O Centro de Liderança Pública (CLP) publicou nesta semana mais uma edição do Ranking de Competitividade dos Estados. A plataforma explicou que na edição deste ano, foi montado com 99 indicadores, organizados em 10 pilares temáticos.
Os pilares foram divididos da seguinte maneira: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública, Sustentabilidade Social.
No ranking geral, entre todas as unidades da federação, Rondônia ocupa a 16ª colocação. Quando os dados são compilados para a região norte, o nosso estado fica com a terceira melhor posição. A 11ª colocação é ocupada pelo Amazonas, por tanto, o primeiro do norte. O Tocantins vem em seguida em 2ª lugar regional e 15ª na nacional. O quadro segue: Pará (21ª colocação), Acre (25ª colocação), Amapá (26ª colocação) e Roraima (27ª colocação).
“Este ranking é uma poderosa ferramenta que compara as 27 unidades da federação, avaliando uma série de indicadores que medem a eficiência e a qualidade da gestão pública estadual. Ao classificar os estados, o ranking incentiva a melhoria contínua dos serviços públicos, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social”, explicou a plataforma.