QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Custo de um parto na rede pública é pelo menos uma vez e meia maior do que o mesmo serviço na rede privada

Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

CUSTO DE UM PARTO NA REDE PÚBLICA É PELO MENOS UMA VEZ E MEIA MAIOR DO QUE O MESMO SERVIÇO NA REDE PRIVADA

Todos os dias, a Maternidade Municipal de Porto Velho realiza pelo menos 25 partos. São 750 por mês. Ou seja, durante o ano, são pelo menos mais 9 mil porto-velhenses que chegam a este mundo. A Maternidade é um avanço no serviço de saúde, beneficiando milhares de mamães e seus bebês, com atendimento de qualidade e em um prédio que de vez em quando é reformado. Como foi recentemente, quando a Prefeitura da Capital teve que contratar serviços de hospitais privados para atender as parturientes, até que as obras estivessem totalmente concluídas. Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês. Ou seja, cada um dos 750 nascimentos mensais custa algo em torno de 4.666 reais, arredondando. Ora, como normalmente os serviços privados são bem mais caros, a Prefeitura se preparou para uma gastança, até que as obras da Maternidade fossem terminadas. Quando a conta chegou, a surpresa: o mesmo serviço que custou 3 milhões e meio no hospital público foi realizado, com a mesma qualidade, no serviço em hospitais privados, ao custo total de pouco mais de 1 milhão e 500 mil reais, ou seja, quase uma vez e meia a menos. A história foi contada pelo próprio Hildon Chaves, durante sua participação no programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM. Ao conversar com os Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto, Sérgio Pires e com o convidado especial Erik Araújo, Hildon abordou vários temas, mas sem dúvida o que mais chamou a atenção foi essa diferença brutal de custos do serviço público para o privado. Uma média mensal de 750 partos custa aos cofres públicos 2 milhões de reais a mais do que se fosse feito o mesmo serviço na rede privada. Não é de assustar?

No mesmo contexto da saúde pública, Hildon informou que os projetos para construção do Hospital Municipal, de 100 leitos, estão todos prontos. Disse ainda que há outros 100 milhões em emendas que também poderão ser liberados. Ele acredita que o Hospital porto-velhense, que será construído ao lado da Maternidade, poderá ser construído em breve, dependendo da vontade do novo prefeito. O que ele aconselhou e disse que faria, caso fosse o mandatário da Capital, é privatizar todo o atendimento. Pelo exemplo da Maternidade, fica claro que os custos de um hospital, para os cofres do Município, serão muito menores se pagos para a iniciativa privada. O assunto merece estudos e análises profundas. Se funcionar com qualidade, por que gastar mais que o dobro do custo, se pagando o privado e ficando apenas com a fiscalização, além do pagamento, se pode oferecer um serviço com a mesma qualidade? Na verdade, não será algo fácil, porque a gente sabe que o lobby no setor público é imenso e pode derrubar governos.

PONTE BINACIONAL, ESPERADA HÁ 120 ANOS, VAI ATRASAR DE NOVO. TCU MANDA REINICIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA LICITAÇÃO

Era bom demais pra ser verdade! Poucos meses depois do governo brasileiro confirmar que ainda este ano iniciariam as obras da ponte binacional Brasil/Bolívia, em Guajará Mirim, o Tribunal de Contas da União mandou parar tudo e começar do zero a avaliação das propostas das empresas que participaram da licitação. Houve erro que teria prejudicado um dos consórcios, alertou o TCU, na decisão anunciada nesta quarta-feira. O consórcio Mamoré foi eliminado da disputa porque não teria cumprido todas as exigências do edital. A obra então foi destinada ao Consórcio Construbase, que ofereceu um preço maior que a concorrente, mas estaria totalmente dentro do que pedia o edital. O Mamoré recorreu ao TCU, negando qualquer descumprimento do que pedia a licitação e o tribunal deu provimento parcial ao pedido, determinando que as análises das propostas, que participaram da concorrência, comecem do zero. O investimento na ponte está orçado entre 120 milhões e 125 milhões de reais. A obra, aguardada há mais de 120 anos, já que foi combinada pelo Tratado de Petrópolis, quando o Brasil ofereceu à Bolívia contrapartidas, para poder anexar o Acre ao território nacional. A ponte foi projetada com 1.200 metros de extensão e a obra está prevista para ser concluída em 36 meses. Agora, já não se sabe quando a construção vai começar. Pode vir por aí uma longa batalha judicial.

PERTO DE 70 POR CENTO DO ELEITORADO DA CAPITAL NÃO SE ENVOLVEU AINDA COM A CAMPANHA E NÃO DECIDIU EM QUEM VOTAR

Tem muita fofoca, muita conversa fiada, cabos eleitorais de um lado e outro lançando Fake News; pesquisas que poucos acreditam dando resultados diferentes, ou seja, entre os candidatos e os que estão envolvidos na campanha, a movimentação é grande, na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Já tem também muita grana rolando. Então, qual o problema? Simples. O povo está alheio a tudo isso. A média de eleitores que ainda nem pensam em eleição e muito menos decidiram em quem vão votar, segundo números muito próximos de todas as pesquisas, as que merecem crédito e as duvidosas, fica em torno de 70 por cento. A campanha só vai esquentar um pouco mais, quando começar o horário eleitoral gratuito, a partir desta sexta-feira. E vai ferver mesmo na reta final, principalmente na reta final, quando acontecerá o debate da SICTV/Record, sempre decisivo nas últimas eleições. O confronto entre os sete candidatos ocorrerá no sábado, 28 de setembro, uma semana antes da eleição e, certamente, influirá novamente, de forma decisiva, no voto do eleitor porto-velhense. Destacam-se também as sabatinas a que os candidatos serão submetidos, a partir do dia 9 de setembro, quando responderão perguntas dos Dinossauros do Rádio e da TV, liderados por Everton Leoni. Por enquanto, a campanha não está mobilizando o eleitor e só ferve da porta para dentro dos partidos.

ISAU MUITO FORTE EM JI-PARANÁ, MAS AFFONSO CÂNDIDO CRESCE COM O APOIO DOS BOLSONARISTAS

Se a campanha em Porto Velho tem uma tendência forte na direção da candidata Mariana Carvalho, apoiada por 12 partidos e com a maior e melhor estrutura, em Ji-Paraná, a disputa está acirrada. O atual prefeito, Isau Fonseca, que enfrenta mais um pedido de impugnação pelo Ministério Público, certamente ainda é o que tem mais chances de chegar à reeleição. Suas reuniões, em diferentes pontos da cidade, têm atraído muita gente e animado sua equipe de campanha. O nome do vice (o empresário Joarez Jardim), também tem ajudado. O governador Marcos Rocha e a primeira-dama Luana Rocha, inclusive, gravaram um vídeo de apoio ao prefeito de Ji-Paraná, que disputa a eleição pelo partido dos Rocha, o União Brasil. Isau, portanto, está tranquilo? Nada disso. Seu principal concorrente está subindo muito entre o eleitorado da sua cidade. Affonso Cândido, deputado estadual e um nome em ascensão na política rondoniense, tem o apoio dos bolsonaristas. Vídeos do ex-presidente pedindo votos para o parlamentar o acompanham em todas as reuniões. O senador Marcos Rogério, presidente regional da sigla, e o senador Jaime Bagattoli, além de correligionário, amigo pessoal de Bolsonaro, estão tentando com que o nome mais quente do PL vá pessoalmente a Ji-Paraná, para alavancar a campanha. Isau reúne mais lideranças, incluindo o PP, que normalmente seria aliado ao PL, mas mesmo assim Affonso Cândido tem crescido. Vamos ver o que as urnas decidirão!

QUEM SÃO OS ALIENÍGENAS QUE QUEIMAM, DESTRÓEM, CAUSAM DOENÇAS E NENHUM DELES É PEGO?

Quem passou a quarta-feira respirando fumaça, com as queimadas no entorno de Porto Velho, mas também em várias outras regiões do Estado, certamente lamentou que todas as promessas feitas pelas autoridades, não resultaram em absolutamente nada. Está muito mais fácil destruir balsas e dragas de garimpeiros pobres, do que prender pelo menos um dos criminosos responsáveis pelo que está acontecendo. Nada. Zero. Ninguém foi pego, algemado, levado para a execração pública, como se deveria fazer, porque este tipo de gente está se lixando para sua cidade e as milhares de pessoas que vivem nela. Ouve-se discursos poderosos, ameaças de medidas drásticas, decretos disso e decretos daquilo, mas não se vê nada de positivo na prática. Cada dia a situação está pior. Parece que os incendiários são invisíveis. Escondem-se nas sombras, saem à noite, jogam querosene ou outro combustível nas matas e somem. Não se pega ninguém, mesmo com as centenas de policiais, bombeiros e membros de outras forças, trabalhando diuturnamente. Ora, quem são estes superpoderosos que andam livres pelas zonas rurais, destruindo partes inteiras de campos e floresta, sem que ninguém seja pego? São alienígenas? São seres que imolam o meio ambiente e somem como fumaça? Isso é vergonhoso!

CRISTIANE QUER O FIM DA GREVE DO INSS, COM ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DOS SERVIDORES, PARA SERVIÇO SER NORMALIZADO

“Precisamos urgentemente dar um fim à greve, dar o aumento devido à categoria, contratar mais servidores, fazer justiça com os servidores do INSS e ajudar a população que tanto sofre. Meu pedido ao Ministro Carlos Lupi é claro, atender às demandas justas dos servidores, que há anos vêm sendo negligenciadas, pois o desfecho dessa greve não impactará apenas os trabalhadores do INSS, mas determinará também o futuro de milhões de cidadãos brasileiros, especialmente os mais vulneráveis.” O trecho é de discurso da deputada rondoniense Cristiane Lopes, defendendo o atendimento das reivindicações dos servidores do INSS, cuja greve se arrasta há longo tempo. Os salários muito baixos e o aumento do trabalho, já que a força de servidores foi reduzida de 24 mil para 19 mil, sem qualquer recomposição, causa graves prejuízos não só à categoria, como também a toda a população. Em documento enviado ao Ministro, Cristiane traz ainda à tona a realidade enfrentada pela população de Rondônia, detalhando os problemas vividos nas agências do INSS no seu Estado. Segundo ela, apenas 4 das 20 unidades estão em funcionamento, e mesmo assim, de forma precária, por causa da greve. “O cenário é ainda mais grave em localidades como Presidente Médici e São Miguel, onde as agências estão fechadas aguardando reforma. Em Espigão e Buritis, foi a falta de servidores que resultou em portas cerradas, assim como em Nova Mamoré, tudo afetado diretamente pela greve. Além disso, o Prevbarco, uma embarcação que deveria estar levando serviços essenciais às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas do município de Costa Marques, está parada desde o mês de janeiro. Ainda não há previsão sobre o fim da greve.”

SOMOS QUASE NOVE MILHÕES DE BRASILEIROS A MAIS, HOJE, DO QUE ÉRAMOS PELO CENSO DO IBGE DE DOIS ANOS ATRÁS

As informações são contraditórias, mas embora se diga que a população brasileira tende a diminuir, a partir de 2030, na verdade neste momento continuamos crescendo, segundo o IBGE. E crescemos muito. Em comparação a 2023, o percentual de aumento foi de nada menos do que 4,68 por cento. Chegamos a um total de 212 milhões e 500 mil habitantes nestas terras de Cabral, embora as famílias estejam sendo reduzidas e os nascimentos estejam em constante queda, comparando-se, por exemplo, com as últimas duas décadas. Se formos comparar com o último censo oficial de 2022, o crescimento foi ainda maior. Naquela ocasião, o IBGE apontou que éramos 203.080.756, ou seja, em dois anos, teria aumentado o número em 12 milhões e 419 mil pessoas, cerca de 9,5 por cento. Nossa região norte, contudo, não cresceu neste ritmo. Tínhamos 17 milhões e 355 mil habitantes em 2022 e hoje, pelos números atualizados, crescemos menos de 1,5 por cento em dois anos. O Brasil tem 15 dos seus 5.570 municípios com mais de um milhão de habitantes, dos quais 13 são capitais. Ao todo, quase 43 por cento da população se concentra nestas grandes cidades, representando mais de 20 por cento do total. Os restantes 80 por cento se espalham pelas milhares de cidades interioranas, algumas com pouquíssimos habitantes, como Serra da Saudade, em Minas Gerais, a de menor número de habitantes do país, com apenas 833 pessoas.

BANDIDOS OSTENTAVAM ARMAS NAS REDES SOCIAIS E SEGURANÇA REAGIU COM OPERAÇÃO ENVOLVENDO MAIS DE 300 POLICIAIS

Com apoio do Ministério Público e do Judiciário, as forças policiais de Rondônia, mas também com participação de equipe do Acre, desencadearam uma das maiores operações dos últimos anos, envolvendo nada menos do que 350 membros da segurança pública, vindos de grandes forças, como a Polícia Militar como um todo; o Batalhão de Operações Especiais, Bope; Batalhão Especializado contra o Crime Organizado e serviços de Inteligência. Basicamente, a operação se realizou em Porto Velho e Rolim de Moura, para cumprimento de dezenas de mandados judiciais não só em residências particulares, como também dentro de presídios. Isso mesmo! Dentro de cadeias. Nelas, muitos detentos divulgavam vídeos (ué! Celular dentro das celas não é proibido?) e assim como o faziam asseclas, do lado de fora, mostrando armas potentes e tirando sarro da polícia. A ostentação vai custar caro aos criminosos, que imaginavam que não haveria reação. Os resultados da ação serão divulgados em breve e mesmo sempre tendo a lei a protegê-los, desta vez a tendência é que os criminosos se deem muito mal. A sugestão agora é que as mesmas forças policiais cerquem e tomem conta dos conjuntos populares, prendendo todos os membros de facções criminosas que mantêm a população pobre e trabalhadora como refém. Só com a união de todas as forças, será possível tirar de circulação tanto bandido em Porto Velho.

PERGUNTINHA

Você sabia que dos 90 bilhões de reais prometidos pelo governo federal para ajudar na recuperação de mais de 470 cidades gaúchas destruídas ou atingidas na tragédia de maio passado, apenas cerca de 19 bilhões já chegaram até meados do mês passado e assim mesmo como valores de antecipação de impostos a que o Estado teria neste final de ano?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Transporte inclusivo em Porto Velho é ampliado e reforça atendimento a pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho é ampliado e reforça atendimento a pessoas com TEA

Prefeitura amplia frota de ônibus adaptados e fortalece serviçovoltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
L
Prefeitura de Porto Velho cria canal oficial no WhatsApp para ampliar comunicação com a população

Prefeitura de Porto Velho cria canal oficial no WhatsApp para ampliar comunicação com a população

Nova ferramenta reúne notícias, serviços e comunicados oficiais em um único canal seguro, direto e sem interação entre usuários.
L

Nova 364 registra 2,3 mil ocorrências na Operação Feriado

Ação educativa abordou mais de 10 mil usuários com informações sobre direção segura
L
Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Ação educativa da concessionária Nova 364 reforçou direção segura e combate a acidentes em 11 pontos da rodovia durante o período de festas.
L

Nova 364: Sorteio premia usuário com scooter elétrica

A concessionária Nova 364 realizou nesta terça-feira (06) o sorteio de uma Scooter M4 1000W em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Ex-presidente sofreu queda em cela da PF; ministro do STF determina exames específicos mediante comprovação
L
Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT 06): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 05): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-03): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Iniciativa da Prefeitura premia estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho e busca fortalecer a educação municipal.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Processo seletivo nº 004 contemplou cargos como médico psiquiatra, cozinheiro, eletricista e vigilante
L
Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Vendas ao mercado norte-americano caem 6,6%, mas alta nas exportações para China e União Europeia compensa recuo
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.