QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Custo de um parto na rede pública é pelo menos uma vez e meia maior do que o mesmo serviço na rede privada

Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

CUSTO DE UM PARTO NA REDE PÚBLICA É PELO MENOS UMA VEZ E MEIA MAIOR DO QUE O MESMO SERVIÇO NA REDE PRIVADA

Todos os dias, a Maternidade Municipal de Porto Velho realiza pelo menos 25 partos. São 750 por mês. Ou seja, durante o ano, são pelo menos mais 9 mil porto-velhenses que chegam a este mundo. A Maternidade é um avanço no serviço de saúde, beneficiando milhares de mamães e seus bebês, com atendimento de qualidade e em um prédio que de vez em quando é reformado. Como foi recentemente, quando a Prefeitura da Capital teve que contratar serviços de hospitais privados para atender as parturientes, até que as obras estivessem totalmente concluídas. Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês. Ou seja, cada um dos 750 nascimentos mensais custa algo em torno de 4.666 reais, arredondando. Ora, como normalmente os serviços privados são bem mais caros, a Prefeitura se preparou para uma gastança, até que as obras da Maternidade fossem terminadas. Quando a conta chegou, a surpresa: o mesmo serviço que custou 3 milhões e meio no hospital público foi realizado, com a mesma qualidade, no serviço em hospitais privados, ao custo total de pouco mais de 1 milhão e 500 mil reais, ou seja, quase uma vez e meia a menos. A história foi contada pelo próprio Hildon Chaves, durante sua participação no programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM. Ao conversar com os Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto, Sérgio Pires e com o convidado especial Erik Araújo, Hildon abordou vários temas, mas sem dúvida o que mais chamou a atenção foi essa diferença brutal de custos do serviço público para o privado. Uma média mensal de 750 partos custa aos cofres públicos 2 milhões de reais a mais do que se fosse feito o mesmo serviço na rede privada. Não é de assustar?

No mesmo contexto da saúde pública, Hildon informou que os projetos para construção do Hospital Municipal, de 100 leitos, estão todos prontos. Disse ainda que há outros 100 milhões em emendas que também poderão ser liberados. Ele acredita que o Hospital porto-velhense, que será construído ao lado da Maternidade, poderá ser construído em breve, dependendo da vontade do novo prefeito. O que ele aconselhou e disse que faria, caso fosse o mandatário da Capital, é privatizar todo o atendimento. Pelo exemplo da Maternidade, fica claro que os custos de um hospital, para os cofres do Município, serão muito menores se pagos para a iniciativa privada. O assunto merece estudos e análises profundas. Se funcionar com qualidade, por que gastar mais que o dobro do custo, se pagando o privado e ficando apenas com a fiscalização, além do pagamento, se pode oferecer um serviço com a mesma qualidade? Na verdade, não será algo fácil, porque a gente sabe que o lobby no setor público é imenso e pode derrubar governos.

PONTE BINACIONAL, ESPERADA HÁ 120 ANOS, VAI ATRASAR DE NOVO. TCU MANDA REINICIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA LICITAÇÃO

Era bom demais pra ser verdade! Poucos meses depois do governo brasileiro confirmar que ainda este ano iniciariam as obras da ponte binacional Brasil/Bolívia, em Guajará Mirim, o Tribunal de Contas da União mandou parar tudo e começar do zero a avaliação das propostas das empresas que participaram da licitação. Houve erro que teria prejudicado um dos consórcios, alertou o TCU, na decisão anunciada nesta quarta-feira. O consórcio Mamoré foi eliminado da disputa porque não teria cumprido todas as exigências do edital. A obra então foi destinada ao Consórcio Construbase, que ofereceu um preço maior que a concorrente, mas estaria totalmente dentro do que pedia o edital. O Mamoré recorreu ao TCU, negando qualquer descumprimento do que pedia a licitação e o tribunal deu provimento parcial ao pedido, determinando que as análises das propostas, que participaram da concorrência, comecem do zero. O investimento na ponte está orçado entre 120 milhões e 125 milhões de reais. A obra, aguardada há mais de 120 anos, já que foi combinada pelo Tratado de Petrópolis, quando o Brasil ofereceu à Bolívia contrapartidas, para poder anexar o Acre ao território nacional. A ponte foi projetada com 1.200 metros de extensão e a obra está prevista para ser concluída em 36 meses. Agora, já não se sabe quando a construção vai começar. Pode vir por aí uma longa batalha judicial.

PERTO DE 70 POR CENTO DO ELEITORADO DA CAPITAL NÃO SE ENVOLVEU AINDA COM A CAMPANHA E NÃO DECIDIU EM QUEM VOTAR

Tem muita fofoca, muita conversa fiada, cabos eleitorais de um lado e outro lançando Fake News; pesquisas que poucos acreditam dando resultados diferentes, ou seja, entre os candidatos e os que estão envolvidos na campanha, a movimentação é grande, na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Já tem também muita grana rolando. Então, qual o problema? Simples. O povo está alheio a tudo isso. A média de eleitores que ainda nem pensam em eleição e muito menos decidiram em quem vão votar, segundo números muito próximos de todas as pesquisas, as que merecem crédito e as duvidosas, fica em torno de 70 por cento. A campanha só vai esquentar um pouco mais, quando começar o horário eleitoral gratuito, a partir desta sexta-feira. E vai ferver mesmo na reta final, principalmente na reta final, quando acontecerá o debate da SICTV/Record, sempre decisivo nas últimas eleições. O confronto entre os sete candidatos ocorrerá no sábado, 28 de setembro, uma semana antes da eleição e, certamente, influirá novamente, de forma decisiva, no voto do eleitor porto-velhense. Destacam-se também as sabatinas a que os candidatos serão submetidos, a partir do dia 9 de setembro, quando responderão perguntas dos Dinossauros do Rádio e da TV, liderados por Everton Leoni. Por enquanto, a campanha não está mobilizando o eleitor e só ferve da porta para dentro dos partidos.

ISAU MUITO FORTE EM JI-PARANÁ, MAS AFFONSO CÂNDIDO CRESCE COM O APOIO DOS BOLSONARISTAS

Se a campanha em Porto Velho tem uma tendência forte na direção da candidata Mariana Carvalho, apoiada por 12 partidos e com a maior e melhor estrutura, em Ji-Paraná, a disputa está acirrada. O atual prefeito, Isau Fonseca, que enfrenta mais um pedido de impugnação pelo Ministério Público, certamente ainda é o que tem mais chances de chegar à reeleição. Suas reuniões, em diferentes pontos da cidade, têm atraído muita gente e animado sua equipe de campanha. O nome do vice (o empresário Joarez Jardim), também tem ajudado. O governador Marcos Rocha e a primeira-dama Luana Rocha, inclusive, gravaram um vídeo de apoio ao prefeito de Ji-Paraná, que disputa a eleição pelo partido dos Rocha, o União Brasil. Isau, portanto, está tranquilo? Nada disso. Seu principal concorrente está subindo muito entre o eleitorado da sua cidade. Affonso Cândido, deputado estadual e um nome em ascensão na política rondoniense, tem o apoio dos bolsonaristas. Vídeos do ex-presidente pedindo votos para o parlamentar o acompanham em todas as reuniões. O senador Marcos Rogério, presidente regional da sigla, e o senador Jaime Bagattoli, além de correligionário, amigo pessoal de Bolsonaro, estão tentando com que o nome mais quente do PL vá pessoalmente a Ji-Paraná, para alavancar a campanha. Isau reúne mais lideranças, incluindo o PP, que normalmente seria aliado ao PL, mas mesmo assim Affonso Cândido tem crescido. Vamos ver o que as urnas decidirão!

QUEM SÃO OS ALIENÍGENAS QUE QUEIMAM, DESTRÓEM, CAUSAM DOENÇAS E NENHUM DELES É PEGO?

Quem passou a quarta-feira respirando fumaça, com as queimadas no entorno de Porto Velho, mas também em várias outras regiões do Estado, certamente lamentou que todas as promessas feitas pelas autoridades, não resultaram em absolutamente nada. Está muito mais fácil destruir balsas e dragas de garimpeiros pobres, do que prender pelo menos um dos criminosos responsáveis pelo que está acontecendo. Nada. Zero. Ninguém foi pego, algemado, levado para a execração pública, como se deveria fazer, porque este tipo de gente está se lixando para sua cidade e as milhares de pessoas que vivem nela. Ouve-se discursos poderosos, ameaças de medidas drásticas, decretos disso e decretos daquilo, mas não se vê nada de positivo na prática. Cada dia a situação está pior. Parece que os incendiários são invisíveis. Escondem-se nas sombras, saem à noite, jogam querosene ou outro combustível nas matas e somem. Não se pega ninguém, mesmo com as centenas de policiais, bombeiros e membros de outras forças, trabalhando diuturnamente. Ora, quem são estes superpoderosos que andam livres pelas zonas rurais, destruindo partes inteiras de campos e floresta, sem que ninguém seja pego? São alienígenas? São seres que imolam o meio ambiente e somem como fumaça? Isso é vergonhoso!

CRISTIANE QUER O FIM DA GREVE DO INSS, COM ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DOS SERVIDORES, PARA SERVIÇO SER NORMALIZADO

“Precisamos urgentemente dar um fim à greve, dar o aumento devido à categoria, contratar mais servidores, fazer justiça com os servidores do INSS e ajudar a população que tanto sofre. Meu pedido ao Ministro Carlos Lupi é claro, atender às demandas justas dos servidores, que há anos vêm sendo negligenciadas, pois o desfecho dessa greve não impactará apenas os trabalhadores do INSS, mas determinará também o futuro de milhões de cidadãos brasileiros, especialmente os mais vulneráveis.” O trecho é de discurso da deputada rondoniense Cristiane Lopes, defendendo o atendimento das reivindicações dos servidores do INSS, cuja greve se arrasta há longo tempo. Os salários muito baixos e o aumento do trabalho, já que a força de servidores foi reduzida de 24 mil para 19 mil, sem qualquer recomposição, causa graves prejuízos não só à categoria, como também a toda a população. Em documento enviado ao Ministro, Cristiane traz ainda à tona a realidade enfrentada pela população de Rondônia, detalhando os problemas vividos nas agências do INSS no seu Estado. Segundo ela, apenas 4 das 20 unidades estão em funcionamento, e mesmo assim, de forma precária, por causa da greve. “O cenário é ainda mais grave em localidades como Presidente Médici e São Miguel, onde as agências estão fechadas aguardando reforma. Em Espigão e Buritis, foi a falta de servidores que resultou em portas cerradas, assim como em Nova Mamoré, tudo afetado diretamente pela greve. Além disso, o Prevbarco, uma embarcação que deveria estar levando serviços essenciais às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas do município de Costa Marques, está parada desde o mês de janeiro. Ainda não há previsão sobre o fim da greve.”

SOMOS QUASE NOVE MILHÕES DE BRASILEIROS A MAIS, HOJE, DO QUE ÉRAMOS PELO CENSO DO IBGE DE DOIS ANOS ATRÁS

As informações são contraditórias, mas embora se diga que a população brasileira tende a diminuir, a partir de 2030, na verdade neste momento continuamos crescendo, segundo o IBGE. E crescemos muito. Em comparação a 2023, o percentual de aumento foi de nada menos do que 4,68 por cento. Chegamos a um total de 212 milhões e 500 mil habitantes nestas terras de Cabral, embora as famílias estejam sendo reduzidas e os nascimentos estejam em constante queda, comparando-se, por exemplo, com as últimas duas décadas. Se formos comparar com o último censo oficial de 2022, o crescimento foi ainda maior. Naquela ocasião, o IBGE apontou que éramos 203.080.756, ou seja, em dois anos, teria aumentado o número em 12 milhões e 419 mil pessoas, cerca de 9,5 por cento. Nossa região norte, contudo, não cresceu neste ritmo. Tínhamos 17 milhões e 355 mil habitantes em 2022 e hoje, pelos números atualizados, crescemos menos de 1,5 por cento em dois anos. O Brasil tem 15 dos seus 5.570 municípios com mais de um milhão de habitantes, dos quais 13 são capitais. Ao todo, quase 43 por cento da população se concentra nestas grandes cidades, representando mais de 20 por cento do total. Os restantes 80 por cento se espalham pelas milhares de cidades interioranas, algumas com pouquíssimos habitantes, como Serra da Saudade, em Minas Gerais, a de menor número de habitantes do país, com apenas 833 pessoas.

BANDIDOS OSTENTAVAM ARMAS NAS REDES SOCIAIS E SEGURANÇA REAGIU COM OPERAÇÃO ENVOLVENDO MAIS DE 300 POLICIAIS

Com apoio do Ministério Público e do Judiciário, as forças policiais de Rondônia, mas também com participação de equipe do Acre, desencadearam uma das maiores operações dos últimos anos, envolvendo nada menos do que 350 membros da segurança pública, vindos de grandes forças, como a Polícia Militar como um todo; o Batalhão de Operações Especiais, Bope; Batalhão Especializado contra o Crime Organizado e serviços de Inteligência. Basicamente, a operação se realizou em Porto Velho e Rolim de Moura, para cumprimento de dezenas de mandados judiciais não só em residências particulares, como também dentro de presídios. Isso mesmo! Dentro de cadeias. Nelas, muitos detentos divulgavam vídeos (ué! Celular dentro das celas não é proibido?) e assim como o faziam asseclas, do lado de fora, mostrando armas potentes e tirando sarro da polícia. A ostentação vai custar caro aos criminosos, que imaginavam que não haveria reação. Os resultados da ação serão divulgados em breve e mesmo sempre tendo a lei a protegê-los, desta vez a tendência é que os criminosos se deem muito mal. A sugestão agora é que as mesmas forças policiais cerquem e tomem conta dos conjuntos populares, prendendo todos os membros de facções criminosas que mantêm a população pobre e trabalhadora como refém. Só com a união de todas as forças, será possível tirar de circulação tanto bandido em Porto Velho.

PERGUNTINHA

Você sabia que dos 90 bilhões de reais prometidos pelo governo federal para ajudar na recuperação de mais de 470 cidades gaúchas destruídas ou atingidas na tragédia de maio passado, apenas cerca de 19 bilhões já chegaram até meados do mês passado e assim mesmo como valores de antecipação de impostos a que o Estado teria neste final de ano?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Marca registra avanço de 175% nas vendas entre janeiro e novembro de 2025.
L
Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

A empresa detalhou no CONATS 2025 as diretrizes de seus Projetos Incentivados, incluindo seleção, monitoramento e impacto social, e ofereceu ao público uma experiência imersiva em realidade virtual sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica Jirau.
L
Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos à frente da Depile-se

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos à frente da Depile-se

Empresária compartilha trajetória no Agenda News e inspira mulheres com sua história de sucesso no setor de estética em Porto Velho.
L
Free Flow na BR-364 terá pedágio eletrônico e facilidades para motoristas

Free Flow na BR-364 terá pedágio eletrônico e facilidades para motoristas

Sistema de pórticos permitirá passagem sem parar, com cobrança automatizada e descontos para usuários frequentes.
L
Novo consórcio com foco em planejamento e economia é lançado em Rondônia

Novo consórcio com foco em planejamento e economia é lançado em Rondônia

Iniciativa destaca a Rovema Bank como uma instituição voltada para planejamento, controle e economia.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou as respostas das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avaliou 27 áreas de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L

Fonte de Vida: Dr Cleiton Bach e Didas Cordeiro

trazendo informações importantes sobre cuidados com a visão, prevenção de doenças oculares e qualidade de vida.
L
Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias de demissão dos delegados de carreira da Polícia Federal, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a perda do cargo público por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
L
CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a revogação da Lei nº 12.318/2010 por 37 votos a 28; o texto segue direto para análise do Senado se não houver recurso na Casa, com o argumento central de que a legislação tem sido usada para proteger abusadores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

O Plano de Ação Conjunto visa coordenar a resposta do Estado e do setor privado aos crimes digitais, que colocam o Brasil como o segundo país no mundo em tentativas de golpes, e inclui o lançamento do site “Sofri um Golpe. E agora?”.
L
Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

O presidente da Corte, Edson Fachin, manifestou preocupação com os “estarrecedores” casos recentes, citando o feminicídio da professora Catarina Karsten e renovando o compromisso do Judiciário com a defesa feminina.
L
Toffoli autoriza buscas na Vara Federal da Lava Jato em Curitiba

Toffoli autoriza buscas na Vara Federal da Lava Jato em Curitiba

A Polícia Federal cumpre mandado na 13ª Vara Federal a pedido do ministro Dias Toffoli para recolher documentos de casos anteriores à operação, sendo o senador Sérgio Moro um dos alvos da investigação.
L
Subcomissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40 horas e mantém 6x1

Subcomissão adia votação da PEC que reduz jornada para 40 horas e mantém 6×1

O relatório que propõe a redução gradual da jornada de trabalho semanal de 44h para 40h foi adiado na Câmara, enquanto o governo mantém a defesa pelo fim da escala de 6 dias de trabalho por 1 de descanso.
L
Dra Taíssa parabeniza União Bandeirantes pelos 26 anos e reforça ações por desenvolvimento do distrito

Dra Taíssa parabeniza União Bandeirantes pelos 26 anos e reforça ações por desenvolvimento do distrito

A parlamentar destaca o simbolismo dos 26 anos de União Bandeirantes, parabeniza a comunidade e reforça investimentos em infraestrutura, produção rural e saúde.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre caminhonete e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

VÍDEO: Acidente entre carro e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

Uma caminhonete Blazer atingiu e arrastou uma motocicleta na Rua Uruguai, no bairro Nova Porto Velho, mas o motociclista pulou a tempo e não se feriu gravemente.
14
Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

O piloto sofreu lesão na mão e recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
12
Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Diones Pires de Souza, de 40 anos, foi vítima de homicídio na comunidade Laranjal, Reserva Rio Cautário; o suspeito, de 32 anos, fugiu para a mata.
18
Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

A colisão ocorreu no cruzamento com a Avenida Vitória, quando a condutora da bicicleta elétrica realizou uma conversão, e ambos os envolvidos sofreram escoriações.
12
Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Acusado de porte ilegal de arma de fogo é preso com drogas em RO

Wanderson S., de 33 anos, foi detido pela Polícia Militar no centro da cidade com pedras de crack e tinha mandado de prisão em aberto com quase dez anos de pena restante.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: RENOVI PNEUS LTDA

Licença de Operação nº 037/2025/SEMMA/PMV
L
Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Programa Mais Gestão terá docentes atuando em entidades do PAA para aprimorar gestão e fortalecer organizações.
L

Giro News: Tunai Lira fala sobre a AGROTEC 2025

um dos maiores eventos do agronegócio de Rondônia, destacando resultados, impacto econômico, inovação, participação do público e os próximos passos do setor.
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO PARANÁ LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO,
L
SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em apostas

SUS terá teleatendimento em saúde mental para viciados em apostas

Ministérios da Saúde e da Fazenda firmam cooperação para combater o vício em bets, oferecendo teleatendimento especializado no SUS a partir de fevereiro de 2026 e uma ferramenta para bloquear o CPF em sites de jogos eletrônicos.
L
SENAI-RO recebe prêmio nacional por atuação no Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO recebe prêmio nacional por atuação no Programa Brasil Mais Produtivo

Reconhecimento destaca desempenho da instituição em otimização de processos industriais e eficiência energética.
L
Mega da Virada 2025 revela números mais sorteados em concursos anteriores

Mega da Virada 2025 revela números mais sorteados em concursos anteriores

Conheça os números mais frequentes da Mega da Virada antes do concurso especial de 2025, que terá prêmio de R$ 850 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.