QUINTA-FEIRA, 08/01/2026
Publicidade

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros

Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros.

Por Sergio Pires - 30

Publicado em 

Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros

Os incêndios criminosos em plantações do interior de São Paulo causam prejuízos inimagináveis, que só serão totalmente conhecidos depois do rescaldo. É uma situação muito pior do que as queimadas recordes que se registram na Amazônia, porque são concentradas numa área pequena, na comparação e por isso causam danos muito piores. O problema não afeta apenas o meio milhão de moradores de São José do Rio Preto, mas para outros tantos, espalhados em pelo menos outras 47 cidades, numa região onde estão as maiores plantações de cana do país. Enquanto a tragédia se expande, ela, é claro, se tornou mais um mote de guerra nacional entre extremistas  de direita e esquerda. O ex-presidente Bolsonaro foi um dos que acusou o MST, aquele movimento criminoso que invade propriedades ao seu bel prazer, sem ser combatido legalmente, de ser o responsável pelas queimadas. Não havia, ao menos até a noite da terça-feira, qualquer prova disso. Já lideranças do MST se esbaldam nas redes sociais, sempre anonimamente, em textos sem assinatura, dizendo que a culpa é do agronegócio, que destruiu o meio ambiente e, por isso, propicia esses gigantescos incêndios destruidores. Enquanto isso, governo federal, Ministério Público Federal e Judiciário estão equidistantes, impassíveis, talvez esperando para se mexerem quando a fumaça baixar. Alguns poucos presos por provocarem o fogo, são apenas anônimos que certamente pagarão o pato pela destruição. Provavelmente alguns culpados, é claro, jamais serão punidos, muitos deles porque são apaniguados por braços poderosos e que os trata como um grupo legal, como se tivesse endereço, CPF e diretores responsáveis. Na semana retrasada, aliás, o presidente da República recebeu, na Granja do Torto, segundo noticiário da mídia, representantes do MST, para discutirem reforma agrária e outros temas, como se os membros de uma organização ilegal merecessem toda a atenção de um chefe de Governo.

A verdade é que o Brasil caminha para ficar cada vez pior. De um lado, o racha nacional, incentivado por decisões algumas delas inacreditáveis, por inconstitucionais, emanadas do próprio STF, nosso maior tribunal; de outro o discurso de ódio dos extremos (no mesmo tom e com a mesma força) e, mais ainda, da interferência do TSE nas eleições, impondo censura a alguns candidatos, sempre os do mesmo lado, fazem com que a Nação se divida cada vez mais. Sem o cumprimento rigoroso da Constituição, que vale para todos e não apenas para alguns; sem a ampla liberdade de pensamento e de opinião; com os tribunais superiores controlando a vida nacional e com criminosos sendo tratados como cidadãos de bem, nosso futuro é incerto. Olhemos a Venezuela, para vermos o que aconteceu com um grande país, antes democrático. Agora, parece que nós, brasileiros, caminhamos para entrar na fila do terror. Lamentável!

CAMPANHA PELA PREFEITURA AINDA ESTÁ FRIA. ELA AINDA NÃO ENVOLVEU A GRANDE PARTE DO ELEITORADO DA CAPITAL

Em Porto Velho, a campanha eleitoral está mais quente na disputa pelas 23 cadeiras da Câmara do que pela Prefeitura. Na batalha pela sucessão de Hildon Chaves, a vantagem de Mariana Carvalho continua tão distante dos demais que a batalha eleitoral, ao menos até agora, está fria, perto do gelado. Léo Moraes, seu principal adversário, enfrenta enormes dificuldades e, nestes dias, tem sido alvo de ação na Justiça Eleitoral, porque teria deixado a direção do Detran fora do prazo legal. Não se sabe se tem fundamento. Já o próprio Léo tem mobilizado seus advogados em várias ações principalmente contra Mariana, mas elas não prosperaram até agora. Euma Tourinho e os que a cercam, no MDB, andam sonhando alto, pela receptividade positiva com que ela tem sido recebida, mas não se sabe se isso pode levá-la longe ou não. Já Célio Lopes, do PDT/PT luta contra a dificuldade de representar a esquerda, que tem um eleitorado ainda pequeno na sua cidade. O professor Benedito Alves faz muitas reuniões, mas, tem a dificuldade de ter praticamente nenhum nome importante entre os candidatos à Câmara, já que quase todos do seu partido se bandearam para o lado de Mariana. Samuel Costa usa os sites, onde tem bom relacionamento, para divulgar suas propostas e de vez em quando fazer uma crítica mais ácida contra seus adversários. Já Ricardo Frota, do Partido Novo, restringe sua campanha aqui e ali e terá grande prejuízo, já que não tem espaço no horário eleitoral. A campanha funciona muito nos bastidores, mas ainda não chegou ao grande eleitorado.

PELA CÂMARA, SÃO 16 CANDIDATOS POR VAGA. E BANCADA FEMININA PODE DOBRAR NO ANO QUE VEM

A mobilização mesmo, que se vê em todos os cantos, é a dos candidatos à vereança. São 372 nomes concorrendo a 23 vagas, ou seja, são 16 candidatos para cada vaga. E é perto da metade dos concorrentes da última eleição municipal. Os atuais 21 ocupantes correm atrás do eleitor, principalmente mostrando o que fizeram nos quatro anos. Não se tem a mínima ideia de quantos permanecerão, embora, claro, haja nomes muito fortes que, provavelmente, estarão entre os mais votados. Os demais 351 (entre eles vários ex-vereadores e nomes já bastante conhecidos da vida porto-velhense) percorrem cada canto da cidade e usam as redes sociais para aparecerem para o eleitor. Uma quase certeza: na próxima legislatura, a bancada feminina, que hoje tem apenas duas representantes (Elis Regina e Márcia Socorrista), tem chance de dar um salto para pelo menos quatro mulheres. Nesta eleição, há candidatas com chances reais de chegar lá. Na contagem dos bastidores, a perspectiva é de que haja pelo menos 40 por cento de renovação na Câmara Municipal de Porto Velho. Os caras novas, caso isso se confirme, ocupariam nove cadeiras. Outra contagem dá o inverso, ou seja, 60 por cento de renovação. Caso isso ocorra, os novatos poderiam chegar até a 14 cadeiras. Claro que tudo é estudo de futurologia. A única coisa certa é que a corrida pela Câmara, neste parece estar movimentando a cidade, muito mais do que a disputa majoritária.

RONDÔNIA DAY É LEVADO A EMPRESÁRIOS DO AMAZONAS E COMEÇA A ABRIR NOVAS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS ENTRE OS DOIS ESTADOS

O Rondônia Day é um evento importante para o Estado, criado pelo governo Marcos Rocha, para mostrar as potencialidades desta terra de Rondon não só em nível de Brasil, mas também no exterior. Os resultados sempre têm sido acima das melhores expectativas. O evento, criado em 2019, já passou por Brasília, São Paulo e chegou também à Argentina. Nesta semana, foi a vez dos amazonenses conhecerem nossas potencialidades, para futuros investimentos e parcerias. O Rondônia Day em Manaus aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Amazonas, a Fieam, parceira neste encontro. O governador Marcos Rocha fez uma explanação a autoridades e convidados sobre a evolução econômica do seu Estado, incluindo nossas cadeias produtivas sustentáveis e premiadas, inclusive em nível internacional. Também houve uma rodada de negócios com empresários dos rondonienses e amazônicos.  “Nós que vivemos na Amazônia, precisamos estar unidos para fortalecer a nossa população e fazer com que esta região seja economicamente mais forte para apresentar a diferença no país. Temos que lutar pelo crescimento de Rondônia, do Amazonas e de todo o Brasil “, sintetizou o Governador, no encontro. A partir desta iniciativa do Rondônia Day, abrem-se novas e concretas possibilidades de parceria econômica entre os dois Estados.

QUEIMADAS, RIO SECANDO E MORTANDADE DE PEIXES: O RONDONIENSE ESTÁ VIVENDO TEMPOS DE DRAMAS E PERIGOS

Em Porto Velho, as queimadas continuam intensas, embora não tenham mais chegado no nível daquele fatídico 14 de agosto, quanto vivemos o ar completamente irrespirável, o pior do país. Durante todo o final de semana passado, amanhecia-se com a Capital enfumaçada, em praticamente toda a área urbana, mas também em vários distritos e no Baixo Madeira. Em algumas outras regiões, Estado afora, as queimadas também foram muito fortes, causando grandes problemas para grande parte dos rondonienses. As ações que estão sendo tomadas por diferentes órgãos, a partir de decisões emanadas do Palácio Rio Madeira, do governo do Estado e do Palácio do Relógio, da Prefeitura de Porto Velho, ainda não serviram para resolver o problema. Paralelamente a isso, há ainda o risco em relação ao abastecimento de água. O Rio Madeira, nesta semana, chegou à menor profundidade de sua história, desde que ela é registrada: pouco mais de 1 metro e 70 metros, perto da área do centro da cidade. Na região de Humaitá, mais um problema sério, relacionado com as questões ambientais. Os ataques da Polícia Federal às propriedades dos garimpeiros, explodindo balsas e dragas, acabou por causar também uma grande mortandade de peixes. Enfim, os tempos são duros e complexos.

ESTAMOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA, POR CAUSA DO AUMENTO VIOLENTO NAS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA E EM RONDÔNIA

Por falar em queimadas, o governo rondoniense decretou Estado de Emergência, já que o fogo mantém-se  consumindo nossas matas e os incêndios florestais não diminuem, não importa que medidas se tomem para ameaçar os responsáveis, que continuam incendiando impunemente. Enquanto o governo federal anuncia medidas que nunca se concretizam na  prática, como as promessas feitas pelas ministra Marina da Silva de que Porto Velho teria atenção especial contra  as queimadas e, zero foi feito até agora, o governo rondoniense confirma que o volume de áreas queimadas aumentou 43 por cento este ano (não vai haver vídeo de artistas pedindo socorro pela Amazônia?) só em Rondônia este percentual a mais, chegou perto de 24 por cento. A decretação do Estado de Emergência abre a perspectiva de investimentos e participação de todos os órgãos envolvidos no combate aos incêndios florestais, para que atuem em conjunto no combate ao problema, sob a coordenação do Comitê específico criado com esta finalidade. Na quarta-feira, dia 14 de agosto, tivemos o pior dia, sendo Porto Velho envolvida numa fumaça espessa e que durou praticamente todo o dia, tornando o ar respirado na Capital dos rondonienses como o pior do país, naquela data. Nesta terça-feira, dia 27, foi outro dia de enormes dificuldades para se respirar, tal o aumento das queimadas e da fumaça que tomou conta da cidade, hoje com quase meio milhão de habitantes.

POLÍTICOS RONDONIENSES PROTESTAM CONTRA A CENSURA. FERNANDO MÁXIMO PEDE DEFESA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA

O senador Marcos Rogério; o deputado federal Coronel Chrisóstomo; o deputado federal Fernando Máximo e o candidato à Prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes, foram algumas das personalidades da nossa política que saíram  em defesa do candidato Pablo Marçal, que disputa a Prefeitura de São Paulo, cujas redes sociais foram retiradas do ar pela Justiça Eleitoral. Num pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, Fernando Máximo deu o nome verdadeiro à decisão do TSE: pura censura!  Antes de dizer que está muito preocupado com, o que aconteceu com Marçal, Fernando Máximo disse ter certeza que ninguém no plenário da Câmara admite a censura. “dessa vez foi com o candidato Pablo Marçal, que é o primeiro colocado nas pesquisas, empatado com outro candidato. Ele não tem tempo de rádio e TV e a única forma de expressar suas ideias e mostrar seus projetos é através das redes sociais”. Máximo questionou, em seguida: “será que o direito a eleições justas, igualitárias, está sendo respeitado? Será que o direito Constitucional do direito de livre expressão está sendo garantido? Será que a democracia está sendo preservada?” Para Fernando Máximo, são perguntas que todos os parlamentares e brasileiros devem fazer, porque, explicou, “hoje está acontecendo com ele; amanhã pode ser com qualquer um”. Concluiu dizendo que independente de quem quer que seja, “temos que preservar a liberdade, a democracia e sermos veementes contra a censura no nosso Brasil!”

NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE GUAJARÁ, RAÍSSA (AFASTADA PELA JUSTIÇA) CONCORRE À REELEIÇÃO CONTRA QUATRO CANDIDATOS

Guajará Mirim respira eleição municipal. Distante mais de 300 quilômetros da Capital e mais próxima de Rio Branco do que de Porto Velho, a disputa pela cidade que tem mais de 90 por cento da sua área sem acesso à sua população, já que são regiões de preservação, terá uma eleição complicada. Nos bastidores, se ouve que a prefeita que foi afastada, Raíssa Bento, que concorrerá sub judice, é a preferida do eleitorado. O vereador Augustinho, que tende a ser um dos mais votados na cidade, avisa: em dez votos, Raíssa terá sete, na eleição de outubro. Não é o que pensam seus adversários. Uma dupla muito forte, formada por empresários de sucesso, se apresenta como a que pode tirar Guajará da sua situação difícil de décadas. Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho e Ricardo Lima Maia, o Ricardinho, uniram em torno de si uma aliança de oito partidos. Raíssa é do MDB. Concorrem ainda o ex-deputado estadual Dr. Neidson (PRTB); João Soares (PSDB) e Mary Granemann (atual vice-prefeita), pelo PL. Além disso, as 13 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores serão disputadas por nada menos do que 179 candidatos, ou seja, mais de 13 candidatos por vaga.

PERGUNTINHAS

Você tem ideia de onde andam os artistas que gravavam clipes em defesa da Amazônia, durante as queimadas que aconteciam no governo passado e que simplesmente desapareceram agora, quando o fogo atinge focos inéditos e superlativos, com recordes desde 25 anos atrás? Será que eles foram abduzidos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Policiais militares em atividade detiveram três pessoas
L
Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Prefeitura dá prazo de 5 dias úteis para limpeza de lotes irregulares e alerta sobre riscos à saúde e segurança
L
Governo de RO intensifica incentivo à doação de sangue com campanha digital durante férias

Governo de RO intensifica incentivo à doação de sangue com campanha digital durante férias

Campanha “Influ Sangue Bom”, da Fhemeron, mobiliza influenciadores digitais para ampliar doações de sangue
L
Casal de imigrantes é recepcionado pelo Pr. Ivanildo Santos

Casal de imigrantes é recepcionado pelo Pr. Ivanildo Santos

A iniciativa reforça o compromisso da instituição com ações de acolhimento e apoio a pessoas que enfrentam desafios em momentos de recomeço.
L
Força Nacional: governo amplia efetivo na fronteira com a Venezuela

Força Nacional: governo amplia efetivo na fronteira com a Venezuela

Portaria do Ministério da Justiça autoriza reforço da tropa em Roraima por 90 dias diante do cenário de instabilidade política no país vizinho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L

Giro News: Wagner Martins fala sobre o pedágio na BR-364

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o pedágio na BR-364, o sistema eletrônico, investimentos já realizados e o que vem por aí para os usuários da rodovia.
L
Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Confira as vagas ofertadas na rede municipal de ensino
L

Agenda News: O melhor do rock no Grego Original Pub

Fim de semana com happy hour, feijuka com rock ao vivo e noitada embalada por clássicos do rock em Porto Velho.
L
Nova iluminação pública: obra reforça segurança na zona Leste

Nova iluminação pública: obra reforça segurança na zona Leste

Rua Sebastião Haeffner recebe 25 novos postes e cerca de 800 metros de iluminação, melhorando mobilidade e segurança entre os bairros Cascalheira e Porto Cristo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Gislaine Lebrinha destina recursos para construção de quadra em escola municipal, fortalecendo a educação e atividades esportivas em Guajará-Mirim.
L
Lula reforça defesa da democracia e critica atentados de 2023

Lula reforça defesa da democracia e critica atentados de 2023

Presidente destaca que democracia é obra em construção, exige participação social e vetou PL que reduziria penas de envolvidos nos atos antidemocráticos.
L
Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Deputado propõe acompanhamento psicológico na rede pública e medidas de proteção a professores
L
Publicidade

POLÍCIA

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Colisão envolvendo dois veículos resultou em atropelamento; vítima seguia para local de oração.
16
Homem é preso por tentativa de homicídio após briga em bar no Jardim dos Lagos, Rolim de Moura

Homem é preso por tentativa de homicídio após briga em bar no Jardim dos Lagos, Rolim de Moura

Discussão durante pagamento da conta terminou com golpes de facão; vítima permanece hospitalizada.
16
Passageira de moto fratura ambos os braços em acidente no Centro de Rolim de Moura

Passageira de moto fratura ambos os braços em acidente no Centro de Rolim de Moura

Colisão envolveu motocicleta, caminhonete e carro estacionado na Avenida 25 de Agosto; vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
10
Acidente entre carro e moto deixa dois feridos em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa dois feridos em Rolim de Moura

Colisão aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), próximo à Avenida 25 de Agosto; vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Levantamento da Conab e do DIEESE mostra redução de preços em nove capitais, com destaque para Porto Velho, e aponta alívio pontual no custo de itens essenciais.
L
Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

IBGE aponta que a indústria operou em patamar constante nos últimos meses, com novembro registrando 0%, o melhor resultado para o mês desde 2023.
L
TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

Tribunal de Contas da União decide levar ao plenário investigação sobre supervisão do Banco Central na liquidação do Master, após recurso da instituição.
L
Rafael Matos e Orlando Luz avançam no ATP de Brisbane

Rafael Matos e Orlando Luz avançam no ATP de Brisbane

Dupla brasileira conquista segunda vitória no torneio australiano e enfrenta franceses nas quartas de final, abrindo preparação para o Aberto da Austrália.
L
Prefeitura realiza revitalização de praça e canal no bairro Santo Antônio

Prefeitura realiza revitalização de praça e canal no bairro Santo Antônio

Ação da Prefeitura promove reparos, limpeza e revitalização da praça e do canal do conjunto Santo Antônio, na região central da capital
L
Conab divulga lista de bônus do PGPAF para agricultores em janeiro

Conab divulga lista de bônus do PGPAF para agricultores em janeiro

Programa garante desconto em financiamentos do Pronaf para produtores da agricultura familiar
L
Sisu 2026 oferece 73,6 mil vagas de licenciatura com bolsas do programa Pé-de-Meia

Sisu 2026 oferece 73,6 mil vagas de licenciatura com bolsas do programa Pé-de-Meia

Iniciativa do Ministério da Educação estimula ingresso na docência e concede incentivo financeiro a estudantes de alto desempenho no Enem
L
Consórcio amplia participação e movimenta aquisições de veículos no país

Consórcio amplia participação e movimenta aquisições de veículos no país

Crescimento ocorre em cenário de juros elevados e maior planejamento do consumidor
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.