TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

Mostra no Masp celebra obras do período mais consagrado de Leonilson

São apresentadas mais de 300 pinturas, desenhos e bordados.

Por Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mostra no Masp celebra obras do período mais consagrado de Leonilson
Leonilson Tardio/Divulgação

As obras produzidas nos últimos cinco anos de vida de Leonilson (1957–1993) – período em que ficou conhecido como Leonilson Tardio e que apresenta o momento mais rico e complexo do artista – serão apresentadas, a partir desta sexta-feira (23), na nova mostra em cartaz no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A exposição apresenta mais de 300 pinturas, desenhos, bordados, instalações e documentos de Leonilson, que refletem suas perspectivas políticas, públicas e íntimas. A curadoria da mostra é de Adriano Pedrosa, com assistência curatorial de Teo Teotonio.

“Leonilson é um artista fundamental na história da arte contemporânea brasileira, uma figura incontornável do final dos anos 1980 e início de 1990 e entre os artistas que trabalham com a temática queer em suas obras no panorama internacional”, disse Adriano Pedrosa, em entrevista à Agência Brasil. “Seu trabalho tem caráter extremamente particular, diarístico, refletindo sobre os temas de seu cotidiano, sejam mais pessoais, mais políticos, numa dimensão queer, ainda que sempre cheios de poesia, lirismo e beleza. Os últimos anos de sua produção, sobretudo a partir de 1989, são quando o artista produz as obras mais extraordinárias”.

São esses trabalhos produzidos em seus últimos anos (1989-1993) que serão apresentados de forma cronológica em cinco salas do primeiro andar do museu, cada uma dedicada a um desses anos. “O ano de 1989 é um ponto de inflexão na trajetória do artista, e os cinco últimos anos de sua produção, de 1989 a 1993, são o período mais maduro, rico e complexo, quando ele produz obras verdadeiramente extraordinárias – tanto em desenho, pintura e, sobretudo, o bordado, culminando com seu último trabalho, a monumental Instalação sobre duas figuras (1993), apresentada na Capela do Morumbi, em São Paulo, poucas semanas antes de sua morte, e que nós remontaremos na exposição”, contou o curador.

Nesses últimos cinco anos de vida, Leonilson desenvolveu um trabalho mais poético, com economia de cores e traços, trabalhando essencialmente com desenhos, objetos e bordados. Foi como uma espécie de diário que ele começou a retratar temas como o amor, os amantes, a sexualidade, as minorias e a aids. “Em 1991, descobre ser portador do vírus da aids, morrendo pouco menos de dois anos depois, em maio de 1993. Embora Leonilson tenha tido sucesso e reconhecimento em vida no Brasil, foi só após a morte que seu trabalho começou a adquirir reconhecimento internacional mais significativo”, explicou Pedrosa.

O próprio artista falou sobre sua obra produzida nesse período em entrevista a Pedrosa no ano de 1991. “De uns tempos pra cá, meus trabalhos ficaram mais maduros, ao mesmo tempo em que penso mais sobre minha sexualidade, a forma de me relacionar com as pessoas, de encarar o mundo, de viver o dia a dia. Eu acho que o trabalho não deixa de ser pessoal, não deixa de ser um diário, mesmo esses trabalhos da minoria. Eu percebo a segregação que existe. E eu, é óbvio, faço parte de uma dessas minorias”.

Além do primeiro andar, o primeiro subsolo do museu vai apresentar suas ilustrações feitas para a coluna de comportamento Talk of the town – o ti-ti-ti da cidade, de Barbara Gancia no jornal Folha de S.Paulo, além dos vídeos documentais Com o oceano inteiro para nadar (1997), dirigido por Karen Harley, e A paixão de JL (2014), dirigido por Carlos Nader.

A exposição Leonilson: agora e as oportunidades integra a programação anual do Masp dedicada às histórias da diversidade LGBTQIA+ e fica em cartaz até 17 de novembro. “Leonilson é uma figura incontornável no panorama internacional de artistas, trabalhando com temas queer nos anos 1990 e, de fato, um pioneiro no cenário brasileiro. Hoje vemos muitos artistas trabalhando abertamente com essas questões, mas ele foi o primeiro a tratar temas, narrativas e figuras relacionados à homoafetividade, sexualidade, e à própria aids”.

Kang Seung Lee

Além da exposição com obras de Leonilson, o Masp inaugura nesta sexta-feira mostra dedicada ao trabalho do artista sul-coreano Kang Seung Lee. A curadoria é de Amanda Carneiro.

“Ele tem trabalhado com uma série de artistas que morreram por causa da epidemia da aids, sobretudo nos anos 90. Ele nasceu na Coreia do Sul e mora atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos, que é uma cidade que sofreu bastante o impacto da epidemia de aids”, contou a curadora.

O trabalho de Kang Seung Lee será apresentado na sala de vídeo, com o filme Lazarus, que homenageia vidas e memórias perdidas durante a epidemia do HIV/aids. Esse filme será apresentado simultaneamente na Bienal de Veneza.

No filme, Kang Seung Lee reinterpreta a obra Lásaro, de Leonilson, uma instalação feita com duas camisas costuradas juntas, considerada o último trabalho do artista brasileiro e que estará em exposição na mostra. Lee também se inspira no balé original Unknown Territory, do coreógrafo singapurense Goh Choo San (1948-1987).

“O vídeo se baseia numa das obras de Leonilson que estará em exposição, inclusive”, disse a curadora. “Ele toma esse trabalho, Lázaro [de Leonilson], para utilizar como motivo de um filme, que é inspirado por sua vez num coreógrafo pioneiro chamado Goh Choo San. Esse coreógrafo é de Cingapura e também morreu em decorrência da aids. Ele conseguia mesclar o balé clássico com movimentos contemporâneos com uma qualidade introspectiva – e introspecção é também um tema da obra do Leonilson”, explicou a curadora.

O filme apresenta um dueto de movimentos mínimos e intencionais. Ao replicar a obra de Leonilson em Sambe, tecido de cânhamo tradicionalmente usado na Coreia para mortalhas funerárias, os bailarinos interagem coreografando uma homenagem às vidas e memórias perdidas durante a epidemia do HIV/aids, inclusive às de ambos os artistas nos quais ele se inspirou e que faleceram de doenças decorrentes do vírus.

“O filme tem também outros elementos que anunciam relações de significado. Por exemplo, no filme você vê a língua de sinais estadunidense, que é uma provocação que coloca a pessoa observadora com a relação da tradução, com a ideia de percepção e entendimento, porque a gente não sabe ler essa língua. Mesmo nos Estados Unidos, boa parte das pessoas não sabe essa língua, então ela comunica com um público bastante específico. E essa é uma provocação interessante. Isso adiciona nova camada de sentido”, destacou.

A Sala de vídeo: Kang Seung Lee fica em cartaz até 24 de outubro.

Mais informações sobre as duas novas exposições do Masp podem ser obtidas no site do museu. O Masp tem entrada gratuita às terças-feiras e também na primeira quinta-feira do mês.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BYD lança Seal 2026 com mais espaço e tecnologia no Reino Unido

Sedã elétrico mantém preço inicial de £45.730 e amplia porta-malas, personalização e recursos de segurança na linha 2026.
L
Famílias de Marielle e Anderson clamam por justiça e desmonte de milícias no STF

Famílias de Marielle e Anderson clamam por justiça e desmonte de milícias no STF

Parentes acompanham início do julgamento em Brasília e reforçam que punição aos mandantes é essencial para a democracia brasileira.
L

DAF CF Mineração 8×4 é adaptado para extração de ouro no Suriname

Modelo da linha Vocacional recebe guindaste articulado e sistema roll-on/roll-off para operação em mineração pesada.
L

FACER cobra DNIT por paralisação de obra na BR-364 em Vilhena

Federação protocola ofício pedindo esclarecimentos e cronograma para retomada do trevo da BR-364, parado há cerca de seis meses no Cone Sul de RO.
L
Resultado final do concurso da Conab é divulgado nesta terça-feira

Conab lança plataforma para certificar café sem desmatamento

Ferramenta gratuita cruza dados oficiais e satélite para atender exigência da União Europeia e reforçar competitividade do café brasileiro.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prosa & Pesquisa: Jennifer Alves Rates Gomes fala sobre pesquisa, ensino e formação crítica

Prosa & Pesquisa: Jennifer Alves Rates Gomes fala sobre pesquisa, ensino e formação crítica

No Prosa & Pesquisa desta terça-feira, às 10h, a mestra em Planejamento e Desenvolvimento Regional discute como pesquisa, ensino e extensão se conectam, e por que isso muda a formação do estudante.
L
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Senado avança com projeto que cria o Estatuto dos Cães e Gatos

Senado avança com projeto que cria o Estatuto dos Cães e Gatos

Nova lei prevê pena de até dez anos de reclusão para casos de tortura ou morte; texto detalha regras de proteção e o conceito de animais comunitários.
L
Conexão RH: Aline Leon fala sobre violência contra a mulher

Conexão RH: Aline Leon fala sobre violência contra a mulher

A advogada e mestra em Direito com foco em gênero explica como identificar violência física, psicológica, patrimonial e moral, e o que muitas mulheres ainda não reconhecem como crime.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7 nesta terça

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 7 nesta terça

Com os novos adicionais, o valor médio do repasse subiu para R$ 690,01; programa atende mais de 18 milhões de famílias em fevereiro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende "qualquer sacrifício" para prender cúpula do crime organizado

Lula defende “qualquer sacrifício” para prender cúpula do crime organizado

Presidente encerra giro pela Ásia destacando parceria com os EUA contra o narcotráfico e retomada de acordos comerciais com a Coreia do Sul.
L
Gilmar Mendes determina suspensão de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes determina suspensão de penduricalhos no Judiciário e MP

Magistrados e promotores têm prazos de até 60 dias para interrupção de verbas sem base legal; decisão busca unificar remuneração nacional e respeitar o teto constitucional.
L
Ministro André Mendonça assume relatoria do Caso Master e recebe novo relatório da PF

Ministro André Mendonça assume relatoria do Caso Master e recebe novo relatório da PF

Magistrado substitui Dias Toffoli no inquérito que apura fraudes bilionárias; investigação aponta esquema de créditos falsos e rombo que pode atingir R$ 17 bilhões.
L
Depoimento de empresária é interrompido após mal-estar na CPMI do INSS

Depoimento de empresária é interrompido após mal-estar na CPMI do INSS

Ingrid Santos negou participação em desvios de R$ 100 milhões e atribuiu gestão financeira ao marido; sessão foi suspensa para atendimento médico.
L
STF inicia julgamento histórico dos mandantes do caso Marielle Franco

STF inicia julgamento histórico dos mandantes do caso Marielle Franco

Primeira Turma decide destino dos irmãos Brazão e de Rivaldo Barbosa; acusação aponta crime político ligado a interesses fundiários e milícias no Rio.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente agredido em escola é órfão recente

Adolescente agredido em escola é órfão recente

Estudante de 16 anos perdeu a mãe neste mês e havia se mudado de Mato Grosso do Sul para morar com tios; família cobra providências e cogita transferência.
10
PM flagra adolescentes com drogas em praça central de Vilhena

PM flagra adolescentes com drogas em praça central de Vilhena

Grupo foi abordado atrás do posto do Pelotão de Trânsito na Major Amarante; Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar os menores na Unidade Integrada.
10
Perseguição policial termina com dois motociclistas detidos por embriaguez

Perseguição policial termina com dois motociclistas detidos por embriaguez

Condutor de XRE 300 tentou fugir após empinar moto no bairro Alto Alegre; mulher que chegou ao local da abordagem também foi autuada por dirigir alcoolizada.
12
Homem pede socorro em posto de saúde após ser atacado a facadas na leste

Homem pede socorro em posto de saúde após ser atacado a facadas na leste

Vítima pediu ajuda em unidade de saúde após ser golpeada no abdômen e na perna; motivação do ataque ainda é desconhecida.
16
Policiais do 5º BPM fecham boca de fumo e prendem trio no bairro Mariana

Policiais do 5º BPM fecham boca de fumo e prendem trio no bairro Mariana

Ação realizada na madrugada desta terça-feira desarticulou ponto de tráfico em vila de apartamentos; entre os detidos está uma apenada monitorada por tornozeleira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Jaru realiza audiência pública da Saúde nesta quinta (26)

Encontro acontece às 16h, na Câmara de Vereadores, para apresentação das ações da Semusa entre setembro e dezembro de 2025.
L

Sicredi atinge 10 milhões de associados no Brasil

Instituição financeira cooperativa dobra base em cinco anos, amplia agências no país e registra R$ 25,5 bilhões em benefícios econômicos em 2024.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 116 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 116 milhões nesta terça-feira

Apostas podem ser feitas até as 20h nas lotéricas ou pela internet; sorteio ocorre no Espaço da Sorte em São Paulo.
L
Governo suspende decretos para concessão de hidrovias na Amazônia

Governo suspende decretos para concessão de hidrovias na Amazônia

Medida publicada no Diário Oficial atende a pedidos de comunidades tradicionais; suspensão afeta projetos nos rios Madeira, Tapajós e Tocantins.
L
Decisão no STF assegura exploração de diamantes por indígenas Cinta Larga em RO

Decisão no STF assegura exploração de diamantes por indígenas Cinta Larga em RO

Uma nova decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, tratou da atividade de garimpagem de diamantes na Terra Indígena Roosevelt, área que abrange Rondônia e parte do Mato Grosso.
L
Polícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil em Porto Velho

Polícia Civil deflagra operação contra exploração sexual infantil em Porto Velho

Investigação da DEPCA desarticula grupo que comercializava materiais de abuso por aplicativos de mensagens; perícia tecnológica analisará equipamentos apreendidos.
16
Acidente na Avenida Jatuarana deixa motociclista ferido na zona sul

Acidente na Avenida Jatuarana deixa motociclista ferido na zona sul

Colisão ocorreu na noite desta segunda-feira após motorista sair de condomínio; vítima foi socorrida pelo Samu com diversas escoriações.
14
Nota de pesar: Fabiola Karine Hughes Ferreira

Nota de pesar: Fabiola Karine Hughes Ferreira

Orientadora escolar que construiu sua trajetória em Porto Velho faleceu nesta segunda-feira (23); cerimônia de despedida será realizada nesta terça (24), na Funerária Dom Bosco.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.