SÁBADO, 31/01/2026

Em destaque

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil

Para Ashwini K.P., medidas para combater problema são insuficientes

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Relatora especial da ONU vê racismo sistêmico no Brasil
Tomaz Silva/Agência Brasil

O racismo no Brasil é sistêmico, perdura desde a formação do Estado brasileiro, e as medidas para combater o preconceito não são suficientes para fazer frente à gravidade da situação. Essas são algumas das conclusões preliminares apresentadas nesta sexta-feira (16) pela relatora especial sobre formas contemporâneas de racismo, Ashwini K.P., que faz parte do corpo de especialistas independentes do sistema de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ashwini K.P. também manifestou preocupação com as eleições municipais, que ocorrerão em outubro deste ano. Segundo ela, há uma representação política muito baixa no país de grupos raciais e étnicos marginalizados, além de o ambiente político ser hostil e mesmo perigoso para quem consegue se eleger. Ela citou como exemplo o caso de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018.

“Ficou extremamente evidente para mim, após minha visita, que as pessoas afrodescendentes, os povos indígenas, comunidades quilombolas, romani e pessoas pertencentes a outros grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil, incluindo aqueles que enfrentam discriminação interseccional com base em deficiência, gênero, status LGBTQIA+ e/ou ser pessoa migrante ou refugiada, continuam a experimentar formas multifacetadas, profundamente interconectadas e generalizadas de racismo sistêmico”, disse, em coletiva de imprensa.

“A violência estrutural e a exclusão endêmicas, que desumanizam pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, causam danos muitas vezes irreparáveis e tornam as pessoas invisíveis dentro da sociedade, sendo consistentemente articuladas para mim como características integrais do racismo sistêmico no Brasil”, observou.

Embora reconheça medidas de combate ao racismo importantes no país, ela diz que ainda não são suficientes diante da gravidade do problema. “O ritmo atual de mudança não parece corresponder à gravidade da situação sofrida por pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados. Existem lacunas significativas na implementação e alcance de leis e políticas, e o progresso em direção à justiça racial é muito lento. As pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados no Brasil já esperaram tempo demais por justiça e igualdade racial. A própria vida e existência de pessoas marginalizadas depende de ação mais ousada e urgente”, afirmou.

Entre os bons exemplos destacados estão os programas de ações afirmativas para instituições de ensino superior e outras instituições públicas; os esforços para garantir o reconhecimento cultural e a memória sobre as experiências coletivas de pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, com a criação de memoriais; e até mesmo a criação do Ministério da Igualdade Racial e do Ministério dos Povos Indígenas em 2023, bem como a criação de uma Secretaria sobre os Povos Romani dentro do Ministério da Igualdade Racial.

Eleições

Em relação à representação política, ela mostrou preocupação. “Estou, portanto, muito preocupada com relatos de representação política muito baixa de grupos raciais e étnicos marginalizados, incluindo afrodescendentes, povos indígenas, comunidades quilombolas e romani em órgãos políticos e de tomada de decisão, incluindo o Congresso Nacional e órgãos estaduais e municipais”, disse.

Ela acrescentou: “Notei como positivo que cotas de representatividade racial existem, mas me preocupei ao ouvir que não estavam sendo implementadas e que há ausência de responsabilização por esse descumprimento. Também ouvi testemunhos preocupantes sobre como as instituições políticas são consideradas lugares profundamente hostis e inseguros por pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados.”

Segundo a relatora, ameaças e violência, incluindo violência letal, contra pessoas de grupos raciais e étnicos marginalizados, incluindo mulheres, que se elegem ou participam de cargos políticos, como o caso de Marielle Franco, são “mais uma questão de profunda preocupação para mim, particularmente dadas as próximas eleições municipais”. “Exorto veementemente o Brasil a tomar todas as medidas necessárias para evitar qualquer forma de violência política durante as próximas eleições municipais”, ressaltou.

Em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece novas regras para os partidos políticos na aplicação de recursos destinados às cotas raciais em candidatura, aprovada pelo Senado nesta quinta-feira (15), ela defende que é também responsabilidade dos próprios partidos políticos assumirem o compromisso de garantir a representatividade de comunidades marginalizadas.

A chamada PEC da Anistia (9/2023) também perdoa os débitos dos partidos que descumpriram a aplicação mínima de recursos em candidaturas de pretos e pardos nas eleições passadas e permite a renegociação de dívidas tributárias das legendas.

Visita ao Brasil

Ashwini K.P. está no Brasil desde o dia 5 de agosto. A visita terminou nesta sexta. Ela esteve Brasília, Salvador, São Luís, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro, a convite do governo federal. Reuniu-se com representantes dos governos federal e estaduais, além de representantes da sociedade civil que trabalham com racismo e preconceito e de comunidades que sofrem discriminação racial.

Nesta sexta, a relatora especial apresentou à imprensa as conclusões preliminares da avalição. A apresentação está disponível na íntegra na página do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos na internet. [LINK: ] A análise completa será apresentada na 59ª sessão do Conselho de Direitos Humanos em junho de 2025.

As relatorias especiais fazem parte do que é conhecido como Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais trata-se do maior corpo de especialistas independentes do sistema de direitos humanos da ONU, que apuram e monitoram situações específicas de países ou questões temáticas em todas as partes do mundo. Ashwini K.P. foi nomeada pelo conselho como a sexta relatora especial sobre formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata em 2022.

Os especialistas em Procedimentos Especiais trabalham de forma voluntária; não são funcionários da ONU, são independentes de qualquer governo ou organização e atuam em sua capacidade individual.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Paulo Augusto é desclassificado do BBB 26 após violar regras de segurança

O participante foi expulso do reality após colocar em risco a integridade física de Jonas Sulzbach durante a disputa pelo Big Fone.
L

Raposa-voadora: conheça o morcego gigante ligado ao vírus Nipah e os riscos para o Brasil

Com quase 2 metros de envergadura, o gênero Pteropus é o reservatório natural do vírus que alerta a Ásia.
L
Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães em São Paulo

Comerciante mantinha dezenas de cachorros em subsolo insalubre, sem água, comida e cuidados veterinários; Justiça aplicou pena máxima prevista para crimes contra cães e gatos.
L
Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Adolescente de 13 anos morreu após ataque em praia da região metropolitana do Recife; autoridades reforçam monitoramento no litoral.
L
Correios reabrem inscrições para plano de demissão voluntária

Correios reabrem inscrições para plano de demissão voluntária

A estatal retoma o programa de desligamento em fevereiro como parte da estratégia para reduzir gastos e garantir a sustentabilidade financeira da empresa até 2028.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L
Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Prefeitura antecipa repasse do Proafem e injeta recursos nas escolas de Porto Velho

Programa de apoio financeiro às unidades municipais teve aumento de 34,8% na gestão Léo Moraes e libera metade das parcelas já no início do ano letivo.
L

Sintonia 360: Paulo Moraes Júnior é o convidado deste sábado

O bate-papo também aborda sua transição do setor privado para a gestão pública e como sua experiência empresarial contribui para decisões mais eficientes e alinhadas às necessidades da população.
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
PRF em Rondônia prende cinco foragidos da justiça em menos de 24 Horas

PRF informa cronograma de interdição na BR-364 em Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal divulgou horários de fechamento e liberação do fluxo no quilômetro 563, trecho de acesso ao município de Cujubim.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

TSE encerra prazo para sugestões sobre regras das eleições 2026

O tribunal recebe contribuições da sociedade até o fim desta sexta-feira, preparando o terreno para as audiências públicas que definirão as normas do próximo pleito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

Operação busca suspeito de tentativa de homicídio em RO

A Polícia Civil realizou buscas na residência de Rogério S., acusado de participar de um ataque que deixou uma criança baleada na cabeça.
16
Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Batida entre carro e caminhonete deixa ferida no centro

Uma passageira precisou de socorro médico após colisão transversal entre um Fiat Palio e uma caminhonete no cruzamento da avenida 25 de Agosto.
14
Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Batida entre motocicletas deixa três feridos em RO

Dois condutores e uma passageira foram socorridos após colisão no cruzamento da avenida 25 de Agosto com a rua H, no bairro Cidade Alta.
10
Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Carro com idosos e criança pega fogo no centro

Um veículo Ford Ecosport ficou totalmente destruído após ser consumido pelas chamas nas proximidades de uma agência bancária na região central da cidade.
12
Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Idoso acusado de estupro em Rondônia é preso no Mato Grosso

Homem de 60 anos com mandado de prisão emitido em Porto Velho foi localizado em Curvelândia após operação conjunta entre as polícias civis.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Mudança de Titularidade: MERCADO REBOUCAS – LTDA

ALTERAÇÃO CONTRATUAL DE MUDANÇA DE TITULARIDADE,
L
Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Simples Nacional: prazo para adesão termina neste sábado

Empreendedores têm até este sábado para solicitar entrada ou retorno no Simples Nacional, regime simplificado para MEI, micro e pequenas empresas, com pedido feito online.
L
Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

Conta de energia: Rondônia já soma 35 ganhadores em campanha Pix

A campanha Show de Prêmios Energisa já premiou 35 clientes rondonienses que pagam a conta de energia via Pix, oferecendo descontos, cartões-presente e até três anos de fatura grátis.
L
Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Publicidade nas ruas de Porto Velho passa por “pente-fino” da prefeitura

Nova portaria da Sema entra em vigor em fevereiro e determina autorização prévia para outdoors, cartazes e outros anúncios em vias públicas.
L
Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Corpo em decomposição é encontrado às margens da BR 364

Um cadáver com ossos expostos foi localizado por um sitiante em um matagal na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso.
18
Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Motorista rondoniense morre carbonizado após colisão na BR 174

Um caminhoneiro de 40 anos, natural de Ouro Preto do Oeste, perdeu a vida em um grave acidente ocorrido na divisa entre Mato Grosso e Rondônia.
18
BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

BC aperta regras para provedores de TI e reforça segurança no sistema financeiro

Banco Central torna credenciamento de empresas de tecnologia mais rigoroso, amplia exigências de governança e gestão de riscos e busca reduzir vulnerabilidades após aumento de ataques cibernéticos.
L
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA

Moeda americana avançou 1,03% nesta sexta-feira, enquanto o Ibovespa caiu 0,97%; apesar do ajuste, janeiro terminou com forte queda do dólar e o melhor mês da bolsa desde 2020.
L
Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Ladrão de carne é preso após ferir funcionários em Porto Velho

Um homem foi detido em um supermercado no bairro Lagoinha após furtar carnes, ameaçar funcionários e causar lesões graves em dois seguranças durante uma briga.
12
Policial do Bope prende suspeito de roubo em Porto Velho

Homem é morto a tiros dentro de carro no distrito de Abunã

Um homem de 35 anos identificado como Ronaldo Pereira de Sales morreu baleado na comunidade Vila da Penha após ser atingido na cabeça por disparos de arma de fogo.
18
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.