TERÇA-FEIRA, 17/02/2026

Em destaque

Correios adere à campanha Feminicídio Zero

Ação marca o Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização sobre o fim da violência contra a mulher, e o aniversário da Lei Maria da Penha.

Por Assessoria de Imprensa

Publicado em 

Reafirmando seu compromisso com a igualdade, inclusão e direitos humanos, os Correios celebraram a adesão à campanha “Feminicídio Zero – nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, liderada pelo Ministério das Mulheres. O evento aconteceu no dia 15, no auditório do edifício sede, em Brasília/DF, com palestra da atriz, poetisa, escritora e cantora Elisa Lucinda.

A solenidade contou com a participação da secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Motta Dau; do diretor de Gestão de Pessoas, Getúlio Marques Ferreira; da diretora Econômico-Financeiro, Tecnologia e Segurança da Informação, Maria do Carmo Lara Perpétuo; do superintendente estadual de Brasília, Paulo Henrique Soares Moura; e da assessora especial da presidência dos Correios, Vilma Maria dos Santos Reis; do ouvidor-geral da Defensoria Pública da União, Gleidson Renato Dias.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, escreveu uma mensagem que foi lida por Marques Ferreira: “Nós, enquanto empresa pública cujo objetivo principal é servir à sociedade brasileira, não podemos aceitar nenhum, absolutamente nenhum tipo de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial. Queremos ser exemplo de uma estatal comprometida com as atuais diretrizes de direitos humanos ratificadas pelo Brasil perante as cortes internacionais”, diz em um trecho.

Denise Motta destacou que a campanha busca reunir diversos setores da sociedade, poder público, sociedade civil e até clubes de futebol. “Em dias de jogo, o número de boletins de ocorrência de ameaça contra mulheres aumenta 23,7%. O número de registros de boletins de lesão corporal cresce 20,8%. Em dias de jogo, na cidade daquele time, o aumento de registros de lesão corporal é de 25,9%”, avaliou ela. “A Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que está liderando essa iniciativa ‘Feminicídio Zero’, com um forte apoio do presidente Lula nos estimulando, tem procurado presidentes de clubes de futebol. Vários clubes já aderiram”, disse ela. A articulação também passa pelos setores de educação, justiça e segurança pública, visando uma mudança de cultura.

Para a coordenadora do grupo de trabalho de Igualdade de Gênero e Raça, Respeito à Diversidade e Enfrentamento aos Assédios, Vilma Maria dos Santos Reis, a adesão à campanha ratifica os Correios como “uma empresa que está se colocando para alcançar a paridade de gênero, e que, pela capilaridade que tem, vai fazer com que mulheres que, às vezes estão sofrendo a violência, não se sintam sozinhas e saibam como buscar ajuda.”

A campanha – Lançada no último dia 7 de agosto pelo Ministério das Mulheres, a campanha “Feminicídio Zero – nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” teve adesão de entidades do setor público e privado por meio da assinatura de uma carta-compromisso (a dos Correios foi enviada em 5 de agosto). A ação visa pôr fim à violência contra as mulheres, em especial aos feminicídios, a partir de diversas frentes de atuação: comunicação ampla e popular, implementação de políticas públicas, engajamento de atores diversos.

Mais informações sobre as ações de combate à violência contra as mulheres e sobre a campanha Feminicídio Zero estão disponíveis na página do Ministério das Mulheres.

Palestra – Elisa Lucinda subiu ao palco cantando “Sonho impossível”. A canção fala de resistência e da capacidade de continuar sonhando com um mundo melhor. “Eu venho aqui para a gente tentar achar estratégias para, ao mesmo tempo que educar essa nova sociedade que a gente quer, a gente se educar e não reproduzir”, disse após a interpretação.

A artista lembra que a sociedade ainda é ensinada a manter a mulher como um ser de segunda classe e que sair dessa posição dá trabalho, exige um posicionamento de quem não compactua com atitudes que desvalorizam a mulher. Dentre as estratégias, Elisa sugere algo que chama de “reparação histórica”: deixar os homens tão desconfortáveis quanto eles deixam as mulheres. Lembrando a importância da arte nessa “reparação histórica”, a palestrante destaca que a luta contra a violência de gênero é de todos e todas.

Por que falar sobre violência de gênero? – A cada seis horas, uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil. São, em média, quatro mulheres mortas por dia como resultado da violência de gênero, a maioria delas (63%) é negra. A cada seis minutos, uma menina ou mulher sofre violência sexual no país. São 240 mulheres e meninas violentadas por dia. Além disso, três em cada 10 mulheres já sofreram violência doméstica. E a situação está piorando.

Em 2023, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio. Foi o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015. As agressões decorrentes de violência doméstica subiram 9,8%, alcançando 258.941 casos.

Também cresceram as tentativas de feminicídio (7,2%, chegando a 2.797 vítimas) e as tentativas de homicídio contra mulheres (8.372 casos no total, alta de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%) e estupro (6,5%). Os dados são do Ministério das Mulheres e do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.É perigoso ser mulher aqui.

Para reverter o cenário, é preciso que a sociedade consiga desnaturalizar a violência contra a mulher, ou seja, que o maior número de pessoas possível saiba reconhecer atitudes violentas, e, assim, perceber que se trata de crime. Ainda é preciso que a sociedade saiba como enfrentar e interromper a violência.

Correios pela diversidade – Entre os compromissos assumidos pelos Correios, estão a realização de eventos de conscientização como este; a divulgação da campanha interna e externamente; bem como o combate à violência de gênero no ambiente de trabalho.

Desde 2023, os Correios estão reconstruindo seu caminho na luta pelo respeito aos direitos humanos. Em abril de 2024, a Política Corporativa de Diversidade da empresa foi aprovada na Diretoria Executiva e no Conselho de Administração. Esta semana, a empresa concluiu a adesivagem de mais de 300 carros da frota na Bahia, no Distrito Federal, em São Paulo e no Pará, com a arte da campanha “Brasil sem misoginia”, também do Ministério das Mulheres.

Em outra ação de extrema importância, a empresa incluiu no app Correios, no dia 8 de março, um canal de denúncia com conexão direta para o Ligue 180 – serviço gratuito de denúncia de violência contra a mulher que funciona por ligação telefônica ou mensagem de WhatsApp. Além de ampliar a acessibilidade ao serviço (o app tem mais de 320 milhões de acessos mensais), a inclusão possibilita a denúncia da violência sem chamar atenção do agressor, já que o canal está dentro do aplicativo da empresa.

Outra medida adotada pela gestão atual foi a implantação, no Acordo Coletivo de Trabalho, da prioridade de transferência para empregadas vítimas de violência doméstica, além da licença remunerada de 10 dias. No Acordo Coletivo 2024-2025, a empresa está propondo a ampliação dessa licença para 20 dias e a concessão de um salário-base para auxiliar na mudança de domicílio, quando necessária.

Nesse processo, a criação do grupo de trabalho de igualdade de gênero e raça, respeito à diversidade e enfrentamento aos assédios, em maio do ano passado, bem como a instituição de GTs em todas as 28 superintendências estaduais sobre o tema foi um passo importante. O grupo nacional e os grupos regionais têm trabalhado três eixos: equidade de gênero e raça; respeito e valorização da diversidade (incluindo direitos da população LGBTQUIAPN+, PCD, e questões geracionais); e enfrentamento aos assédios. Os grupos desenvolvem ações de educação e propõem melhorias na forma de atuação da empresa.

Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaZRxRt1CYoQxS2JD236

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades pedem rejeição de lei para deportar imigrantes

Entidades pedem rejeição de lei para deportar imigrantes

Mais de 70 organizações alertam que nova estratégia da União Europeia pode gerar vigilância excessiva e discriminação racial no continente.
L
Serviço de streaming gratuito destaca cinema brasileiro

Serviço de streaming gratuito destaca cinema brasileiro

Itaú Cultural Play disponibiliza 18 novos títulos de diversas regiões, oferecendo opções que vão de curtas infantis a documentários históricos.
L
Robôs humanoides chineses são destaque no Ano Novo Lunar

Robôs humanoides chineses são destaque no Ano Novo Lunar

Startups de tecnologia apresentam inovações em artes marciais e dança durante o tradicional espetáculo da CCTV, reforçando a liderança da China no setor.
L
Estados aderem a campanha contra o assédio no carnaval

Estados aderem a campanha contra o assédio no carnaval

Em ação conjunta com o Ministério das Mulheres, 18 estados brasileiros reforçam o uso do Disque 180 para combater a importunação sexual durante a folia.
L
Bombeiros reforçam segurança de trios elétricos na chuva

Bombeiros reforçam segurança de trios elétricos na chuva

A medida foi colocada em prática no final da tarde de sábado (14), durante o desfile de um dos maiores blocos carnavalescos da Região Norte, na Capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Gestão destaca atuação da equipe da comunicação institucional e homenageia profissionais no Dia do Repórter.
L
Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Força-tarefa garante varrição, lavagem e desodorização das vias após as festividades.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Pé-de-Meia Licenciaturas: cadastro começa nesta terça

Programa oferece até 12 mil bolsas para estudantes de licenciatura e prevê poupança vinculada à atuação futura na rede pública.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Deputado alerta para risco de acidentes e pede intervenção imediata em trecho estratégico para a mobilidade e economia do Vale do Jamari.
L
Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Cássio Gois garante ambulância e reforça saúde no distrito 14 de Abril

Investimento fortalece o atendimento de urgência e amplia a resposta à população rural de Espigão do Oeste.
L
Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Emenda garante reforma do SAMU de Cujubim

Investimento de R$ 530 mil fortalece a estrutura de urgência, melhora condições de trabalho e amplia a capacidade de atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste
16
Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Polícia Militar captura Alex Adriano Daloia Duarte, foragido do regime semiaberto, após denúncia anônima em apartamento no bairro Val Paraíso.
16
Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Polícias Civil e Militar capturam Rogério dos Santos Quimba, acusado de envolvimento em tiroteio na Avenida Brasil, em Ji-Paraná, que deixou criança de 3 anos ferida.
18
Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na avenida Norte-Sul deixou motociclista ferido; Corpo de Bombeiros socorreu a vítima para a UPA em Rolim de Moura.
16
Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Acidente entre carro e motocicleta no bairro São Cristóvão deixou condutora ferida, que foi encaminhada à UPA pelo Corpo de Bombeiros em Rolim de Moura.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Homem denunciado por perturbação de sossego pela 18ª vez foi encontrado com adolescentes, bebidas e som alto no bairro Aripuanã, em Vilhena.
14
Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em VilhenaUm caso de violência doméstica chocou moradores de Vilhena neste final de semana. Uma mulher de 46 anos foi agredida pelo marido de 55 anos após comprar um ventilador sem a autorização dele. O mesmo homem já havia cometido agressões anteriores contra a companheira. Durante atendimento da ocorrência, a vítima relatou que havia reatado o relacionamento após agressões passadas, mas sofreu novo espancamento, incluindo um soco no rosto que deixou hematoma na testa. Após o episódio, a mulher solicitou novamente uma medida protetiva contra o agressor. A guarnição da Polícia Militar fotografou os ferimentos da vítima e tentou localizar o suspeito, que havia fugido antes da chegada da equipe. O caso segue sob investigação e reforça a necessidade de ações imediatas em situações de violência doméstica, protegendo a vítima e prevenindo novos abusos.
16
Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena

Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena

Abuso de menino autista mobiliza polícia em Vilhena
18
Furto em loja: crime atinge centro da capital

Furto em loja: crime atinge centro da capital

Furto em loja foi registrado durante a madrugada no centro de Porto Velho, após criminosos quebrarem vidraças e levarem tênis e camisas do estabelecimento.
14
Nota de pesar: Pedro Amaro da Silva Filho

Nota de pesar: Pedro Amaro da Silva Filho

Pedro Amaro da Silva Filho faleceu aos 90 anos em Porto Velho, deixando legado de dedicação à família, simplicidade e amizades construídas ao longo da vida.
L
Campeonato Carioca: Fluminense vence e pega Vasco

Campeonato Carioca: Fluminense vence e pega Vasco

Fluminense derrota Bangu no Maracanã, garante melhor campanha do Campeonato Carioca e enfrentará o Vasco na semifinal do estadual.
L
Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho

Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho

Roubo na zona leste: dupla é detida em Porto Velho
14
Brasil encerra campanha histórica no esqui alpino masculino

Brasil encerra campanha histórica no esqui alpino masculino

Giovanni Ongaro conquista o 27º lugar no slalom, melhor marca do país na prova, enquanto Lucas Pinheiro sofre queda e fica fora da disputa.
L
Passageiro é preso com 3 kg de maconha na BR-364

Passageiro é preso com 3 kg de maconha na BR-364

Homem foi detido pela PRF em ônibus que saiu de Guajará-Mirim com destino a Porto Velho
10
Apenado e adolescente são detidos após roubo de moto

Apenado e adolescente são detidos após roubo de moto

O veículo foi localizado cerca de duas horas depois na Avenida Imigrantes, próximo a uma área de mata
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.