa política há muito menos tempo que um dos seus principais rivais, o MDB. Júnior Gonçalves diz que todos os adversários merecem respeito, mas seu União Brasil chegou para ficar e, ainda, para se tornar o maior partido do Estado. Agora, é esperar que as urnas deem a resposta que o líder partidário e um dos nomes mais importantes do atual governo, está prevendo.

‌PARCIALIDADE, MENTIRAS, OMISSÕES, FACTÓIDES: UMA VISÃO DISTORCIDA DA REALIDADE É O PURO RETRATO DE UMA IDEOLOGIA RETRÓGRADA

A música é gaúcha, mas cabe bem como uma alegoria nos que, por pura ideologia, defendem o fim do agronegócio: “E entre tantos que negam e fogem, aos atávicos tons musicais; estão eles de bota e bombacha; sustentando os padrões culturais. Que não falte coragem a esses homens, contra o tempo aguentando o repuxo; e que à essas tendências imponham, o autêntico canto gaúcho!”. A música se refere aos campos e quem neles vivem, agora atacados pelos que aplaudem destruição de balsas e dragas de garimpeiros pobres e o óleo e todos os produtos destruídos que vão para o fundo dos rios e causam muito mais poluição, durante anos. São os defensores parciais do meio ambiente. Quando encaixa no seu discurso que vai ao encontro dos grandes interesses internacionais e em suas ideologias, comemoram. Quando o fogo e a fumaça são ignorados pelos governantes que eles defendem, daí não se ouve um pio. Tudo hipocrisia pura, porque, defensores ambientais, culpam a produção dos alimentos que sustentam milhões e milhões de pessoas, como se conhecessem uma forma milagrosa de termos comida. Mentem descaradamente, dizendo que o arroz que sai de meia dúzia de áreas de plantio, raras por sinal, do MST, representam a maior produção de arroz do país. Mentem porque todo o arroz ali produzido, além de custar cinco vezes mais que o comum, não daria para alimentar o Brasil por 24 horas. São os mesmos que aplaudem as invasões criminosas; as condenações de 17 anos para donas de casa que participaram de um protesto, mas que acham que o bom democrata deve ir para um bom paredão e ser fuzilado por uma boa bala, como fazia o guru deles, o psicopata (“fuzilamos sim e vamos fuzilar muito mais!”) Che Guevara. A culpa de tudo é apenas dos outros, como sempre deixa claro a grande ministra do Meio Ambiente, que eles adoram, a Rainha das ONGs, Marina Silva.

CORRIDA PELAS CADEIRAS DA CÂMARA MOVIMENTA A POLÍTICA E ALGUNS NOMES COMEÇAM A SE DESTACAR NA GUERRA PELAS 23 CADEIRAS

Se a campanha para a Prefeitura de Porto Velho está numa espécie de calmaria irritante, a disputa pelas 23 cadeiras à Câmara de Vereadores esquenta cada vez mais. São 370 postulantes correndo atrás do eleitor, a maioria deles com apoio desta ou daquela personalidade. Entre os atuais vereadores, destacam-se nomes como os de Márcio Pacele, Edwilson Negreiros, Elis Regina, Macário Barros e Aleks Palitot, entre outros. Da turma que quer chegar lá, se poderia enumerar duas dezenas pelo menos, mas estão se sobressaindo, até agora, candidaturas como as de Breno Mendes (com várias frentes de campanha); Thiago Tezzari; Júnior Cavalcante (que já foi vereador), a advogada Andréa Farias e o assessor especial do prefeito Hildon Chaves, Dr. Santana. Claro que há muitos outros com chances reais, principalmente o grupo de pastores, que já saem com a vantagem de terem uma base eleitoral em suas igrejas. Também estão indo bem aqueles nomes apoiados pelo presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Cruz, que se multiplica para participar de dezenas de reuniões de candidatos dos quatro partidos que reuniu em torno de si. Marcelo tem sido a principal atração nestes encontros, alguns deles com grande público, onde sempre é ovacionado quando chega. Por outro lado, a grana partidária já chegou e foi diretamente para os candidatos. Alguns deles estão com os bolsos cheios, outros ficaram apenas com algumas migalhas. Mas mesmo assim, a corrida pelo voto segue intensa.

CANDIDATOS DO PARTIDO NOVO NÃO TÊM HORÁRIO ELEITORAL E FARÃO TODA A CAMPANHA COM APENAS 27 MIL REAIS

Se há um candidato com coragem, que realmente está na campanha para defender suas ideias e se tornar mais conhecido da coletividade, mas com chances quase zero de chegar a algum lugar, este é o advogado Ricardo Frota, um dos postulantes à Prefeitura de Porto Velho. Sem nenhum segundo no horário eleitoral gratuito, onde, seu partido, o Novo, não tem direito nem a isso, Frota tem que se desdobrar em percorrer os bairros. As más notícias não acabam aí, para o jovem candidato. Ele tem menos de 28 mil reais do Fundo Especial, para fazer toda a sua campanha. Só como comparação, Mariana Carvalho terá mais de 4 milhões e a candidata Euma Tourinho, concorrendo pelo MDB, mais de 2 milhões e 100 mil reais. Essa miséria foi o que chegou às mãos de Frota e do seu companheiro de chapa, o dr. Valdemar Katayama. O que se poderia comprar com essa merreca, para uma eleição à Prefeitura de uma Capital?  Apenas para se ter uma ideia do quanto é um valor pequeno, pode-se citar que uma Moto Yamaha, zero quilômetro, de 250 cilindradas, já levaria quase todo este dinheiro. Poderia mandar imprimir algo em torno de 600 mil santinhos, Parece muito, mas os 2 milhões e 100 de Euma, por exemplo, poderiam significar 52 milhões de santinhos e Mariana poderia imprimir o dobro disso, ou seja, mais de 104 milhões de santinhos. A dupla do Novo merece respeito e aplausos, por estar na disputa, mesmo com tantas desvantagens.

EM ARIQUEMES, HOMENS ESTÃO FORA DA CORRIDA PELA PREFEITURA. O PODER ESTÁ COM AS MULHERES!

Ariquemes será uma das poucas cidades brasileiras, caso se concretize o que está desenhado, com apenas mulheres disputando a Prefeitura. Dois candidatos que chegaram a se apresentar, acabaram ficando fora. O ex-vereador José Augusto chegou a ensaiar a candidatura, mas ficou de fora. O segundo caso foi o mais decisivo.  O vereador cassado Rafael Fera entrou na disputa com chances reais. Conseguiu na Justiça uma liminar para concorrer, chegou a começar a colocar sua campanha na rua, mas a liminar foi cassada e ele voltou a se tornar inelegível. A pá de cal foi dada no STF, onde foi mantido que ele fica fora da eleição. Permaneceram na disputa, então, só duas mulheres: a atual prefeita, Carla Redano, que vai à reeleição e a professora Agna Souza, do MDB. Até esta terça-feira, apenas as duas estavam aptas para decidirem quem vai comandar a cidade. Nos bastidores, contudo, ouve-se que Rafael Fera estaria tentando indicar uma mulher do seu grupo político, para confrontar Carla e Agna. Um dos nomes é o de Marlei Mezomo, que seria sua vice, na chapa agora fora da corrida Outra alternativa seria o da vereadora Rafaela do Batista. Até o momento nenhum homem está na relação dos candidatos. A disputa será mesmo apenas entre mulheres, algo completamente inédito nas história da cidade.

O DITADOR PERDE JATINHO DE MILHÕES E CARROS DE LUXO, MAS SE MANTÉM NO PODER À CUSTO DO SANGUE DO SEU POVO

Os comunistas da elite, aqueça mesmo que eles tanto combatem discursos fajutos, adoram o comunismo, mas para os outros. Para eles, jatinhos, carros de luxo, mordomias sem fim. O povo que fique vivendo sob seu tacão, repartindo as sobras, porque os ditadores querem mesmo é viver no bom e no melhor. O caso do sanguinário Nícolas Maduro é mais do que sintomático. Depois de destruir seu povo e seu país, de fraudar vergonhosamente uma eleição e registrar o maior número de prisões de opositores em toda a história venezuelana, Maduro começou uma gastança desenfreada. Deu-se mal numa delas, porque um jatinho que comprou por algo parecido com 250 milhões de reais, foi apreendido popr ordem do governo dos Estados Unidos, assim como uma dezena de carros de luxo, que estavam sendo enviados ao  país onde o ditador é dono, graças ao apoio da maior parte das Forças Armadas, mas, mais que tudo, com o aval corrupto do Judiciário, parceiro da guerra contra o próprio povo. Enquanto o povão busca restos nas lixeiras para se alimentar, o ditrador foi às compras. O avião,  um Dassault Falcon 900, foi apreendido na República Dominicana, que tem acordo com os Estados Unidos para apreensão de bens de criminosos.  Procurado pela Interpol por suspeita de associação com o tráfico internacional de drogas, Maduro perde alguns bens, mas mantém sua ditadura sanguinária.

QUEIMADAS: BAGATTOLI CRITICA O GOVERNO FEDERAL POR FALTA DE PLANEJAMENTO E DEFENDE OS PRODUTORES RURAIS

 “É muito cômodo culpar o campo e não reconhecer que houve inércia e falta de planejamento do Governo Federal”. O comentário é do senador rondoniense Jaime Bagattoli, ao lembrar que só em agosto, a Amazônia teve nada menos do que 28 mil focos de calor, dos quais 4.500 em Rondônia.  “Nós que vivemos na Amazônia, já estamos acostumados com os períodos de secas, que têm previsibilidade anual, mas o que está acontecendo este ano é algo atípico e tem contribuído para o aumento das queimadas. O cenário exige uma grande rede de apoio, que não estamos vendo por parte do Governo Federal. É muito cômodo culpar o campo e não reconhecer que houve inércia e total falta de planejamento para o enfrentamento da crise atual”, afirma o senador. Bagattoli também refuta o que chama de “falsa ligação das queimadas com o agronegócio, alegação infundada que tem ganhado corpo nas redes sociais”.  Para ele, “é importante deixar claro que todo o setor produtivo repudia e combate os incêndios criminosos. Não podemos permitir que acusações falsas sejam levantadas contra quem gera renda nesse país e que gasta para manter a preservação ambiental em suas propriedades. Outro ponto importante de se lembrar é que o produtor rural, que muitas vezes chegou a investir milhões de reais em sua propriedade, jamais usaria o manejo do fogo para qualquer coisa dentro do seu imóvel”, registrou.

PERGUNTINHA

 Qual sua opinião sobre a decisão do senador e ex-ministro Sérgio Moro de continuar usando o Twitter (atual rede X), mesmo depois que ela foi proibida no Brasil por decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, alegando que a proibição é inconstitucional e impõe censura, mesmo que ela seja proibida no nosso país?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Propaganda da Havaianas com Fernanda Torres gera críticas de políticos

Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira apontam viés ideológico em comercial e convocam boicote que resultou em queda de valor da Alpargatas na Bolsa.
L
Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Semana de Natal no Parque da Cidade tem programação especial em Porto Velho

Parque da Cidade reúne shows, atrações culturais e sorteio de uma Honda Biz no dia 25
L
Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Prefeitura de Porto Velho lança Programa de Atividade Delegada Municipal

Atividade Delegada Municipal amplia integração das forças de segurança e reforça a fiscalização urbana em Porto Velho
L
Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Lançamento de foguete em Alcântara é adiado para as 22h nesta segunda

Condições meteorológicas e risco de chuva durante o abastecimento forçaram nova mudança no horário da primeira operação comercial espacial em solo brasileiro.
L
Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Agenda News: Prata D’Merces elegância e brilho em cada detalhe

Joias em prata 925 com design exclusivo, atendimento acolhedor e a oportunidade de transformar estilo em negócio.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Moraes determina retomada de processo contra Alexandre Ramagem

Após cassação de mandato, ex-deputado volta a responder por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro e audiência de instrução é marcada para 2026.
L
Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Lula sanciona lei que reorganiza carreira da polícia judicial

Nova legislação transfere servidores para a área de apoio especializado, redefine cargos e estabelece regras para o porte de arma no Judiciário.
L
Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

Câmara determina cancelamento de passaportes de Eduardo e Ramagem

A medida ocorre após a cassação dos mandatos parlamentares e resulta na perda de benefícios como verba de gabinete e uso de imóveis funcionais.
L

Solidariedade que supera a chuva: Evento “Semeando Alegria” supera metas em Porto Velho

Mesmo sob forte chuva, a Associação Conecta Bem realizou o evento filantrópico “Semeando Alegria” e superou a meta de atendimento, levando solidariedade, diversão e espírito natalino ao Bairro Caldinho, em Porto Velho.
L

Alerta para o norte, noroeste e sudoeste de Rondônia: esperam-se chuvas de nível 3, com riscos de impactos, principalmente no dia 24, véspera de Natal

Alerta de chuvas fortes (nível 2) para a capital nesta segunda. No Sudoeste, entre Pimenteiras e Cabixi, o nível de alerta sobe para 3.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Trabalho e renda reduzem pobreza no Brasil, aponta governo

Pobreza no Brasil recua com políticas sociais e mercado aquecido.
L
Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Governo autoriza nomeação de 249 novos servidores para PF e MCTI

Portarias publicadas nesta segunda-feira garantem reforço administrativo na Polícia Federal e ampliação do quadro de pesquisadores em institutos científicos.
L
PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

PGR defende progressão de regime para o hacker Walter Delgatti

Parecer enviado ao STF aponta que condenado cumpriu requisitos de tempo e bom comportamento para migrar do regime fechado para o semiaberto.
L
Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Governo de Rondônia decreta ponto facultativo nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro

Medida visa proporcionar descanso aos servidores públicos estaduais após as celebrações de Natal e Ano Novo; serviços essenciais serão mantidos no estado.
L
Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Cristiane Lopes participa de certificação do projeto PCD+ Mães Atípicas

Iniciativa promove inclusão, capacitação e autonomia em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Adolescente é apreendido com munições e roupas furtadas

Ocorrência de apreensão foi registrada em condomínio de Porto Velho.
14
Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Mulher é sequestrada em estacionamento do Atacadão em Porto Velho

Sequestro ocorreu em Porto Velho durante suposto encontro no Atacadão.
14
PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

PRF em Rondônia e PMRO apreendem mais de trezentos quilos de entorpecentes

Uma mulher foi presa em flagrante.
10
Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Polícia Civil apreende armas de investigado por violência doméstica em Cacoal

Ação da Deam com apoio da 1ª Delegacia e Núcleo de Inteligência garante segurança de vítima após denúncias de agressões e ameaças com armas em Cacoal.
12
Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Rondônia integra balanço nacional de 447 kg de ouro ilegal apreendidos em 2025

Roraima concentra quase metade das interceptações nacionais; forças de segurança atribuem alta ao fim da presunção de boa-fé e fiscalização em rotas de fronteira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Mais de 141 mil trabalhadores ainda não sacaram abono salarial

Valores disponíveis somam 145,7 milhões e podem ser retirados até a próxima segunda-feira, 29 de dezembro, data final do calendário de pagamentos.
L
Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Cantata Natalina encerra agenda cultural da Prefeitura de Jaru

Evento da Cantata Natalina reuniu famílias e marcou o fim das ações culturais em 2025.
L
Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Pesquisa da UNIR analisa saúde indígena no Brasil e Bolívia

Estudo sobre saúde indígena avalia comunicação de risco em crises sanitárias.
L
Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Dunlop detalha práticas para reduzir riscos em situações de emergência

Empresa explica por que pneus novos devem ser instalados no eixo traseiro
L
Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Conab prorroga prazo do Sociobio Mais até janeiro

Sociobio Mais terá envio de documentos estendido até 16 de janeiro.
L
Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix limita catálogo para clientes do plano básico

Netflix restringe títulos no plano com anúncios por contratos antigos.
L
China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

China classifica interceptação de navios pelos Estados Unidos como violação grave

Governo chinês afirma que ação americana contra petroleiro vindo da Venezuela desrespeita o direito internacional e defende soberania comercial entre os países.
L
Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú alerta sobre golpe com uso de número oficial

Itaú confirma fraude com falsificação de chamadas para roubo de dados.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.