QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Custo de um parto na rede pública é pelo menos uma vez e meia maior do que o mesmo serviço na rede privada

Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Foto: Felipe Ribeiro

CUSTO DE UM PARTO NA REDE PÚBLICA É PELO MENOS UMA VEZ E MEIA MAIOR DO QUE O MESMO SERVIÇO NA REDE PRIVADA

Todos os dias, a Maternidade Municipal de Porto Velho realiza pelo menos 25 partos. São 750 por mês. Ou seja, durante o ano, são pelo menos mais 9 mil porto-velhenses que chegam a este mundo. A Maternidade é um avanço no serviço de saúde, beneficiando milhares de mamães e seus bebês, com atendimento de qualidade e em um prédio que de vez em quando é reformado. Como foi recentemente, quando a Prefeitura da Capital teve que contratar serviços de hospitais privados para atender as parturientes, até que as obras estivessem totalmente concluídas. Quando fez as contas, o prefeito Hildon Chaves se surpreendeu. O custo mensal da Maternidade Mãe Esperança, para os cofres municipais, supera os 3 milhões e 500 mil reais/mês. Ou seja, cada um dos 750 nascimentos mensais custa algo em torno de 4.666 reais, arredondando. Ora, como normalmente os serviços privados são bem mais caros, a Prefeitura se preparou para uma gastança, até que as obras da Maternidade fossem terminadas. Quando a conta chegou, a surpresa: o mesmo serviço que custou 3 milhões e meio no hospital público foi realizado, com a mesma qualidade, no serviço em hospitais privados, ao custo total de pouco mais de 1 milhão e 500 mil reais, ou seja, quase uma vez e meia a menos. A história foi contada pelo próprio Hildon Chaves, durante sua participação no programa Papo de Redação, na Rádio Parecis FM. Ao conversar com os Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto, Sérgio Pires e com o convidado especial Erik Araújo, Hildon abordou vários temas, mas sem dúvida o que mais chamou a atenção foi essa diferença brutal de custos do serviço público para o privado. Uma média mensal de 750 partos custa aos cofres públicos 2 milhões de reais a mais do que se fosse feito o mesmo serviço na rede privada. Não é de assustar?

No mesmo contexto da saúde pública, Hildon informou que os projetos para construção do Hospital Municipal, de 100 leitos, estão todos prontos. Disse ainda que há outros 100 milhões em emendas que também poderão ser liberados. Ele acredita que o Hospital porto-velhense, que será construído ao lado da Maternidade, poderá ser construído em breve, dependendo da vontade do novo prefeito. O que ele aconselhou e disse que faria, caso fosse o mandatário da Capital, é privatizar todo o atendimento. Pelo exemplo da Maternidade, fica claro que os custos de um hospital, para os cofres do Município, serão muito menores se pagos para a iniciativa privada. O assunto merece estudos e análises profundas. Se funcionar com qualidade, por que gastar mais que o dobro do custo, se pagando o privado e ficando apenas com a fiscalização, além do pagamento, se pode oferecer um serviço com a mesma qualidade? Na verdade, não será algo fácil, porque a gente sabe que o lobby no setor público é imenso e pode derrubar governos.

PONTE BINACIONAL, ESPERADA HÁ 120 ANOS, VAI ATRASAR DE NOVO. TCU MANDA REINICIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA LICITAÇÃO

Era bom demais pra ser verdade! Poucos meses depois do governo brasileiro confirmar que ainda este ano iniciariam as obras da ponte binacional Brasil/Bolívia, em Guajará Mirim, o Tribunal de Contas da União mandou parar tudo e começar do zero a avaliação das propostas das empresas que participaram da licitação. Houve erro que teria prejudicado um dos consórcios, alertou o TCU, na decisão anunciada nesta quarta-feira. O consórcio Mamoré foi eliminado da disputa porque não teria cumprido todas as exigências do edital. A obra então foi destinada ao Consórcio Construbase, que ofereceu um preço maior que a concorrente, mas estaria totalmente dentro do que pedia o edital. O Mamoré recorreu ao TCU, negando qualquer descumprimento do que pedia a licitação e o tribunal deu provimento parcial ao pedido, determinando que as análises das propostas, que participaram da concorrência, comecem do zero. O investimento na ponte está orçado entre 120 milhões e 125 milhões de reais. A obra, aguardada há mais de 120 anos, já que foi combinada pelo Tratado de Petrópolis, quando o Brasil ofereceu à Bolívia contrapartidas, para poder anexar o Acre ao território nacional. A ponte foi projetada com 1.200 metros de extensão e a obra está prevista para ser concluída em 36 meses. Agora, já não se sabe quando a construção vai começar. Pode vir por aí uma longa batalha judicial.

PERTO DE 70 POR CENTO DO ELEITORADO DA CAPITAL NÃO SE ENVOLVEU AINDA COM A CAMPANHA E NÃO DECIDIU EM QUEM VOTAR

Tem muita fofoca, muita conversa fiada, cabos eleitorais de um lado e outro lançando Fake News; pesquisas que poucos acreditam dando resultados diferentes, ou seja, entre os candidatos e os que estão envolvidos na campanha, a movimentação é grande, na corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Já tem também muita grana rolando. Então, qual o problema? Simples. O povo está alheio a tudo isso. A média de eleitores que ainda nem pensam em eleição e muito menos decidiram em quem vão votar, segundo números muito próximos de todas as pesquisas, as que merecem crédito e as duvidosas, fica em torno de 70 por cento. A campanha só vai esquentar um pouco mais, quando começar o horário eleitoral gratuito, a partir desta sexta-feira. E vai ferver mesmo na reta final, principalmente na reta final, quando acontecerá o debate da SICTV/Record, sempre decisivo nas últimas eleições. O confronto entre os sete candidatos ocorrerá no sábado, 28 de setembro, uma semana antes da eleição e, certamente, influirá novamente, de forma decisiva, no voto do eleitor porto-velhense. Destacam-se também as sabatinas a que os candidatos serão submetidos, a partir do dia 9 de setembro, quando responderão perguntas dos Dinossauros do Rádio e da TV, liderados por Everton Leoni. Por enquanto, a campanha não está mobilizando o eleitor e só ferve da porta para dentro dos partidos.

ISAU MUITO FORTE EM JI-PARANÁ, MAS AFFONSO CÂNDIDO CRESCE COM O APOIO DOS BOLSONARISTAS

Se a campanha em Porto Velho tem uma tendência forte na direção da candidata Mariana Carvalho, apoiada por 12 partidos e com a maior e melhor estrutura, em Ji-Paraná, a disputa está acirrada. O atual prefeito, Isau Fonseca, que enfrenta mais um pedido de impugnação pelo Ministério Público, certamente ainda é o que tem mais chances de chegar à reeleição. Suas reuniões, em diferentes pontos da cidade, têm atraído muita gente e animado sua equipe de campanha. O nome do vice (o empresário Joarez Jardim), também tem ajudado. O governador Marcos Rocha e a primeira-dama Luana Rocha, inclusive, gravaram um vídeo de apoio ao prefeito de Ji-Paraná, que disputa a eleição pelo partido dos Rocha, o União Brasil. Isau, portanto, está tranquilo? Nada disso. Seu principal concorrente está subindo muito entre o eleitorado da sua cidade. Affonso Cândido, deputado estadual e um nome em ascensão na política rondoniense, tem o apoio dos bolsonaristas. Vídeos do ex-presidente pedindo votos para o parlamentar o acompanham em todas as reuniões. O senador Marcos Rogério, presidente regional da sigla, e o senador Jaime Bagattoli, além de correligionário, amigo pessoal de Bolsonaro, estão tentando com que o nome mais quente do PL vá pessoalmente a Ji-Paraná, para alavancar a campanha. Isau reúne mais lideranças, incluindo o PP, que normalmente seria aliado ao PL, mas mesmo assim Affonso Cândido tem crescido. Vamos ver o que as urnas decidirão!

QUEM SÃO OS ALIENÍGENAS QUE QUEIMAM, DESTRÓEM, CAUSAM DOENÇAS E NENHUM DELES É PEGO?

Quem passou a quarta-feira respirando fumaça, com as queimadas no entorno de Porto Velho, mas também em várias outras regiões do Estado, certamente lamentou que todas as promessas feitas pelas autoridades, não resultaram em absolutamente nada. Está muito mais fácil destruir balsas e dragas de garimpeiros pobres, do que prender pelo menos um dos criminosos responsáveis pelo que está acontecendo. Nada. Zero. Ninguém foi pego, algemado, levado para a execração pública, como se deveria fazer, porque este tipo de gente está se lixando para sua cidade e as milhares de pessoas que vivem nela. Ouve-se discursos poderosos, ameaças de medidas drásticas, decretos disso e decretos daquilo, mas não se vê nada de positivo na prática. Cada dia a situação está pior. Parece que os incendiários são invisíveis. Escondem-se nas sombras, saem à noite, jogam querosene ou outro combustível nas matas e somem. Não se pega ninguém, mesmo com as centenas de policiais, bombeiros e membros de outras forças, trabalhando diuturnamente. Ora, quem são estes superpoderosos que andam livres pelas zonas rurais, destruindo partes inteiras de campos e floresta, sem que ninguém seja pego? São alienígenas? São seres que imolam o meio ambiente e somem como fumaça? Isso é vergonhoso!

CRISTIANE QUER O FIM DA GREVE DO INSS, COM ATENDIMENTO DOS PEDIDOS DOS SERVIDORES, PARA SERVIÇO SER NORMALIZADO

“Precisamos urgentemente dar um fim à greve, dar o aumento devido à categoria, contratar mais servidores, fazer justiça com os servidores do INSS e ajudar a população que tanto sofre. Meu pedido ao Ministro Carlos Lupi é claro, atender às demandas justas dos servidores, que há anos vêm sendo negligenciadas, pois o desfecho dessa greve não impactará apenas os trabalhadores do INSS, mas determinará também o futuro de milhões de cidadãos brasileiros, especialmente os mais vulneráveis.” O trecho é de discurso da deputada rondoniense Cristiane Lopes, defendendo o atendimento das reivindicações dos servidores do INSS, cuja greve se arrasta há longo tempo. Os salários muito baixos e o aumento do trabalho, já que a força de servidores foi reduzida de 24 mil para 19 mil, sem qualquer recomposição, causa graves prejuízos não só à categoria, como também a toda a população. Em documento enviado ao Ministro, Cristiane traz ainda à tona a realidade enfrentada pela população de Rondônia, detalhando os problemas vividos nas agências do INSS no seu Estado. Segundo ela, apenas 4 das 20 unidades estão em funcionamento, e mesmo assim, de forma precária, por causa da greve. “O cenário é ainda mais grave em localidades como Presidente Médici e São Miguel, onde as agências estão fechadas aguardando reforma. Em Espigão e Buritis, foi a falta de servidores que resultou em portas cerradas, assim como em Nova Mamoré, tudo afetado diretamente pela greve. Além disso, o Prevbarco, uma embarcação que deveria estar levando serviços essenciais às comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas do município de Costa Marques, está parada desde o mês de janeiro. Ainda não há previsão sobre o fim da greve.”

SOMOS QUASE NOVE MILHÕES DE BRASILEIROS A MAIS, HOJE, DO QUE ÉRAMOS PELO CENSO DO IBGE DE DOIS ANOS ATRÁS

As informações são contraditórias, mas embora se diga que a população brasileira tende a diminuir, a partir de 2030, na verdade neste momento continuamos crescendo, segundo o IBGE. E crescemos muito. Em comparação a 2023, o percentual de aumento foi de nada menos do que 4,68 por cento. Chegamos a um total de 212 milhões e 500 mil habitantes nestas terras de Cabral, embora as famílias estejam sendo reduzidas e os nascimentos estejam em constante queda, comparando-se, por exemplo, com as últimas duas décadas. Se formos comparar com o último censo oficial de 2022, o crescimento foi ainda maior. Naquela ocasião, o IBGE apontou que éramos 203.080.756, ou seja, em dois anos, teria aumentado o número em 12 milhões e 419 mil pessoas, cerca de 9,5 por cento. Nossa região norte, contudo, não cresceu neste ritmo. Tínhamos 17 milhões e 355 mil habitantes em 2022 e hoje, pelos números atualizados, crescemos menos de 1,5 por cento em dois anos. O Brasil tem 15 dos seus 5.570 municípios com mais de um milhão de habitantes, dos quais 13 são capitais. Ao todo, quase 43 por cento da população se concentra nestas grandes cidades, representando mais de 20 por cento do total. Os restantes 80 por cento se espalham pelas milhares de cidades interioranas, algumas com pouquíssimos habitantes, como Serra da Saudade, em Minas Gerais, a de menor número de habitantes do país, com apenas 833 pessoas.

BANDIDOS OSTENTAVAM ARMAS NAS REDES SOCIAIS E SEGURANÇA REAGIU COM OPERAÇÃO ENVOLVENDO MAIS DE 300 POLICIAIS

Com apoio do Ministério Público e do Judiciário, as forças policiais de Rondônia, mas também com participação de equipe do Acre, desencadearam uma das maiores operações dos últimos anos, envolvendo nada menos do que 350 membros da segurança pública, vindos de grandes forças, como a Polícia Militar como um todo; o Batalhão de Operações Especiais, Bope; Batalhão Especializado contra o Crime Organizado e serviços de Inteligência. Basicamente, a operação se realizou em Porto Velho e Rolim de Moura, para cumprimento de dezenas de mandados judiciais não só em residências particulares, como também dentro de presídios. Isso mesmo! Dentro de cadeias. Nelas, muitos detentos divulgavam vídeos (ué! Celular dentro das celas não é proibido?) e assim como o faziam asseclas, do lado de fora, mostrando armas potentes e tirando sarro da polícia. A ostentação vai custar caro aos criminosos, que imaginavam que não haveria reação. Os resultados da ação serão divulgados em breve e mesmo sempre tendo a lei a protegê-los, desta vez a tendência é que os criminosos se deem muito mal. A sugestão agora é que as mesmas forças policiais cerquem e tomem conta dos conjuntos populares, prendendo todos os membros de facções criminosas que mantêm a população pobre e trabalhadora como refém. Só com a união de todas as forças, será possível tirar de circulação tanto bandido em Porto Velho.

PERGUNTINHA

Você sabia que dos 90 bilhões de reais prometidos pelo governo federal para ajudar na recuperação de mais de 470 cidades gaúchas destruídas ou atingidas na tragédia de maio passado, apenas cerca de 19 bilhões já chegaram até meados do mês passado e assim mesmo como valores de antecipação de impostos a que o Estado teria neste final de ano?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dr. Marcelo Almeida apresenta abdominoplastia sem cortes no umbigo, técnica moderna que garante resultado mais natural

Procedimento preserva o contorno do umbigo e, aliado ao VASER e ao Retraction, oferece abdômen mais definido, cicatriz discreta e recuperação mais confortável
L
Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Anvisa autoriza produção de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução da agência reguladora permite cultivo por empresas para fins farmacêuticos e libera a venda de produtos em farmácias de manipulação.
L
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L

In Foco Podcast: Jaqueline Cassol fala sobre gestão pública, direito e trajetória política

O In Foco propõe uma conversa aprofundada, com reflexões sobre políticas públicas, desenvolvimento regional, responsabilidade institucional e o papel da mulher nos espaços de decisão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero reforça compromisso com a saúde mental e destaca ações do Janeiro Branco

Alero reforça compromisso com a saúde mental e destaca ações do Janeiro Branco

Leis aprovadas pela Assembleia Legislativa consolidam políticas de proteção emocional; Janeiro Branco promove acolhimento e combate estigmas sobre transtornos mentais
L
Recuperação da RO-205 é solicitada por Dra. Taíssa Sousa após relatos de risco em ambulâncias

Recuperação da RO-205 é solicitada por Dra. Taíssa Sousa após relatos de risco em ambulâncias

Indicação parlamentar aponta estado crítico da rodovia que liga a BR-364 a municípios estratégicos; recuperação da RO-205 visa garantir segurança e escoamento da produção
L

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é presa após roubar bicicleta na zona leste

Dupla é presa após roubar bicicleta na zona Leste

Suspeitos armados com faca foram detidos por populares após o crime no bairro Cuniã
10
Criminoso é flagrado com submetralhadora durante cortejo de faccionado morto

Criminoso é flagrado com submetralhadora durante cortejo de faccionado morto

Ação conjunta da PM e Polícia Penal evita confronto armado no bairro Socialista
12
Força Tática do 9º Batalhão apreende cerca de 60kg de drogas na zona sul

Força Tática do 9º Batalhão apreende cerca de 60kg de drogas na zona sul

Policiais militares efetuam prisão em flagrante no bairro Cidade do Lobo
10
Corpo de Bombeiros controla incêndio em residência no bairro Agenor de Carvalho

Corpo de Bombeiros controla incêndio em residência no bairro Agenor de Carvalho

Morador teria iniciado as chamas após revolta com apreensão de veículo
10
Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L

Sebrae RO orienta pequenos negócios sobre renegociação de débitos com a União

Empreendedores de Rondônia têm até esta sexta-feira (30) para regularizar dívidas inscritas na Dívida Ativa.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.