QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

Olimpíada Internacional de Astronomia tem sustentabilidade como foco

Mais de 300 alunos participam de competição no estado do Rio

Por Adrielen Alves, Repórter da TV Brasil - 20

Publicado em 

Olimpíada Internacional de Astronomia tem sustentabilidade como foco
Nasa/Divulgação

Poderia ser só mais uma competição de estudantes do Ensino Médio com questões práticas e teóricas sobre astronomia e astrofísica, valendo medalhas de ouro, prata, prêmios e menções honrosas. No entanto, vai além. Jovens de 53 países estão reunidos no Brasil para uma imersão nas ciências espaciais, mas especialmente para a urgência de valorização do planeta Terra diante das mudanças climáticas. É a 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que entra na reta final e segue até o próximo dia 27 nas cidades de Vassouras e Barra do Piraí, no estado do Rio. Como tema central do encontro, que pela segunda vez é sediado no Brasil, figura a sustentabilidade.

Mais de 300 estudantes e 130 professores de quase todos os continentes, com exceção da África, participam da competição organizada pelo Observatório Nacional, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mas, por que não aproveitar um momento como este só para os avanços astronômicos e da astrofísica e observar o céu do Vale do Café, em Vassouras (RJ), por exemplo? A resposta vem no embalo: alinhada com movimentos globais que saem em defesa do planeta, a competição quer engajar a pauta ambiental entre os jovens e futuros cientistas.

Para Ricardo Ogando, vice-coordenador do evento e astrônomo do Observatório Nacional, a imersão é uma oportunidade para tratar do negacionismo climático e da importância da união pela Terra.

“A astronomia tem papel fundamental em situar as mudanças climáticas, um dos maiores desafios atuais da humanidade, em um contexto cósmico. Entender, por exemplo, que não há planeta B – ou plano B – e que o planeta Terra é um oásis de vida no universo. Precisamos cuidar dele”, alerta.

Defesa do planeta

Josina Nascimento, coordenadora do comitê brasileiro da IOAA 2024 e astrônoma do Observatório Nacional, diz que a ideia é mostrar aos estudantes que ações em defesa do planeta precisam ser colocadas em prática. Para exemplificar, ela destaca que, além de iniciativas como uso de materiais recicláveis e o não uso de descartáveis, a olimpíada conquistou o Evento Selo Neutro, uma demonstração de preocupação e empenho em neutralizar as emissões de carbono durante o encontro, iniciado no último dia 17.

Assim como na IOAA 2024, a sustentabilidade também é a pauta do movimento internacional Astronomers for Planet Earth (Astrônomos pelo Planeta Terra, em tradução livre), que reúne cerca de dois mil voluntários de 76 países, entre astrônomos, astrônomos amadores, educadores e estudantes. Todos unidos para tentar reduzir os avanços exponenciais da degradação do planeta e reafirmar que a Terra é a única chance para a humanidade.

“Junto com o negacionismo climático vemos ideias como a de conquistar outros planetas, mas é muito mais fácil, barato e, acima de tudo, viável, preservar o planeta Terra”, assegura o astrônomo Ricardo Ogando que integra a rede internacional, também conhecida como A4E.

A organização – criada em 2019 – destaca a validade de todas as descobertas astronômicas, impulsionadas por telescópios e missões espaciais que já ocorreram e que ainda estão previstas para viabilizar a conexão interplanetária. Mas, acentua que a Terra é a única opção viável para a raça humana. Isso porque os exoplanetas descobertos em zonas habitáveis, especialmente pela possibilidade de água em estado líquido e a distância segura das estrelas que orbitam, ficam a milhares de anos daqui, com as tecnologias existentes hoje.

Os “Astrônomos pela Terra” ainda alertam para os riscos à saúde humana em colonizações, mesmo em planetas vizinhos como Marte. Assim, destaca que é mais fácil, justo e economicamente viável cuidar do planeta Terra.

Esta é a preocupação também da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem chamado a atenção para os esforços em equalizar os prejuízos causados por eventos climáticos extremos, como os temporais ocorridos recentemente no Rio Grande do Sul e que afetaram 298 dos 497 municípios gaúchos.

Populações mais vulneráveis

Para a ONU, é chegada a hora de as nações mais ricas se comprometerem a financiar políticas de proteção aos países em desenvolvimento e às populações mais vulneráveis do globo.

O Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) tem na agenda do segundo semestre encontros internacionais para debater a viabilidade da Terra na perspectiva astronômica.

De 3 a 5 de dezembro será promovido o Fórum Espacial Mundial das Nações Unidas, “Espaço Sustentável para a Sustentabilidade na Terra”, que será realizado pela ONU em Bonn, na Alemanha, em parceria com os Emirados Árabes e com o Peru.

O objetivo é entender como as tecnologias espaciais e todo o desenvolvimento impulsionado na última década podem ser revertidos em favor das questões ambientais e sociais do planeta. A iniciativa reunirá especialistas, organizações privadas e entidades não governamentais para reafirmar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, agenda da ONU com objetivos e metas a serem atingidos até 2030.

Além da IOAA, Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, que finaliza as competições até a próxima terça-feira (27), o Brasil está na agenda central do tema pelos próximos 18 meses, pelo menos.

O país se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em novembro de 2025. A COP30 reunirá, além de especialistas, governos em defesa do clima e do meio ambiente e dos desafios imperativos como justiça climática, economia sustentável e o uso de tecnologias e da inteligência artificial a serviço do planeta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura organiza atendimentos do Cadastro Único

Prefeitura organiza atendimentos do Cadastro Único

Semias realiza reunião técnica no Prédio do Relógio para ampliar visitas unipessoais e atualizar dados do Cadastro Único em Porto Velho.
L
Semtel apresenta agenda oficial de eventos 2026

Semtel apresenta agenda oficial de eventos 2026

Prefeitura de Porto Velho divulga nesta quinta (26), no Complexo Madeira-Mamoré, calendário anual de turismo, esporte e lazer.
L
Equipes federais seguirão na Zona da Mata mineira, afirma ministro

Equipes federais seguirão na Zona da Mata mineira, afirma ministro

Waldez Góes visita regiões afetadas e garante suporte técnico para reconstrução; governo federal reconhece estado de calamidade pública em Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa.
L

IFRO abre inscrições para curso gratuito de Cuidadora de Idoso

Inscrições seguem até 3 de março no Campus Porto Velho Calama para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
L
Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Condenação é recado para quem debochou de Marielle, diz Anielle

Ministra da Igualdade Racial e familiares acompanham julgamento no STF; irmãos Brazão foram condenados a 76 anos de prisão como mandantes do crime.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Número de mortos sobe para 46 após temporais na Zona da Mata Mineira

Corpo de Bombeiros confirma 40 vítimas fatais em Juiz de Fora e seis em Ubá; pelo menos 21 pessoas seguem desaparecidas sob escombros de deslizamentos.
L
Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Senado aprova política de proteção a animais resgatados em desastres

Proposta estabelece regras para manejo de fauna doméstica e silvestre em emergências; texto segue para sanção presidencial e altera leis ambientais e de segurança de barragens.
L
Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

Morador denuncia casal que aluga casas no Cristal da Calama e depois vende os imóveis

O golpe teria causado prejuízo de R$ 25 mil, envolvendo a venda fraudulenta de uma casa no Cristal da Calama.
10

Saúde em crise: moradores cobram explicações sobre desvio de mais de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

População questiona falhas no controle da gestão municipal e pede responsabilização após abertura de CPMI pela Câmara
L
In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, o In Foco Podcast recebe Reginaldo Trindade, procurador da República e escritor, para uma conversa sobre trajetória, obras, educação e sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Senado aprova vulnerabilidade absoluta para menor de 14 anos

Projeto de lei elimina brechas jurídicas que permitiam absolvição em casos de estupro de vulnerável; texto segue para sanção do presidente Lula.
L

Bagattoli integra grupo no Senado sobre acordo Mercosul-UE

Senador Jaime Bagattoli passa a compor grupo da Comissão de Relações Exteriores que acompanha impactos do acordo Mercosul-União Europeia.
L
CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

CPI do Crime convoca Vorcaro, Campos Neto e Paulo Guedes

Comissão investiga se desregulação do mercado financeiro facilitou fraudes bilionárias; sigilos do Banco Master e de seus sócios foram quebrados pelos senadores.
L

DER executa tapa-buracos na RO-459, em Alto Paraíso, após solicitação de Pedro Fernandes

Serviço executado nesta semana atende solicitação do deputado Pedro Fernandes e busca melhorar segurança e trafegabilidade na rodovia.
L
Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Deputada Dra. Taíssa pede recuperação da Linha 29 B em Nova Dimensão

Indicação solicita termo de cooperação entre Governo de RO e Prefeitura de Nova Mamoré para garantir trafegabilidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Capotamento é registrado após colisão no bairro Agenor de Carvalho

Acidente envolveu dois veículos no cruzamento das ruas Capitão Natanael de Aguiar e Cléa Mercês; apesar do impacto, motoristas e uma criança saíram ilesos.
16
PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

PRF apreende cerca de 20 kg de maconha em ônibus em Pimenta Bueno

Ação na BR-364 resultou na descoberta de 20 tabletes da droga escondidos em mala de passageiro; suspeito apresentou nervosismo durante abordagem policial.
10
Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Neta é procurada por matar avô e balear avó em Ariquemes

Crime ocorreu no distrito de Garimpo Bom Futuro; neta teria pedido para o casal sentar no sofá antes de iniciar os disparos pelas costas das vítimas.
18
Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Equipe do SGT Rocha prende envolvidos em furto a loja de calçados

Ação policial localiza jovem de 18 anos e adolescente de 14 após postagem em rede social; criminosos furtaram unidade da Sapatinho de Luxo na zona Leste.
14
PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

PRF apreende cerca de 20 kg de skunk em ônibus na BR-364

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina em Vilhena; passageiro de 23 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas ao transportar 20 tabletes do entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia do Agronegócio destaca força da agricultura familiar em Porto Velho

Dia do Agronegócio destaca força da agricultura familiar em Porto Velho

Prefeitura amplia políticas da Semagric com transporte gratuito, calcário e apoio técnico para fortalecer pequenos produtores.
L
Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Juros para famílias e empresas voltam a subir em janeiro

Taxa média para pessoas físicas atinge 61% ao ano e acompanha ciclo de alta da Selic; cartão de crédito parcelado e crédito pessoal impulsionam o avanço.
L
Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Dívida Pública Federal supera R$ 8,6 trilhões em janeiro

Reconhecimento de juros pressiona estoque do endividamento mesmo com resgates de títulos; Selic a 15% ao ano dificulta queda do montante global.
L

IFRO oferece 520 vagas no Partiu IF em 9 municípios de RO

Inscrições seguem até março para estudantes do 9º ano da rede pública; programa oferece bolsa mensal de R$ 200.
L
Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aquecimento do Atlântico potencializa eventos climáticos extremos

Aumento na temperatura das águas acelera a evaporação e agrava temporais no Brasil; especialistas alertam para recordes de calor oceânico e desequilíbrio ambiental.
L

UNIR abre concurso com 47 vagas para professor efetivo

Inscrições seguem até 5 de março para vagas em sete campi da UNIR, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil.
L

SAC ou Price: saiba qual sistema escolher no financiamento

Entenda as diferenças entre SAC e Tabela Price, veja exemplos práticos e descubra qual modelo combina com seu perfil financeiro.
L

Brasil Antenado: 9 mil famílias podem receber parabólica digital em RO

Programa federal oferece instalação gratuita de antena digital para inscritos no CadÚnico em quatro municípios de Rondônia até 13 de junho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.