TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Prefeitura trabalha continuamente para manter Porto Velho no ponto mais alto do ranking de qualidade de informações contábeis

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho tem sido classificada no padrão letra A

Por Fabiano Coutinho

Publicado em 

Prefeitura trabalha continuamente para manter Porto Velho no ponto mais alto do ranking de qualidade de informações contábeis - News Rondônia

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) possui uma série de ferramentas para acompanhar a qualidade de informações e capacidade de pagamento dos entes federativos, entre elas temos o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que tem como objetivo avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais de Estados e Municípios, tendo como finalidade fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes. Outra forma de acompanhamento é a mensuração da Capacidade de Pagamento (CAPAG) de Estados e Municípios onde é realizada uma análise da situação fiscal dos entes subnacionais para fins de liberação de operações de crédito junto a instituições financeiras e o eventual risco para o Tesouro Nacional.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho tem sido classificada no padrão letra A para essas duas modalidades de acompanhamento da STN.

“Desde o início da atual gestão à frente do executivo municipal, a Prefeitura de Porto Velho tem sido classificada no padrão letra A”. A afirmação é do Coordenador de Contabilidade da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Luiz Henrique. Especificamente em relação ao Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, “Houve uma queda momentânea, que em nada prejudicou a capacidade de pagamento do município”. Acrescentou ainda, que essa inflexão na classificação do ranking está relacionada à mudança nos sistemas informatizados (Orçamento, Financeiro e Contabilidade) que atendem o Município, ressaltando que o sistema anterior vinha sendo executado de forma judicializada, portanto de forma precária há pelo menos 10 anos, havendo inclusive recomendações dos órgãos de controle para que essa situação fosse regularizada.

Ainda de acordo com o coordenador, houve uma mudança no sistema informatizado. “A mudança, necessariamente traz vários procedimentos que são feitos, entre eles, principalmente migração, implantação do novo sistema e parametrização. Então, o que acontece? Tínhamos um contrato precário, que precisava ser resolvido, senão a administração e os gestores poderiam responder por isso. E você faz licitação e substitui esse sistema, por conta dessa precariedade, dessa cobrança do sistema de controle interno, inclusive por conta do processo judicial, você substitui esse sistema em outubro de 2023, ou seja, no final do ano, é claro que as providências foram tomadas, no entanto, mudanças acarretam consequências, principalmente quando estamos no final do exercício. Entre as consequências foi estar no ranking na classificação A e irmos momentaneamente para D”, pontuou.

A contadora Rita Ferreira, da Semfaz, destaca que “depois de feito todo esse trabalho de implantar o novo sistema, as equipes da prefeitura, da contabilidade, dos órgãos envolvidos, estão trabalhando e hoje já estamos no ranking com classificação B, ou seja, tomando todas as providências em relação à migração, em relação à higienização dos dados, parametrização, implantação do sistema, para que o Município volte para classificação A até o final do ano”, garante.

Rita acrescenta que estas informações estão comprovadas no documento do ranking, onde já está mostrando que Porto Velho já saiu de D, evoluiu para a B. “Temos até o final do ano, estamos trabalhando para isso, para poder voltar à categoria A, e com certeza, dando graças ao nosso trabalho contínuo, alcançaremos, porque desde o início da gestão estivemos com avaliação A, não vai ser agora que essa realidade vai mudar”.

Karolina Melo, contadora da Semfaz, reitera que a inflexão no ranking como consequência da mudança de sistema. “Porto Velho já está com avaliação B, basta conferir na internet ( https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/ranking_diario  ).

Quanto à Capacidade de Pagamento (CAPAG), a Semfaz recepcionou o ofício da STN encaminhado em 10 de agosto deste ano, confirmando que permanece no nível mais alto, porque temos os dados contábeis consistentes, são informações seguras que atendem à legislação, portanto classificação A”.

Para Luiz Henrique, os resultados do RANKING e CAPAG “demonstram a transparência, consistência e a qualidade das informações do Município. Isso demonstra o comprometimento da equipe e do gestor pela qualidade das informações e consequentemente dá condições à Secretaria de Tesouro Nacional que avalie a situação fiscal do Município.”

Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (STN)

É uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos Estados e dos Municípios brasileiros. A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que serão, posteriormente, utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Capacidade de Pagamento (Capag) Estados e Municípios

A análise da capacidade de pagamento apura a situação fiscal dos Entes Subnacionais que de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A Portaria Normativa MF nº 1.583, de 13 de dezembro de 2023 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-normativa-mf-n-1.583-de-13-de-dezembro-de-2023-530597625), é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou Município. Os conceitos e variáveis utilizadas e os procedimentos a serem adotados na análise da Capag foram definidos na Portaria STN nº 217, de 15 de fevereiro de 2024 (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-stn/mf-n-217-de-15-de-fevereiro-de-2024-543460137).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Ministro Marcelo Marotta Viegas confirma que o Brasil ainda aguarda a liberação de vistos para a ONU por parte dos EUA, a uma semana do início da Assembleia Geral.
L
Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Institutos nacionais de saúde de países do Brics se reúnem no Rio de Janeiro para propor novas ações conjuntas em saúde, buscando enfrentar desafios e fortalecer a preparação para futuras emergências.
L
Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Alguns populares que passavam em frente do beco “Eliane Siqueira”, ao lado de uma subestação de energia, acionaram o 190 após encontrarem o rapaz aparentemente sem vida, posteriormente o Samu fez a constatação do óbito.
18
Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Equipe do sgt Machado fecha “Boca do Jô” usada em sucataria e prende dois no centro

Em revista ao local foram encontradas porções de maconha e crack, além de dinheiro, uma espingarda calibre 22 sem numeração, uma munição, e objetos de procedência duvidosa.
14
Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

Projeções econômicas de 2025 indicam queda na inflação

De acordo com o Boletim Focus do Banco Central, as projeções econômicas para 2025 foram revistas para baixo, com a inflação oficial estimada em 4,83%.
L
Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Inflação por faixa de renda cai mais para os mais pobres

Estudo do Ipea mostra que a queda na inflação por faixa de renda em agosto foi mais acentuada para famílias com rendimento menor, que registraram deflação de 0,29%.
L
Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Atividade econômica do Brasil recua pelo terceiro mês

Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central aponta que a atividade econômica teve uma retração de 0,5% em julho, marcando a terceira queda consecutiva.
L
Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Sondagem do Mercado de Trabalho da FGV mostra que mais da metade dos brasileiros não teme a perda de emprego nos próximos seis meses, refletindo o cenário de mercado aquecido.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.