SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

Tambaqui, cacau e café de Rondônia são temas da 1ª Reunião Extraordinária da CACB

Potencialidades econômica de Rondônia foram temas da primeira reunião extraordinária de 2024 da CACB.

Por Alex Nunes / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Tambaqui, cacau e café de Rondônia são temas da 1ª Reunião Extraordinária da CACB
Foto - Andrey Matheus

Potencialidades econômicas de Rondônia foram temas da primeira reunião extraordinária do ano de 2024 da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), realizada na terça-feira (20), em Brasília. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, representou o estado e explanou ao presidente da organização, Alfredo Cotait Neto, as principais potencialidades e motivos para investimentos no estado.

Tambaqui, cacau e café de Rondônia são temas da 1ª Reunião Extraordinária da CACB
O governador representou o estado e explanou as principais potencialidades e motivos para investimentos | Foto – Andrey Matheus

Para o governador, Marcos Rocha um dos maiores atrativos para o investimento em Rondônia é a posição geográfica da unidade federativa e, para ele, o estado é um eixo amazônico. “O militar sempre analisa a questão da posição do local no mapa, e aprendi a analisar as vantagens. Rondônia está no coração da região Amazônica e tem ligação com Manaus, Peru e os tradicionais caminhos ao Centro-Oeste e Sudeste”, pontuou.

As oportunidades comerciais locais e os números da produção rondoniense foram ouvidos atentamente por mais de 30 participantes de diversas entidades associativas comerciais, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro de Integração Empresa Escola  (Ciee), Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre outras. Em sua fala, ao lado do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, Marco Kobayashi, o governador destaco as vantagens da saída para o Oceano Pacífico. Comparativamente, explicou que, exportar por Rondônia leva 1,5 dias até o Peru, enquanto da região Norte para os portos do Sudeste brasileiro, até seis dias.

O presidente da CACB, Alfredo Neto, perguntou sobre a Lei de Liberdade Econômica, a logística aérea local e o principal investimento rondoniense. Para o governador, assim como em toda a região Norte, há desafios com voos partindo de Rondônia. O estado reduziu a alíquota para o combustível das aeronaves e tem tido promessas de companhias incluírem voos, como o que iniciará em outubro para Manaus.

As potencialidades estaduais foram o ponto alto da apresentação do governador, momento em que os presentes aplaudiram os números, o vídeo e a maneira com que o chefe do Executivo evidenciou sua convicção frente aos retornos de investimentos em Rondônia. Foram citados o Tambaqui e os prêmios na Feira Internacional de comercialização e tecnologia do pescado  (Seafood 2023); o cacau, que tem se tornado um produto (commodity) rondoniense bastante apreciado por experimentadores; e o café, que há anos é premiado e tem desenvolvido tecnologias de plantio exclusivas para a região.

A Lei de Liberdade Econômica Lei nº 13.874/2019 também foi abordada pelo governador ao descrever que sua posição como gestor é estar focado na geração de emprego e renda. Ele asseverou que, junto ao atendimento social ao cidadão, o estado precisa proporcionar formas de melhorar a qualidade de vida da sociedade. “Melhorar a vida da nossa população só acontece com trabalho e emprego”, ressaltou.

CACB

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, fundada em 1811, é a mais antiga entidade de representação empresarial das Américas. Composta por 27 Federações e 2.300 Associações, a CACB representa 2 milhões de empresas de todos os setores econômicos no Brasil, atuando como um importante agente no desenvolvimento econômico do país. O estado de Rondônia foi convidado durante o encontro a participar de fóruns como estado empreendedor devido aos seus resultados alcançados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sorocaba escapa por pouco de bombardeio em aeroporto de Dubai: veja vídeo

Cantor sertanejo Sorocaba escapa por pouco de bombardeio em aeroporto de Dubai: veja vídeo

Cantor sertanejo da dupla com Fernando compartilhou detalhes do susto nas redes sociais após ataque na região envolvendo EUA, Israel e Irã.
L
Central de Serviços do Detran-RO amplia acesso digital

Central de Serviços do Detran-RO amplia acesso digital

Plataforma do Detran-RO reúne consultas e solicitações sobre habilitação e veículos, reduzindo filas e a necessidade de atendimento presencial em Rondônia.
L
TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

TRT-14 fortalece representatividade feminina no 2º grau

Juíza Ana Maria Rosa dos Santos é indicada por unanimidade para desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, ampliando presença feminina na Corte.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de segunda-feira, 02/03/2026: foco, planejamento e decisões estratégicas marcam o início da semana

O horóscopo desta segunda-feira, 2 de março de 2026, aponta um dia favorável para organizar prioridades, retomar compromissos e tomar decisões práticas no campo profissional e pessoal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RondônCAP: Sorteio deste domingo dia 01 distribui mais de R$ 100 mil em prêmios e leva alegria para várias cidades

Edição 291 do RondônCAP premiou moradores de Ji-Paraná, Porto Velho, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim, além de 40 contemplados nos Giros da Sorte em todo o estado.
L

Momento Agro: Gustavo Nobre de Azevedo explica caminhos da Regularização Fundiária Urbana em Porto Velho

Ex-secretário da Semur, Gustavo esclarece dúvidas sobre matrícula de imóveis, diferença entre posse e propriedade, Reurb Social e os impactos econômicos da regularização.
L

Única Talks: Isaías Fonseca Moraes e o selo para municípios que protegem crianças e idosos

O desembargador Isaías Fonseca Moraes explica como o TJRO, MPRO e TCE-RO articulam um projeto para cobrar políticas públicas dos municípios, incentivar inclusão e fortalecer fundos sociais.
L

Erichsen Mendes detalha como a Ângelus transforma cuidado no luto em proteção e economia para famílias de Porto Velho

No Giro News, Erichsen Mendes explica o papel da Ângelus como parceira no momento da perda, destaca apoio psicológico, cobertura familiar e gestão focada em atendimento humanizado.
L

Guerra ao crime organizado: Lula e o STF vão aceitar que a nova lei antifacções seja mesmo implantada no Brasil?

Projeto aprovado na Câmara endurece penas contra facções criminosas, restringe direito de voto de presos e aguarda decisão do presidente Lula e possível análise do STF.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Cláudia de Jesus fortalece agricultura familiar em Jaru com implementos agrícolas

Emenda de R$ 325 mil beneficia cerca de 50 famílias, ampliando produção de grãos, café e forragem no município.
L
Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Eyder Brasil reúne mil no Cidadania no Bairro

Ação promovida pelo deputado levou serviços de saúde, assistência social e atendimentos gratuitos à zona Sul de Porto Velho.
L
Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Cássio Gois é homenageado pela ACI em Cacoal

Deputado estadual recebeu Diploma de Honra ao Mérito durante posse da nova diretoria da Associação Cacoalense de Imprensa, em solenidade na OAB.
L
Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Extinção da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas do setor público

Movimento defende extinção da cobrança previdenciária de aposentados do setor público e revisão da PEC 555/2006 no Congresso Nacional.
L

Sofia Andrade lidera ato “Acorda Brasil” em Porto Velho

Vereadora organiza mobilização alinhada ao movimento nacional da direita e faz críticas ao governo Lula, ao STF e à situação econômica de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Jaru: Hilux é encontrada abandonada entre Avenida JK e BR-364

Jaru: Hilux é encontrada abandonada entre Avenida JK e BR-364

Veículo foi localizado no canteiro em frente à Jacaré Veículos; PRF foi acionada e apura as circunstâncias.
14
Jaru: motorista perde controle e bate em guard-rail na BR-364

Jaru: motorista perde controle e bate em guard-rail na BR-364

Acidente ocorreu entre Tarilândia e Jaru após parada brusca de caminhonete; não houve feridos graves.
12
Engavetamentos quase simultâneos envolvem sete veículos em Vilhena

Engavetamentos quase simultâneos envolvem sete veículos em Vilhena

Acidentes ocorreram na Avenida Presidente Nasser, no Jardim América, e causaram apenas danos materiais.
14
Suspeito de homicídio é preso após depenar e comer pomba crua em MT

Suspeito de homicídio é preso após depenar e comer pomba crua em MT

Homem com antecedentes por homicídio em Juína foi flagrado em Tangará da Serra e pode responder por maus-tratos a animais.
14
Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Comodoro

Polícia Civil prende condenado por estupro de vulnerável em Comodoro

Homem de 58 anos tinha mandado de prisão definitiva e foi localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça mantém prisão de mulher acusada de envenenar ex em Chupinguaia

Justiça mantém prisão de mulher acusada de envenenar ex em Chupinguaia

Audiência de custódia foi realizada em Vilhena; defesa afirma que vai recorrer e pedir contraprova sobre suposto uso de veneno.
16
Mulher de 47 anos desaparece há mais de dois dias em Vilhena

Mulher de 47 anos desaparece há mais de dois dias em Vilhena

Familiares de Andreia Rodrigues da Silva acionaram a polícia e pedem ajuda da população para localizar a mulher, que enfrenta sérios problemas de saúde.
10
Vídeo: Bandidos arrombam farmácia e roubam R$ 3,5 mil na zona leste

Vídeo: Bandidos arrombam farmácia e roubam R$ 3,5 mil na zona leste

Crime ocorreu na madrugada desta segunda-feira em Porto Velho; Polícia Civil investiga o caso.
16
Polícia Militar apreende armas de fogo na Reserva São Lourenço

Polícia Militar apreende armas de fogo na Reserva São Lourenço

Operação integrada do BPFRON e ICMBio resultou na apreensão de espingardas e munições durante fiscalização no Parque Nacional Mapinguari.
16
Camionete furtada na zona sul de Porto Velho é recuperada em operações integradas

Camionete furtada na zona sul de Porto Velho é recuperada em operações integradas

Veículo Nissan Frontier foi localizado às margens da BR-364 durante ações das operações Protetor das Divisas e Fronteiras e Vesúvio.
14
Mercado mantém projeções de PIB e inflação para 2026

Mercado mantém projeções de PIB e inflação para 2026

Expectativa é de crescimento econômico de 1,82% este ano, com inflação dentro da meta do Banco Central, segundo Boletim Focus.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.