QUARTA-FEIRA, 18/02/2026

Em destaque

Emendas parlamentares pioram execução das políticas, diz especialista

Suspensão das emendas reacende debate sobre execução do Orçamento

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Emendas parlamentares pioram execução das políticas, diz especialista
Elaine Menke/Câmara dos Deputados/Direitos reservados

O aumento da execução do orçamento pelo Legislativo – iniciado em 2015 por meio das emendas impositivas – piora a capacidade de planejamento de políticas públicas e sua execução, reduzindo a eficiência na prestação de serviços à população.

A avaliação é da assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cléo Manhas, que trabalha nas áreas de orçamento, direitos e justiça fiscal.

A especialista destacou que o dinheiro para emendas impositivas não está previsto no Plano Plurianual (PPA), enfraquecendo o planejamento do Executivo para executar políticas públicas uma vez que o recurso na mão dos parlamentares é significativo – R$ 49,2 bilhões em 2024, cerca de um quarto do total dos gastos não obrigatórios, que é o que a União tem para investimentos.

“No PPA, o governo coloca suas promessas de campanha. Nele, você tem quais são as prioridades, quais as metas e indicadores que você tem que cumprir ano a ano. Aí vem os parlamentares que têm um recurso enorme e mandam a seu bel prazer para onde eles quiserem. Com isso, a lógica da programação e do planejamento fica em segundo plano”, explicou.

“Ao mesmo tempo que o Congresso aprova o PPA, ele contribui para a retirada de recursos para que esse plano seja atendido”, completou.

Um estudo produzido pelo doutor em economia e pesquisador do Insper Marcos Mendes, publicado em 2022, concluiu que a parte do orçamento sob controle do Legislativo no Brasil é 20 vezes maior que na média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Cléo Manhas defendeu que a execução dos recursos a partir do parlamento não tem a mesma qualidade da produzida pelo Executivo.

“O Poder Legislativo não tem estrutura e não foi feito para executar. Os órgãos de pesquisa são todos ligados ao Executivo. É nos ministérios que está a capacidade de planejamento e a estrutura de execução das políticas públicas”, destacou.

Por outro lado, os parlamentares argumentam que eles estão nos estados e municípios e conhecem melhor as necessidades reais da população.

Entenda

As emendas impositivas individuais, de Comissão ou de bancadas, são os recursos do orçamento que o Executivo tem a obrigação de executar a partir da indicação dos parlamentares.

A suspensão das emendas impositivas dos parlamentares pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu o debate sobre a execução do orçamento no Brasil. Após o STF suspender o pagamento das emendas, um acordo foi firmado entre os Poderes para ajustar a execução desses recursos respeitando a transparência, rastreabilidade e eficácia desses gastos.

A ação do PSOL que deu origem à decisão afirma que a impositividade das emendas capturou o orçamento e bloqueou o planejamento e a coordenação das políticas públicas de forma eficiente, criando no Brasil, na prática, um regime semipresidencialista.

Comparação OCDE

O estudo do pesquisador Marcos Mendes feito a pedido do Instituto Millenium comparando o Brasil à OCDE mostra a diferença entre a execução do orçamento em diferentes países.

“Em outros 14 países, o legislativo não emendou o orçamento ou o fez em montantes negligíveis, abaixo de 0,01% da despesa primária discricionária. Há dez países em que essa mudança fica abaixo dos 2%. Somente Estados Unidos, Eslováquia e Estônia aparecem acima dessa marca de 2%. Porém, mesmo esses países estão longe do que ocorre no Brasil, onde nada menos que 24% da despesa primária discricionária é alterada pelo parlamento”, afirma.

Emendas Pix

Além da eficiência, a transparência e rastreabilidade dos recursos também estão sendo abordados pelo STF. Em dezembro de 2022, o Supremo definiu que as emendas de relator – conhecidas como orçamento secreto – eram inconstitucionais.

Porém, uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR) argumenta que o Legislativo continua descumprindo a decisão, dessa vez por meio das emendas especiais – ou emendas Pix – que permite a transferência direita de dinheiro, sem necessidade de convênio ou projeto prévio.

A assessora política do Inesc Cléo Manhas destacou que o recurso “entra no caixa único da prefeitura e a gente não sabe mais o que foi feito desse recurso”.

Nesta semana, o ministro Flávio Dino enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) lista de possíveis irregularidades no pagamento das emendas parlamentares.

Legislativo

Os parlamentares reagiram contra as liminares do Supremo apresentando um recurso assinado pela Câmara e Senado e mais 11 partidos. Porém, por unanimidade, o STF manteve a suspensão das emendas.

Os partidos argumentam que “as decisões causam danos irreparáveis à economia pública, à saúde, à segurança e à própria ordem jurídica, além de violar patentemente a separação de poderes”.

O presidente da Câmara defendeu o modelo de execução vigente no Brasil. “É sempre bom lembrar que o Orçamento não é do Executivo. O Orçamento é votado pelo Congresso, por isso é lei. Sem o aval do Parlamento não tem validade constitucional”, afirmou Arthur Lira.

Já o senador Rodrigo Pacheco justificou que desvio de recursos ou mal uso de dinheiro público ocorrem em todos os formatos de execução de políticas:

“Há uma série de possibilidades de que isso aconteça e isso tem que ser coibido e reconhecido como exceções que precisam ser combatidas pelos órgãos de controle. Mas não inviabilizar a execução orçamentária partindo do pressuposto de que tudo está errado.”

Para Pacheco, as emendas individuais, de bancada e de comissão são instrumentos legais e legítimos de participação orçamentária pelo poder Legislativo, mas devem sofrer ajustes “para se buscar o máximo possível de transparência, rastreabilidade e eficiência no gasto público”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Prazo para seleção do serviço militar feminino termina na sexta

Candidatas devem consultar local e data no site oficial para realizar exames e entrevistas da fase final antes da incorporação nas Forças Armadas.
L

Bombeiros salvam 348 de afogamento no litoral de SP

Resgates ocorreram entre sábado (14) e terça (17) no carnaval; Baixada Santista concentrou maior número de ocorrências.
L

Lula sanciona reajuste do Legislativo e veta penduricalhos

Presidente mantém recomposição salarial para 2026 na Câmara, Senado e TCU, mas barra trechos que poderiam ultrapassar o teto constitucional.
L

Bancos reabrem nesta quarta-feira a partir do meio-dia

Agências retomam atendimento presencial na Quarta-Feira de Cinzas (18), a partir das 12h; boletos vencidos no carnaval podem ser pagos sem multa.
L

Familiares de presos políticos fazem greve de fome em Caracas

Mulheres estão há 96 horas sem comer em frente à Zona 7, em Caracas, e cobram promessa de anistia e libertação dos detidos na Venezuela.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Previsão do tempo: Rondônia tem alerta de temporais

Instabilidade atmosférica avança sobre Rondônia com risco de chuvas intensas, descargas elétricas e ventos fortes, mantendo o estado em atenção para acumulados elevados.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quarta-feira, 18/02/2026: equilíbrio, ajustes e atenção às relações

Dia favorece reorganização de prioridades, decisões ponderadas e diálogo equilibrado.
L
CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

CLIOM: 26 anos transformando sorrisos e histórias em Rondônia

Na CLIOM – Clínica Odontológica Moderna, cada sorriso carrega uma história. E a história da própria clínica começa com coragem, propósito e vocação.
L
Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Pedro Fernandes solicita manutenção emergencial no Travessão B-40

Solicitação ao DER prevê cascalhamento, drenagem e vistoria na RO-144 para garantir trafegabilidade, segurança viária e escoamento da produção regional.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano político começa sob tensão institucional e disputa eleitoral

Cenário de 2026 reúne debate sobre economia, eleições, segurança pública e embates políticos que devem marcar o pós-Carnaval em todo o país.
L
Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Homem é ferido a golpes de facão na zona leste

Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após sofrer diversos golpes de facão na Rua Teodora Lopes
14
Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Carro que seria levado para a Bolívia é apreendido após fuga em RO

Perseguição do batalhão de fronteira terminou com prisão em Guajará-Mirim; veículo seria enviado ilegalmente ao país vizinho.
12
Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Suspeito furta carro em Pimenta Bueno e capota na BR-174 durante fuga

Homem ficou gravemente ferido após acidente entre Vilhena e Juína; caso mobilizou forças policiais de Rondônia e Mato Grosso.
14
Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Adolescentes de 17 anos são baleados em Vilhena; um está na UTI

Dupla foi atingida a tiros enquanto trafegava de bicicleta; polícia investiga autoria e motivação do ataque.
16
PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

PF e PM Ambiental combatem garimpo ilegal em Colorado do Oeste

Operação conjunta resulta em prisão em flagrante e apreensão de arma e escavadeira usada na exploração irregular de recursos naturais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAMP, LP, LI): ANTONIO SENA LOPES

Licença Ambiental de Médio Porte –  LAMP, Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação.
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIA VELLOSO GESTAO PATRIMONIAL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OBRA – Licença Previa – LP e Licença de Instalação – LI
L

Requerimento da Licença Ambiental: SHEVET BARUCH HASHEM SPE LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS: PREVIA e de INSTALAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: JP Jardinagem LTDA

Licença Ambiental de Operação
L
Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix ameaça ByteDance: IA é acusada de pirataria

Netflix acusa a ByteDance de usar obras protegidas para treinar a IA Seedance 2.0 e dá três dias para mudanças, sob risco de processo por violação de direitos autorais.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.