SEGUNDA-FEIRA, 16/03/2026

Em destaque

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

O racismo no Brasil é sistêmico, perdura desde a formação do Estado brasileiro, e as medidas para combater o preconceito não são suficientes para fazer frente à gravidade da situação. Essas são algumas das conclusões preliminares apresentadas nesta sexta-feira (16) pela relatora especial sobre formas contemporâneas de racismo, Ashwini K.P., que faz parte do corpo de especialistas independentes do sistema de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ashwini K.P. também manifestou preocupação com as eleições municipais, que ocorrerão em outubro deste ano. Segundo ela, há uma representação política muito baixa no país de grupos raciais e étnicos marginalizados, além de o ambiente político ser hostil e mesmo perigoso para quem consegue se eleger. Ela citou como exemplo o caso de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

“Ficou extremamente evidente para mim, após minha visita, que as pessoas afrodescendentes, os povos indígenas, comunidades quilombolas, romani e pessoas pertencentes a outros grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil, incluindo aqueles que enfrentam discriminação interseccional com base em deficiência, gênero, status LGBTQIA+ e/ou ser pessoa migrante ou refugiada, continuam a experimentar formas multifacetadas, profundamente interconectadas e generalizadas de racismo sistêmico”, disse, em coletiva de imprensa.

“A violência estrutural e a exclusão endêmicas, que desumanizam pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, causam danos muitas vezes irreparáveis e tornam as pessoas invisíveis dentro da sociedade, sendo consistentemente articuladas para mim como características integrais do racismo sistêmico no Brasil”, observou.

Embora reconheça medidas de combate ao racismo importantes no país, ela diz que ainda não são suficientes diante da gravidade do problema. “O ritmo atual de mudança não parece corresponder à gravidade da situação sofrida por pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados. Existem lacunas significativas na implementação e alcance de leis e políticas, e o progresso em direção à justiça racial é muito lento. As pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil já esperaram tempo demais por justiça e igualdade racial. A própria vida e existência de pessoas marginalizadas depende de ação mais ousada e urgente”, afirmou.

Entre os bons exemplos destacados estão os programas de ações afirmativas para instituições de ensino superior e outras instituições públicas; os esforços para garantir o reconhecimento cultural e a memória sobre as experiências coletivas de pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, com a criação de memoriais; e até mesmo a criação do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério dos Povos Indígenas em 2023, bem como a criação de uma Secretaria sobre os Povos Romani dentro do Ministério da Igualdade Racial.

Eleições

Em relação à representação política, ela mostrou preocupação. “Estou, portanto, muito preocupada com relatos de representação política muito baixa de grupos raciais e étnicos marginalizados, incluindo afrodescendentes, povos indígenas, comunidades quilombolas e romani em órgãos políticos e de tomada de decisão, incluindo o Congresso Nacional e órgãos estaduais e municipais”, disse.

Ela acrescentou: “Notei como positivo que cotas de representatividade racial existem, mas me preocupei ao ouvir que não estavam sendo implementadas e que há ausência de responsabilização por esse descumprimento. Também ouvi testemunhos preocupantes sobre como as instituições políticas são consideradas lugares profundamente hostis e inseguros por pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados.”

Segundo a relatora, ameaças e violência, incluindo violência letal, contra pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, incluindo mulheres, que se elegem ou participam de cargos políticos, como o caso de Marielle Franco, são “mais uma questão de profunda preocupação para mim, particularmente dadas as próximas eleições municipais”. “Exorto veementemente o Brasil a tomar todas as medidas necessárias para evitar qualquer forma de violência política durante as próximas eleições municipais”, ressaltou.

Em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidatura, aprovada pelo Senado nesta quinta-feira (15), ela defende que é também responsabilidade dos próprios partidos políticos assumirem o compromisso de garantir a representatividade de comunidades marginalizadas.

A chamada PEC da Anistia (9/2023) também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições passadas e permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas.

Visita ao Brasil

Ashwini K.P. está no Brasil desde o dia 5 de agosto. A visita terminou nesta sexta. Ela esteve Brasília, Salvador, São Luís, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, a convite do governo federal. Reuniu-se com representantes dos governos federal e estaduais, além de representantes da sociedade civil que trabalham com racismo e preconceito e de comunidades que sofrem discriminação racial.

Nesta sexta, a relatora especial apresentou à imprensa as conclusões preliminares da avalição. A apresentação está disponível na íntegra na página do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos na internet. [LINK: ] A análise completa será apresentada na 59ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em junho de 2025.

As relatorias especiais fazem parte do que é conhecido como Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais trata-se do maior corpo de especialistas independentes do sistema de direitos humanos da ONU, que apuram e monitoram situações específicas de países ou questões temáticas em todas as partes do mundo. Ashwini K.P. foi nomeada pelo conselho como a sexta relatora especial sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata em 2022.

Os especialistas em Procedimentos Especiais trabalham de forma voluntária; não são funcionários da ONU, são independentes de qualquer governo ou organização e atuam em sua capacidade individual.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 105 milhões

Concurso 2.984 da Mega-Sena não teve ganhador na faixa principal e prêmio principal acumula para o próximo sorteio, marcado para terça-feira
L

Saúde de Bolsonaro: relatório aponta piora rápida antes da internação

Documentos da equipe médica que acompanhava o ex-presidente registram evolução acelerada do quadro clínico, com queda na saturação de oxigênio e febre antes da transferência para hospital
L

Dr. Marcelo Almeida explica abdominoplastia com cicatriz reduzida

O cirurgião plástico Dr. Marcelo Almeida detalha como planejamento individualizado e tecnologias modernas permitem reduzir a cicatriz da abdominoplastia em casos selecionados.
L

Justiça do Trabalho anula registro sindical em disputa entre entidades de Rondônia

A Justiça do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) declarou a nulidade do registro sindical do SINDLIMPRO, sindicato que atua no setor de limpeza urbana e serviços de asseio e conservação em Rondônia. 
L

Alerta de temporais: Rondônia pode enfrentar chuvas intensas neste fim de semana

Previsão indica que domingo (15) pode registrar chuvas ainda mais intensas em Porto Velho, com risco de tempestades, raios e grande volume de água em curto período.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

Sofia Andrade participa de grande encontro do PL e fortalece caminho para pré-candidatura à Câmara Federal

O evento, contou contou com a presença do senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência da República e o senador Marcos Rogério, pré-candidato ao governo de Rondônia. O evento marcou um momento de articulação política e fortalecimento do grupo conservador no estado.
L
Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

Presença de Flávio Bolsonaro marca encontro político do PL em Ji-Paraná que reuniu lideranças de Rondônia

O evento também contou com a participação do deputado federal Fernando Máximo, da vereadora de Porto Velho Sofia Andrade, do vereador da capital Pedro Geovar e do empresário Bruno Scheid, que acompanha as articulações políticas com vistas às eleições de 2026.
L
Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Bolsonaro apresenta piora na função renal e aumento de inflamação em Brasília

Ex-presidente segue internado na UTI com broncopneumonia bilateral; boletim médico indica estabilidade clínica apesar do agravamento renal.
L
Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo fala em “festa da democracia” durante encontro político em Ji-Paraná e aposta em novas lideranças para mudar o Brasil

Durante evento que reuniu lideranças políticas e famílias de várias regiões de Rondônia, o deputado destacou mobilização popular e afirmou que o país pode mudar com escolhas nas próximas eleições.
L
Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Governo federal mobiliza R$ 179 bilhões para transição ecológica desde 2023

Recursos provenientes do Fundo Clima e do programa Eco Invest Brasil somam investimentos recordes em sustentabilidade e recuperação ambiental.
L
Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferida após carro avançar preferencial em Porto Velho

Acidente entre um Gol e uma motocicleta Biz deixou uma mulher ferida no cruzamento da Rua da Beira com a Avenida Guaporé, no bairro Três Marias, na manhã deste domingo (15).
14

Casal e comparsa são presos por tráfico em bar no Caladinho

Equipe do sgt Machado prende três suspeitos com maconha e cocaína em bar usado como ponto de venda de drogas na zona sul de Porto Velho, na madrugada deste domingo (15).
14
BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de convocação: (AGO) ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS NOVA ESPERANÇA-ASPRONE

A realizar-se no dia 24 de março de 2026, no barracão do secador de café associação, situada na Linha 55 B, Gleba Quarta Cachoeira, PF Alto Madeira, Lote n. 01/75, Candeias do Jamari/RO.
L
O Agente Secreto: vitória histórica no Spirit Awards

A gente e o Agente por Moisés Selva Santiago

Confira o artigo sobre o filme AGENTE SECRETO, candidato ao Oscar. Grato.
L
Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Circo de Tradição Familiar se torna Patrimônio Cultural do Brasil

Reconhecimento do Iphan celebra a história da família Zanchettini e a resistência da arte circense itinerante e familiar.
L
Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Embaixada dos EUA no Iraque é atingida por míssil em escalada de tensões

Ataque em Bagdá ocorre após bombardeio norte-americano a alvos militares na Ilha Kharg, principal terminal petrolífero do Irã.
L
Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Presidente interina da Venezuela pede fim das sanções em reunião com a Colômbia

Delcy Rodríguez classificou encontro como produtivo e enviou mensagem direta a Donald Trump para suspensão de medidas coercitivas.
L
Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou pela internet.
L