QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Coluna Opinião de primeira – Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros

Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros.

Por Sergio Pires - 30

Publicado em 

Terroristas põe fogo em parte do brasil e ao invés de resolver, os dois lados do ódio colocam a culpa uns nos outros

Os incêndios criminosos em plantações do interior de São Paulo causam prejuízos inimagináveis, que só serão totalmente conhecidos depois do rescaldo. É uma situação muito pior do que as queimadas recordes que se registram na Amazônia, porque são concentradas numa área pequena, na comparação e por isso causam danos muito piores. O problema não afeta apenas o meio milhão de moradores de São José do Rio Preto, mas para outros tantos, espalhados em pelo menos outras 47 cidades, numa região onde estão as maiores plantações de cana do país. Enquanto a tragédia se expande, ela, é claro, se tornou mais um mote de guerra nacional entre extremistas  de direita e esquerda. O ex-presidente Bolsonaro foi um dos que acusou o MST, aquele movimento criminoso que invade propriedades ao seu bel prazer, sem ser combatido legalmente, de ser o responsável pelas queimadas. Não havia, ao menos até a noite da terça-feira, qualquer prova disso. Já lideranças do MST se esbaldam nas redes sociais, sempre anonimamente, em textos sem assinatura, dizendo que a culpa é do agronegócio, que destruiu o meio ambiente e, por isso, propicia esses gigantescos incêndios destruidores. Enquanto isso, governo federal, Ministério Público Federal e Judiciário estão equidistantes, impassíveis, talvez esperando para se mexerem quando a fumaça baixar. Alguns poucos presos por provocarem o fogo, são apenas anônimos que certamente pagarão o pato pela destruição. Provavelmente alguns culpados, é claro, jamais serão punidos, muitos deles porque são apaniguados por braços poderosos e que os trata como um grupo legal, como se tivesse endereço, CPF e diretores responsáveis. Na semana retrasada, aliás, o presidente da República recebeu, na Granja do Torto, segundo noticiário da mídia, representantes do MST, para discutirem reforma agrária e outros temas, como se os membros de uma organização ilegal merecessem toda a atenção de um chefe de Governo.

A verdade é que o Brasil caminha para ficar cada vez pior. De um lado, o racha nacional, incentivado por decisões algumas delas inacreditáveis, por inconstitucionais, emanadas do próprio STF, nosso maior tribunal; de outro o discurso de ódio dos extremos (no mesmo tom e com a mesma força) e, mais ainda, da interferência do TSE nas eleições, impondo censura a alguns candidatos, sempre os do mesmo lado, fazem com que a Nação se divida cada vez mais. Sem o cumprimento rigoroso da Constituição, que vale para todos e não apenas para alguns; sem a ampla liberdade de pensamento e de opinião; com os tribunais superiores controlando a vida nacional e com criminosos sendo tratados como cidadãos de bem, nosso futuro é incerto. Olhemos a Venezuela, para vermos o que aconteceu com um grande país, antes democrático. Agora, parece que nós, brasileiros, caminhamos para entrar na fila do terror. Lamentável!

CAMPANHA PELA PREFEITURA AINDA ESTÁ FRIA. ELA AINDA NÃO ENVOLVEU A GRANDE PARTE DO ELEITORADO DA CAPITAL

Em Porto Velho, a campanha eleitoral está mais quente na disputa pelas 23 cadeiras da Câmara do que pela Prefeitura. Na batalha pela sucessão de Hildon Chaves, a vantagem de Mariana Carvalho continua tão distante dos demais que a batalha eleitoral, ao menos até agora, está fria, perto do gelado. Léo Moraes, seu principal adversário, enfrenta enormes dificuldades e, nestes dias, tem sido alvo de ação na Justiça Eleitoral, porque teria deixado a direção do Detran fora do prazo legal. Não se sabe se tem fundamento. Já o próprio Léo tem mobilizado seus advogados em várias ações principalmente contra Mariana, mas elas não prosperaram até agora. Euma Tourinho e os que a cercam, no MDB, andam sonhando alto, pela receptividade positiva com que ela tem sido recebida, mas não se sabe se isso pode levá-la longe ou não. Já Célio Lopes, do PDT/PT luta contra a dificuldade de representar a esquerda, que tem um eleitorado ainda pequeno na sua cidade. O professor Benedito Alves faz muitas reuniões, mas, tem a dificuldade de ter praticamente nenhum nome importante entre os candidatos à Câmara, já que quase todos do seu partido se bandearam para o lado de Mariana. Samuel Costa usa os sites, onde tem bom relacionamento, para divulgar suas propostas e de vez em quando fazer uma crítica mais ácida contra seus adversários. Já Ricardo Frota, do Partido Novo, restringe sua campanha aqui e ali e terá grande prejuízo, já que não tem espaço no horário eleitoral. A campanha funciona muito nos bastidores, mas ainda não chegou ao grande eleitorado.

PELA CÂMARA, SÃO 16 CANDIDATOS POR VAGA. E BANCADA FEMININA PODE DOBRAR NO ANO QUE VEM

A mobilização mesmo, que se vê em todos os cantos, é a dos candidatos à vereança. São 372 nomes concorrendo a 23 vagas, ou seja, são 16 candidatos para cada vaga. E é perto da metade dos concorrentes da última eleição municipal. Os atuais 21 ocupantes correm atrás do eleitor, principalmente mostrando o que fizeram nos quatro anos. Não se tem a mínima ideia de quantos permanecerão, embora, claro, haja nomes muito fortes que, provavelmente, estarão entre os mais votados. Os demais 351 (entre eles vários ex-vereadores e nomes já bastante conhecidos da vida porto-velhense) percorrem cada canto da cidade e usam as redes sociais para aparecerem para o eleitor. Uma quase certeza: na próxima legislatura, a bancada feminina, que hoje tem apenas duas representantes (Elis Regina e Márcia Socorrista), tem chance de dar um salto para pelo menos quatro mulheres. Nesta eleição, há candidatas com chances reais de chegar lá. Na contagem dos bastidores, a perspectiva é de que haja pelo menos 40 por cento de renovação na Câmara Municipal de Porto Velho. Os caras novas, caso isso se confirme, ocupariam nove cadeiras. Outra contagem dá o inverso, ou seja, 60 por cento de renovação. Caso isso ocorra, os novatos poderiam chegar até a 14 cadeiras. Claro que tudo é estudo de futurologia. A única coisa certa é que a corrida pela Câmara, neste parece estar movimentando a cidade, muito mais do que a disputa majoritária.

RONDÔNIA DAY É LEVADO A EMPRESÁRIOS DO AMAZONAS E COMEÇA A ABRIR NOVAS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIOS ENTRE OS DOIS ESTADOS

O Rondônia Day é um evento importante para o Estado, criado pelo governo Marcos Rocha, para mostrar as potencialidades desta terra de Rondon não só em nível de Brasil, mas também no exterior. Os resultados sempre têm sido acima das melhores expectativas. O evento, criado em 2019, já passou por Brasília, São Paulo e chegou também à Argentina. Nesta semana, foi a vez dos amazonenses conhecerem nossas potencialidades, para futuros investimentos e parcerias. O Rondônia Day em Manaus aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Amazonas, a Fieam, parceira neste encontro. O governador Marcos Rocha fez uma explanação a autoridades e convidados sobre a evolução econômica do seu Estado, incluindo nossas cadeias produtivas sustentáveis e premiadas, inclusive em nível internacional. Também houve uma rodada de negócios com empresários dos rondonienses e amazônicos.  “Nós que vivemos na Amazônia, precisamos estar unidos para fortalecer a nossa população e fazer com que esta região seja economicamente mais forte para apresentar a diferença no país. Temos que lutar pelo crescimento de Rondônia, do Amazonas e de todo o Brasil “, sintetizou o Governador, no encontro. A partir desta iniciativa do Rondônia Day, abrem-se novas e concretas possibilidades de parceria econômica entre os dois Estados.

QUEIMADAS, RIO SECANDO E MORTANDADE DE PEIXES: O RONDONIENSE ESTÁ VIVENDO TEMPOS DE DRAMAS E PERIGOS

Em Porto Velho, as queimadas continuam intensas, embora não tenham mais chegado no nível daquele fatídico 14 de agosto, quanto vivemos o ar completamente irrespirável, o pior do país. Durante todo o final de semana passado, amanhecia-se com a Capital enfumaçada, em praticamente toda a área urbana, mas também em vários distritos e no Baixo Madeira. Em algumas outras regiões, Estado afora, as queimadas também foram muito fortes, causando grandes problemas para grande parte dos rondonienses. As ações que estão sendo tomadas por diferentes órgãos, a partir de decisões emanadas do Palácio Rio Madeira, do governo do Estado e do Palácio do Relógio, da Prefeitura de Porto Velho, ainda não serviram para resolver o problema. Paralelamente a isso, há ainda o risco em relação ao abastecimento de água. O Rio Madeira, nesta semana, chegou à menor profundidade de sua história, desde que ela é registrada: pouco mais de 1 metro e 70 metros, perto da área do centro da cidade. Na região de Humaitá, mais um problema sério, relacionado com as questões ambientais. Os ataques da Polícia Federal às propriedades dos garimpeiros, explodindo balsas e dragas, acabou por causar também uma grande mortandade de peixes. Enfim, os tempos são duros e complexos.

ESTAMOS EM ESTADO DE EMERGÊNCIA, POR CAUSA DO AUMENTO VIOLENTO NAS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA E EM RONDÔNIA

Por falar em queimadas, o governo rondoniense decretou Estado de Emergência, já que o fogo mantém-se  consumindo nossas matas e os incêndios florestais não diminuem, não importa que medidas se tomem para ameaçar os responsáveis, que continuam incendiando impunemente. Enquanto o governo federal anuncia medidas que nunca se concretizam na  prática, como as promessas feitas pelas ministra Marina da Silva de que Porto Velho teria atenção especial contra  as queimadas e, zero foi feito até agora, o governo rondoniense confirma que o volume de áreas queimadas aumentou 43 por cento este ano (não vai haver vídeo de artistas pedindo socorro pela Amazônia?) só em Rondônia este percentual a mais, chegou perto de 24 por cento. A decretação do Estado de Emergência abre a perspectiva de investimentos e participação de todos os órgãos envolvidos no combate aos incêndios florestais, para que atuem em conjunto no combate ao problema, sob a coordenação do Comitê específico criado com esta finalidade. Na quarta-feira, dia 14 de agosto, tivemos o pior dia, sendo Porto Velho envolvida numa fumaça espessa e que durou praticamente todo o dia, tornando o ar respirado na Capital dos rondonienses como o pior do país, naquela data. Nesta terça-feira, dia 27, foi outro dia de enormes dificuldades para se respirar, tal o aumento das queimadas e da fumaça que tomou conta da cidade, hoje com quase meio milhão de habitantes.

POLÍTICOS RONDONIENSES PROTESTAM CONTRA A CENSURA. FERNANDO MÁXIMO PEDE DEFESA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA

O senador Marcos Rogério; o deputado federal Coronel Chrisóstomo; o deputado federal Fernando Máximo e o candidato à Prefeitura de Porto Velho, Léo Moraes, foram algumas das personalidades da nossa política que saíram  em defesa do candidato Pablo Marçal, que disputa a Prefeitura de São Paulo, cujas redes sociais foram retiradas do ar pela Justiça Eleitoral. Num pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, Fernando Máximo deu o nome verdadeiro à decisão do TSE: pura censura!  Antes de dizer que está muito preocupado com, o que aconteceu com Marçal, Fernando Máximo disse ter certeza que ninguém no plenário da Câmara admite a censura. “dessa vez foi com o candidato Pablo Marçal, que é o primeiro colocado nas pesquisas, empatado com outro candidato. Ele não tem tempo de rádio e TV e a única forma de expressar suas ideias e mostrar seus projetos é através das redes sociais”. Máximo questionou, em seguida: “será que o direito a eleições justas, igualitárias, está sendo respeitado? Será que o direito Constitucional do direito de livre expressão está sendo garantido? Será que a democracia está sendo preservada?” Para Fernando Máximo, são perguntas que todos os parlamentares e brasileiros devem fazer, porque, explicou, “hoje está acontecendo com ele; amanhã pode ser com qualquer um”. Concluiu dizendo que independente de quem quer que seja, “temos que preservar a liberdade, a democracia e sermos veementes contra a censura no nosso Brasil!”

NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE GUAJARÁ, RAÍSSA (AFASTADA PELA JUSTIÇA) CONCORRE À REELEIÇÃO CONTRA QUATRO CANDIDATOS

Guajará Mirim respira eleição municipal. Distante mais de 300 quilômetros da Capital e mais próxima de Rio Branco do que de Porto Velho, a disputa pela cidade que tem mais de 90 por cento da sua área sem acesso à sua população, já que são regiões de preservação, terá uma eleição complicada. Nos bastidores, se ouve que a prefeita que foi afastada, Raíssa Bento, que concorrerá sub judice, é a preferida do eleitorado. O vereador Augustinho, que tende a ser um dos mais votados na cidade, avisa: em dez votos, Raíssa terá sete, na eleição de outubro. Não é o que pensam seus adversários. Uma dupla muito forte, formada por empresários de sucesso, se apresenta como a que pode tirar Guajará da sua situação difícil de décadas. Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho e Ricardo Lima Maia, o Ricardinho, uniram em torno de si uma aliança de oito partidos. Raíssa é do MDB. Concorrem ainda o ex-deputado estadual Dr. Neidson (PRTB); João Soares (PSDB) e Mary Granemann (atual vice-prefeita), pelo PL. Além disso, as 13 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores serão disputadas por nada menos do que 179 candidatos, ou seja, mais de 13 candidatos por vaga.

PERGUNTINHAS

Você tem ideia de onde andam os artistas que gravavam clipes em defesa da Amazônia, durante as queimadas que aconteciam no governo passado e que simplesmente desapareceram agora, quando o fogo atinge focos inéditos e superlativos, com recordes desde 25 anos atrás? Será que eles foram abduzidos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sinalização de trânsito em Jaru: parceria investe R$ 4 milhões

Sinalização de trânsito em Jaru: parceria investe R$ 4 milhões

Prefeitura de Jaru e Governo de Rondônia iniciaram obras de sinalização de trânsito com investimento superior a R$ 4 milhões, incluindo mini rotatória e faixas elevadas.
L
Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Felino feriu condutor e matou cães na estrada da antiga Cidade Universitária; moradores e trabalhadores da região temem novos encontros com o animal.
L
Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Reunião intersetorial na Câmara de Vereadores reuniu Prefeitura, Estado, Defensoria e sociedade civil para alinhar políticas para pessoas em situação de rua e ampliar ações sociais.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Departamento de Posturas reforça combate à publicidade instalada de forma irregular em calçadas, postes e canteiros, garantindo acessibilidade, mobilidade e menos poluição visual.
L
Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Obra de drenagem no bairro Nacional melhora o escoamento da água da chuva e deve garantir mais segurança e mobilidade para moradores durante o período chuvoso.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Ação da Prefeitura de Porto Velho levará orientação, distribuição de insumos e conscientização sobre saúde sexual e prevenção de doenças durante os principais blocos da cidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Pagamento de janeiro atende mais de 18 milhões de famílias com valor médio de R$ 697,77 após a inclusão de benefícios adicionais para dependentes.
L
Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Candidatos têm até as 23h59 para concorrer a bolsas integrais e parciais em faculdades privadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Candidatos podem conferir a aprovação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os não selecionados têm até o dia 2 de fevereiro para a lista de espera.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Moraes nega visita de Valdemar Costa Neto a Jair Bolsonaro

Ministro do STF cita risco às investigações para barrar contato entre condenado e investigado; senador Magno Malta também teve acesso negado à prisão.
L
Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Vereador Pedro Geovar afirma que a concessão da BR-364 e o pedágio devem elevar custos logísticos em Rondônia, com impacto direto no preço dos alimentos e no bolso da população.
L
Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Deputado Coronel Chrisóstomo afirma ter votado contra a concessão da BR-364 e contesta o aumento do pedágio em Rondônia, alegando cobrança antecipada e descumprimento contratual.
L
Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Eyder Brasil esteve na Politec para debater avanços na perícia criminal em Rondônia, ouvindo servidores e discutindo modernização de equipamentos e melhorias estruturais.
L
Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Presidente brasileiro apoia soberania panamenha e propõe adesão a protocolo internacional para garantir comércio justo e livre de interferências.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal investiga origem de fake news sobre o Bolsa Família

Polícia Federal investiga origem de fake news sobre o Bolsa Família

Wellington Dias afirma que boatos sobre mudanças em programas sociais visam manipular beneficiários; ministro classifica a prática como crime.
L
Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas perto de faculdade

Menores escondiam pedras de crack em caixas de chicletes no bairro Novo Ji-Paraná; flagrante ocorreu em supermercado abandonado durante patrulhamento.
12
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro JK

Suspeito foi flagrado com 80 invólucros de entorpecentes e dinheiro durante patrulhamento em ponto conhecido pela venda de substâncias ilícitas na região.
14
Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Agentes atendiam denúncia de perturbação do sossego quando localizaram espingardas e drogas no Setor 03; proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
10
Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Suspeito tentou enforcar a vítima antes de incendiar o imóvel e fugir com a motocicleta da esposa; Corpo de Bombeiros evitou que chamas atingissem vizinhos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Nota de pesar: Falecimento de Maria Berenice Gomes do Carmo

Velório acontece na Capela Lustre da Funerária Ramos e sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio, em Porto Velho, reunindo familiares e amigos para a última despedida.
L

Recebimento da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 159574
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: V S DE ABREU

Licença Ambiental Simplificada
L
PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

PPPs estruturadas pela CAIXA: banco bate recorde em 2025

CAIXA assinou 52 novos contratos de PPPs em 2025, alcançando recorde histórico e somando R$ 40 bilhões em investimentos privados que beneficiam 433 municípios e 38,7 milhões de pessoas.
L
Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

Transformação digital: SENAI-RO oferece consultorias pelo B+P

SENAI-RO está habilitado a ofertar consultorias em transformação digital para indústrias de médio e grande porte, usando metodologia internacional SIRI no programa Brasil Mais Produtivo.
L
Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Acidente envolvendo um Ford Fiesta e um Toyota Corolla ocorreu no bairro Boa Esperança; apesar do impacto, motoristas saíram ilesos da batida.
14
Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Chevrolet Tracker foi subtraído em 2022 durante assalto à mão armada em Campinas; veículo foi localizado em Riberalta após quatro anos do crime.
12
Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro que utilizava comércios locais para ocultar lucros de organizações criminosas na região.
10
Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional em Rondônia incentiva empreendedorismo sustentável com projetos como horta hidropônica no Idep, unindo capacitação técnica, economia verde e consciência ambiental.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.